Restaurantes no Leblon pra Lili

leblon1A Lili de Fortaleza está indo essa semana pro Rio. Ela vai ficar meio confinada num congresso no Sheraton do Vidigal, mas quer dar suas escapulidinhas, claro. E pergunta onde pode comer ali perto.

O final do Leblon está a cinco minutos de táxi do Sheraton;  uma corrida até lá (em táxi comum que use o taxímetro) não deve sair mais do que 8 reais.

As três ou quatro primeiras quadras tanto da Ataulfo de Paiva quanto da Dias Ferreira têm mais restaurantes, botequins e delis do que alguém pode experimentar num mês inteiro. Tirando um ou outro restaurante mais metido (ou que feche entre o almoço e o jantar), dá pra escolher na hora, na base da empatia. Mas querendo já sair do hotel com algumas idéias engatilhadas, aí vai uma listinha dos meus preferidos — devidamente calçada com links para dois gourmets cariocas que eu particularmente respeito: a Constance Escobar e o Bruno Agostini.

Botequins. Dois clássicos “incontornáveis”, como se diz nas revistas de viagem portuguesas: o Jobi, na Ataulfo, e o Bracarense, na João José Linhares. O Jobi é boêmio, enquanto o Bracarense brilha na saída de praia e no happy hour. Ambos recentemente deixaram de ser pés-sujos para ganhar um vernizinho de pé-limpo; na minha opinião, o resultado caiu melhor no Jobi do que no Braca. Esse ano o Bracarense sofreu perdas sensíveis: sua cozinheira e seu garçom mais carismático abriram o Chico & Alaíde, na Dias Ferreira (mas fora da zona mais chique, já na esquina com a Bartolomeu Mitre). O Chico & Alaíde já nasceu pé-limpo, pós-neobotequins, e com uma aura de baixa gastronomia de autor. Leia o que a Constance e o Bruno acham dele. 

Comidinhas. A qualquer hora do dia, o Talho Capixaba, na Ataulfo, é um pit stop perfeito para matar a fome com coisinhas bem-feitas, com ingredientes de qualidade (resenha da Constance aqui). A parte da frente do complexo Garcia & Rodrigues funciona como café/delicatessen. No mesmo departamento, brilham o novo Café Aquim (leia a Constance) e a tradicional confeitaria Kurt (de novo Constance). Vizinhas, a temakeria Koni Store (resenha do Bruno) e kebaberia Keb (posts da Constance e do Bruno) fazem a fast food da hora; tome a sobremesa no Yogoberry (Constance; Bruno). A novidade mais muderninha, porém, é o bar de tapas Venga!, na Dias Ferreira (as opiniões da Constance e do Bruno).

Quilos. O Leblon tem pelo menos dois restaurantes de comida por quilo com algum apelo gastronômico: o La Cigale, de Christophe Lidy, o mesmo chef do Garcia & Rodrigues (a Constance adora), e o Fellini, na General Urquiza.

Exóticos. Os dois tailandeses do Rio ficam a poucas quadras de distância. O pioneiro Nam Thai, que veio de Itaipava e é o meu favorito, e o novo Sawasdee, que veio de Búzios (e é o favorito do Bruno). Mas o lugar onde eu sempre quero voltar é o pequenino Togu, um japa que tem um cardápio de entradas espetacular (nele eu dispenso o sushi; os Destemperados gostaram também).

Grifes.  As melhores saladas do Brasil estão no Celeiro, que só funciona de dia, e por peso (leia o Bruno). O Carlota nem parece que nasceu em São Paulo; vá acompanhado, comece com o mix de rolinhos e termine com um petit-gâteau de doce de leite (Constance, aqui). O Garcia & Rodrigues tem dois cardápios: um mais prêt-à-porter, servido na parte da frente e no mezzanino, e o de alta gastronomia, no salão dos fundos (leia a Constance). No Sushi Leblon, experimente o sushi de foie gras (veja também o Bruno). O Zuka pratica uma cozinha contemporânea leve, baseada em grelhados (opinião da Constance, aqui). Finalmente, o Antiquarius é com certeza um dos três ou quatro restaurantes mais caros da cidade; mas seu couvert vale a viagem (resenha do Bruno, aqui).

Isso que não listei os neobotequins e neocafeterias de rede, os cafés das livrarias, os bares de sucos, as sorveterias, a mauriçolândia do fim da General San Martín, os bares da Conde de Bernadotte, os pés-sujos da Cobal, as novidades do Shopping Leblon…

Quer contribuir com a lista? A caixa de comentários está aí pra isso mesmo!

Atualização: Falando nisso, Marcelo e Camila lembram que nas próximas duas semanas tem Restaurant Week no Rio! (Obrigado!)

42 comentários

OLá ….. estas dicas são de 2009 …. será q os restaurantes e botequins continuam legais ? Vou pro Rio no final de agosto e estou procurando dicas ….Obrigada

    Olá, Thereza! Pois é, alguns bares e restaurantes não estão mais no auge, ou fecharam. Quanto aos bares: no Leblon, o tradicional Jobi ainda é uma boa pedida, e o recém-inaugurado Pipo, do chef Felipe Bronze, está dando o que falar. O Aconchego Carioca, uma unanimidade entre os cariocas, vale uma escapada do circuito turístico até a Tijuca. Em Ipanema, o Astor tem drinks e petiscos gostosos de frente para a praia.

    Veja dicas atuais de restaurantes aqui:
    https://www.viajenaviagem.com/2013/04/rio-10-restaurantes-ricardo-freire/

Boa noite!!! Alguém saberia me informar qual o valor de um almoço no buffet da Confeitaria Colombo do centro e um café da manhã no Copacabana Palace??!!Obrigada!!!

    Olá, Maria Paula! Nâo sabemos! Procure entrar em contato com os estabelecimentos.

que bueno!!
já vi a listinha dos restaurantes e me interessaram o nam thai, zuka e sawasdee. Será que precisa reserva(muito)antecipada ou existe alguma limitação para o cardápio promocional da week ou este funciona como um plus do cardápio regular?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito