O Tiago do Rotas Capixabas vai agora em setembro pro Deserto do Atacama. E quer fazer o que eu não tive tempo, mas ainda vou fazer: aproveitar para dar uma esticadinha ao Salar de Uyuni, na Bolívia, que não fica longe dali.
O problema dessa esticadinha é que a maioria dos passeios tem nível de conforto sofrível (com trocadilho). E fazer por conta própria requer ou (1) tempo e coragem de rodar num 4x4 nas estradas do deserto ou (2) tempo e coragem de pegar transporte coletivo.
(Tenho um plano de voltar e encarar a opção 2 para documentar.)
A Nati já vez a opção (1), só que saindo de Salta, no norte argentino (uma superviagem triangular). Ela deu as dicas aqui e aqui.
O Tiago não tem tempo pra fazer o esquema da Nati, e está garimpando passeios organizados na net. O problema é que as opiniões parecem ser sempre divididas, então ele fica com um pé atrás.
Vou dar o meu pitaco: nas minhas pesquisas aparece uma agência de holandeses radicados na Bolívia chamada Ruta Verde que sempre é bem recomendada. Eles são baseados em Santa Cruz de la Sierra, mas fazem excursões de/para o Atacama e também em zig-zag. Achei esse roteiro de três dias, com saída e chegada em San Pedro, com hospedagem garantida mais ajeitadinhos da região (mas que eles avisam não serem de luxo). Dá para estender a 4 dias. Eles não dizem o preço no site. Há poucos comentários no TripAdvisor (veja o do alto desta página), mas não achei nenhum desfavorável. Enfim, tive uma boa impressão. Mas deve estar no patamar mais alto de preços desta excursão.
E você? Já fez Atacama e Uyuni na mesma viagem? Recomenda alguma empresa? Fez por conta própria? Incluiu Salta e Jujuy?
Conta pra gente!
128 comentários