Poutine, o prato típico do Canadá francês. Vai encarar?

Poutine revisitada no Suite 701, em Montreal

Por favor, não critique a foto. Ela até que está bonitinha, porque se trata de uma poutine revisitada num restaurante com alguma pretensão (a pouca luz é que não ajudou). Jogue o termo “poutine” no Google Images e aí sim você vai ter nojinho.

Poutine é a gororoba oficial da província do Quebéc, onde estão Montreal e Québec. Consiste de um leito de batatas fritas salpicado com nozinhos de um queijo branco aparentado com a mozzarella, tudo isso coberto por um molho denso que derrete o queijo e amolece as batatinhas. E não é que é bom?

O prato tem muitas variações — com carne, frango, lingüiça… E não freqüenta só as mesas da baixa gastronomia québecoise. Top chefs adoram dar sua interpretação pessoal à meleca (mélècque?). Pesquei duas dessas no blog de Montreal da Alexandra Forbes: a poutine com foie gras do Au Pied de Cochon, na rue Duluth (Plateau Mont-Royal) e a poutine com lagosta do Garde-Manger, na Velha Montreal.

Esta que eu comi não é tão fina assim — é só uma poutinezinha de contrafilé, mesmo. Comi porque apareceu no cardápio do Suite 701, na Praça de Armas (anexo ao hotel Place d’Armes), onde fomos jantar na segunda noite. A poutine estava ótima, mas a música, alta demais (o lugar está mais pra baladinha do que pra restaurante).

Xeretando nas caixas de comentários, vejo que a Tanylle recomenda a poutine do Resto La Banquise, aberto 24 horas na rue Rachel Est, no Plateau Mont-Royal. E que a Marcia Kawabe gostou da poutine da 3 Brasseurs, uma rede francesa de microcervejarias com três endereços na cidade.

E você? Tem alguma poutine pra recomendar? Diga aí, s’il vous plâit!

Leia mais:

36 comentários

Eu já comi e adorei! Aliás, comi muito qd fiz intercâmbio no Canadá! kakakaka
Nova, dura e querendo me divertir, era mais baixa gastrô que qq outra coisa! kakaka
Inclusive, descobrimos um pub q servia almoço por 1,99 a 4,99! Pratos básicos de fast food, mas gostosinhos o suficiente pro preço baixo! Macarrão bolonhesa, buffalo wings, Hot Dog… Cada dia tinha um aopção de 1,99! Digamos q eu almoçava lá umas 3 x por semana! kakakakaka
Peel Pub, na esquina da Peel com St. Catherine!
rs
Fica a dica pra quem quiser se arriscar, pq já tem 10 anos!
bjs

Ahh! Como diz um amigo meu “qualquer coisa com batata frita” é gostoso! rsrs

    Cadê o botão de Retuitar? Tb acho tudo com batata frita bom. E o poutine, que não tive o prazer de experimentar, me lembrou a batata frita com chedar do Outback, que é meio “estranha” de aspecto, mas bem gostosa.

Deve ser delícia essa poutine, Riq. Vai para Mont Tremblant nessa viagem?

    Olá, Marina!
    Aqui quem responde é A Bóia.
    Desta vez o Ricardo Freire só está fazendo Montreal, Québec e Toronto, com uma passadinha em Niagara Falls.

    Olá, Juliano! O Ricardo Freire ficou quatro dias em Montreal, três em Québec e três em Toronto, mais um dia em trânsito passando por Niagara Falls.

Tive receio de comer na primeira vez que vi em Toronto, mas depois q a fome apertou a poutine desceu tranquilo hehe.

    Ahhh lembrei que até no Mc Donald’s tinha poutine como opção, hehe

Riq eu como poutine de qualquer muquifo! Gostei tanto, que até trouxe um preparado comprado no mercado pra fazer aqui em casa, mas claro que não fica a mesma coisa.

Mas imagino que deve ser bem “blergh” comer essa gororoba com lagosta hehehehe 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito