A gente já tinha ido na outra encarnação, e quase voltou durante a temporada de 2008. Dessa vez a gente tinha pouco tempo em Paris e a idéia de não fazer nada de especial, só flanar. Mas daí fui ler o post do Conexão Paris e pronto -- não dava mais pra não terminar essa passagem vapt-vupt por Paris sem passar no Train Bleu.
Na verdade o post do leitor do Conexão Paris dava uma sugestão muito mais bacana: combinar um passeio ao castelo de Fontainebleau (pegando um trem que sai da Gare de Lyon) com um jantar no Train Bleu (que fica na Gare de Lyon). A gente não tinha tempo para ir ao castelo, então ficou só na segunda parte mesmo
Como é que um restaurante mais rococó que muita igreja e muito palácio por aí foi parar numa estação de trem? Bem, transporte-se para a Paris de 1900: a Paris da Exposição Mundial, que desencadeou a Belle-Époque e o art-nouveau. Construir um restaurante grandioso numa estação de trem não era assim tão fora de propósito.
Inaugurado em 1901, o restaurante chamou-se originalmente Le Buffet de la Gare. Só em 1963 teve seu nome mudado para Le Train Bleu, em homenagem ao luxuoso expresso noturno que fazia a linha Calais-Paris-Nice, levando aristocratas britânicos para passar o inverno no Mediterrâneo.
Comer no Train Bleu é como fazer uma refeição num palácio -- mas um palácio para plebeus, onde dá para entrar de bermuda se você quiser (no dia em que eu almocei eu vi).
A comida é boa, mas é bastante cara; os pratos principais estão na faixa de 30 a 45 euros. Mesmo sem vinho, é difícil um casal escapar de lá sem morrer com uns 100 euros no cartão.
Se você puder, encare a experiência como uma ida ao teatro somada ao jantar; pronto, daí a conta fecha. Invente uma comemoração, vá armado de bom humor e de uma boa câmera, e o programa valerá a pena.
Caso você prefira gastar um dinheiro sério em restaurantes gastronômicos de verdade, mas tenha vontade de dar uma passadinha para sentir o ambiente, basta dirigir-se ao bar dos fundos; pelo preço de um drink, na ida e na volta você passa pelo salão...
Le Train Bleu. Gare de Lyon. Para ver menus e carta de vinhos, clique aqui. Para reservar, clique aqui.
Leia também:
Paris clássica: Le Grand Colbert, Galerie Vivienne, Palais-Royal
Castelo de Fontainebleau + Le Train Bleu, no Conexão Paris
Algumas fotos contêm filtros do Instagram
A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.
O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
12 comentários