Bariloche: Aerolíneas (meio que) se organiza, Decolar enrola

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral, Bariloche

Com menos de uma semana no ar, o post mais recente da novela de Bariloche rendeu mais de 500 comentários. Numa semana de poucas novidades, a caixa de comentários é a minha fonte de informação para este novo post.

Pelo que se pode depreender dos depoimentos, o pito do Consulado Brasileiro (que desrecomendou viajar à Argentina) teve algum resultado. A Aerolíneas Argentinas, alvo principal dos diplomatas brasileiros, começou a dar jeito na grande bagunça da mudança dos vôos diretos Buenos Aires-Bariloche para o esquema via Esquel (com o último trecho operado em ônibus bancados pela província de Río Negro).

Aerolíneas

O 0800-707-3313 continua deixando todo mundo pendurado, mas leio que os leitores estão conseguindo verificar o status de suas reservas no site. Muitas mudanças envolvem também o horário de saída do Brasil e, em vários casos, pernoite em Buenos Aires (que a cia. não está bancando, usando a tal desculpa das catástrofes naturais). Continua havendo cancelamentos em cima da hora (sobretudo do trecho Buenos Aires-Esquel-Bariloche), mas no geral diminuiu o nível de reclamações.

Decolar

Virou a maior fonte de reclamações aqui no site: parece que está difícil remarcar as passagens Aerolíneas compradas pela agência online. Enquanto os clientes diretos têm sido remarcados automaticamente, alguns que compraram via Decolar viraram bolinha de ping-pong entre a agência e a cia. aérea. Não tenho condições de dizer que isso é generalizado; apenas reporto uma situação que apareceu bastante nos comentários.

LAN

A LAN oficialmente só divulga o esquema alternativo até o dia 14 de agosto, mas muitos leitores já estão conseguindo confirmar vôos na segunda quinzena de agosto. Ainda não entendi porque uns conseguem e outros recebem a orientação de voltar a ligar dia 15 -- mas não custa tentar (pelo site ou pelo telefone 0300-788-0045.

Andes/CVC

A cia. responsável pelos vôos fretados confirmados da CVC continua a única a operar vôos diretos ao aeroporto de Bariloche. De vez em quando aparecem reclamações quanto a mudança de horários ou pobreza de serviço de bordo -- mas isso é inerente a vôos fretados, pessoal.

Villa La Angostura

A leitora Adriana Magalhães, de Brasília, é habituée de Villa La Angostura e fez um belo relato da situação da cidade no seu blog, o Atravessar fronteiras. Leia:

Angostura: a beleza sob as cinzas, no Atravessar fronteiras




Cruce de Lagos & Paso Cardenal Samoré

O cruce de lagos continua a única possibilidade de atravessar de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche. A dica é não comprar pela operadora oficial, a Cruce Andino, e sim por agências de rua. Só nas agências é possível comprar a travessia num dia só, seja partindo do Chile, seja da Argentina. Na operadora oficial vão empurrar pelo menos um superdeasnecessário pernoite na monotíssima Peulla, no meio do caminho.

A fronteira rodoviária do Paso Cardenal Samoré, perto de Villa La Angostura, continua fechada, vítima de um impasse internacional. O Chile só admite abrir a fronteira caso seja permitida a passagem de caminhões e ônibus. A Argentina propõe abrir para carros e vans. A coisa não anda.

Chile

Tudo OK em todas as estações.

Ushuaia

Parece que a situação se normalizouu. Mas... aceita um conselho? Não vá de Aerolíneas. Vá de Lan.

Foto do post gentilmente surrupidada do álbum do Facebook do Cerro Catedral.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


361 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Elaine
ElainePermalink

Gente,
Fui de ANDES/CVC. Já sabia dos pequenos problemas... Mas fui com espírito de aventura!!!! Meu vôo ia direto para Bari e em cima da hora mudou para Esquel, atrasou uma hora e eu tive que pegar o ônibus...
O avião da Andes pode até ser mais "idoso" que os da Gol e TAM que nós brasileiros estamos acostumados a usar... Mas a TAM usa o Airbus que tem apresentado recorrentemente problemas "operacionais" (digamos assim...) - O vôo da TAM e da Air France que terminaram em desastre, com a morte de todos os passageiros foram em aviões da AIRBUS, com problemas até hoje não explicados... empurrando culpa para os pilotos... Quem lê jornal sabe exatamente do quê estou falando. Além disso o AIRBUS é um avião pesado e precisa de uma longa pista para conseguir decolagem... Não me espanta que não seja possível pousar em Esquel, que tem uma pista "micro". Já a GOL usa aviões da Boeing. Nenhuma ocorrência desastrosa que possa ser culpa do fabricante... A ocorrência da GOL foi p.q. um Legacy o atingiu em pleno vôo... O avião é mais "leve" para sair do solo (decolagem), precisa de menos pista... Só que.... a GOL não voa para Bariloche!!! E mesmo sendo mais leve, não sei se consegueria decolar de Esquel.... A pista é mesmo "micro"!!!
O avião da ANDES, MD-82/83, é fabricado pela Michael Douglas, companhia americana, de renome e muito antiga na fabricação de aeronaves, usa turbinas da GE (uma das melhores do mundo). O avião é pequeno, leve, tem aerodinâmica totalmente diferente dos demais, as turbinas não ficam em baixo das asas, ficam na parte superior/traseira do avião, a impressão que dá é que elas vão dando um grande empurrão no avião. O avião decola fácil, com pouca pista! Me surpreendi!!! Muito rápida a saída do solo após o início da aceleração...
(segue)

Elaine
ElainePermalink

Eu, particularmente, prefiro voar num avião seguro (antigo não é sinônimo de sem manutenção e com defeito!) sem NENHUM serviço de bordo, do quê voar num avião cheio de lanchinhos, almoço, janta etc..., que seja Hi-Tech, que os pilotos não possuem controle algum do avião, pois é tudo eletrônico, e quando o eletrônico falha, o piloto não serve para nada! O avião cai!
NÃO CONHECIA A ANDES! Nunca havia ouvido falar dessa empresa! Antes de concordar com esse vôo fiz uma pesquisa sobre a história da empresa e descobri o motivo de nós no Brasil não a conhecermos (acessem o site da empresa e tirem suas próprias conclusões - É mais seguro voar de Andes do quê de Web Jet, se for pensar em tempo de mercado que a empresa possui...). Como a empresa foi criada em 2005 o histórico era pouco para eu fazer um juízo de valor, logo, fui pesquisar as aeronaves. Beleza! Já gostei quando vi que não era AIRBUS... Vi os problemas e acidentes que ocorreram no passado, as soluções dadas e que não tornou a dar problemas, vi e avaliei as turbinas... Entendi o funcionamento da aeronave na decolagem e aterrisagem (diferente dos que estamos acostumados), mas entendi (sem influência de informações da própria fabricante do avião) que, fisicamente, é mais eficaz que os aviões que pegamos normalmente.
Juntei informações suficientes para decidir voar pela Andes. Não me importa o lanchinho... E o banheiro tinha água e papel!
(segue)

Elaine
ElainePermalink

Galera,
Por algum problema no site não estou conseguindo completar o meu post sad(
Se quiserem saber o restante da hitória da Andes e como foi o restante da viagem, acessem a Comunidade de Bariloche no Orkut, no Fórum "Quem vai Dia 6/8 pela CVC pela CIA ANDES?"

Elaine
ElainePermalink

(No orkut vcs podem ler as demais informações sobre a Andes)
VAMOS AO RESTANTE DA VIAGEM:
Peguei muita neve nos Cerros!!!! Principalmente no Otto e Catedral (o Campanário tinha menos...)
Meu marido e minhas filhas fizeram aulas de ski!
Fomos a Piedras Blancas e fizemos skibunda em 4 pistas (só uma fechada...), e olha que tava choviscando no dia que fomos!!
Muuuuuiiiiiiita neve no Refúgio Neumeyer!
Muuiiita neve na Roca Negra!
Muuuita neve na Noite Nórdica!
Várias vezes nevou durante nossos passeios!!! Várias e várias vezes!!!
No centro da cidade não há neve. Mas neve na cidade só serve para fazer lama, causar escorregões e causar acidentes... smile)
Não caiu cinza nenhum dia!
Vila La Angustura: Eu não fui... Mas quem foi, voltou revoltado! Não aconselho ir.
Quer ter neve garantida? Refúgio Neumeyer - Caminhada a Lagoa Congelada. É impossível toda a neve que tinha lá derreter!!!!! Só vai derreter quando a primavera chegar!!!! Enfiei o pé numa neve "fofa" e minha perna entrou toda, só consegui tirar o pé com ajuda! Em cima da Lagoa Congelada tinha mais ou menos uns 80 cm de neve!!!!!
Vale a pena ir a Bari!!!!
Mas tem que fazer os passeios certos! Se quiser ficar esperando neve na Mitre, vai morrer esperando....
Fica aí minha sugestão: Só vá, se estiver disposto a gastar com passeios adicionais, onde há muita neve!
Beijo a todos!!! Boa Viagem!! Divirtam-se!!!
Eu me diverti muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooo!!!!!

sueli
sueliPermalink

Oi Elaine, foi tranquilizador o seu depoimento! Vc pode me informar quanto pagou pelos passeios abaixo e com quem fez ??
- Refúgio Neumeyer!
- Roca Negra!
- Noite Nórdica!

Abs

Sueli

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! De vez em quando o robô antispam tem um ataque de pelanca, mas já liberamos todo o seu comentário! eekops:

Elaine
ElainePermalink

Eu vi grin
Só que agora tem vários comentários repetidos (rsrsrsrsrsrsrs)
Mas tudo bem!
Valeu!

Elaine
ElainePermalink

Continuando...
Eu, particularmente, prefiro voar num avião seguro (antigo não é sinônimo de sem manutenção e com defeito!) sem NENHUM serviço de bordo, do quê voar num avião cheio de lanchinhos, almoço, janta etc..., que seja Hi-Tech, que os pilotos não possuem controle algum do avião, pois é tudo eletrônico, e quando o eletrônico falha, o piloto não serve para nada! O avião cai!
NÃO CONHECIA A ANDES! Nunca havia ouvido falar dessa empresa! Antes de concordar com esse vôo fiz uma pesquisa sobre a história da empresa e descobri o motivo de nós no Brasil não a conhecermos (acessem o site da empresa e tirem suas próprias conclusões - É mais seguro voar de Andes do quê de Web Jet, se for pensar em tempo de mercado que a empresa possui...). Como a empresa foi criada em 2005 o histórico era pouco para eu fazer um juízo de valor, logo, fui pesquisar as aeronaves. Beleza! Já gostei quando vi que não era AIRBUS... Vi os problemas e acidentes que ocorreram no passado, as soluções dadas e que não tornou a dar problemas, vi e avaliei as turbinas... Entendi o funcionamento da aeronave na decolagem e aterrisagem (diferente dos que estamos acostumados), mas entendi (sem influência de informações da própria fabricante do avião) que, fisicamente, é mais eficaz que os aviões que pegamos normalmente.
Juntei informações suficientes para decidir voar pela Andes. Não me importa o lanchinho... E o banheiro tinha água e papel!
A melhor aterrissagem que tive na minha vida (após muitos vôos) foi no vôo de volta da Andes. Incrível!!!!! Nem parecia que tinha tocado o chão!!!!! A galera toda aplaudiu!!!! (O quê já não se faz mais a algum tempo...)
Gosto muito da GOL e, se eu pudesse, daria a sugestão de não mais comprarem Boeing, e passarem a comprar MD... Mas o Boeing é legal!! Mas o AIRBUS é que ninguém merece!! E a Gol poderia buscar autorização para a rota de Bariloche!!! Seria 10!!!
TENDO DITO O QUE PENSO SOBRE AS CRÍTICAS CONTRA A ANDES... (não tenho nada com a Andes, nem ganho nada da Andes smile))))

LIVIA
LIVIAPermalink

Pessoal, vou contar um pouco sobre nossa viagem para Chilan, apesar de entender que esse local se destina a Bari.
Estávamos com viagem marcada para San Martin de Los Andes via Bariloche para 30/07, pela operadora Fenix. Uma semana antes conseguimos mudar nossa viagem para Chilan, voando Lan.
Os voos e o tranfer foram tranquilos, ótimos. Ficamos no hotel Pirimahuida, que pertence ao complexo Termas de Chilan, mas não tivemos o que prometeram. Aqui no BRasil disseram que haveria tranfer o dia todo para as pistas de esqui e que teríamos acesso a todo o complexo. No entanto, só tinhamos tranfer às 9:30hs e as 17:30hs, fomos impedidos de utilizar o lobby/bar do hotel porque estávamos incomodando os hospedes, não pudemos usar a piscina termal, enfim. Quem for para Chilan deve procurar ficar no Grande Hotel mesmo, que é bem mais caro, ou procurar o novo hotel Nevados de chilan, que foi recentemente reformado. Tirando esses contratempos, a viagem foi maravilhosa, com muita neve e diversão à beça, as pistas de esqui são maravilhosas!

patricia de paula ferreira

Pessoal estou indo para bariloche no proximo dia 23
e gostaria de saber se alguem conhece um estacionamento proximo ao aeroporto de guarulhos que seja seguro para eu deixar o carro enquanto estiver viajando

Carla
CarlaPermalink

Tem um ótimo BR EXPRESS , é coberto e você leva a chave , no site tem os preços já deixei várias vezes e até mais de 6 dias,
te deixam de van no aeroporto.

sueli
sueliPermalink

Não sei se te ajuda e tb nunca usei, mas me informaram que do terminal Barra Funda há estacionamento e vc poderá utilizar o onibus executivo até o aeroporto... pode não ser uma boa alternativa mas se não aparecer outra ...

Estarei indo a BARI no dia 23/8 mas sairei de Buenos Aires - Aeroparque, pela AA via Esquel ... Vc já contratou serviços de transfer aeroporto x hotel ?

Abs

Maria Eugênia
Maria EugêniaPermalink

Pessoal

Só dei uma passada por aqui pra contar que fui para Bariloche em julho (voltei dia 17/07) e apesar da aventura que foi chegar lá e sair de lá, valeu muito a pena. Começamos perdendo a conexão da LAN em Santiago e depois de muito andar de lá pra cá no aeroporto, nos mandaram para Puerto Varas via Sky Linhas Aéreas, 2 escalas pra chegar lá! Fui cagando de medo de cruzar os Andes de aviãozinho à noite, mas chegamos sem nenhum problema, tudo beleza e os aeroportos de Concepción e Temuco (cidades menores que Ribeirão preto) dando banho de eficiência chilena em Guarulhos. Para Bariloche, fui via cruce andino de Puerto Varas (não tinha outro jeito), viagem que deve ser bem mais linda no verão. Não concordo que Peulla é um tédio absoluto. Tudo bem, é no meio do nada e o hotel podia ter um serviço mais eficiente, mas as paisagens são lindas, até na chuva deu pra perceber.
Bariloche estava desertíssima e com os lojistas implorando pros brasileiros entrarem. Pro meu gosto: um paraíso! Odeio lugar abarrotado. Pra ter ideia nem no Cerro Catedral peguei fila, direto pro teleferico. Quando chegamos em Bariloche ainda tinha cinza vulcânica a dar com o pau no chão, dentro de casa tem que andar sem sapato porque se não emporcalha tudo. Mas depois nevou e foi aquela festa para as minhas crianças.
Bom, ficamos uns cinco dias ao todo, vi muitos descontos em todo o canto, comi muito bem, enchi a cara com os amigos e me deu uma pena danada dos nativos porque Bariloche com cinza ou sem cinza é una belleza. Na volta, aeroporto fechado, decidimos pedir reembolso da LAN das minhas passagens para Bariloche e encarar o busão para Buenos Aires. Gente, 20 horas de trajeto que passam como nada. Juro! E com duas crianças! Super confortável o ônibus letto, tinha até um melhor mas não pegamos pque já estava lotado. Nesse trajeto de ônibus via algumas das paisagens mais lindas da minha vida. À duas horas de Bariloche, província de Neuquén, Piedra de Aguilla e aquele Rio Limay esmeralda, de cair o queixo. Foi incrível e totalmente inesperado ver aquela paisagem tão desértica logo saindo da neve da Bariloche. AMEI!!! Foi um dos pontos altos da viagem, acreditem se quiserem. Bom que mais? Fiquei quebrando muito a cabeça se ia ou não ia, hoje não me arrependo um minuto de ter feito a viagem. E a LAN já me reembolsou as passagens no cartão de crédito, pelo menos isso, porque não gostei muito do atendimento deles quando perdi o vôo em Santiago, quem resolveu meu perrengue foi a TAM, beijoca pra eles.

Fabiana
FabianaPermalink

Boa noite
Será que ainda consigo ir a Bari em Setembro? Alguem me sugere uma companhia aerea melhor para ir? Obrigada

Selene
SelenePermalink

Olá
Alguém sabe me dizer se vale a pena fazer a travessia Puerto Varas- Bariloche? A paisagem foi prejudicada pelas cinzas?
Estou com viagem marcada para 10 de setembro e estou sper preocupada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Selene! A paisagem não foi prejudicada pelas cinzas.

Tiago Carneiro
Tiago CarneiroPermalink

Pessoal ola.
Gostaria de dar o meu depoimento em relação a Decolar. Eu ia ara Bariloche do dia 22 saindo do Rio passando por São Paulo e depois indo para buenos aires e em seguda bariloche. O vou B. Aires Bariloche foi cancelado pela Lan. Bom, liguei para decolar porque vi a informação do cancelamento do site da Lan. Na decolar me disseram que eles estavam indicando o reembolso total porque tem pessoas em bariloche que estão tendo problemas para se dirigir aos onibus. Parece que tem faltado onibus. Segundo a decolar, as pessoas estão ligando de Bari para saber informações dos onibus. Bom liguei para o 0300 da Lan chile e disseram que eu poderia ser recolocado em um dos 2 voos que sai no dia 22 de manha um as 9 e um as 10 da manha. Só que os meus voos saindo do rio é as 6 da manha e a chegando em B aires as 13 da tarde. Não havia como pegar o voo. Então sugeri

Tiago Carneiro
Tiago CarneiroPermalink

Pessoal ola.
Gostaria de dar o meu depoimento em relação a Decolar. Eu ia para Bariloche do dia 22 saindo do Rio passando por São Paulo e depois indo para buenos aires e em seguida bariloche. O voo B. Aires Bariloche foi cancelado pela Lan. Bom, liguei para decolar porque vi a informação do cancelamento do site da Lan. Na decolar me disseram que eles estavam indicando o reembolso total porque tem pessoas em bariloche que estão tendo problemas para se dirigir aos onibus. Parece que tem faltado onibus. Segundo a decolar, as pessoas estão ligando de Bari para saber informações dos onibus. Bom liguei para o 0300 da Lan chile e disseram que eu poderia ser recolocado em um dos 2 voos que sai no dia 22 de manha um as 9 e um as 10 da manha. Só que os meus voos saindo do rio é as 6 da manha e a chegando em B aires as 13 da tarde. Não havia como pegar o voo. Então sugeri que me recolocassem no dia seguinte para bariloche permanecendo uma noite em B aires por minha conta(detalhe quando comecei a ver para ir para bariloche minha esposa brigou comigo porque nao iamos a B aires hehehe). Bom então os 2 primeiros voos ficou para dia 22 e o voo para bari saindo do aeroparque indo para esquel ficou para 23 de manha. Só que ia voltar dia 28 então sugeri novamente que eles mudassem a volta para dia 29 para B aires e os outros 2 voos para sao paulo e depois rio ficassem dia 30. Fiz isso para nao haver perda de dias de passeio afinal joguei para frente um dia na ida assim mudei a volta também pra ganhar um dia. A decolar me atendeu prontamente e respondeu rapido com uma ligação dizendo que tudo tinha sido recolado conforme eu havia solicitado e me madou um email com os detalhes dos voos.
Bom como está dizendo no texto desse blog o mal atendimento nao está sendo para todos. Vou aproveitar e comer um churrasco no La Bistecca em puerto madero hehehe. É isso ai quando chegar em bari se deus quizer retorno para voces.!! boa sorte a todos e ate.

Tiago Carneiro
Tiago CarneiroPermalink

desculpem o duplo post cliquei sem querer!!

tito
titoPermalink

Saindo para a grande aventura Barriloche aqui vou eu huhuhuhuhuhuhuhu

Pablo
PabloPermalink

Alguém sabe informar se existe uma forma de se chegar a Pucon partindo de Bariloche sem precisar ir por Puerto Varas? Com o Samoré fechado, fica inviável ir por lá.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo! De Puerto Varas é possível ir a Bariloche pelo Cruce de Lagos, http://www.cruceandino.com . Compre uma "Cruce Rápida" na agência TurisTour em Puerto Varas para não precisar dormir em Peulla.

Há dois pontos de passagem entre Pucón e San Martín de Los Andes.
http://www.sanmartindelosandes.gov.ar/turismo/planifique_su_viaje/como_llegar/pasos_fronterizos.html

Um é o Hua Hum, que requer navegação desde Puerto Fuy. Há um ferry boat por dia e também a travessia organizada pelo Cruce de Lagos.
http://www.viajero.cl/patagonia/publish/travesia/travesia.shtml

O outro ponto é o Mamuil Malal, para viagens 100% rodoviárias. Há duas companhias de ônibus que fazem a rota Pucón-San Martín. Compre a passagem com um ou dois dias de antecedência.

De San Martín a Bariloche você vai com a Vía Bariloche. São 3 a 4 horas de viagem.

Carlos
CarlosPermalink

Bom dia. Chequei ontem de Bariloche, com minha mulher e dois filhos (07 e 08 anos), através da LAN. Não tivemos nenhum vôo com atraso e foi tudo como progamado. Muita neves nos cerros e todos adoramos o skibunda e a aula de Sky. A paisagem está linda e apenas com pouca cinzas (areia) na beira das estradas. A viagem de ônibus de Esquel à Bariloche é tranquila e muito bonita, devido a neve nos morros. Adoramos a viagem e indico a todos que estam em dúvida, que não deixem de ir. Abraços.

Daniel
DanielPermalink

Pessoal, obrigado pela informação do transfer entre aeroportos em Buenos Aires. È por isso que este é meu porto seguro não é de hoje...

Alguém sabe de algum hotel próximo do aeroparque para passar algumas horas da madrugada e descansar um pouco ? Tô levando duas filhas pequenas e tá complicado... Abç.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Não existem hotéis de aeroporto nas cercanias do Aeroparque. Mas a cidade está a 15 minutos de distância sem trânsito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Post fechado para comentários!

Por favor use o post mais atualizado da série, clicando aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/plantao-bariloche-noticias-atualizadas/

Obrigada!