O Spice Market, restaurante de cozinha de rua pan-asiática, abriu em 2004 no Meatpacking District em Nova York. Com o sucesso, tornou-se mais uma marca do império do chef Jean-Georges Vongerichten, com franquias espalhadas mundo afora.
Fui a primeira vez ao Spice Market em 2005 e me apaixonei sobretudo pelo cenário, deslumbrante nos seus entalhes trazidos da Índia e do Camboja. A comida é correta; você pode comer um pouco melhor e bastante mais barato em restaurantes "étnicos" de verdade, mas o cardápio é amplo, bem concebido e bem executado. Enfim, um programa bacana para quem não gosta de asiático sujinho.
Naquela ida de 2005 o garçom, muito competente, fez grande propaganda de uma sobremesa: um "Ovaltine kulfi", ou kulfi de ovomaltine. Kulfi vem a ser o sorvete feito à moda indiana. E Ovaltine é o nosso Ovomaltine.
Pedi, e ao provar vi que já conhecia muito bem aquele gosto: não era nada mais do que um brigadeiro gelado. Claro! Kulfi é feito com leite condensado...
Desta vez quis voltar ao Spice Market para ver se o conceito e a decoração resistiriam seis anos depois. Fomos na hora do almoço. O lugar é bem mais bonito à noite, por causa da iluminação. Mas de dia é mais fácil identificar os elementos que compõem o cenário.
A comida continua como eu lembrava que era. E, ao ver o kulfi de Ovomaltine no cardápio, não deu pra não pedir. Não, não tô com síndrome de abstinência de brigadeiro no primeiro dia de viagem. É que eu PRECISAVA registrar a existência desse primo indiano do nosso brigadeirinho, nascido em Nova York em 2005.
Servido?
11 comentários