O que é que Lima tem? A Sylvia responde:

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Plaza Mayor, Lima. Foto: Sylvia Lemos

A Sylvia e o Mario passaram uma semana em Lima -- e pelo jeito não vão demorar a voltar... Sylvia Lemos com a palavra:

Estive em Lima pela primeira vez aos 15 anos, retornando de um longo périplo viajandão de quase 90 dias e estava curiosa para saber se iria me lembrar de algo; não, não lembrei de nada, nem da Praça Mayor que está lá desde sempre .

Hoje sei que tenho ao menos duas afinidades com a capital do Peru: o meu sobrenome materno e o encanto indissolúvel com o(s) povo(s) que vivem em Lima, que entendem e até falam portunhol  e fazem de tudo para agradar ao turista.

Lima tem Miraflores, San Isidro, chicha morada, Inca Kola, ceviche  em todos os lugares,  chifas, cuy, sorvete de lúcuma, de pisco, de coca, de camu camu; em Lima não chove nunca (mas tem vento e dizem que faz frio no inverno).

Lima tem huacas, Mercado Inca, montanhas de tipos de batatas e de milho. São batatas de todos os tamanhos, cores e sabores; a variedade e a criatividade no preparo são inimagináveis, passando por sucos, sorvetes, sobremesas, bebidas e até pratos quentes!

Lima tem parques lindos : floridos, manicurados, com árvores centenárias.

Lima tem o Circuito Mágico Del Água, que é meio kitsch, mas não deixe de ir!

Lima tem Chinatown, tem shopping encravado num barranco (Larcomar); tem as mega lojas chilenas Ripley, Falabella (vá nas de San Isidro).

Shopping em Lima. Foto: Sylvia Lemos
Lima tem um hiper mega novíssimo shopping, o Jockey Plaza; se quiser comprar objetos do mundo todo, passe um dia lá .

Lima tem bairro boêmio, o Barranco: vá ao Picas para beber e Ayahuasca para comer e beber; no sábado é super movimentado e  muito agradável (ao menos no verão).

Lima tem comidas maravilhosas, restaurantes aconchegantes, precinhos que deixam Báli no chinelo; tem os badalados Pescados Capitales (não é um nome sensacional?), Astrid y Gastón, El Bolivariano (comida criolla,), Rosa Náutica (o restaurante-pier da foto), Tanta (para lanches), entre outros.

Em Lima o céu está sempre coberto por uma camada de nuvens, mas como temos um acordo especial com o Pedrão, ganhamos seis dias em janeiro, com sol E pôr do sol . E o pôr do sol  é um capítulo à parte, com todos os tons de vermelhos e laranjas; indescritível quando visto dos impecáveis jardins do Malecón...

Lima: pôr do sol visto do Malecón. Foto: Sylvia Lemos

Antes de viajar  li todos os blogs, os guias de viagem online, falei com quem acabou de chegar, e havia muitos pontos comuns: ande sempre de táxi, mas negocie os preços; o táxi da cor X é melhor do que da cor Y,  a cidade é super segura; tudo é muito barato; o câmbio do aeroporto paga mal; o trajeto do aeroporto a Miraflores é muito feio ...

Pois não é que me encantei com o trajeto do aeroporto até Miraflores, e mais ainda com esse mesmo trajeto à noite?!

Pois não é que o cambio do aeroporto tinha uma taxa melhor do que os da Av.Larco? E não é que nos sentimos mesmo super seguros o tempo todo e as ruas são limpissimas (ao  menos onde estivemos em Miraflores, San Isidro, Barranco e no centro num domingo)?

Os táxis são meio, ou muito, velhacos; mas funcionam bem. E milagrosamente nenhum deles tentou enrolar. Na verdade como a tarifa é combinada previamente, tanto faz se o motorista faz ou não o caminho mais curto. E existem táxis em todo o lugar , nunca esperamos por um mais do que dois minutos.

Hospedagem

Com um passar de olhos no TripAdvisor e meia dúzia de cliques nos atacadistas de hotéis separei 4 hoteis em Miraflores, fiz uma reserva cancelável e fiquei conferindo toda a semana se havia alguma mudança nas tarifas. Mantemos a escolha do Radisson Decapolis Miraflores, depois da aprovação dos trips. Gostamos bastante das instalações e da atenção do pessoal do hotel, que tem free wi-fi  e um ótimo café da manhã (quase um brunch).

Lima: Radisson Decapolis Miraflores. Foto: Sylvia Lemos
A piscina não é grande , mas esteve sempre tranqüila; ao fundo, uma academia com excelenteequipamento; há ainda um lounge com camas, algumas acortinadas. Mas nem pense em dormir: o fundo musical é tchunk thunk e em alto e bom som.

Refeições

Lima é conhecida pela gastronomia de qualidade, com sabores ricos e típicos de todas as regiões do país. As pimentas, as batatas, as frutas dulcíssimas, os sorvetes, a comida criolla, a cozinha novo-andin , e um sem-fim de combinações e preparos do prato nacional : o ceviche .

Restaurantes estrelados e pequenos negócios familiares servem comida fresca a preços inacreditáveis : almoço com entrada, prato principal, sobremesa e bebida( chicha morada) vão variar entre 10 reais ( nos pequenos restaurantes não-turísticos) a 70 reais (menu degustação com duas horas de duração no Astrid y Gastón).

Boteco não tem, mas os pequenos bares locais são um charme!!

Lima: restaurante simples. Foto: Sylvia LimaLima: restaurante fino. Foto: Sylvia Lemos

Neste estrelado aí de cima, gostei mais das entraditas do que do prato principal .

Turistagem

Os locais mais distantes podem ser alcançados rapidamente nos finais de semana, quando o trânsito é super tranqüilo. A lista de locais a explorar não é muito grande, com alguns museus, prédios e igrejas e todos são de fácil acesso.

Fontes coloridas no Parque da Reserva são lugar de encontro dos locais nos finais de semana, tem lugar até para banho coletivo (mega divertido, por sinal). Os balcões da Praça Mayor são imperdíveis ( e tem muitos destes por toda a cidade)

Comprinhas e comidinhas

Os supermercados Vivanda, Wong , Metro e o hiper Tottus são ótimos para conferir os produtos locais, comprar frutas exóticas e quinoa (a 10 reais o quilo).

O Jockey Plaza tem ótimos restaurantes externos, e uma filial do Tanta. Fica a 20 minutos de táxi (e 15 soles -- 10 reais) de Miraflores. Na frente da praça de alimentação há uma loja dos Chocolates Helena (com as famosas tejas, experimente a branca, com limão).

Nos meses de remarcações os preços dos produtos podem ser inferiores aos dos outlets de Orlando (e leve a balança de mão para não voltar com excesso de peso).

Minha viagem

Hospedagem

Lima: Radisson Decapolis Miraflores,  no site (peça ap entre o 5° e 8° andar , mais alto tem zoeira das festas noturnas na piscina).

Transporte de/para aeroporto em Lima

  • Na chegada reserva pela web com  Lima Cabs
  • Na saída, marquei por telefone com  Taxi Satelital; peça o número no seu hotel; (poucos táxis têm autorização para entrar no aeroporto )

 
Câmbio

É bem variável , dependendo do horário, local e dia da semana, mas tem máquinas e casas de câmbio em todo o lugar; e reais têm uma cotação bem razoável  (sim , dá para  trocar reais em Lima apresentando o passaporte -- não aceitam identidade).

Dicas e pitacos

  • Chips para celular são vendidos livremente nas lojas de telefonia da Av.Larco, leve o passaporte e soles em moeda (nossos 2 chips locais + impulsos na Claro = 30 reais)
  • Prove todas as bebidas, sucos e sorvetes exóticos. Funciona assim: ame ou odeie!
  • Todas as marcas globais estão nas lojas de departamentos; as meninas vão gostar de ver Pepe jeans não remarcados por 100 reais;
  • Originalidade, bom gosto e qualidade em coisas para a casa estão na Casaideas em San Isidro e no Jockey Plaza (aqui vocês podem pegar um carrinho de super mercado e circular livremente por quase todo o shopping  sem ter que carregar a sacolagem).
  • Para os fissurados em marzipan como eu, Lima é um achado! Olha aqui:

Lima: marzipan. Foto: Sylvia Lemos

Quer saber? Se ainda não foi, vá a Lima antes que estas férias terminem.

Gracias, Sylvia!

Leia mais:

250 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

joseluis
joseluisPermalink

Olá!!interessante blog adorei, em mayo ainda o clima es agradavel, junho julho agosto inverno dias cinzos chovizna leve, alem dos lugares recomendados acima por algumas pessoas, revomendavel este mes dias 27 28 29 30 de julho mes de festas patrias pela independencia do pais, vc gosta de montar cavalos de paso? ver cavalos dancar? comidinhas rusticas do campo, entao visite a fazenda mamacona q esta a 20 minutos de lima: pagina web: http://www.haciendamamacona.com.pe/indexesp.htm video no youtube: http://www.haciendamamacona.com.pe/indexesp.htm outra buena opçao é visitar o circuito magio da agia q esta en centro historico de Lima,LARCOMAR tb é muito bom tem tudo para passar uma noite deliciosa!!! qualquer duvida estarei para ajuda-los. um abraço!!!

joseluis
joseluisPermalink

hacienda mamacona video: http://www.youtube.com/watch?v=Na0laFJu4K4

Bia
BiaPermalink

Olá para todos os trips!

Antes de postar minha pergunta, fiz minha lição de casa; li todos os posts e comentários sobre o Peru para ter certeza de que não seria repetitiva. =)

Primeiro queria agradecer pelas várias dicas e saibam que já favoritei vários blogs de vocês (Idas & Vindas, o do EduLuz, Expedição Inca e outros). Ainda não li todos, mas sei que têm coisas bem legais!

Bom, é o seguinte: meu namorado e eu queremos fazer uma viagem logo depois do Natal para passar o Ano-Novo em algum lugar bacana e diferente. Ano passado fomos para a Cidade do México no Finados e adoramos!

Este ano, estamos pensando em voar para Lima logo no dia 25/12, no máximo no dia 26/12, e ficar lá até o dia 1º ou 2. Como esses feriados caem no fim de semana, não dá para inventar muito, né?

Minhas dúvidas:

- 5 dias inteiros em Lima é muita coisa? Se sim, alguém tem alguma sugestão de bate-volta que podemos fazer?
- Sei que dezembro é época de chuva, mas também li que em Lima não chove nunca. É isso mesmo? E em dezembro lá, o tempo é agradável?
- Alguém já passou Reveillon em Lima? Alguma sugestão de onde passar a virada?

Ufa! Acho que por enquanto é isso... Obrigada desde já, gente, e desculpa o post quilométrico!

Cristina L
Cristina LPermalink

Oi, Bia, tudo bem???

ano passado ficamos exatamente 5 dias em Lima e não nos arrependemos!!! O que dá para fazer de bate e volta:

Paracas - vale MUITO a pena, para passear à beira-mar e conhecer a reserva natural (tudo muito civilizado, de carro com ar condicionado). Até Paracas fomos de ônibus de linha mesmo, também bem tranquilo - uma das melhores partes da viagem. Veja algumas fotos aqui (merchã do meu recente blog!: http://cuorecurioso.wordpress.com/2011/07/05/paracas-o-mar-deserto/

Chan-chan: esse não deu para fazer, mas parece muito legal

Pachacamac: ainda não postei no blog, mas no do Edu Luz tem as informações. Nós fomos de transporte público mesmo, e foi bem legal (contratamos um guia direto no local, acho que nos custou uns 20 soles)

Em Lima, há muito o que ver: o centro histórico é lindo, restaurantes fantásticos (veja os que conhecemos aqui http://cuorecurioso.wordpress.com/2011/07/13/lima%e2%80%93capital-dos-meus-sabores/ e http://cuorecurioso.wordpress.com/2011/07/18/pescados-capitales/), mercados cheios de frutas exóticas... Fomos ao Museu de la Nación e ao Museu Larco, que valem muito a pena.

Você vai acabar indo, mas eu achei o shopping Larcomar uma perda de tempo (é para turista, e a gente gosta de experiências mais autênticas).

Não se apavore com as recomendações de não ir ao centro - nenhuma cidade peruana vai ser mais perigosa do que o Rio ou São Paulo. A não ser, talvez, na época do Sendero Luminoso (há uma exposição super emocionante a respeito no Museu de la Nación), mas isso é história agora. Fomos ao bairro chino, com a câmera Nikon pendurada no meu pescoço e o máximo que aconteceu foi boas almas nos alertarem sobre possíveis furtos (tá certo que podemos ter tido sorte, mas achei bem tranquilo).

Resumindo: Lima é ótima, vc vai comer horrores (principalmente frutos do mar) e tirar lindas fotos. Ah, não se esqueça de passear pela Costa Verde, cenário belíssimo para fotos!

Bia
BiaPermalink

Quanta dica bacana, Cristina, obrigada!

Ainda bem que estamos pensando em esticar a viagem mais uns dois dias, vamos precisar do tempo extra para conferir tudo isso!

Assim que a gente fechar o roteiro, posto aqui para os trips!

Bia
BiaPermalink

Socorro, d. Boia! Meu post sumiu! Vocês foram super fofos de botar no Perguntódromo (https://www.viajenaviagem.com/2011/07/perguntodromo-queremos-suas-dicas/) com este link (https://www.viajenaviagem.com/2011/02/o-que-e-que-lima-tem-a-sylvia-responde/comment-page-2/#comment-146382), mas não acho onde está!

Me ajuda?

Bia
BiaPermalink

Ai, achei! Podem apagar meu pedido desesperado! =P

cristiane ribeiro
cristiane ribeiroPermalink

Oi Bia!!!Estive mês passado no Peru e conheci lugares líndíssimos...Mas para ser franca, Lima não foi o lugar que mais me chamou atenção...Tudo vai do que tu curte...todo lugar tem seus atrativos, mas se tu curtir belezas naturais, te recomendaria ir ao Vale do Colca ficando em Arequipa ou Machu Pichu ficando em Cuzco...Só que é longe de Lima.Um lugar belíssimo que vc pode ir talvez fazendo um bate volta de Lima é Paracas...fica a 250 km de Lima e tem o passeio das ilhas balestas e o parque nacional de Paracas que tem um cenário lunar belíssimo...tem fotos nos links

Lima e circuito mágico das águas:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.134683976609432.33703.100002034906846&l=8070211560

Paracas e Reserva Nacional:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.135180773226419.33938.100002034906846&l=2766b242d4

Vale do Colca...As paisagens mais lindas do Peru:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.135979233146573.34363.100002034906846&l=9fd1e76a05

Bia
BiaPermalink

Oi, Cristiane!

Obrigada pelas dicas!

É assim: meu namorado e eu somos mais "urbanos" do que ligados em belezas naturais... Não que a gente não goste, mas o interesse da gente é mais em gastronomia (pelo que vi, em Lima há ótimos restaurantes e mercados) e arte (a gente até vai ver uma mostra na Estação Pinacoteca, SP, este fim de semana sobre os contemporâneos - http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=546&mn=100).

Outra coisa que fico pensando é que vamos numa época meio esquisita, né?, entre Natal e Ano-Novo, o que nos deixa com 5 dias. Se formos para Cusco e Machu Picchu, não fica muito corrido?

Estou pensando em pesquisar mais sobre Lima, a partir das dicas da Sylvia, e ficar por lá mesmo, e talvez incluir esse passeio para Paracas que você mencionou.

Obrigada!

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Bia, se eu fosse você, não perderia o reveillon de Cusco! É o mais alucinado da América Latina! Nunca passei o reveillon no Peru, mas na minha mais recente viagem a esse país encontrei brasileiros lá que passaram o reveillon em Cusco e ficaram literalmente impressionados com a qualidade do lugar pra festas e eventos do porte de um reveillon. Eu iria a Cusco e não iria a Machu Picchu! Use dos seus cinco dias pra conhecer a cidade e suas redondezas, você vai se impressionar....

Bia
BiaPermalink

Opa, Luiz Jr., até que pode ser uma boa ideia, né? Se a gente chegar no dia 26 a Lima, podemos passar dois ou três dias por lá, e seguir para Cusco no dia 29 ou 30 para passar o reveillon! Daí voltamos para São Paulo direto (quer dizr, com escala em Lima, provavelmente...).
Essas pessoas que você encontrou comentaram se o lance é passar na rua (tipo Paulista ou Copacabana - adoro os dois!) ou em alguma balada/bar?
De qualquer forma, valeu pela dica, vou pesquisar!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Bia,
Nunca passei o Réveillon em Lima, mas estive rapidamente lá em 2009 quando visitei Machu Picchu. Gostei tanto da cidade que voltarei agora! Como a Ana Paula disse aí embaixo, eles tem uma gastronomia muito boa! Achei a cidade segura e bem agradável.
Fazendo uma busca no google encontra-se algumas coisas sobre o Ano Novo em Lima e tradições locais http://travelogue.travelvice.com/peru/peruvian-new-years-traditions-and-superstitions/
Se a sua escolha for Cusco, lembre-se que vocês podem sofrer um pouco com o mal da altitude.
Boa viagem!
Abs,

Bia
BiaPermalink

Lu, obrigada pela dica! Já favoritei o link na minha pastinha "Peru"!
Assim que a gente decidir o roteiro final, posto aqui!

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Olha, o negócio acontece pelas ruas da cidade mesmo! Mas em Cuzco, existem algumas boates e pubs que vc não precisa pagar para entrar e ainda ganha free-shots, essas boates costumam ficar abarrotadas de gente. Há de tudo, espere uma cidade muito lotada de turistas das mais diversas nacionalidades e chegue um pouco mais cedo mesmo (como uns dois dias) pra que vcs não sofram do soroche.

Veja bem, se você pretende ir a Machu Picchu, então deve planejar seu roteiro pois vai precisar de no mínimo dois dias para o passeio. Desfrute bastante dessa região, pois assim como a Lu Malheiros mencionou no comentario dela, eu também já estou louco para voltar pra lá de novo wink

Bia
BiaPermalink

Oi, Luiz!

A gente estava pensando em ir a Machu Picchu no melhor estilo "preguiça": um bate-volta de trem, quem sabe naquele Hiram Bingham, da Orient Express. É meio caro, eu sei, mas é um gosto!
Se for desse jeito, pelo que entendi, dá para ir e voltar no mesmo dia. Deve ser meio puxado, mas tudo bem...

Obrigada pelas dicas de Cusco!

Ana Paula Amaral
Ana Paula AmaralPermalink

Ola, Bia!
Eu estive em Lima por 4 noites e mesmo com muita gente falando que era muito eu simplesmente AMEI. Eu acredito que mts falem isso pq na verdade nao conheceram muita coisa de la ou ja estao predispostos a dizer que Lima nao vale tanto a pena e tal. Como vcs sao mais urbanos (assim como eu e meu marido!) terao mts opcoes de restaurantes e compras. Na minha opiniao eles tem a melhor comida da America Latina. Da uma passada no meu blog que eu tenho algumas coisinhas sobre Lima (passeios, restaurantes, etc).
Abs

Bia
BiaPermalink

Oi, Ana!

Obrigada pelas dicas! Já dei uma passadinha no seu blog e amei as fotos! Depois vou conferir com mais calma.
A gente está superanimado para viajar e até estamos pensando em esticar um pouco mais a viagem: em vez de voltar no dia 2 de janeiro, estamos pensando em voltar no dia 4 porque a tarifa da TAM fica bem mais barata assim.
Que pena, né... ser obrigada a ficar passeando mais uns dias, hehehe!

Beijos!

Luciana
LucianaPermalink

Oi Bia! Eu e meu marido gostamos muito de Lima. Ficamos em Miraflores e passeamos bastante, pelo centro, Larcomar, tudo. Gostamos muito do city-tour noturno que sai do Larcomar e passa também pelo centro. O ponto principal é o parque com os chafarizes. Parece jeca mas é muito bacana! Jantamos no Astrid & Gaston ( reserve antes) e foi delicioso - se eu soubesse teria marcado para ir mais de um dia lá! Também amei Cuzco e MP. E sobre o Hiram Bingham, sinceramente não vale a pena. Sò existe um trilho para todos os trens, o tempo de viagem é sempre o mesmo e o trajeto é muito curto para tanto investimento. Mas sonho é sonho, se for o de vocês daí tem que ir!!

Bia
BiaPermalink

Oi, Luciana!
Sabe que a sua opinião sobre o trem foi corroborada pela de outras pessoas com quem conversei? Obrigada pelo toque! Vamos de trem comum e aproveitar para gastar o troco em muitos, mas muitos ceviches, hehehe!
Obrigada!

Decão Machado
Decão MachadoPermalink

Olá a todos.

Estou de viagem marcada para daqui a 10 dias para o Peru (quero conhecer Machu Picchu) e vou passar 4 dias em Lima, hospedado em Miraflores, e gostaria de saber onde posso fazer umas compras lá. Quero um laptop e algumas camisas da Lacoste e da Abercrombie, ouvi dizer que as fábricas são lá, mas tem mt coisa falsificada.

Será que nos shoppings - Larcomar, Jockey, SagaFalabella - encontro essas roupas originais e num bom preço?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Decão! Estão aparecendo muitas perguntas sobre compras em Lima. Vamos abrir um post participativo na semana que vem, fique ligado. Assim que abrir a gente põe o endereço aqui.

Verônica
VerônicaPermalink

Aguardo ansiosa.

José Neto
José NetoPermalink

Vou para um Congresso em Lima dia 23/08. Ficarei no Sheraton. Ele é bem localizado? Consigo fazer alguma coisa a pé?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José! Seu hotel fica no centro. Você vai poder visitar pontos turísticos importantes a pé.

Os bairros mais agradáveis, porém, são Miraflores, San Isidro e Barranco. Você vai precisar de táxi.

joseluis
joseluisPermalink

Sheraton Lima esta pertinho do passeio das aguas, perto tem um lugar( uma feria) q se chama polvos azuis onde vendem bons produtos de marca a bom preço (eletrodomesticos, roupa etc, venden de todo de preferença ir na manha apos das 10am, de miraflores estas a 15 minutos ou 20 minutos em taxi depende o trafico.

David Tai
David TaiPermalink

Os Polvos Azuis são centenas de boxes que. vendem de tudo, eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados. As roupas não são originais, há todo tipo de pirataria, cd's, Dvd's, Blue Ray, óculos a preços inferiores a 25 de Março. Compramos um secador de cabelo por US$10,00. Há todo tipo de videogames, cameras digitais compactas e profissionais, cameras de vídeo, etc. Somente no item relógios é mais fraca que a 25. Celulares orignais e fakes. Muitos brinquedos de marca. Enfim só vendo.

Zelma Jane pereira
Zelma Jane pereiraPermalink

Já fiz esta pergunta, mas não achei a resposta, estou adorando este site e fico grata pela ajuda, pretendo ir ao Peru em 2012,gostaria de saber se consigo conhecer Lima, Machu Pichu, Cuszco em 4 dias, ou fica muito corrido? neste período consigo fazer uma viagem proveitosa?

obrigada Zelma

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zelma! Já respondemos à sua pergunta. É muito corrido, querida! Seria como vir do Peru ao Brasil para ir ao Rio de Janeiro, a Búzios e a Foz do Iguaçu em 4 dias!

Aqui está a resposta que lhe demos anteriormente:
https://www.viajenaviagem.com/americas/americas-a-z/comment-page-4/#comment-154595

Zelma Jane Pereira
Zelma Jane PereiraPermalink

Obrigado Boia..., é realmente impossível mesmo...mas não tenho 10 dias...qual a sua sujestão para 6 dias?

Grata Zelma

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zelma! Na boa: o Peru não vai sair do lugar. Deixe para quando você tiver esses 10 dias. Com 6 dias dá para fazer Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado, mas você não fará Lima.

Tatyana Ataide
Tatyana AtaidePermalink

Boa noite Boia, gostaria de saber como faço para sair do aeroporto de lima para miraflores. Vcs postaram em cima sobre Lima Cab, mas não sei se o valor está em peso ou em dólar, e se o valor é por pessoa ou é o carro. Qual é a forma mais barata?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Tatyana,
Usei o serviço da Lima Cabs em agosto passado. Os preços são em dólar. Entre no site deles e faça uma simulação http://www.limacabs.com/ De 1 a 3 passageiros eles te cobrarão US$22 por carro.
Abs,

Tatyana Ataide
Tatyana AtaidePermalink

Obrigada Lu.

Joana Albano
Joana AlbanoPermalink

Olá, boa tarde!!!
Estou indo para Lima e depois Cusco, no inicio de outubro, estou adorando as dicas...
Abraços!

Joana Albano
Joana AlbanoPermalink

Pessoal, alguém pode me ajudar com essa dúvida?!
Adoro andar de bicicleta, gostaria de saber se existe algum lugar em Lima que alugue bicicletas!
abraços!!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Joana,
Me lembro que o Edu Luz contratou um passeio de bicicleta em Lima Sei que não é isso que você quer, mas você pode ler o relato dele aqui http://eduluz.wordpress.com/2009/11/24/bike-tour-por-lima-peru/
Entretanto, concordo com o Ernesto: Lima não é uma cidade bike friendly!

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Joana

Talvez perto do Shpong Larcomar tenha. Se não tiver lá, há um bom balcão de informações, e eles lhe informam. Mas fora desta região, Lima não é muito bike frendly, o transito é ´caotico, e todo na base da buzina.

Erika
ErikaPermalink

Oi pessoal, conheci o site há pouco e gostaria de ajuda: eu e meu esposo vamos ao Peru dia 16 de dezembro. Passaremos 10 dias. Só reservamos hotel 2 primeiras e 2 últimas noites em Lima. Qual a opinião de vocês, pensei em irmos a Cuzco, de lá Machu Pichu, depois Arequipa e voltar. É o melhor? Qual o clima em dezembro, que tipo de roupa levar? Desculpem as muitas perguntas. Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erika! A melhor época para ir a Cusco e Machu Picchu é entre maio e meados de outubro, quando é a época seca. Em dezembro você já pode pegar chuva. O clima estará quente, mas à noite pode esfriar. Seis dias é muito pouco para fazer Cusco, Machu Picchu e Arequipa. Pense em quatro dias inteiros só para Cusco e região, excluindo o dia da chegada.

Leia mais relatos sobre o Peru aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Erika
ErikaPermalink

Obrigada Bóia! A vantagem que tudo ainda está em aberto é que vou refletir e levar em conta seus conselhos.

giselle fadul
giselle fadulPermalink

Ola Boia,
pretendo passar o ano novo no Peru, tenho 7 dias.
Penso em chegar dia 25/12 em Lima, ficar 26 e 27. Dia 28 cusco ate dia 02/01, quero ir para machu pichu e vale sagrado...vc acha que esses dias da para conhecer machu pichu?consigo fazer machu puchu em 1 dia?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Giselle! 4 dias estão de bom tamanho para Cusco e região. Apenas leve em conta que essa não é a melhor época para Machu Picchu. Em dezembro pode chover muito!

Natalie
NataliePermalink

Acho fundamental deixar o primeiro dia em Cusco livre para descanso (literalmente). Pode não parecer, mas a altitude é uma danadinha. Descansar bem no primeiro dia garante dias mais tranquilos pela frente wink

Também é possível acompanhar a previsão do tempo e a variação de temperatura, tanto em Cusco como em Lima, nesses sites de previsão do tempo como Weather.com e o Jornal do Tempo mrgreen

Ricardo Adolfo
Ricardo AdolfoPermalink

Gente, acabei de chegar de Lima essa manha (06/11) no voo 142 da TACA. Q companhia aérea!!! Conheci as maravilhosas chilenas Ripley e Saga Falabella, que para quem se lembra é uma Mesbla de antigamente, anos 80. A Ripley entao, nem se fala. Estao trocando a estação Primavera - Verão. 3 peças por 1. Camisas de um algodão e de um Cotton q jamais chegará ao Brasil, por um preço ímpar. Nem preciso dizer que Brasileiros nesse local fazem a festa. Sem contar q Miraflores é lindo e o Shopping Larcomar é melhor ainda.

Liliana
LilianaPermalink

Acaba de ser inaugurado o primeiro museu virtual de Lima

Museo metropolitano de Lima

http://lamula.pe/2011/12/18/la-increible-y-compleja-historia-del-museo-metropolitano-de-lima/sophimania

Jackie
JackiePermalink

Olá pessoal! Estou em Lima nessa momento e completamente apaixonada pela cidade. Hoje é a ultima de 3 noites aqui depois de 10 dias demochilao intenso. Foi um break delicioso e adorei tudo.
Com calma posto mais dicas depoi, mas preciso indicar o hotel em que fiquei. O nome é 3B (Barrancos Bed & Breakfast) e foi um achado. Fica em Barranco, e eu adorei ficar nesse bairro super charmoso, com orla, muitos bares e bem charmoso. Taxis daqui pro centro dao 15 soles e pra miraflores 5 ou 6. Os quartos ao mt onfortaeis, a decoracao eh uma graca e as atendentes mais que atenciosas. Tem wifi gratis, cafe da manha de 6h as 11h. Paguei 59 dolares na diaria.

Ja adiantando outras dicas daqui adoramos o roteiro da orla da Bike Tours of Lima e o bar e restaurante La 73, que fica a dois quarteiroes do hotel. Amamos tb o Pecados Capitales, citado ai no post e almocamos no Tanta, tb muito bom.

Ah, pegamos apnes dias de sol, mt sol aqui! A cidade estava linda (como eh bem cuidada e limpa!).
abs,

vivi
viviPermalink

estou indo para Peru e marco deste ano, gostaria de saber sobre
o clima neste mes, tambem preco de passeios para machu pichu
vale sagrado aguas calientes. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vivi! Março ainda é época de chuva, com temperaturas entre 6 e 19 graus em Cusco.

http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/PEXX0008

Saiba as novas exigências para ir a Machu Picchu:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/machu-picchu-limita-visitantes-ingressos-agora-sao-vendidos-online/

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

E, só para lembrar, quem estiver indo para Machu Picchu (saindo de Cusco) até 15 de abril vai fazer parte do trajeto de ônibus. Os ônibus estão saindo da estação de Wanchaq (perto do centro de Cusco) até Ollantaytambo. De Ollanta, os passageiros seguem de ônibus. Maiores informações no site da perurail.
Abs

Jackie
JackiePermalink

Lu, achei isso tão cafona! hahaha Sério, a parte de viagem de ônibus com a Peru Rail foi mt ruim. 2 horas num ônibus sem banheiro nem uma aguinha. Me arrependi de não ter comprado só até Ollanta e de ter reservado um transfer de lá. Fica a dica pra quem vai.
bjs,

Jussara Bernardes
Jussara BernardesPermalink

Gostaria de saber se existe em Lima um mercado público do tipo encontrado em São Paulo e em Santiago do Chile?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jussara! É o Mercado de Surquillo:
http://eduluz.wordpress.com/2010/01/29/lima-mercado-de-surquillo-e-a-aula/

Andre Bufrem
Andre BufremPermalink

Oi.
Adorei o blog e todas as dicas.
Vou ver se vocês são bons mesmo nas dicas, hehehe.
Vou para os EUA em marco, com uma escala de 11hs em Lima.
O que da pra fazer?
Eu e minha esposa gostamos de construções históricas. Ouvi falar em um Museu com muito ouro. Qul e?
Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Veja a dica da Camila:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/#comment-186732

Não deixe de ler o post, que trata de intervalo entre vôos. Onze horas podem parecer muito tempo, mas no fundo se reduzem a não muito mais que seis.

Jackie
JackiePermalink

O aeroporto de Lima não fica perto da cidade, fica depois de Calao, é longe. Na madrugada, sem transito, e com um taxista louco, correndo à beça, levamos 30 minutos de Barranco até lá. Entao ponha bastante tempo aí nessa sua conta pro trânsito.
E o aeroporto tb é mt movimentado, o embarque nacional e internacional é junto até nos detectores de metal, não tem áreas separadas. Fica mega cheio. Quase perdemos nosso voo pra Cusco.

Esse museu que vc mencionou não sei qual é, deve ser o do Ouro mesmo. Mas se gosta de construções históricas, em Lima tem várias Huaclas. fomos à Huacla Puclana, fica em San Isidro, se não me engano (pegamos um táxi do Centro pra lá).
abs,

Renata Queiroga
Renata QueirogaPermalink

Em Lima, onde é melhor ficar? San Izidro ou Miraflores?

Jackie
JackiePermalink

Renata, eu sei que a maioria dos viajantes fica em Miraflores, mas vc já pensou em ficar em Barranco? Eu voltei de Lima agora em janeiro e fiquei lá e fiquei encantada. Fiquei num Bed and Breakfast que na verdade era um hotel boutique, o 3B Barranco (a 60 dolares). Fica a uns 5 ou 6 soles de miraflores. Barranco é um bairro lindo, à beira mar, com um parque muito fofo e muitos bares e bons restaurantes. Mas é mais calmo em termos de transito do que Miraflores, que tem shopping, mais lojas, comércio etc. Mas em Barranco tb tem, bem pertinho do nosso hotel mesmo tinha um shopping delicatessen, e tinha chifas e outras coisas perto.
Eu fiz um passeio de bike que percorreu Miraflores, Barranco e Chorillos e pude ver um pouco dos três e não me arrependi msm de minha escolha. Achei barranco uma lindeza, especialmente pra quem quer viajar com mais calma e ter paz em um fim de semana (nosso caso). Espero que goste da sugestão.
abs,

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Renata Queiroga,
Das suas vezes que fui à Lima, fiquei em Miraflores. Barranco, como a Jackie sugeriu, pode ser uma boa opção. Entretanto, na 1a. visita eu ficaria mesmo em Miraflores, pois acho que dá para fazer mais coisas a pé. Táxi é barato, mas é preciso negociar sempre o preço e, para algumas pessoas, isso pode ser cansativo.
Há um Ibis na Av. Larco que foi inaugurado ano passado. Não fiquei lá, mas a localização é ok. A Sylvia sugere que se reserve quartos nos andares mais altos (não me lembro exatamente o motivo).
A Patricia (do Turomaquia) e a Nat&Fred (do Sundaycooks) estiveram lá recentemente. Vale conferir os posts.
Boa viagem!

Natalie
NataliePermalink

Também fiquei em Miraflores (no finalzinho do bairro). E acredito que essa é a região mais bacana da cidade para se hospedar. Embora exista oferta para ficar em outros bairros, essa questão de ter que depender 100% do táxi como a Lu comentou é bem chatinha.

Alex Melo
Alex MeloPermalink

Fiquei em San Izidro e gostei, mas Miraflores parecia bem mais interessante - mais vida noturna e também mais bonito e organizado.

Mas... foi em 2004, então pode ter havido mudanças nos últimos tempos.

Gerson
GersonPermalink

Renata.
Eu e espôsa ficamos em Miraflores. Gostamos da região. Tem muitos hoteis e restaurantes e deu para ir a pé ao Larcomar. Ficamos hospedados no hotel Sol de Oro( www.soldeoro.com.pe), na San Martin, que tinha bom preço na ocasião.
Dê uma olhada no Idas e Vindas onde a Carla faz uma bela reportagem sobre Peru.

Fernanda K
Fernanda KPermalink

Renata,

Qdo fui como turista em 2007, fiquei em Miraflores.
Mas em 2008 fui morar em Lima por 2 anos, e de longe te indico San Isidro. Tem uma calle de compras: Conquistadores, um bosque lindo: EL Olivar, bons restaurantes: Tanta, La Romantica, Panchita, San Antonio, La Baguette, Osaka, supermercados e o táxi é baratíssimo e em poucos minutos vc estará em Miraflores, centro e San Borja, onde ficam o Museo de La Nación, shopping etc.

Nivia
NiviaPermalink

Fiquei em Miraflores e também recomendo muito. Fui a Barranco em uma segunda e achei um pouco abandonado, mas pode ter sido impressão.

Carlos
CarlosPermalink

Pretendo ir para o Perú na primeira quinzena de Julho. Tenho interesse, além de pérolas como Cusco, procurar pueblitos e, principalmente, locais com uma boa produção de artesanato (não estes semi-industriais de shopping center), indicaram Ayacucho, alguma boa sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Sua pergunta está no Perguntódromo, vamos ver se alguém responde.

Leia sobre outros destinos no Peru (como Arequipa, Trujillo e Huancayo) a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Camila Camargo
Camila CamargoPermalink

Olá Carlos,

A feira de Pisac, cidade que fica na região do Vale Sagrado, tem artigos lindos. São toalhas de mesa, mantas, xales e outros itens feitos com tear manual e fibras tingidas naturalmente. As artesãs costumam expor no chão e vale a pena conversar com elas para entender o processo: o trabalho é insano, a estética é linda e harmoniosa, repleta de símbolos da cultura indígena. É uma pena notar que esse trabalho precioso está sumindo aos poucos, já que não consegue competir com o preço dos industrializados. Nessa feira também há artigos menos "raros", produzidos em massa, mas você facilmente saberá separar um e outro só de bater o olho. Atenção: os melhores dias para visitar a feira de Pisac são terça, quinta e domingo.

Já em Puno, no lado peruano do Titicaca, vale visitar as ilhas flutuantes Uros e conferir os artesanatos feitos de totora, uma espécie de capim resistente que também dá estrutura às ilhas e serve até como alimento. É possível se programar para dormir em uma dessas ilhas e vivenciar de perto os hábitos locais.

Espero que possa visitar ao menos um desses lugares e que goste deles tanto quanto eu smile

Jeannett
JeannettPermalink

Antecipadamente agradeço todas as dicas repassadas de forma tão espontânea e amigável, mas um detalhe que gostaria que se possível me informassem a diária do hotel Radisson D. Miraflores e se há informações de custo do percurso Lima a Cuzco. Mais uma vez meus agradecimentos, Jeannett

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Jeannett,
Para saber o preço da diária do hotel - varia com a data - faça uma pesquisa no site do próprio hotel ou em um buscador de hotéis (veja dicas no post https://www.viajenaviagem.com/2012/01/como-reservar-hoteis/)
É melhor fazer o trecho Lima - Cuzco de avião (1h20 de vôo). Procure incluí-lo junto com a sua passagem internacional. Se for comprar a passagem avulsa, procure na TACA. O preço ida e volta varia, mas você consegue tarifas por cerca de US$ 200.

Eliane Lemuchi
Eliane LemuchiPermalink

Pretendo ir no Peru até final de maio que é baixa temporada,estou indo de milhas,preciso entender uma coisa, irei ficar de 10 a 12 dias como faço para conhecer Nazca,Arequipa,Puno tenho que me hospedar ou dar para fazer bate e volta é claro que irei a Cuzco mas será o ultimo pois de lá estarei retornando para Lima fazendo apenas uma escala em Lima para BH,na ida irei chegar em Lima e ficarei uns tres dias depois eu nao sei o que seria melhor como faço se compro as passagens para estes lugares já por aqui ou se chego e resolvo.
Por favor me oriente,preciso definir o mais rapido.
Muito obrigado antecipamente.
Eliane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! Para fazer tudo isso você precisa, por baixo, vinte dias. O ideal seria um mês.

Só entre Cusco, Machu Picchu e o Valle Sagrado você precisa de pelo menos seis dias inteiros. Lembre-se que cada dia de deslocamento é um dia perdido. E que você vai ter que superar problemas de altitude.

Caso você vá ficar esses três dias em Lima (é recomendável), a continuação mais prática seria voar a Arequipa, e de lá a Cusco.

Querendo ir a Nazca, separe três dias para a operação completa: são 7 horas de ônibus desde Lima. Arequipa está a 8 horas de ônibus adiante.

Compre as passagens aéreas em http://www.taca.com ou http://www.lan.com .

Leia mais sobre o Peru nos blogs relacionados nos posts que você encontra nesta página:

https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Renata Mattos
Renata MattosPermalink

Gostaria de saber sobre a moeda. Qual levar? Onde trocar?

Kênia
KêniaPermalink

Como posso encontrar Lacoste em Lima???

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Kênia,
Lima NÃO é um destino de compras por excelência! A Lacoste tem fábrica no Peru por conta da qualidade do algodão. Leia as dicas da Manu no post https://www.viajenaviagem.com/2011/08/compras-em-lima-o-que-vale-a-pena/

luiz
luizPermalink

holaaaaaaaa, pagina lacoste peru facebook vendas e precos contactar:
http://www.facebook.com/distribuidorlacoste
Polo Lacoste: S./40.00 (Dama o Caballero)
Sweater Lacoste: S./80.00 (Caballero)
Chaleco Lacoste: S./50.00 (Caballero)
Polos Algodon: S/ 35.00 (Caballero)
1 dolar= 2.7 soles

Fabio Biuscacio
Fabio BiuscacioPermalink

Ola,
Gostaria de saber se em Lima tem outlets, ou onde encontrar, Lacoste, Ralph e outras marcas de roupas baratas, alguem que tenha experiencias em compras, pode me informar.
Desde ja obrigado.

Carlos
CarlosPermalink

Olá mais uma vez, pretendo ir a Lima em julho e fico na dúvida se vou para Cuzco de avião ou planejo um trajeto de onibus em duas etapas ( nas noites, imagino), parando em alguma cidade simpática por uns dois dias. Ficam as dúvidas: existe um ponto bacana no meio do caminho (quem sabe Ayacucho ou Naszca?) estou exigindo demais para uma viagem de 13 dias: fazer Lima, a tal parada, Cuzco e Machu pichu?
Por fim: quanta gente bacana postando informações preciosas no seu blog!!
Muitos obrigados a todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Vá de avião.

Leia: https://www.viajenaviagem.com/category/machu-picchu

Tanta – um ótimo restaurante do Gastón em Lima | Sundaycooks

[...] E qual restaurante encontramos no caminho? O Tanta O restaurante foi indicado pela Sylvia neste post do Viaje na Viagem e estava na nossa [...]

Renata Queiroga
Renata QueirogaPermalink

Amei Lima e deixei um relato lá no blog. Se algupe se interessar: http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=951

Renata Queiroga
Renata QueirogaPermalink

Ah e trouxe ótimas dicas gastronômicas: Lima 27, Astrid Y Gastón, Tanta, La Mar, Central, Fiesta e o Fantástico Rafael!!!

Irla
IrlaPermalink

Nossa, quantas dicas!!
A Bóia,tem uma resposta sua sobre ir de Lima a Cusco:''vá de avião''. Estou encontrando passagens muito caras, somos3pessoas.È tão inviável assim fazê-lo em duas etapas?(sem ser de avião)
Também gostaria de saber mais informações sobre o HI (hostel) de Lima.Alguém recomenda? Estamos indo p Lima em outubro aproximadamente 10 dias incluindo a trilha inca já reservada e contando com dias p aclimatação em cusco. Desde já muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Irla! Se você tem tempo sobrando, pode ir de ônibus. São 21 horas de viagem.

Simule itinerários em:
http://www.cruzdelsur.com.pe/inicio_2.php

Veja opiniões sobre albergues em Lima aqui:
http://www.hostelworld.com/hostels/Lima

Alberto Martins
Alberto MartinsPermalink

Ola Silvia !!!

Adorei as dicas. Mas gostaria de saber quais sao os meses de remarcacao dos precos nos shoppings ???

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alberto! Leia sobre compras em Lima no A cup of things:

https://www.viajenaviagem.com/2012/06/compras-lima/

Restaurantes de Lima: outros restaurantes badalados | Sundaycooks

[...] de começar a viagem com o pé direito almoçando no Tanta, seguimos a dica da Sylvia e fomos aproveitar a vida ~ boêmia ~ no bairro Barranco. Este simpático bairro limenho é [...]

Ana Gladis Lima da Fontoura

Você recomenda viajar para o Peru em novembro? Estavamos planejando passar 8 dias entre Lima, Cusco e conhecer Machu Picchu. O período seria na 2ª quinzena. Mas, lendo estas informações, bateu dúvidas. Será que escolhemos um perído de maior probabilidade de chuvas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Gladis! Novembro já é temporada de chuvas. O início do ano é pior, entre janeiro e março. A época seca vai de maio a setembro.

Andrea Lattuf
Andrea LattufPermalink

Boa noite
acabei de ler todas as dicas acima. vou para lima na prox terca feira dia 14/08 e vou ficar 5 dias. fiquei com uma duvida, para ir a paracas tem avião ou somente onibus? gostei muito das fotos e queria conhecer. 2 dias são suficientes? depois vou p cusco e fico mais 5 dias. vale a pena fazer nazca? aceito dicas de passeios.
grata

Andrea Lattuf
Andrea LattufPermalink

obrigada.acabei de ver.outra dica, e calor la? acabei de ver a temperatura e estara em tornod e 20 graus. que roupas usar durante o dia? leaging? e a noite tem baladinha? sou sozinha e queria saber se e tranquilo andar so na cidade. vou me hospedar no gran bolivar..foi um pacote que comprei e valeu muito a pena.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Não temos conteúdo próprio sobre Lima, o Ricardo Freire nunca foi pra lá.

Veja como pesquisar temperatura e chuva em qualquer lugar do mundo:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Encontre posts sobre Lima:
http://diariodemochileiro.com/9%C2%BA-domingao-de-twittadas-peru/

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Andrea Latuff,
Se entendi bem, você vai ficar no Hotel Gran Bolivar que fica no centro histórico. A balada não acontece lá, mas em Miraflores e Barranco http://cupofthings.com/2012/06/16/noitada-em-lima/
Nada que um táxi não resolva (tome os mesmos cuidados que tomaria no Brasil).
Há muitas dicas de Lima na #viajosfera. A Nat e o Fred http://sundaycooks.com/ voltaram de lá faz pouco tempo. Os post que já escrevi sobre o país estão organizados http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
Boa viagem!

Andrea Lattuf
Andrea LattufPermalink

lu adorei as dicas de baladinhas em lima. obrigada
ja estou empolgada..rsrs

e qto a cusco tem dicas passeios e bares legais?

obrigada

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Andrea,
Os passeios tradicionais a partir de Cusco são: city tour (incluindo ruínas próximas à cidade), Valle Sagrado e, claro, Machu Picchu.
Não tenho dicas de bares, mas a noite de Cusco costuma ser animada. O pessoal do seu hotel/hostal pode te dar dicas.

Andrea Lattuf
Andrea LattufPermalink

obrigada lu. qdo retornar de viagem dou um ola e faço comentários sobre o roteiro.

bjs