Como chegar a Bariloche 1

Guia de Bariloche

Como chegar a Bariloche

Bariloche está a 1.600 km de Buenos Aires – a mesma distância de São Paulo a Porto Seguro. Tecnicamente, já faz parte da Patagônia. Nós, brasileiros, é que achamos que a Patagônia fica mais ao sul.

Veja abaixo como chegar a Bariloche direto do Brasil ou via Buenos Aires. E também como combinar com o Chile.

Como chegar a Bariloche em voos diretos

A temporada 2022 vai ter voos diretos da Aerolíneas Argentinas, entre 5 de julho e 18 de setembro.

No auge da temporada a frequência será diária.

Pesquise os melhores preços de passagens para Bariloche com nosso parceiro Kayak.

Como chegar a Bariloche via Buenos Aires

A rota regular envolve uma conexão em Buenos Aires; o trecho de Buenos Aires-Bariloche leva duas horas. Compre a passagem da sua cidade até Bariloche; não vale a pena comprar separado da sua cidade a Buenos Aires e de Buenos Aires a Bariloche em passagens separadas.

Caso você compre uma passagem com chegada em Buenos Aires por Ezeiza e saída pelo Aeroparque, o trajeto entre os dois aeroportos corre por sua conta. Nesse caso, você vai precisar de pelo menos três horas de intervalo entre um vôo e outro (1 hora para a imigração, 1 hora para o traslado de táxi, 1 horas para novo check-in.

Veja como se deslocar entre aeroportos em Buenos Aires.

Fique uns dias em Buenos Aires

Existem vantagens em aproveitar a escala em Buenos Aires para ficar um ou mais dias. Você evita os perrengues da conexão (ao menos, na ida).

E pode resolver assuntos como câmbio (veja aqui), chip local (veja aqui) e comprar um cartão SUBE (para andar de ônibus) na capital. (Se você quer resolver câmbio, o ideal é chegar num dia útil, quando as corretoras da calle Sarmiento estão abertas, durante o horário bancário.)

Se você incluir essa parada em Buenos Aires, compre sua passagem na modalidade ‘múltiplos destinos’ ou ‘várias cidades’, que rentabiliza a sua tarifa ao máximo.

Emita o itinerário Brasil-Buenos Aires/Buenos Aires-Bariloche/Bariloche-Brasil no mesmo bilhete. Veja como fazer isso neste post.

Como chegar a Bariloche de ônibus

É longe. De ônibus, Bariloche está a 21 horas de viagem de Buenos Aires. Você pode ver cias., horários e preços no agregador Plataforma10. Coloque como origem ‘Retiro’, que é o nome da rodoviária central de Buenos Aires. Para comprar leito, escolha ‘cama’.

Combinando Bariloche + Chile

Não existem vôos diretos entre Santiago, ou qualquer outro destino do Chile, e Bariloche.

Mas Bariloche é bem conectada a Puerto Varas, nos Lagos Andinos. De ônibus, são 6 horas de viagem. Se você sair da Argentina, veja cias. e horários em Plataforma10. Se você sair do Chile, veja em Recorrido.cl.

A maneira mais interessante de fazer essa viagem é pelo Cruce Andino, uma combinação de 3 barcos e 4 ônibus que vale por vários passeios: os do Lago Blest e do Lago Frías no lado argentino, e os do Lago Todos los Santos e dos Saltos de Petrohué no lado chileno.

É uma viagem de dia inteiro na primavera, no outono e no verão. No inverno é necessário pernoite na ilha de Peulla, no meio do caminho. Veja mais detalhes aqui.

Puerto Varas está a meia hora do aeroporto de Puerto Montt, que tem vôos diários desde Santiago. É também possível viajar de Santiago a Puerto Varas de ônibus (o trajeto leva 12 horas).

Do aeroporto de Bariloche à cidade

No balcão da agência de remis (carro com motorista) Auto-Jet a corrida privativa até o centro sai por 350 pesos. A empresa também oferece transporte compartilhado a 150 pesos por pessoa. Preços de julho/2017.

O ônibus da linha 72 tem tarifa de 21,34 pesos (julho/2017) e vai do aeroporto ao centro, mas são poucos os horários por dia (consulte no site da MiBus) e é preciso já chegar em Bariloche com um cartão de transportes SUBE carregado.

No aeroporto também há ponto de táxi. As corridas são pelo taxímetro. Até o centro, sem trânsito, espere pagar 300 pesos (julho/2017).

Taxistas e remises aceitarão reais ou dólares (a cotação não vai ser boa, mas o gasto é pequeno, não vai fazer diferença no seu orçamento).

Como se deslocar em Bariloche

Veja como se deslocar de carro, táxi, remis, trânsfer compartilhado e ônibus aqui.

Câmbio em Bariloche

Desde o final de 2019, argentinos só têm direito a comprar 200 dólares por mês no câmbio oficial. Como os argentinos poupam em dólar, essa restrição fez renascer o mercado paralelo — o “dólar blue”.

Não vale mais a pena fazer câmbio em casas de câmbio oficiais — inclusive nas agências do Banco Nación dos aeroportos. O câmbio oficial é até 30% inferior ao valor do paralelo, que indica o verdadeiro valor da moeda.

O que fazer?

O melhor é levar dólares, que têm mais valor que reais para argentinos. Para não precisar trocar dólares em casas de câmbio clandestinas, use diretamente no comércio. Normalmente você conseguirá uma cotação mais vantajosa do que nas casas de câmbio convencionais.

Para saber qual é a cotação do dólar paralelo, consulte esta página do site Dolar Hoy. Use o valor do dólar turista como referência.

Em muitos estabelecimentos também dá para pagar com reais por cotações superiores às das casas de câmbio convencionais, mas normalmente o ganho com dólar será maior.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Chip pré-pago em Bariloche

    Estrangeiros agora precisam comprar seu chip pré-pago diretamente nas lojas das operadoras. Se você comprar num kiosko, vai ter que passar numa loja de qualquer maneira para habilitar e fazer funcionar o chip.

    Você vai encontrar lojas de operadoras na avenida Mitre — a Movistar está no número 453, e a Claro, no número 534. Veja como é o procedimento de compra e habilitação neste post.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito