Onde ficar em Foz? No Centro ou na estrada?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cataratas vistas do passeio de helicóptero

Na minha passagem por Foz do Iguaçu no fim do ano passado, dividi a estada entre o Hotel das Cataratas (adorei; relato aqui) e um albergue em Puerto Iguazú (bem mais ou menos, não vale a pena recomendar; veja sugestões do lado argentino aqui).

Na minha primeira estada, tinha ficado no centro (no hotel Internacional, um 4 estrelas business que depois virou Mercure, que depois voltou a ser Internacional) e no antigo Tropical das Cataratas.

Não simpatizo muito com o Centro de Foz. Acho grandão e pouco amigável a caminhadas. Mas também sei que por ali ficam hotéis com boa relação custo x benefício, como o Bella Itália (recomendado pelo Ernesto) e o Tarobá Express (que intuo ser uma boa opção budget, mas não tive tempo de visitar). No quesito localização, o Centro é... ahn... central para quem fazer todos os lerês do cardápio: Itaipu, Ciudad del Este, Argentina e parque brasileiro.

Os hotéis com melhor estrutura de lazer ficam ao longo da Rodovia das Cataratas, que em menos de 30 km liga o centro da cidade ao parque brasileiro, com ramificações para a estrada para a Argentina (logo na saída do centro) e para o aeroporto (pertinho da entrada do parque). Além de mais agradável, a localização é ideal para quem quer ficar só na dobradinha lado brasileiro + lado argentino. Estar de carro ajuda.

Por ali ficam os três resorts da região: o Mabu, que trabalha com sistema all-inclusive, o Bourbon e o Iguassu.

A melhor localização, porém, é a do San Martin, que fica praticamente colado à entrada do parque, e a uma distância caminhável tanto do Parque das Aves quanto do passeio de helicóptero (e tem uma piscina agradável). É a opção mais conveniente para quem quer ficar na estrada mas não pretende alugar carro. A Sylvia recomenda -- com uma ressalva: é melhor pedir a ala nova.

E você? Já foi a foz? Ficou hospedado no Centro ou na estrada? Recomenda o hotel em que ficou? Conte pra gente!

Leia mais:

195 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Déborah
DéborahPermalink

Gostaria de saber se o Hotel Carimã que tem convênio com a Bancorbrás é bom. Não temos vida noturna. Nossa viagem fica restrita aos passeios do lugar durante o dia, jantar cedo e hotel. Estamos indo no primeiro semestre de maio/12. Como é o tempo nesta época. E as cataratas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Déborah! Infelizmente não temos relatos de tripulantes sobre o Carimã. Você encontra todas as dicas sobre Foz do Iguaçu a partir da página-guia: https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/

pacheco
pachecoPermalink

olha quem q ir a foz para fazer compras ou q um hotel barato,recomendo o Hotel São Luiz,fico sempre la apt. limpos com ar frigobar,internet gratis e o bom é o atendimento q são feitos pelos donos hj a diaria p uma pessoa custa 60,00 mais fala com o ALAN q ele da um jeito kkkk o hotel fica na saida p curitiba,se quiser economizar vale a pena

Polyana
PolyanaPermalink

Olá. To indo pra Foz om os meus pais, que são idosos. Vamos de avião e não alugaremos carro, sendo assim, o melhor lugar para ficar é no Centro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Polyana! Veja as dicas do Comandante no post acima! wink

Márcia
MárciaPermalink

Boa noite,
gostaria de saber quais os melhores meses do ano para irmos para foz do iguassú?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Não há mês ruim. Se não quer pegar frio, evite o meio do ano.

Rê
Permalink

Olá
Já fui a Foz duas vezes. Em março de 2007 e junho de 2011. A primeira vez foi a trabalho, e foi bem corrido. Fiquei hospedada no Tarobá Express. Achei o quarto minúsculo, e era colado ao elevador.
Na segunda fiquei no http://www.continentalinn.com.br/ aproveitando a promoção temporada boa em Foz.Achei o hotel bem confortável e com um preço bom. Como estava com meus pais (minha mãe tem um problema na coluna, o que torna complicado andar muito). Acabei fechando o período com uma guia +motorista maravilhosa (Marinês - marines_lazzarotto@hotmail.com) que valeu cada segundo.
13 seg cheguei as 15:30 transfer para o continental inn
a noite queria ir no passeio da lua cheia, nas Cataratas Argentinas. Comprei o ingresso com jantar no site. Neste dia estava nublado e remarcamos para o dia seguinte.
14 terça - marco das 3 fronteiras + Paraguai + Itaipu visita técnica + passeio da lua cheia - Um dos passeios mais lindos que já fiz. A experiência de andar até a garganta do diabo iluminados apenas pelos tons prateados da lua cheia é indescritível.
15 quarta Ruínas de San Ignacio. Começamos o dia no Duty, almoçamos em Puerto Iguazu e seguimos uns 300km para as ruínas. Foi belíssimo. Aproveitamos para assistir o show de luzes noturno e fomos presenteados com um eclipse maravilhoso naquele cenário. ).cataratas argentinas, queria passar o dia lá para fazer o gran aventura (vc tem idéia dos valores de entrada nos parques)
16 quinta Cataratas Argentinas
17 sexta parque das aves e cataratas brasileiras e noite iluminação da barragem Itaipu.
18 Sab - estávamos mortos rs - Embarcamos na parte da tarde. Aproveitamos cada segundo.

Renata

Angela Rodrigues
Angela RodriguesPermalink

Olá, queremos fazer uma viagem até foz com tres crianças... queremos ir de onibus, gostaria de saber qual o hotel que tenha um bom preço e que seja facil para pegarmos o onibus para fazermnos o passeio turistico... preciso de dicas pois é a primeira vez que sairemos para um passeio com toda a turma.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angela! A partir de qualquer hotel você se encaixa nos passeios organizados. Querendo pegar o ônibus de linha ao parque, fique num hotel ao longo da Rodovia das Cataratas.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/

Rafael
RafaelPermalink

Minha experiência:

Foz é muito legal, recomendo muito os dois lados, Brasil e Argentina, e o passeio completo de Itaipu.
Hotel Carimã: Decadente. Enorme, quartos grandes, com grande estrutura, mas conforto zero. banheiros ruins. Fiquei sabendo que é um dos hotéis mais velhos do estado...e pude comprovar. Não vale o que paguei. café da manhã sem reclamações, mas bem simples, sem nada demais.
Já não esperava muita coisa mesmo, escolhi pela localizazação, muito próximo da fronteira, pois queria jantar e passear em Purto Iguazu....pura ilusão. Os táxis tem uma máfia e cobram (sendo amigos, segundo eles) R$40 reais por trecho. No taxímetro tenho certeza que não chegaria a R$20. Me arrependi de não ter alugado carro. Recomendo e espero que todo mundo alugue carro e ninguém mais pegue táxi, assim, quem sabe, eles percebam que querer lucrar(enganar) em cima dos turistas acaba espantando. Que mentalidade absurda.
Puerto Iguazu é bem legal e come-se muito bem. Recomendo o Aqva, excelente atendimento, pratos muito bons e bem servidos, a preços interessantes.
Aeroporto péssimo. Um caos as enormes filas de embarque e de checkin se misturando numa salinha minúscula. ninguém sabia onde era o fim de cada uma das filas e não tinha ninguém para organizar.

Reclamei bastante, mas é porque acho que um lugar tão bonito deveria ser muito mais preparado para atrair e tratar bem ainda mais turistas.

Cláudia
CláudiaPermalink

Cheguei ontem da Foz e fiquei hospedada no Bourbon Cataratas. Gostei muito do hotel, e super indico, principalmente para quem tem filhos, o meu (que tem 2,5 anos) adorou. Achei os restaurantes do hotel muito bons e todos os funcionários foram muito atenciosos.
O Pq Nacional é lindo e muito organizado. Gostei bastante também do Pq das Aves, que fica em frente ao Pq Nacional.
Acho que o Templo Budista vale a visita, é um lugar bonito e super tranquilo.
Como fui de carro, não usei taxis nem empresas de turismo. Para quem vai de avião ou ônibus, acho que compensa alugar carro.

Marines Lazzarotto
Marines LazzarottoPermalink

Olá,

Venho atraves deste comentario comunicar a quem lhe interessar o meu trabalho de turismo em Foz Do Iguaçu, que fora comentado por Renata acima, que meu e-mail mudou, e tambem estarei passando alguns telefones abaixo:

E-mail: marines_lazzarotto@live.com

Fone1: (45) 9135-5545 (VIVO)

Fone2: (45) 9900-2841 (TIM)

Fone3: (45) 3525-4699 (FIXO)

Disponho de veiculos novos e confortaveis para melhor atendê-lo!
Qualquer duvida entrar em contato por um dos meios citados acima!

Luis
LuisPermalink

Olá pessoal,

gostaria de saber se alguém tem alguma referência a respeito do Foz Ponte Hotel ou outro Hotel/Pousada econômica próximo a Ponte da Amizade??
Valeu,
Luis

Renata Epaminondas
Renata EpaminondasPermalink

Olá gente, estou indo em Novembro para Foz de Iguaçu e vou ficar no Recanto Park Hotel, e não vi nenhuma indicação deste hotel por aqui.
Quem tiver alguma informação, por favor me passe..
Valeu, Renata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Ainda não recebemos comentários sobre o Recanto Park mesmo. As dicas do Ricardo Freire para hospedagem em Foz do Iguaçu você encontra a partir da página-guia: https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/

Gabriela
GabrielaPermalink

Somos um casal maduro 50 anos. Fomos a Foz a mais ou menos 20 anos atrás. Nosso filho de 17 anos não conhece. Pensamos em 06 noites de 19 a 25 de jan/2013. Você acha que ele vai gostar? Qual hotel e roteiro você nos recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Foz é indicada para todas as idades. Leia o que temos sobre o destino a partir desta página:

https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/

Lucilene Prado
Lucilene PradoPermalink

Olá! Alguém tem referencias sobre o Hotel Florença? A localização é boa para os passeios: Argentina, Cataratas, Paraguai. Itaipu...?

Alex Balint
Alex BalintPermalink

Fiquei 4 noites no hotel Turrance, que fica perto do Centro mas ao mesmo tempo perto do inicio da avenida das cataratas. O cafe e' bom, quartos meio pequenos, chuveiro ok também. Como em Foz optei por ficar o dia inteiro na rua/nos passeio achei uma boa escolha o Turrance.

Um dia jantei no El Tio Querido em Puerto Iguazu, outro dia na Cantina Quatro Sorelle no Centro de Foz.
O passeio Macuco do lado brasileiro e' meio carinho mas vale a pena. Do lado argentino, com o preço da entrada no parque o dobro do lado brasileiro, e' muito bonito. A visão da Garganta do Diabo e' espetacular e o passeio de trenzinho já te coloca no clima.

Adriana
AdrianaPermalink

Fiquei no lado argentino, num hotel INESQUECÍVEL, o La Aldea de la Selva. Parecia que estávamos a milhares de km da civilização, perdidos na selva. AMAMOS!
http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2011/04/cataratas-do-i-gua-cu.html

paulo
pauloPermalink

Para quem vai de aviao o melhor e alugar um carro, fica mais barato do que ficar andando de taxis. Um simples com ar condicionado fica por 85 o dia, e te da uma liberdade incrivel. E muito facil andar por la tanto no Brasil qto na Argentina. Transito tranquilo e bem sinalizado. So no Paraguai carro alugado nao pode ir. Melhor reservar daqui no proprio aeroporto.

Fiquei num pequeno paraiso de hotel, simples mas de uma paz incrivel, e barato, o Iguassu Eco Hostel. Poucos quartos, tem que reservar. Longe da confusao do centro e perto do aeroporto e dos parques (menos de 1 km). Uma linda clareira no meio da mata atlantica. Mas nao tem tv nem frigobar, so ar condicionado. E rede. Acesse o site.

Os passeios dos dois parques sao imperdiveis, meio dia para cada um no minimo. Nos dois nao se entra de carro. Tem estacionamentos relativamente baratos. Deles, acessa-se os parques. No Brasil, vc pega um onibus na portaria que leva vc ate as atraçoes (macuco, passarelas, restaurantes, trecking e outros). Os ingressos das atraçoes nao sao incluidos, mas pode-se fazer todas as caminhadas das passarelas incluido no ingresso.
Mas uma vez la dentro vc pode pegar o onibus quantas vezes quiser para ir para qualquer parada.
Na Argentina e o mesmo procedimento, com a diferença que se vai de trem ate as diversas paradas.
O preço na Argentina é mais caro, mas é programa obrigatorio.
La a Garganta do Diabo é a parada final do trem e a mais impressionante das vistas. O roteiro completo na Argentina leva no minimo 5 horas de caminhadas. So fiz a da Garganta, levou 2 horas incluindo o trem.
A passagem pela aduana e um pouco demorada.
Dica: vc entra pelo acostamento e vai direto ate o free shop, que e acessado pelo lado brasileiro. Conhece la (poucas coisas baratas), e sai em direçao à Argentina, ja dentro da aduana. Evita a longa fila de carros para a aduana.
No Brasil nao te param, e na Argentina aceita-se identidade ou carteira de motorista. Na ida e na volta.

Nos dois parques existe o passeio macuco, das lanchas rapidas (custo à parte, R$ 140,00 pessoa). O da Argentina e um pouco maior, mas os dois sao similares. Programe para faze-los no final do passeio, e va de bermuda e sandalias porque vc vai sair completamente enxarcado. Leve uma muda de roupa e toalha para o final do passeio. Nos pontos de embarque ds barcos existem armarios para guarda de pertences, deixe tudo la.
As capas sao incluidas nos ingressos, mas nao adiantam nada, vc toma um banho mesmo.
Eles filmam todo o passeio e vendem depois a 65 reais o filme. Se dividir com mais pessoas nao fica tao caro. Se levar maquina fotografica leve um plastico para proteçao. (vale levar a camara, é lindo).
O passeio e todo lindo, desde o acesso com guia pela mata, ate o passeio do barco propriamente dito. No final eles te enfiam debaixo das cataratas praticamente. Adrenalina total.
observaçao importante: nao me senti bem no final, tenho pressao alta e ela disparou. Atendimento da equipe nota dez. tem medico, enfermaria, me levaram ate o hospital, me esperaram ate fazer os exames e pagaram tudo. Primeiro mundo. Absolutamente profissionais e corretos. Mesmo com o susto o passeio e imperdivel.

O parque das aves e interessante, sao mais de 3000 especimes de aves. Mais um dia, e fica proximo a entrada do parque Brasil (em frente ao Eco Hostel).

Outro passeio caro e rapido mas que vale cada centavo e o helicoptero. Tambem ao lado do Eco Hostel, custa 220 reais por pessoa e dura 10 minutos. Mas e absolutamente deslumbrante a vista la de cima. Programe-se porque vale.

A iluminaçao de Itaipu e meio fraquinha, mas o passeio para ver as turbinas e o lago é interessante. Dizem que o passeio completo e melhor, nao sei. Começa as 9 da noite e deve-se reservar por telefone ate as 8:30 da noite. Assiste-se a iluminaçao da barragem e depois faz-se um passeio de onibus. Nao tem nenhum show nao, é só a iluminaçao mesmo.

Comidas: Em Foz tem-se bons lugares para comer, e barato. Mas uma vez na Argentina, o ideal é jantar todas as noites em Puerto Iguazu, as famosas carnes argentinas. São simplesmente divinas. Indico primeiro La Vaca Enamorada, depois El Quincho del Tio Querido e o Aqva. Mas tem muito outros, existe uma rua so de restaurantes praticamnente. O corte da carne argentina do gado Angu e divino. E depois de jantar, uma passada no Cassino, lindissimo, pra deixar la um pouquinho do seu rico dinherinho. Mas vai que vc da uma sortinha ne? Dica: tem mesas em dolar e mesas em pesos. Estas ultimas sao mais baratas.
Ah, sobre o peso. Trocar nas casas de cambio no Brasil. Na Argentina aceitam-se reais, mas a tarifa e o dobro. No Brasi 1:30, ma Argwebtina 1:45/50. Compre pesos no Brasil.

Paraguai: Um shopping popular imenso, uma zona. Mas vale algumas compras, o preço e realmente compensador. R$ 300,00 por pessoa e o limite. Mas tem algumas coisas que sao liberadas, consulte nas aduanas.

E um passeio imperdivel, deve-se conhecer.
Espero ter ajudado

Mariana
MarianaPermalink

Paulo,

não entendi seu comentário sobre o câmbio do peso argentino...
Irei em fevereiro. Pode por favor, me explicar melhor?

Artur Couto
Artur CoutoPermalink

Relato sensacional hein? Parabéns, muito útil

Elaine Valinha
Elaine ValinhaPermalink

Vou em abril/13, me dei de presente de aniversário conhecer Foz, que era um desejo antigo. Alguém já ficou na Pousada Sonho Meu?

Paulo
PauloPermalink

Elaine, fiquei na Pousada Sonho Meu em novembro deste ano, a pousada é simples, porém aconchegante, bem limpa. O Café da manhã é ótimo, tem piscina muito bem cuidada e estacionamento. O pessoal de atendimento é super simpático, podem ajudar no que precisar. Fica na quadra logo abaixo do terminal de ônibus, o que facilita bastante pois tem ônibus para todos os pontos turísticos (cataratas, parque das aves, itaipu..), na rua lateral do terminal (a mesma da pousada) tem ônibus para a Argentina (Puerto Iguazu - Free Shop), e na avenida de entrada do terminal tem ônibus para o Paraguai.

Mari
MariPermalink

Oie... eu tbm vou em abril, do dia 02 ao 07... quem sabe nos encontramos lá...

ALessandra
ALessandraPermalink

ALguem ficou no hotel Falls Galli? e bom? Estou em duvida, quero um hotel que tenha piscina boa e acomodacoes novas, de preferencia com internet free, e que nao seja longe de tudo. Alguem indica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Clique e leia o que dizem os que se hospedaram no Falls Galli pelo Booking.

(Leia os comentários anteriores deste post para outras sugestões.)

LUCIELI
LUCIELIPermalink

Alguem já ficou no Mabu resort? Vou com minha filha de 7 anos e quero aproveitar os passeios. Devo investir no hotel ou optar pelo um mais simples?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucieli! É um ótimo resort e funciona no sistema all-inclusive. Quanto mais tempo você passar fora do hotel, menos vai aproveitar o sistema. Com uma filha da sua idade, porém, o ideal é fazer passeios de meio período e aproveitar piscina no hotel no outro.

Thiago Furtado
Thiago FurtadoPermalink

Olá Bóia, prentedo ir a Foz do Iguaçu na semana que vem, gostaria de fazer os passeios porém nosso foco será a Argentina. Você acha que vale a pena alugar um carro llá ou ir com a cara e a coragem?

Abraço,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! As recomendações do Ricardo Freire estão neste post: https://www.viajenaviagem.com/2010/05/foz-do-iguacu-carro-alugado-taxi-ou-onibus/

George Lima
George LimaPermalink

Estou indo agora em Março para Foz. Alguém já ficou no Dany Hotel? Poderia falar um pouco sobre ele?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, George! Não temos relatos de leitores sobre o Hotel Dany. Veja o que ex-hóspedes falam sobre ele no Booking.

Luiza Lopes
Luiza LopesPermalink

Olá! Pretendo ir a Foz na próxima semana e gostaria de saber se é mais fácil pegar ônibus para as Cataratas no centro ou na rodovia das Cataratas (para decidir o melhor local de hotel para me hospedar). E tem ônibus fácil de pegar do aeroporto? Além disso, quanto ao peso para gastar na Argentina, qual a melhor maneira de trocar o dinheiro e quando?

Desculpem se são perguntas idiotas, é minha primeira viagem. >.<

A Bóia
A BóiaPermalink

Leia mais sobre Foz do Iguaçu:

Foz do Iguaçu: roteiro completo em 90 dicas selecionadas