De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km -- mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia "tripa" para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach "tripa", você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia "esquartejamento": acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro -- ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia "tripa".

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile - de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia "tripa"? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

151 comentários

simone
simonePermalinkResponder

Super recomendo uma boa parada em Pucon...cidade deliciosa, com vários esportes radicais, e belos lagos.
Dá para alugar uma cabana ao chegar na cidade, com preços ótimos...

Sugiro que se hospede em Puerto Varas, bem mais agradável que Puerto Montt.
Em Puerto Varas, não deixe de ver os Saltos de Petrohue.
E visitar Chiloe vale muito a pena (melhor pernoitar e passar por várias cidades, é uma ilha grande, mas só conheci Ancud)

MIRIAM
MIRIAMPermalinkResponder

Oi Pssoal
Vou em setembro e pretendo fazer os lagos andinos. Temos aproximadamente 10 dias.
Quais as dicas tiposlugares que não deveremos deixar de ver, quantidades de dias nas paradas e meios de trasporte.
Bjs
Miriam

Carolmay
CarolmayPermalinkResponder

Acho que os pontos de parada sugeridos estão bem bons, faria todos eles, só sabendo quantos dias disponíveis para opinar melhor.

Eu fiz uma viagem tripa do Atacama à Patagonia, mas toda de avião (conto tudo aqui: http://www.dicasroteirosviagens.com/2009/09/2-roteiro.html). Tinha preguiça de pensar em ficar passando em fronteiras e queria ver de tudo um pouco na mesma viagem.

Falando em Porto Alegre - São Paulo, meus pais fazem esta viagem de carro todos os anos para virem me visitar aqui em Santos, fazendo uma parada em Curitiba. wink

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Olá pessoal, gostaria de alugar carro em Santiago e vou com mais 5 pessoas , sabe aonde alugo e no aeroporto. Estou com vontade de ir até termas de chillan
Obrigado pela atencao

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiano! Você pode alugar uma van em qualquer das locadoras que atuam no aeroporto. Compare preços em http://www.kayak.com ou use consolidadores como http://www.mobility-online.com.br .

Sonia Granato
Sonia GranatoPermalinkResponder

Rick, é realmente uma loucura mas eu e marido adoramos viajar de carro e sempre q podemos viajamos pelo Brasil e pela America Latina no nosso carro. O que pretendemos fazer é sair do RJ em direção à Foz e por lá entrar para Argentina conhecendo o norte argentino e depois seguir em direção ao deserto do Atacama daí irmos descendo até Puerto Montt e depois voltamos à Argentina passando por Bariloche e daí ir seguindo pela Argentina até o Brasil. Como não temos muito problema com a quantidade de dias que podemos ficar viajando, dá para aproveitar sem correria suas sempre bem-vindas dicas e dos trips tb. Te agradeço demais!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Aqui quem responde é A Bóia. Levem em consideração que a Argentina enfrenta uma crise de desabastecimento de combustível. Os postos no norte da Argentina e na Patagônia são poucos e bastante espaçados entre si.

Kathleen
KathleenPermalinkResponder

Fui ao chile agora no fim de julho/inicio de agosto. Inicialmente, pensei em percorrer Santiago e arredores, descer para Puerto Varas(talvez de carro e parando em Chillan e em Pucon), devolver o carro e voltar de avião. Repensei e mudei a estrategia e o percurso, fomos de aviao de Santiago a Puerto Montt (a LAN e a Skyairline fazem esse trajeto, comprei com 3 meses de antecedencia e ida e volta pela LAN sairam por 293 reais). De lá dormimos 3 noites em Puerto Varas (conhecemos a cidade + Puerto Montt + Frutillar e subimos no Vulcão Osorno (carro + teleferico)), fizemos o Cruce Andino para Bariloche(há posts sobre o passeio aqui no VnV) só pelo motivo de o Paso Cardenal Samore estar fechado, senão iriamos de onibus.
Entao a viagem foi Santiago e arredores + Puerto varas e arredores + Bariloche. Achei interessante incluir Bariloche porque enquanto Buenos Aires fica a 20 hs de onibus de Bariloche, Puerto Varas fica a 5hs de onibus. O lugar é bem bonito e existem atividades mesmo fora do inverno (há posts no VnV tambem).
Uma ideia é aproveitar para ir a San Martin de Los Andes, já que fica mais tranquilo andar de carro sem neve ne?
Dependendo de quanto tempo vc tiver para a viagem, uma ideia (não sei a viabilidade, nunca fiz o trajeto) é ir de Santiago a Puerto montt de aviao, pegar um carro e percorrer: Puerto Varas -> Bariloche -> San Martin de Los Andes -> Pucon.
Salvo engano Temuco tem aeroporto. Aí de lá voltar para Santiago.
Boa sorte no planejamento!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Na primeira vez em que fui ao Chile, seguimos mais ou menos essa estratégia, mas com uma passagem Rio / Santiago // Buenos Aires / Rio. Ficamos 2 ou 3 dias em Santiago logo ao chegar; daí fomos de avião para Calama e passamos 4 dias no Atacama.

Na volta a Santiago, alugamos um carro para devolver em Puerto Montt alguns dias depois - pagamos uma taxa meio salgada para devolver em outra cidade, mas valeu a pena, porque fizemos a Travessia dos Lagos e do sul do Chile prosseguimos para Bariloche e Buenos Aires, retornando então para o Rio.

Nosso primeiro pernoite foi em Viña del Mar - visitamos também Valparaiso e no dia seguinte prosseguimos viagem justamente com a visita a Isla Negra. Na época eu não sei se o Vale do Colchagua não era isso tudo ou apenas se eu não tinha a informação, então seguimos direto para Chillán, onde fizemos o segundo pernoite. No outro dia paramos em Temuco e Villarrica, mas (outra mancada!) não fomos até Pucón - seguimos viagem até Valdivia, onde passamos a terceira noite. No último dia de viagem, paramos para almoçar em Frutillar, deixamos a bagagem no hotel em Puerto Varas, demos uma volta em Puerto Montt, devolvemos o carro e retornammos a Puerto Varas de táxi.

Na época eu fiquei bastante satisfeita com o roteiro, mas hoje faria um pouco diferente - me demoraria um pouco mais no trajeto, para aproveitar melhor o caminho, curtir o Vale do Colchagua, ir até Pucón e, se possível, esticar a Chloé... De resto, acho uma estratégia mais válida para quem não precisa retornar a Santiago ou tem a intenção de voltar de avião, sem fazer o trajeto circular entre Santiago e Puerto Montt.

jefferson
jeffersonPermalinkResponder

Boa tarde Sônia, tudo bem? Fui para a região dos lagos em abril e fiquei encantado com as paisagens. Quanto a ir de carro é uma opção tua, se tens tempo, ótimo, vá de carro. Temuco é pequena e não há muito o que ver,a não ser o Museu Mapuche; mas tens a possibilidade de conhecer o Parque Nacional Conguillio e o vulcão Llaima e em outro dia o Parque Nacional Tolhuaca. Em Pucón te aconselho a ficar uns 3 dias, pois há muito o que fazer e é um dos lugares mais agradáveis dessa região. Imperdível mesmo são as Termas Geométricas, não deixe de visitá-las. Já em Puerto Varas não deixe de ir à Frutillar que tem uma das vistas mais lindas do Osorno e te aconselho a fazer o passeio/travessia até Peulla pelo Lago de Todos os Santos(Esmeralda); o passeio dura um dia inteiro, mas as paisagens são inesquecíveis, ficarão gravadas na tua memória e espero que na memória da tua câmera.
Se quiseres dicas de hotéis, peça por favor. Fiquei em ótimos.
Um grande abraço e tenha uma ótima viagem.

Flavia Tygel
Flavia TygelPermalinkResponder

Olá, Jefferson, vou fazer uma viagem parecida e adoraria saber de suas dicas de Hotéis
Haveria como me corresponder com vc por algum email?
Grata,
Flavia Tygel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Caso o Jefferson não responda, dê uma olhadinha nesse post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Ivone Perez Castro

Jefferson, se puder me enviar dicas de hotéis ficarei grata.

nana
nanaPermalinkResponder

Oi Ricardo e Sônia. Ano passado fizemos essa viagem de carro mas partindo de Bariloche.Já estando no Chile bem perto de Puerto Montt vale a pena Frutillar e assistir a um bom espetaculo no teatro do lado.(tem varias hosterias tipicas alemas).Comer um Kurren (uma torta doce que tem vários sabores com um chá)Tem uma deliciosa na avenida da orla diagonal ao teatro,Logo alguns kilometros Puerto Varas. Visitar Ensenada onde fica o parque do Vulcao Osorno e visitar os saltos de petrohue. (Um passeio lindíssimo melhor que cataratas do iguaçu) e logo depois Puerto Montt. Mas sincereamnte Puerto montt nao tem nada a nao ser que vc queira tomar um cruzeiro no porto.Os pacotes que saem pra Laguna San Rafael-Perto Natales- no vai skorpios III.Lindo passeio

Sonia Granato
Sonia GranatoPermalinkResponder

Obrigada pessoal pelas dicas estou anotando!!!
Jefferson gostaria sim das dicas do hotéis.

jefferson
jeffersonPermalinkResponder

Em Santiago te aconselho a ficar no Blue Tree Hotels Fundador que fica no Paseo Serrano - bairro Paris/Londres.É muito bem localizado e tem uma estação de metrô muito próxima. O preço é ótimo também.
Em Temuco me hospedei no Holiday Inn que não fica no centro da cidade, mas as acomodações e o serviço são ótimos; como tu vais estar de carro, isso não é problema.
Em Pucón, um dos pontos altos da viagem, me hospedei em um hotel muito charmoso chamado La Casona de Pucón. Fica em frente á Plaza de Armas, próximo de tudo. Outra boa alternativa é o hotel Patagonia Pucón (www.hotelpatagoniapucon.cl).
Como já comentei, Pucón é uma região de muitas termas(Peumayén, Quimey-Co, Huife, Los Pozones, Montevio, etc), não deixa de ir a pelos menos uma. Minha favorita é a Termas Geometricas como já disse.
Em P.Varas fiquei no Hotel Solace(www.solacehotel.cl)que é ótimo. Não deixa de fazer uma refeição no restaurante Las Buenas Brasas; os frutos-do-mar são excelentes, para mim, o melhor restaurante da cidade. Outra opção de hospedagem é o Hotel Weisserhaus.
Em Frutillar, um dos lugares mais simpáticos dessa região, não deixa de ir ao Teatro del Lago e de preferência, assistir a um espetáculo se houver. Para almoçar sugiro o Club Alemán e se quiseres tomar um chá com torta, nada melhor que o Lavanda Casa de Té que fica em Frutillar Bajo, Km 1,5 Camino Quebrada Honda, próximo ao teatro.
Por fim, se optares por ficar em P.Montt, o Don Luis Business Hotel é uma boa pedida.
Espero ter ajudado. Boa Viagem!

Emilia
EmiliaPermalinkResponder

Jefferson.
Estou indo para a Região Lagos do Chile em abril 2014 sairemos Santiago de carro , ficaremos 2 dias em Puccon e iremos para ficar 5 dias em Frutillar ou Puerto Varas, nossa dúvida é onde vale mais a pena se instalar Fruttilar ou Puerto Varas.

grata
Emilia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilia! É mais prático ficar em Puerto Varas, que é central para fazer os passeios nos arredores. Veja dicas dos leitores para hotéis aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Kathleen
KathleenPermalinkResponder

Sonia, só depois vi seu comentário falando que necessariamente vai de carro e que ja tinha bariloche nos planos =)
Concordo com a dica do jefferson de ir ao restaurante Fogon las buenas brasas em Puerto Varas, o preço é melhor que os equivalentes em Santiago e é muito bom! O preço da centolla inteira é bem mais em conta que em santiago. Só um detalhe, lá nao passa cartao de credito, então só em dinheiro (aceitam peso chileno, dolar e real.
Adorei um café chamado Café Cassis,tortas altas e deliciosas... hehe fica na orla, ao lado do Hotel Gran Colonos del Sur. Fiquei hospedada nele e gostei. No cafe da manha há varios tipos de kühen.
Em Puerto Montt fui ao Mercado de Angelmo e almocei em um dos restaurantes das palafitas (gorduroso que só), mas valeu para conhecer. Passeio rápido.
Em Frutillar Bajo fui 2x... me apaixonei por aquela ruazinha. Fiz a visita guiada ao Teatro del lago (12h a saida em agosto), almocei no Club Aleman, fui ao Museo Aleman. Os miradores para avistar o vulcao osorno sao uma graça, pena que não consegui ve-lo nenhum dia em frutillar por causa das nuvens (chove muito nessa regiao). Há uns cafés bem bonitinhos, mas no geral não passam cartao de credito, entao tenha $$$.
Como os colegas já comentaram, em Puerto Varas vc tem que fazer o caminho da Ensenada até o Vulcão Osorno e subir, ir aos Saltos de Petrohue, e acho bacana fazer o passeio de catamara até Peulla e voltar no mesmo dia. (faça em um dia com tempo aberto!). Boa viagem!

ADRIANA
ADRIANAPermalinkResponder

Vou fazer uma viagem parecida com essa da Sonia em janeiro com meu marido e 3 filhos. Vamos de avião até Temuco. Alguém sabe a temperatura na região em janeiro ? Precisa levar casaco ? Preciso de dicas de hotéis para ficar com as crianças. E onde é melhor me hospedar: em Puerto Montt ou Puerto Varas ????

Obrigada a todos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Pode ficar fresquinho, mas a tendência é fazer bastante calor. Puerto Varas é bem mais agradável do que Puerto Montt.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/puerto-varas

Cinthia
CinthiaPermalinkResponder

Oi, Adriana,

Moro aqui no Chile e vou fazer esta viagem na próxima semana!
Também vou com criança, minha filha de 5 anos, e, quando voltar, te conto tudo.

Enquanto isto, te convido para conhecer meu blog, onde escrevo dicas de passeios com crianças aqui pelas terras chilenas.

http://chileparacriancas.blogspot.com

Estou aproveitando todas as dicas daqui, como sempre!
Até a volta!

Cinthia
@chileparacriancas.blogspot.com

Aline Almeida
Aline AlmeidaPermalinkResponder

Oi! Estou pensando em fazer o que o Rick falou. Fazer esse roteiro de carro de Santiago até Puerto Montt e depois pegar o avião da Lan Chile de volta a Santiago. Alguém sabe se as estradas no Chile são bem sinalizadas? É tranquilo fazer esse trajeto? Vou com uma amiga e devemos ir em Outubro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! São bem sinalizadas, sim! grin

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

Oi Riq e Sônia, eu e meu marido fizemos essa viagem em novembro de 2009, porém, fomos até Puerto Varas, de carro alugado, e de lá pegamos um ônibus para Bariloche.

Foi uma viagem deliciosa para quem gosta de viajar de carro, as estradas são excelentes, bem sinalizadas, asfalto ótimo, sem falar nas paisagens, sempre com algum Vulcão onde os olhos alcançam. Saímos de Santiago (cujo trânsito é uma loucura!) e fizemos um pernoite em Chilan, depois seguimos até Pucon, onde passamos 4 dias.

PUCÓN: A cidade é fofa e muito tranquila em novembro. Não deixe de visitar as termas, que ficam afastadas do centro, eis uma das vantagens de estar de carro. Ficamos no charmoso hotel Monte Verde www.monteverdepucon.cl

De Pucón seguimos até Puerto Varas contornando o Vulcão Osorno, passando por Frutillar e outros pequenos vilarejos. Mas o imperdíviel é sair um pouco da rota antes de chegar em Puerto Varas e visitar os Santos de Petrohue.

Alguns trechos da estrada são de rípio, aventura garantida. Dá pra você organizar o percurso por esse site: http://www.ruta0.com/

Infelizmente nós não gostamos nem um pouco de Puerto Varas! De lá seguimos para Bariloche, que apesar de ter outra cara em novembro, também não tem a muvuca de brasileiros no inverno, mas continua um charme. De Bariloche alugamos outro carro e seguimos até Puerto Pirâmides para avistar as baleias francas... bem, mas daí já é outra viagem!!!

Fábio Erasmo
Fábio ErasmoPermalinkResponder

Cheguei ontem 02/10 do Chile. Como Santiago já está mais do que discutido no VNV vou dar uns pitacos no restante da Viagem. Chegamos em Santiago e fomos direto para Temuco no sábado dia 24/09. Alugamos um carro e fomos para....

PUCON- (3 dias)Essa cidade merece uma visita de uma Bóia, do próprio Comandante para passar para mais brasileiros a magia que é essa cidade. Tem o aroma das araucárias, tem lago Villarica, tem o maravilhoso vulcão Villarrica que se ve o tempo todo de todos os lugares da cidade. Tem Thermas de todos os tipos, rústicas, elaboradas, bucólicas. Se estiver com um carro não perca o passeio e vá em direção a Argentina rumo ao Parque Nacional Villarica, a estrada é de tira o fôlego, e no final mesmo sem atravessar a fronteira tem um vulcão lindo o Lanin. Tem o Centro de Ski no vulcão, da pra descer o rio Trancura fazendo Rafting, se vc é mais tranquilo da simplesmente para andar de bicicleta, comer em alguns dos vários restaurantes simpáticos.Minha filha quer porque quer morar em Pucon, se apaixonou pelo Chile e principalmente por esta espetacular e pequena cidade.Fiquei no Hotel pucongreenpark.cl reservado pelo hoteis.com. Excelente espaço,excelente café da manhã.Fica ha 3 km da cidade e tem bicicletas gratuitas para passear na cidade.Se for subir o Vulcão Villarica prepare-se a coisa não é tão simples, principalmente com muita neve como estava quando eu fui.

Puerto Varas/Frutillar-(02 dias) Estivemos nos lugares que o comandante esteve e também recomendo voltar de carro para Puerto Varas margeando o lago, várias fazendas lindas e a vista constante do Lago, em Puerto Varas ficamos no Solace Hotel, excelente serviço, prestação de serviços , funcionários agéis e prestativos, localização excelente pois fica próximo do centro e do lago.

Valdivia(meio dia)- Segui a recomendação do Comandante e desci até valdivia, sai de manhã de pucon e almoçamos em valdivia, vale a parada no mercado fluvial após o almoço para ver os enormes leões marinhos selvagens que ficam aguardando as sobras da pescaria.

Santiago(tres dias)- Tudo já foi falado de Santiago, mas consegui me supreender positivamente. Linda, moderna, organizada, não peguei um táxi, só metro e caminhada que é um prazer em uma cidade tão linda com a cordilheira dos andes de fundo.

Voei pela Lan 4 voos, todos adiantados e organizados, expressão de como é o Chile.

Estou a disposição e como o Vnv inspirou a viagem, a idéia é ajudar na sinergia de informações.Um abraço a todos e depois de pagar o Cartão de Crédito(dólar não está para amigos) pensarei em uma nova viagem ao Chile.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Fábio,

Como faço pra entrar enm contato com vc? Estou pensando em ir ao Chile (Santiago e lagos andinos) fazer o mesmo roteiro que vc fez e na mesma época (final de setembro, começo de outubro). Serão duas semanas e a maior dúvida é com relaçao ao clima pois iremos ocm meu filho de 4 anos. Vc pegou muito frio? Vc lembra se ainda tinha neve no vale Nevado? Se puder, mande um e-mail pra mim com o seu contato:ivanapcoelho@bol.com.br
abs

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Ricardo, Bóia,leitores.....
Olá....
Desculpem, se eu estiver sendo repetitiva, pois enquanto lia,separadamente alguns comentários,ia perguntando..
Se permitirem, vou resumir minhas dúvidas:
Estarei em julho por dois 2 em Pucon. Estarei de carro.
Não quero escalar o vulcão. Meu filho gostaria de ir em alguma pista de esqui para iniciante.
Peço informações e sugestões:
É possível subir de carro até algum trecho?
O teleférico vai de onde até onde?
Pista para iniciante?
Recomendação de agência para este fim?
Muito obrigada,
Mônica.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! A estação fica a 20 minutos da cidade. Informe-se localmente sobre as condições da estrada e necessidade de corrente. Há aulas para crianças de esqui e snowboard. Os meios de elevação são exclusivos para quem esquia.

Dica: Valle Nevado, em Santiago, vai inaugurar um teleférico aberto ao público este ano. O teleférico levará a um restaurante a 3.200m de altitude.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Bóia,
Muito obrigada pelo retorno.
Repasso as informações que obtive,de quem já esteve na região em julho, pois é muito bom poder compartilhar informações!
"Durante as épocas de temporada é obrigatório o uso de correntes nas rodas do carro.Para ir à pista de aprendizado: parar o carro no estacionamento, pegar o teleférico até a cafeteria, onde está a estação de esqui, e a pista de aprendizado, mas apenas até ali, depois é só para esquiadores.
Contratar a aula e alugar os esquis na estação é mais caro,mas vale a pena, pois além de não perder tempo,as aulas serão na pista de treino, ocorrendo qualquer problema será bem fácil solucionar. Se for alugado , na cidade,terá que voltar, resolver e retornar...."
Abraços,
Mônica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Obrigada por compartilhar!

Paulo Ricardo Mezzari Chavarria

Pretendo ir ao Chile em Novembro.Estou planejando passar alguns dias em Santiago e depois alugar um carro e conhecer Valparaíso e Viña Del Mar.Depois seguir de trem até Chillan.Alugar um carro novamente nesta cidade e dar uma esticada até Pucon, retornando à Chillan e voltando à Santiago novamente de trem.Não sei se este seria o melhor planejamento,pois nunca estive no Chile.Conto com as dicas dos que já conhecem este belo país.
Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O roteiro nos parece bastante racional!

katia
katiaPermalinkResponder

Oi Bóia,
Estou indo para Santiago dia 13/03/12 e de lá pretendo pegar o trem para Temuco ou Chillan.Seá se vc ou alguém saberia me dizer se o transporte via trem está ativo? É fácil alugar carro em uma destas cidade?
Agradeço quem puder ajudar.
Katia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! O trem está ativo.

http://www.terrasur.cl/link.cgi/

É fácil alugar carro em todo lugar turístico.

katia
katiaPermalinkResponder

Olá Bóia,
Obrigada pela resposta e por toda a ajuda que o site proporciona.
Em relação a vigem de trem, é preciso comprar passagem na hora ou devo comprar aqui no Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Por favor não saia perguntando a mesma coisa em vários posts. Já respondi no outro post que você perguntou. Compre com antecedência, não há razão para comprar na hora se dá para comprar online.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Meus queridos, queria uma dica, pois irei a trabalho para Santiago na última semana de novembro e terei o final de semana anterior livre. Como já fui a Santiago 2 vezes, pensei em aproveitar o final de semana para visitar um lugar diferente. Fiz um bate e volta a Vina del Mar e Valparaiso em uma dessas idas, mas não dormi nestas cidades. Vale a pena ficar o final de semana por lá? E como é o clima em novembro, dá para curtir uma praia? Tem movimento?

Agradeço as dicas!

