Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    306 comentários

    Boa tarde!
    Porque não aparece o linck para perguntar no Post de Lagos Andinos?
    Obrigada.

      Olá, Luciana! Os posts fechados são os posts que trazem informações completas sobre determinado assunto. Possivelmente você irá encontrar resposta para sua dúvida na caixa de comentários.

    Pessoal,

    Vou para Bariloche dia 4 de agosto e iniciei pesquisas na internet acerca de aluguel de carro. Enviei alguns emails, inclusive informando a minha intenção de cruzar a fronteira com o Chile e obtive a seguinte resposta da Alamo: “At this time, cross border into Chile from Argentina is not allowed…At this time it is Government ruling. According to the information we have available, the restriction will be lifted in October of 2012 between the two countries”. Achei estranho pois outras empresas me responderam, inclusive as locais, e informaram o valor adicional para cruzar, sem mencionar nenhuma restrição. Alguém sabe me dizer se essa informação procede?

    Obrigada,

    Lívia

      Olá, Livia! É para as locadoras que dizem que alugam que você deve fazer essa pergunta.

      De todo modo, sempre que escrevemos sobre o assunto não recomendamos a travessia de carro. É um perrengão. Alugue num país, cruze de ônibus, alugue de novo no outro país.

    Bom dia! Li alguns posts e não sei se estou postando minha dúvida no lugar corre, mas lá vai: é mais recomendado fazer o percurso Santiago/Mendoza de carro (com remis) partindo de Mendoza para Santiago ou partindo de Santiago em direção à Mendoza ou não faz diferença? Estou pensando em ir direto do Brasil para Mendoza voando TAM/LAN e de lá segui para Santiago. Aguardo respostas para montar meu roteiro. Desde já, muito obrigada!

    Olá, tudo bem?
    Estamos indo para a Patagonia em outubro(5 pessoas). Vamos até Ushuaia, de lá fazemos um cruzeiro atá Punta Arenas, depois vamos para Puerto Natales, El Calafate e Mendoza. A duvida é se alugamos carro para ir de PA até PN e depois até El Calafate. Fora a questão das fronteiras, a viagem é bonita, vale a pena? E quanto a usar o carro para fazer os passeios, é melhor do que fazer os passeios pelas agencias? Mais uma coisa, dá p/ fazer um bate-volta de El Calafate à Chaiten? O visual é realmente bonito?

    Obrigada!

    Bernadette

      Olá, Bernadette! Os caminhos são monótonos. Sugerimos alugar carros separadamente nos países e fazer as travessias em transporte coletivo. El Chaltén fica entre 3 e 4 horas de Calafate. Não é para bate-volta. Chaltén é para quem quer caminhar.

    javier Eppens e um ótimo motorista, um guia excelente, que deixou tanto o passeio nas vinícolas, como a viagem até Santiago uma experiência fascinante. Nem sentimos o tempo passar, com tantas maravilhas descritas maravilhosamente bem por Javier. Sentimo-nos seguros com a sua condução do carro durante todo o percurso. Os detalhes de cada pedaço daquela maravilha de lugar que elle nos forneceu enriqueceu muitos nosso passeio. Recomendamos seu nome sempre ue aqlgum amigo for a Mendoza.
    [email protected] / [email protected]

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Vou para a Argentina em 20/07. Eu e uns amigos temos interesse especial em Buenos Aires, Bariloche e Pucón. Pensamos BA x Bariloche de avião. Depois de ler seu post sobre o cruce de los lagos, pensamos em cruzar até Puerto Varas de barco e no lado chileno alugar um carro. De lá cruzaríamos para a Argentina para visitar Villa la Augustura e San Martin de Los Andes, chegando até Pucon depois. Pensamos nesse trajeto para alugar e devolver o carro dentro do Chile. Nesse caso devolveríamos o carro em Temuco, pegando um vôo de lá até Santiago e depois pro Rio. O que você acha? Muita viagem… Você sugere outro roteiro que contemple essas 3 cidades, aproveitando o que pudermos no caminho? Dispomos de 2 semanas!

    Obrigada!!!!!

    Lívia

      Olá, Livia! Aqui quem responde é A Bóia.

      Nesse caso parece fazer mais sentido alugar o carro em Bariloche, atravessar a fronteira, ir a Puerto Varas e depois Pucón e reatravessar a fronteira a San Martín de los Andes . Você pode devolver o carro em San Martín ou continuar a Bariloche. Villa la Angostura pode ser visitada enquanto em Bariloche (caso o carro seja devolvido em San Martín) ou na volta de San Martín a Bariloche. Caso você devolva o carro em San Martín, pode voar de volta a Buenos Aires desde o aeroporto local (Chapelco). Lembre-se que em julho a Rota dos 7 Lagos estará provavelmente fechada.

      Outra possibilidade, para evitar ao máximo gelo na estrada, é atravessar de ônibus ou barco a Puerto Varas, alugar um carro por lá, devolver em Pucón e reatravessar de ônibus a San Martín de los Andes.

      Boa tarde, pretendo viajar de Bariloche a San Martin em agosto. Caso a rota dos 7 lagos esteja fechada por conta da neve, existe um caminho alternativo e seguro que ligue Bariloche a San Martin? Ou a rota dos 7 lagos é a unica estrada que liga as duas cidades?

      Olá, André! A estrada principal de Bariloche a San Martín é uma auto-estrada que não fecha. A Rota dos Sete Lagos liga Villa La Angostura a San Martín.

    Olá Ricardo,

    tudo bem?

    Estou indo para o Chile-Argentina no período 07-07-2012 ao dia 22-07-2012. Tenho duas dúvidas:

    A primeira é como atravessar de Pucón para San Martin de Los Andes de ônibus? Tem algum outro meio? Qual o meio mais seguro? Quanto tempo, quanto custa? Tem algum site que posso me informar melhor sobre onde comprar as passagens, a travessia, etc.?

    A segunda é quanto ao deslocamento de San Martin de Los Andes até Mendoza que penso em fazer de carro. Onde pernoitar, já que a distância é mais de 1.200 km? Alguma dica de que cidade pernoitar, e de hotel? Existe algum site de aluguel de carro que seja seguro? O que acha?

    Desde já muitíssimo grata pela atenção,

    Abraços,
    Alice.

      Olá, Alice! Há ônibus que saem de Temuco, passam em Pucón e vão a San Martín.

      De San Martín a Mendoza vá de avião, via Buenos Aires. Se você fosse argentina e viesse ao Brasil, você iria de carro de Florianópolis ao Rio de Janeiro só porque são “apenas” 1.200 km?

    Estou indo para o Chile agora em março e estou pensando na opção de fazer o passeio para os lagos Andinos de Santiago para Bariloche mas como meu vôo de retorno já está em Santiago gostaria de saber qual a melhor opção para voltar de bariloche.

      Olá, Ana! Ou você volta a Puerto Montt e voa de lá a Santiago, ou voa a Buenos Aires e de lá a Santiago.

    Vou seguir o roteiro do Riq:

    1) Qualquer locadora em Bariloche aluga.Existe uma taxa a ser paga mais ou menos 580 pesos argentinos con uma folha qe você deve apresentar logo cruzando a fronteira em um escritório do lado da Migração.( isso ano passado no Natal)
    2)Na fronteira de Villa la Angostura/ Chile.2hs e pouco de Bariloche
    3)Fui no verão. Estrada lindaaaa de viver!O mais impressionante são os pontos com as placas com máquina fotográfica com estacionamento 45 graus pra estacionar com segurança.
    4) a passagem pela migração foi tranquila. Na entrada no Chile são mais rigorosos nada de frutas, derivados de leite enfim os cachorros assustam um pouco. OLHO: quem vai voltar e devolver o carro em Bariloche cuidado na volta ao entrar na Argentina. Não carimbaram o papel do me filho. Resultado: Saindo da Argentina para o Uruguai BUCK BUS foi uma complicação..
    Mas enfim uma experiencia única. Tudo de bom fazer esse tramo de carro no verão.

    Estou neste momento em Mendoza e daqui a dois dias volto para Santiago com carro alugado. Aluguei o carro em Santiago ha exatamente dois meses atras e desde entao atravessei a fronteira entre Chile e Argentina duas vezes. A primeira travessia foi de Chile Chico para Los Antiguos, durou 30 minutos, sem filas e sem complicacoes, tudo muito simples e facil. A segunda travessia foi em Cancha Carreira para Torres del Paine, novamente 30 minutos e tudo muito simples e rapido. Alugar o carro no Chile foi a melhor opcao, pois o preco, a organizacao da documentacao para as aduanas e a qualidade do servico foram muito mais tranquilas e faceis do que na Argentina. Utilizamos os servicos de uma agencia local, a Free rent a car, mais barata por um carro melhor, um Suzuki Nomade, perfeito para carretera austral e rota 40.
    A situacao das estradas na area onde atravessamos a fronteira: de Chile Chico para Los Antiguos, parte asfaltada, parte de terra em boas condicoes. Ja em Cancha carreira, estrada de terra um pouco mais complicada dependendo das condicoes do tempo, nada impossivel de fazer, porem requer mais paciencia e velocidade entre 40 e 50 km/hr, outro problema nesta parte da estrada e que so ha um posta de gasolina ha uns 15kms antes da fronteira do lado Argentino, a partir do momento que se entra no Chile, em General Carreras nao ha gasolina e em Torres del Paine tao pouco, os unicos postos estao em Puerto Natales ha 90 km do parque. Logo, para quem quer ficar em Torres del Paine e bom calcular bem as distancias e gasolina.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito