Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    308 comentários

    Olá pessoal…eu e meu namorado pretendemos alugar um carro pra atravessar a cordilheira sentido Santiago-Mendoza…ida: 03/10 e volta 05/10…a viagem dura umas 7 horas, certo? Queremos pega-la bem cedinho na ida, pra chegar em Mendoza o mais cedo possível..A questão é: vale a pena alugar ou melhor é pegar ônibus mesmo? Abraços

      Olá, Camilla! É um pepino conseguir atravessar de carro alugado — é difícil achar locadoras que permitam, e a fiscalização nas fronteiras também é chata. Alguns leitores conseguiram, como você pode ver nos depoimentos anteriores. Mas achamos mais prático o ônibus 🙂

    Olá, pessoal, penso em fazer de ônibus a travessia Mendoza-Santiago no início de maio próximo. Alguém sabe a quantas andam as obras que começaram em janeiro? O sentido Santiago-Mendoza ainda está sendo feito só à noite? A situação das aduanas ainda está muito complicada? Quem tiver informações mais atuais por favor me ajude.
    Obrigada!

    Outra pergunta… Qual o custo aproximado da gasolina nas regiões em questão (Mendoza, Santiago e arredores)?

    Obrigado!

      Olá, Felipe! A estrada está em obras, não se deve atravessar até junho.

      A bencina no Chile está entre 800 e 900 pesos o litro, na Argentina a nafta custa cerca de 6,50 pesos o litro.

      Olá. Ok, a indicação para não atravessar é relativo à segurança plena, porém, pelo que se pode verificar, muitas pessoas fizeram o trajeto sem problemas (há formação de filas e todos os aborrecimentos relativos). Mesmo com a estrada em obras, o trânsito de vans e ônibus turísticos continua, correto?

      Pensando em condições muito adversas, deixar o carro em Medoza e fazer o trajeto de ida/volta a Santiago é uma boa ideia? Qual o custo, aproximadamente disso?

      Obrigado!

      Olá, Felipe! Nesse caso você devolveria o carro e pegaria o ônibus. Simule o preço do ônibus no site da Andesmar.

      Juro que é a última vez que eu digo: não se meta nesse perrengue, ainda mais para ir e para voltar.

    Olá Bóia, boa tarde!

    Primeiramente, parabéns pelo site. Sensacional.
    Estou programando uma trip para maio (brasil – uruguai – argentina – chile – argentina – brasil), de carro (com o meu próprio).

    Li bastante a respeito sobre a travessia Mendoza-Santiago, porém tenho algumas dúvidas:
    – Em maio, é possível que haja neve na montanha. Se houver, só transita-se com correntes nos pneus? Ou as correntes são exigidas somente em casos mais críticos (de frio extremo)?
    – Na travessia de volta (santiago-mendoza), pelo fato de haver obras na estrada, o trajeto só poderá ser feito na parte da noite. Vi que há formações de filas… Penso em sair de Santiago por volta das 22h, com o intuito de ter um tráfego menor. A minha ideia é interessante?
    – Li algo sobre aduanas entre Mendoza e Santiago. Serei obrigado a parar? Há filas? Gostaria de um pouco mais de informações a respeito.
    – Enqto estiver em território Argentino, já tenho uma breve ideia dos locais a visitar. Já vi várias vezes em fotos de amigos que em suas viagens os mesmos visitavam um ‘tango na rua’, a céu aberto… Por acaso isso é o tal Caminito?
    – Tenho vontade também de visitar o estádio do Boca Jrs – La Bombonera. Ainda não me informei, porém, o mesmo é no centro? Ou o roteiro é fora de mão?

      Olá, Felipe! A estrada Chile-Argentina está em obras. Não tente atravessar entre Mendoza e Santiago até junho. As aduanas são complicadas. Procure apoio para a sua viagem em foruns de jipeiros, aqui o nosso negócio e turismo e não avalizamos esta viagem nessas condições.

    oi bóia

    pretendo ir no começo de maio até mendoza, e atravessar a cordilheira de van. pergunto; corro o risco de bloqueio na cordilheira por nevasca e ou gelo, e passagem da vané comprada na hora, ou é preciso rrservar?
    grato iracy

      Olá, Iracy! Sim, a estrada costuma fechar depois de nevascas. Sugerimos ir de ônibus!

    Bom, a alguns anos atras, eu loquei um carro em Porto Alegre, e fomos até Santiago do chile, passando por Uruguaiana, Buenos Aires, Mendoza, Santiago, Vina del Mar, Montevideo, Punta del Este e Chuí.

    Execelente viagem, fiz tudo isso em apenas 18 dias!

    Tive apenas que pagar um valor a mais para a documentação, e atravessar todas as fronteiras foram super tranquilos em questão de documentação do carro. É necessário um seguro internacional, uma carta do proprietário traduzida dando permissão ao locatário e só, na época, havia lido sobre equipamentos de segurança, saco pra morto, cambão,e etc… rs… mas não foi preciso nada disso!

    Bom espero ter ajudado!

    Olá, tenho uma duvida e ficaria muito agradecido se alguem responder:

    Estou programando uma viajem pela America do Sul, quando chegar em Buenos Aires pretendo alugar um carro para chegar até Rio Gallegos e Punta Arenas, bem ao sul do país. Pretendia usar o mesmo veiculo para subir até Santiago no Chile e visitar a parte dos Andes. Minhas duvidas são:

    1. Conseguirei alugar um carro para viajar essas grandes distancias?
    2. A viajem possivelmente demorara vários dias, a locação seria possivel para tanto tempo?
    3. Qual o custo de uma locação desse tipo?

    O que achariam de tentar alugar um carro em Santiago para fazer a parte da ‘expedição’ Chilena, seria mais em conta?

    Agradeço as respostas, muito obrigado a todos.

      Olá, Zack! Esse tipo de viagem é melhor pesquisado num fórum mais especializado. Não temos experiência nem conteúdo que sirva para essas travessias rodoviárias.

      Você pode simular preços acessando sites de grandes locadoras como Avis e Hertz.

      Nem todas as locadoras aceitam que o carro seja transportado para outro país. Nenhuma aceita que o carro seja devolvido em outro país.

      A Patagônia é um território vasto pouco habitado. Informe-se sempre sobre os próximos postos de gasolina e sobre a regularidade do abastecimento. Há uns dois anos houve uma crise de desabastecimento de gasolina na Argentina.

    gostaria de alugar carro em porto alegre em 27/dez e rodar interior rs, uruguai, argentina e devolver carro em córdoba em 17/jan.por causa da polícia corrupta,melhor trocar carro na fronteira argentina e pegar chapa argentina. unidas, hertz não permitem cruzar fronteira.localiza tem que pegar carro em foz iguaçu. alguém sabe locadora que me permita fazer este trajeto rs/uruguai/argentina?

      Olá, Patricia! Nunca é bom negócio alugar um carro num país e devolver no outro; as sobretaxas são grandes. No caso aqui entre Brasil e Argentina, provavelmente será impossível achar uma locadora que tope.

    Olá, no começo de setembro, depois de muito procurar achamos uma agència que fornecia permissão para cruzar a fronteira com o Chile. Aalugamos um carro em Neuquén, Argentina. Pagamos uma taxa de 200 dólares para essa permissão. Chegando na fronteira, essa permissão naõ valia nada. Na própria aduana argentina, nos falaram que isso tem acontecido muito, quer dizer, enganar os turistas. E os demais oficiais da aduana com um sorrizinho que me parecia dizer “seus otários”. Foi uma canseira, mas na aduana Chilena, conseguimos o que precisávamos para a travessia. Nunca alugue carro na Argentina. No Chile são mais sérios.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito