Com menos de uma semana no ar, o post mais recente da novela de Bariloche rendeu mais de 500 comentários. Numa semana de poucas novidades, a caixa de comentários é a minha fonte de informação para este novo post.
Pelo que se pode depreender dos depoimentos, o pito do Consulado Brasileiro (que desrecomendou viajar à Argentina) teve algum resultado. A Aerolíneas Argentinas, alvo principal dos diplomatas brasileiros, começou a dar jeito na grande bagunça da mudança dos vôos diretos Buenos Aires-Bariloche para o esquema via Esquel (com o último trecho operado em ônibus bancados pela província de Río Negro).
Aerolíneas
O 0800-707-3313 continua deixando todo mundo pendurado, mas leio que os leitores estão conseguindo verificar o status de suas reservas no site. Muitas mudanças envolvem também o horário de saída do Brasil e, em vários casos, pernoite em Buenos Aires (que a cia. não está bancando, usando a tal desculpa das catástrofes naturais). Continua havendo cancelamentos em cima da hora (sobretudo do trecho Buenos Aires-Esquel-Bariloche), mas no geral diminuiu o nível de reclamações.
Decolar
Virou a maior fonte de reclamações aqui no site: parece que está difícil remarcar as passagens Aerolíneas compradas pela agência online. Enquanto os clientes diretos têm sido remarcados automaticamente, alguns que compraram via Decolar viraram bolinha de ping-pong entre a agência e a cia. aérea. Não tenho condições de dizer que isso é generalizado; apenas reporto uma situação que apareceu bastante nos comentários.
LAN
A LAN oficialmente só divulga o esquema alternativo até o dia 14 de agosto, mas muitos leitores já estão conseguindo confirmar vôos na segunda quinzena de agosto. Ainda não entendi porque uns conseguem e outros recebem a orientação de voltar a ligar dia 15 -- mas não custa tentar (pelo site ou pelo telefone 0300-788-0045.
Andes/CVC
A cia. responsável pelos vôos fretados confirmados da CVC continua a única a operar vôos diretos ao aeroporto de Bariloche. De vez em quando aparecem reclamações quanto a mudança de horários ou pobreza de serviço de bordo -- mas isso é inerente a vôos fretados, pessoal.
Villa La Angostura
A leitora Adriana Magalhães, de Brasília, é habituée de Villa La Angostura e fez um belo relato da situação da cidade no seu blog, o Atravessar fronteiras. Leia:
Angostura: a beleza sob as cinzas, no Atravessar fronteiras
Cruce de Lagos & Paso Cardenal Samoré
O cruce de lagos continua a única possibilidade de atravessar de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche. A dica é não comprar pela operadora oficial, a Cruce Andino, e sim por agências de rua. Só nas agências é possível comprar a travessia num dia só, seja partindo do Chile, seja da Argentina. Na operadora oficial vão empurrar pelo menos um superdeasnecessário pernoite na monotíssima Peulla, no meio do caminho.
A fronteira rodoviária do Paso Cardenal Samoré, perto de Villa La Angostura, continua fechada, vítima de um impasse internacional. O Chile só admite abrir a fronteira caso seja permitida a passagem de caminhões e ônibus. A Argentina propõe abrir para carros e vans. A coisa não anda.
Chile
Tudo OK em todas as estações.
Ushuaia
Parece que a situação se normalizouu. Mas... aceita um conselho? Não vá de Aerolíneas. Vá de Lan.
Foto do post gentilmente surrupidada do álbum do Facebook do Cerro Catedral.
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
361 comentários