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Pedro! O Comandante recomenda o pernoite em Valparaíso numa sexta-feira ou sábado, para aproveitar a noite no Cerro Alegre!

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/

lucienne
luciennePermalinkResponder

Olá pessoal,

Estarei entre dez e jan fazendo uma viagem parecida a que vcs estao comentando e preciso uma ajuda. Vou de Santiago a Temuco de
aviao e la estou tendo muita dificuldade p/ alugar um carro p/ seguir até Puerto Varas(devolve-lo em P.V), os aluguéis sao altissímos, cerca de US$ 800 por 6 dias e devolucao em lugar diferente. É isso mesmo?? Alguém tem uma locadora p/ indicar??

Ah...e depois seguimos de aviao p/ Punta Arenas, de lá de onibus p/ Puerto Narales e El Calafate,onde tbém nao estou conseguindo comprar as passagens by bus por aqui. Agradeco se alguém tiver dicas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Lucienne! O Chile é um país bem grande. Devolver carro em outra cidade é caro sempre. Melhor alugar em cada lugar, devolver e seguir viagem, alugando no próximo.

Ellen Monteiro

Olá, vou viajar com meu esposo mês que vem para santiago, gostariamos de conhecer a região dos lagos e o atacam em 23 dias.

O tempo é suficiente?

Ellen Monteiro

Oi pessoal, é melhor ir primeiro para onde ATACAMA ou REGIÃO DOS LAGOS?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ellen! Como você tem bastante tempo, separe seis dias inteiros para o Atacama, excluindo o da chegada; assim você vai poder fazer todos os passeios disponíveis e ainda descansar um pouquinho.

Santiago merece pelo menos 4 dias; a região dos Lagos, no mínimo 3 ou 4. Você pode usar os outros dias para passar no Vale do Colchagua, entre Santiago e o sul, ou ir até a ilha de Chiloé, ao sul de Puerto Montt, ou então atravessar para a Argentina -- pode ir de Pucón a San Martín de los Andes, continuar a Villa La Angostura e Bariloche, e atravessar de volta a Puerto Varas.

Deixe para o final a região sobre a qual você deposita mais expectativas; indo para um lado ou para o outro você precisará passar por Santiago para ir à outra.

Gisele
GiselePermalinkResponder

Em primeiro lugar parabéns por este espaço maravilhoso realmente é muito gostoso viajar por este site rsrsrs ...
Estou com viagem marcada para o Chile no dia 02/06 com retorno para o dia 23/06 e gostaria de conhecer o Atacama e a região dos lagos + ilha de Chiloé e também gostaria de dar uma passada em Chillan além de Santiago será que vai ficar muito apertado os dias ??? Vc tem alguma dica para me dar ???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Neste post-resumão de possibilidades você vê o mínimo de dias recomendado para cada lugar:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Raynice Pereira

Olá,estarei levando um grupo de amigos e parentes p/ Santiago/ Puerto Montt e Puerto Varas c/ direito à 1 noite em Peulla, no período de 04 à 13 /10/12 ,encontrarei neve como se acha em Bariloche neste período(que é a última temporada)? Grata, Lila.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raynice! É mais provável que não encontre mais neve. Agosto até meados de setembro é a época mais garantida.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi Bóia, tudo bem?

Você conhece alguma companhia de turismo que faça os passeios pela região dos lagos: Puerto Montt, Puerto Varas, Vulcões?(estarei hospedada em Puerto Montt no hotel Apart Club Presidente Puerto Montt). Irei na primeira semana de julho para Santiago, ficarei do dia 1/07 a 4/07 e embarcarei para Puerto Montt no dia 4/07 com volta no dia 6/07 para Santiago novamente.
Em Santiago, você recomenda o Valle Nevado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! A maior agência de passeios dos lagos é a Turistour. Mas você encontrara folhetos de várias companhias no seu hotel.

Leia tudo sobre Santiago aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá!Pretendo fazer o roteiro Pucón a Bariloche de carro (com paradas em Valdivia, Osorno, Puerto Montt, Puerto varas, Frutillar.. )em novembro ou dezembro deste ano e gostaria de saber se é tranquilo viajar de carro de Puerto Varas até Bariloche. No site www.ruta0.com , o trajeto sugerido é de 324km de estrada e asfalto... não é necessário atravessar os lagos por balsa..
É isso mesmo? Alguém já fez este percurso de carro? É tranquilo ir até Bariloche de carro? Estou com receio porque eu e meu marido iremos com o nosso filho que nessa época terá 1 ano e 10 meses! smile
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Costuma ser complicado alugar carro para atravessar a fronteira, e você teria que voltar ao país de onde saiu para devolver. Nossa recomendação é alugar o carro no Chile, fazer todos os passeios, então atravessar de barco ou ônibus e alugar um novo carro na Argentina.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Vou ficar alguns dias em Pucon agora em agosto. Vale a pena ir um dia a Valdivia ou Osorno?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Depende de quantos dias você vai ficar. Aproveite Pucón; quando der Pucón por vista ou curtida, então pense em passear. Mas em princípio Pucón se basta.

Valério e Tetê

Oi, maravilha esse post.
Temos uma viagem programada para setembro próximo, na qual faremos esse trajeto.
Já vamos usar algumas de suas dicas, mas se puderes dar uma olhada no nosso roteiro e opinar, ficaremos gratos. http://nosvamosdecarro.blogspot.com.br/2012/04/rota-andespatagonia-2012.html

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá! Vamos p/ o Chile no final deste ano e vamos passar Natal e Réveillon. Gostaria de saber se é viável passar o réveillon em Valparaíso ou se fica mto lotado por ser cidade de praia.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Leia relatos sobre o Ano Novo em Valparaíso neste post: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012/

Vicente
VicentePermalinkResponder

Olá Boia!

Estou planejando uma viagem para o Chile entre maio e agosto de 2013. A idéia é alugar um carro em Santiago para ir até Puerto Montt, parando em várias cidades... A volta seria de avião, porém, me espantei com o preço da passagem, a partir de R$600,00 por pessoa neste trecho. É isso mesmo? Teria alguma outra sugestão para volta?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vicente! São onze horas de ônibus.

Juliana Castro

Olá Bóia!
Eu e uma amiga estamos querendo passar 12 dias no chile (incluindo o dia de ida e volta).
A ideia era ir de avião até Santiago, de lá pegar um ônibus até Puerto Montt direto. Lá alugar um carro e ir subindo, passando por Puerto Varas, Pucon, Vina del Mar, Valparaíso e depois de voltar a Santiago.

Queria saber se dá pra fazer tudo isso em 12 dias... queríamos ficar 2 dias em santiago, 1 em vina del mar, 1 em valparaiso, 1 em puerto montt, 2 em puerto varas (peulla e frutillar) e 2 em pucon.
Será que tá bom? Será que dá tempo??? Quantos dias vc recomenda ficar em cada uma dessas cidades? É tranquilo viajar de carro lá?
To com muitas dúvidas, espero que possa me dá uma ajuda. Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Veja as recomendações do Ricardo Freire neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Luciene Sampaio

Adorei esse site, farei uma viagem de moto de São Paulo até Santiago no Chile e gostaria da sua opinião, ficarei 3 dias em Foz do Iguaçu, queria conhecer Medonza e chegar até Santiago. Tenho algumas dúvidas a primeira : é seguro viajar pela Argentina e Chile de moto? E a outra é : gostaria de ir até Puerto Montt, vale a pena andar essa distância ou tem lugares mais interessantes perto de Santiago? Se puder me dar algumas dicas tenho 20 dias para viajar. Obrigada.
Luciene Sampaio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciene! Somos um site de turismo mais convencional. Viagens longas de carro e moto requerem outro tipo de know-how. Procure um forum de motoqueiros, é muito mais seguro para você.

Santiago do Chile – em busca da neve « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

[...] Leia também: De Santiago ao sul do Chile, de carro: onde parar [...]

Regina
ReginaPermalinkResponder

Olá Ricardo, sempre que viajo faço uma consulta a suas ótimas dicas. Desta vez vou ao Chile e estou na dúvida quanto a entrada e saída do pais. Você poderia me ajudar? Veja só o que estou pensando em fazer. Tenho no maximo 15 para ficar fora do pais.. Quero ir a Santiago, ao redores como Valparaiso, Vinha Del Mar e Mendonza (Argentina) depois iriamos ao sul, Puerto Montt, Puerto Varas e Frutillar. Pelo site voce indica ir ao vale de Conchagua. Estou receosa de tantas coisas e pouco tempo. Além disso só eu dirijo. Qual seria sua sugestão para roteiro? Obrigada Regina.

sergio souza
sergio souzaPermalinkResponder

Ricardo, gostei muito dessas dicas para vir de carro de Santiago até Puerto Montt, parando nesses diversos pontos sugeridos.
Duas perguntas: Quero fazer essa viagem no começo de Junho, é tranquilo ou vou encontrar muita Estrada com neve, escorregadias nessa época? Terei 12 dias, sendo 4 em Santiago e 8 para ir ate PM: são suficientes para descer de carro e voltar de avião? Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Só haverá neve em estradas para montanhas; na auto-estrada principal não haverá. Pense em dois dias para o Colchagua, três dias para a região de Pucón e três para a de Puerto Varas. Se for a Chiloé, tire um dia de Pucón.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Olá! Irei para Puerto Varas em 20/11/13,gostaria de saber a temperatura nesta estação!Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Nunca é quente demais no sul do Chile, espere pegar picos mínimos abaixo de 15ºC.

Ismar
IsmarPermalinkResponder

Olá Boia,

Pretendo ir de carro de Santiago a Pucon e voltar de avião de Temuco para Santiago. A viagem será do dia 07 a 16 de agosto.Pretendo fazer o seguinte roteiro: Santiago para San Fernando,depois Termas de Chillan, Pucon e talvez San Martin de los andes. Tem uma dúvida para ir de carro de Chillan para Termas de Chillan e de Temuco para Pucon será necessario colocar correntes?
Quantos dias sugero para San Fernando, Termas de Chillan e Pucon?
Obrigado antecipadamente pelas informações

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ismar! Em apenas 9 dias de viagem esse itinerário está muito ambicioso. Os dias no inverno são curtos, e você vai precisar de correntes sim nas estradas de montanha.

Não pense em "ticar" lugares. Pense na melhor experiência de viagem que você pode ter. Escolha uma estação de esqui, aproveite tudo o que ela pode oferecer. Se ficar em San Fernando, fique o tempo suficiente para fazer quantas visitas a vinícolas a sua curiosidade e o seu nível de conhecedor de vinhos exigir.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Pretendo fazer viajem de carro pelo Chile 20 à 28 de setembro. Gostaria de saber do clima neste periodo, se ainda tem neve nas estradas. Estamos em duvida entre fazer Santiago a Puerto Montt (região dos lagos) ou ir de avião até Puerto Montt e carro até Puerto Natales ( Carrete Austral). Pegando o carro em um ponto e largando no outro. Não sei qual trecho é mais interessante já que o percurso em km é praticamente o mesmo. Qual a dica, por favor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! É muito raro acumular neve em auto-estrada em baixa altitude. Existe neve nas estradas de montanha. Entre PUerto Montt e Puero Natales são 2.400 km, é inviável fazer nesse parco tempo de que vocês dispõem. Além disso, a época de ir à Patagônia é o verão.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Ok, muito obrigada!
Vamos fazer Santiago/ Puerto Montt. Para esse trajeto vi que há varias sugestões. Depois conto como foi!

mello
melloPermalinkResponder

Estou indo para Santiago dia 10/01 devo ficar 06 dias em Santiago e 14 viajando ( carro alugado ) a partir do dia 16 . Como estou muito acostumado a dirigir gostaria de ir até Puerto Mont. Os passeios nas vinícolas seria melhor fazer com grupos ou alugar o carro 02 dias antes em Santiago. indo até Puerto Mont quais as cidades que poderia passar e dormir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mello! O caminho de Santiago a Puerto Montt está esmiuçado no texto; você decide onde parar.

Neste caminho há vinícolas no vale do Colchagua.

Leia sobre vinícolas nos arredores de Santiago e como chegar até elas neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

mariana
marianaPermalinkResponder

Estou planejando uma viajem para o Santiago e Lagos Andinos entre abril e maio do ano que vem.
Alguém sabe me dizer se o topo do vulcão Osorno fica nevado o ano inteiro ? Se não , tem alguma outra atração lá que valha a pena subir nessa época do ano ?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! O topo do Osorno fica nevado o ano inteiro, mas não haverá neve na estação de esqui, que é a parte visitável.

mariana
marianaPermalinkResponder

Obrigada Bóia pela resposta tão rápida! Então aproveitando ... alguma sugestão sobre algum local na América do Sul ou Central talvez ?! Onde eu possa ao menos ver (e tocar!) neve nessa época do ano ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Em abril e maio, não; só mesmo a partir de meados de junho.

mello
melloPermalinkResponder

Obrigado Bóia

Michelle
MichellePermalinkResponder

Estou pretendendo fazer uma viagem saindo de SAntiago e indo até Pucon, com parada em Chillan, no final de setembro início de outubro, de aproximadamente 8 dias.
Gostaria de saber se vale a pena ir de carro até Chillan ou de trem, e quando fecham as estações de esqui nestes locais. Quais as dicas adicionais as que estão nos posts?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle!

Tudo vai depender da quantidade de neve que ainda haverá no fim de setembro. Acompanhe a data de fechamento das estações pelos Facebooks de cada uma delas. Aqui você tem os links:
https://www.viajenaviagem.com/neve-2013

Se você quer passar algumas noites no Vale de Colchagua, vá de carro. Se quer ir somente a Chillán e Pucón, use o transporte coletivo.

Cavalhero
CavalheroPermalinkResponder

Olá Bóia, parabéns pelo site. Estarei no Chile entre 21 de dezembro à 10 de janeiro, chegando por Santiago de avião. A ideia é fazer esse roteiro de carro alugado que está incrivelmente bem indicado aqui. Obrigado pelas dicas. Apenas gostaria de saber sua opinião sobre fazê-lo de modo inverso, ou seja, ir até Puerto Montt de avião, alugar um carro por lá e começar subir até Santiago. Como nesse período teremos 24 e 25 (Natal) e 31 e 01 (Ano Novo) você me aconselharia um lugar específico para essas datas?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cavalheiro! O sentido inverso também é possível.

Leia sobre Natal fora de casa:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa/

Leia sobre Réveillon em Santiago e Valparaíso:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2013

Ava
AvaPermalinkResponder

Eu e meu esposo iremos a Bariloche no próximo dia 19 de setembro. No dia seguinte faremos o Cruce Andino. A ideia inicial era ficar em Puerto Varas até o dia 22 e neste dia à noite pegar um ônibus pela Turbus para Santiago, pois, a princípio, no dia 27 já estaremos retornando ao Brasil; Acontece que não há ônibus nestes dias (conforme o sitio do Turbus), nem voos pela Lan, e a Pullmann não há disponibilidade de assentos sad E agora? Estou correndo contra o tempo pra buscar a melhor opção...pensei nas seguintes:

1) retornar a Santiago no ônibus noturno do dia 20...e esquecer os dois dias em Puerto Varas; PERGUNTO: Há outras empresas que fazem o trajeto? Há serviço de transfer de Puerto Varas para Santiago?
Não há venda de bilhetes diariamente para Santiago na rodoviária de Puerto Varas?
OU
2) alugar um carro e seguir viagem no dia 21 pernoitando neste dia em Pucon e no dia 22 em Chillán, prosseguindo viagem até Santiago.
Pelo que foi dito aqui, as estradas são boas, sinalizadas, paisagem de encher os olhos, PERGUNTO:
Pelo Google Maps de carro de Puerto Varas/Pucon = 5h40 e de Pucon/Chillán=7horas...é isso mesmo?
O que sugere para hospedagem tipo 3b(bom, bonito e barato)em Pucón e Chillán?

Vou tentar remarcar a volta para o dia 30 de setembro - o que seria o ideal - mas como foi emitida com milhas, não se será possível. Portanto, melhor com contar. Fico no aguardo. Obg.

Ava
AvaPermalinkResponder

Digo, melhor nem contar com uma remota remarcação da volta para o dia 30.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ava! Não sei o que você fez de errado, mas aqui no meu computador, usando Chrome, eu consigo confirmar passagens de Puerto Varas a Santiago no dia 22 tanto pela Turbus quanto pela Bus Norte.

http://www.busnortechile.cl/

https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompraCMS.jsf

Ava
AvaPermalinkResponder

Valeu, mas tá estranho...qdo acesso o sítio da TURBUS continua aparecendo dias 19,20,23,24.. pulando os dias 21 e 22, como se não houvesse. (Detalhe: tb uso o Chrome). Afff!!! A propósito, ao invés de passar 2 dias em Puerto Varas, me sugeriram passar 1 dia em Pucon. Estou tentando comprar passagens pela JAC(www.jac.cl) - parece brincadeira, mas pela TURBUS não há disponibilidade e pela BUS NORTE não aparece Pucón como destino. Não consigo avançar na operação porque é solicitado o número de um tal RUT...imagino que seja algum código de cadastro do usuário, mas não visualizo link para me cadastrar... Enviei msg pra empresa e até agora não me instruíram como fazer. Vc sabe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ava! Os dias que você acha que não aparecem são o fim de semana, que têm cor diferente. Clique neles, não dá choque.

Ainda não tentamos usar o site da JAC. Mas se você não fizer o Chile correndo, poderá comprar as passagens de ônibus ao chegar, com um ou dois dias de antecedência.

Ava
AvaPermalinkResponder

Pelo visto vc não prosseguiu a sua consulta no site da TURBUS.até o fim..siga as etapas: one way / origem Puerto Varas/ destino Santiago/ data da partida selecione 21 de setembro (de fato, está na cor laranja)/ nºde bilhetes:2/ click em "comprar online" e verás que não é por medo de levar choque. Creio que não aparecem, porque não há mais disponibilidade. Mas, como disse antes, já não iremos direto de Puerto Varas a Santiago, pois decidimos ir para Pucón no dia 21 e só no dia 22 seguir viagem para Santiago. O problema é justamente esse: comprar com antecedência qdo chegar lá, pois chegaremos no dia 20 à noite em Puerto Varas e provavelmente os guichês estarão encerrados. E tenho receio de não conseguir com nenhuma outra empresa. Nosso roteiro, sintetizando,será o seguinte: dia 20-Cruce Andino Bariloche/Puerto Varas; dia 21 -Puerto Varas/Pucón(à tarde); dia 22-Pucón/Santiago(à noite); de 23-Valle Nevado(já que chegaremos bem antes do check in); 24 e 25-Santiago e 26-Valparaíso. Se Deus quiser dará tudo certo. Queria viajar pela TURBAS por ser mais confortável e por melhor serviço. Mas verei outras empresas. Obg pela atenção e tentativa de ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ava! Se não há lugar nos ônibus, deve ser pela volta do feriado de Fiestas Patrias, em que os santiaguinos debandam da cidade.

Tátia
TátiaPermalinkResponder

Olá! Boa noite! Estamos indo para Puerto Montt em dezembro depois do natal. Vocês poderiam indicar o melhor local para alugar um carro? Vi o site sugerido:
http://www.interpatagonia.com/puertomontt/car-rental.html
Mas estou em dúvida... Alguém já locou carro em alguns destes locais? Poderia me dar uma opinião?
Obrigada!!

Adauri
AdauriPermalinkResponder

Boa tarde pessoal!!

Pretendo fazer praticamente o roteiro feito pela leitora Sônia, ou seja, Alugar carro em Santiago e ir até Puerto Montt ou Puerto Varas, onde me parece ser a região dos Lagos Andinos.
A diferença é que penso viajar em Maio próximo, num período de mais ou menos 15 dias. Aí pergunto: é uma boa época pra conhecer o Chile?
Gostaria de obter mais informações sobre o trajeto, tais como: onde alugar e o preço do carro; hotel ou cabana para se hospedar etc..etc..
Um abraços à todos
Adauri

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adauri! O outono é uma boa época para viajar pelo Chile. Não espere neve em Santiago.

Veja indicações de hotéis neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Sugerimos cotar o aluguel do carro no nosso parceiro Rentalcars, que traz preços em várias locadoras.

Você pode também checar as comparações de http://www.expedia.com , http://www.kayak.com e autoeurope.com .

Marcello Lab
Marcello LabPermalinkResponder

Em março de 2014 aluguei um carro em março de 2014 no aeroporto de TEMUCO para viajar até PUCON com a locadora AVIS. O carro oferecido estava com defeito onde não ligava o GPS, além de pneus velhos. Na vistoria nos cobraram pneus novos além de outras cobranças indevidas! Os funcionários são muito despreparados e grosseiros. Cuidado com a AVIS no Chile! Não aluguem carro com a AVIS.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá pessoal!
Li quase todos os comentários e o meu roteiro inicial já mudou algumas vezes enquanto fui lendo...rs

Vou passar 2 semanas no Chile, dedicando a 2ª semana para Santiago. Estou em dúvida se vale mais a pena conhecer a Região dos Lagos, talvez seguindo o conselho do Ricardo Freire (ir de avião até Puerto Montt e voltar via terrestre), ou se vale mais a pena ir para o Atacama passar umas 6 noites, visto que estou indo no inverno (final de julho).

É possível aproveitar a região sul nessa época, ou os passeios se restringem a esquiar? Algum palpite de qual roteiro seria mais proveitoso?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Só se esquia em Pucón e Osorno. Não se esquia na região de Puerto Varas. Os chilenos preferem a região no verão.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Obrigado Bóia!

Então vc acredita que nesse período (final de julho) talvez fosse mais interessante dedicar a 1ª semana ao Atacama, e deixar para conhecer a região sul em outra época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Isso mesmo. No Atacama você vai pegar frio à noite, mas vai aproveitar o dia com temperaturas amenas. Os Lagos Andinos são melhor aproveitados no verão, a não ser que você considere fazer a travessia para a Argentina para esquiar em Bariloche, por exemplo.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Riq/Boia,
Estou planejando minhas férias deste ano para o Chile. Após ler os posts acima, montei o roteiro abaixo e apreciaria a sua opinião:
SP até Puerto Monnt
. 2 noites em Puerto Varas
. 2 noites em Pucón
. 2 noites em Colchagua
. 2 noites em Valparaiso
. 2 noites na Cordilheira dos Andes (ainda vou decider se vale a pena ficar aqui)
. 2 noites em Santiago
. Travessia para Mendonza
Retorno de Mendonza para SP
Será que vai ficar corridor?
Obrigada e parabéns pelo blog, sempre ajuda muito!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Devolvendo o carro em uma cidade diferente daquela em que você alugou, talvez incida uma sobretaxa.

Está pouco tempo em Puerto Varas e Santiago. Não se vai de carro à Cordilheira em agosto. Use vans. (Dificilmente você conseguirá algum hotel que hospede você apenas dois dias em plena temporada.) Você precisa também de dois a três dias em Mendoza. É muita viagem para pouco tempo.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Esqueci de mencionar, a idéia é alugar carro em Puerto Varas e subir de carro e estou planejando ir em Agosto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar