Sena

Guia de Paris

Como chegar a Paris

Paris: como chegar

Serviços de transporte podem ter sido suspensos ou apresentarem horários e preços diferentes em função da pandemia da Covid-19. Atrações como museus, teatros, parques e outros podem estar temporariamente fechados. Consulte os sites oficiais indicados aqui para informações atualizadas.


Que moeda levar para 50 países
Não perca dinheiro no câmbio

De avião

A Air France voa direto a Paris desde São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília.

A Latam e GOL voam direto a Paris desde São Paulo.

A TAP liga Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo a Paris com uma conexão em Lisboa – todas as opções de voos para Paris aqui. A cia. portuguesa tem também boas conexões para quem vai a Nice, Marselha, Lyon, Bordeaux e Nantes.

Todas as outras cias. aéreas que voam do Brasil à Europa também chegam a Paris, saindo de São Paulo e/ou do Rio, com uma conexão.

Se você já estiver na Europa, escolha o avião se vier de Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido (com exceção de Londres), Alemanha (com exceção de Colônia, Stuttgart e Frankfurt), todo o Leste Europeu e Escandinávia. Dentro da França, Dentro da França, considere o avião se vier de/for a Nice, Toulouse, Biarritz ou Lourdes.

Leia sobre transporte de/para os aeroportos mais abaixo.

Voltar | Menu

De trem

O trem é o melhor meio de transporte para quem vem de (ou vai a) Bruxelas (1h30), Londres (2h30), Genebra (3h10), Amsterdã (3h20), Colônia (3h20), Lausanne (3h40), Stuttgart (3h40), Zurique (4h) e Frankfurt (4h). Munique (6h, com baldeação em Stuttgart) e Barcelona (6h30, direto) são destinos em que o avião, mesmo com os deslocamentos e antecedência para check-in, pode ser mais rápido (escolha o trem se gostar mais ou se o preço estiver melhor).

Na França, os TGVs ligam Paris com mais rapidez do que o avião (somando deslocamentos e antecedência para check-in) a Aix-en-Provence (3h), Avignon (2h45), Bordeaux (3h20), Marselha (3h20) e Strasbourg (2h20). Outros destinos domésticos, porém, permitem considerar o avião: Nice (5h40 de trem), Toulouse (5h40 de trem), Biarritz (5h40 de trem) e Lourdes (6h de trem).

Para conseguir tarifas descontadas, compre suas passagens de trem a partir de 120 dias de antecedência (se não aparecerem com 120 dias, aparecerão com 90 dias). Passagens com origem na França devem ser compradas na SNCF. Com origem no exterior, compre nos sites das cias. dos próprios países: em Londres, Eurostar; na Bélgica, Thalys; na Holanda, NS Hispeed; na Suíça, SBB; na Espanha, Renfe.

Leia sobre as 6 estações ferroviárias de Paris mais abaixo.

Voltar | Menu

De carro

Não faça isso! Estar de carro em Paris é uma grande roubada. O estacionamento é difícil e caro; o trânsito é complicado; entrar e sair da cidade requer atenção (mesmo com GPS!) e muita paciência.

Se você vem de outro lugar na França, o ideal é entregar o carro e vir de trem (ou avião). A mesma coisa para sair de Paris: vá de trem (ou avião) à região que quer explorar, e alugue o carro a chegar. Isso vale para regiões como a Alsácia (alugue ou deixe o carro em Strasbourg), Bourgogne (alugue ou deixe o carro em Dijon), Provence (alugue ou deixe o carro em Avignon, Aix ou Marselha), Côte d’Azur (alugue ou deixe o carro em Nice), Vale do Loire (alugue ou deixe o carro em Tours), Normandia (alugue ou deixe o carro em Caen), Lyon ou Bordeaux.

Voltar | Menu

Transporte de/para aeroportos

Paris tem dois aeroportos na região metropolitana (Charles de Gaulle e Orly) e um aeroporto low-cost distante, Beauvais, que é vendido pela Ryanair como “Paris”.

Charles de Gaulle (CDG)

É o maior e mais importante; os vôos Air France e TAM vão para lá. O táxi agora tem tarifa fixa: 50 euros até a Rive Droite e 55 euros até a Rive Gauche. As outras alternativas são o ônibus adaptado Roissybus (a Étoile), 12,50 euros; o ônibus especial Le Bus Direct, 17 euros (à Tour Eiffel ou às Gares de Lyon e Montparnasse) e o trem suburbano RER B sai 11,40 euros. Vans só valem a pena no trajeto hotel-aeroporto. (O easyBus deixou de operar em outubro de 2016.)

Trânsfers do aeroporto para Paris:

Trânsfers de Paris para o aeroporto:

Orly

É o aeroporto mais próximo da cidade; a TAP opera aqui. O táxi agora tem tarifa fixa: 30 euros até a Rive Gauche e 35 euros até a Rive Droite. As outras alternativas são o ônibus adaptado OrlyBus (a Denfert-Rochereau), 9,20 euros; o ônibus especial Le Bus Direct (a Montparnasse, Invalides e Étoile), 12 euros; o monotrilho OrlyVal combinado com o trem suburbano RER B, que sai 13,30 euros.

Beauvais

Fica a 90 km da cidade e é a base das low-cost RyanAir e da WizzAir. Há ônibus fazendo a linha Beauvais-Porte Maillot, com partida 25 minutos depois da chegada de cada vôo. Custa 17 euros.

Voltar | Menu

Veja prós, contras, horários, duração e detalhes dos trajetos neste post:


Tarifas fixas dos táxis dos aeroportos de Paris
Transporte dos aeroportos: todos os detalhes

Transporte de/para estações ferroviárias

Não existe uma estação ferroviária central em Paris. Você pode chegar ou partir por seis gares espalhadas pela cidade:

  • Na Gare du Nord operam os trens de/para Londres, Bruxelas, Bruges, Amsterdã, Colônia e Lille. É servida pelas linhas 4 e 5 do metrô e pelas linhas B e D do RER.
  • Na Gare de l’Est operam os trens de/para Reims, Strasbourg, Frankfurt, Stuttgart (e de lá a Munique) e Luxemburgo. É servida pelas linhas 4, 5 e 7 do metrô.
  • Na Gare de Lyon operam os trens de/para Lyon, Dijon, Avignon, Aix-en-Provence, Marselha, Nice, Genebra, Lausanne, Basiléia, Zurique e Milão. É servida pelas linhas 1 e 14 do metrô e pelas linhas A e D do RER.
  • Na Gare Montparnasse operam os trens de/para Tours, Rennes (e de lá o ônibus ao Mont St.-Michel), Bordeaux, Lourdes e Biarritz. É servida pelas linhas 4, 6, 12 e 13 do metrô.
  • Na Gare St.-Lazare operam os trens de/para destinos da Normandia, como Caen e Vernon (de onde você segue de ônibus aos jardins de Giverny). É servida pelas linhas 3, 12, 13 e 14 do metrô e pela linha E do RER.
  • Na Gare d’Austerlitz operam os trens de/para Orléans, Blois e Toulouse. É servida pelas linhas 5 e 10 do metrô e pela linha C do RER.

Em todas as estações você encontrará pontos de táxi bem sinalizados, onde dá para pegar táxi 24 horas (é comum esperar). Os táxis funcionam pelo taxímetro. Dentro de Paris, espere pagar entre 10 e 25 euros pela corrida ao seu hotel.

Todas as estações são ligadas pelo metrô. Será inevitável encontrar lances de escadas não-rolantes no seu percurso. Para ver o trajeto entre a estação de chegada e o seu hotel (e para qualquer outro deslocamento em Paris), use esta ferramenta da RATP.

Voltar | Menu

Como ir à Disneyland Paris

Saindo de Paris

Embarque na linha A do trem suburbano RER (pegue nas estações Étoile, Auber, Châtelet-Les Halles, Gare de Lyon ou Nation) e desça em Marne la Valée-Chessy. Dá 47 minutos desde Châtelet; a passagem ida e volta vai custar 15,20 euros. Vale a pena comprar um passe Mobilis zones 1-5 para usar nesse dia; vai custar 16,60 euros e vai dar direito também a quantos trechos de metrô e ônibus dentro de Paris você precisar naquele dia.

O shuttle Disneyland Paris Express passa de manhã pela Gare du Nord, Opéra, Madeleine e Châtelet e leva à estação Marne La Valée-Chessy, retornando à noite. O trajeto entre Châtelet e a Marne La Valée-Chessy leva 1 hora. O trajeto é vendido juntamente com o ingresso do parque, a partir de 77 euros.

Da estação Marne La Valée-Chessy, ônibus gratuitos da Disneyland Paris levam ao parque.

Saindo do aeroporto CDG

Há um TGV que vai do Charles de Gaulle a Marne la Valée-Chessy em 10 minutinhos. Compre na SNCF. Da estação, ônibus gratuitos da Disneyland Paris levam ao parque.

O Magical Shuttle leva entre 60 e 90 minutos e serve também a vários hotéis do complexo Disney. A passagem custa 23 euros (crianças de 3 a 11 anos pagam 10 euros).

Saindo do aeroporto Orly

A melhor alternativa é o Magical Shuttle que chega em 1h10 à estação Marne La Valée-Chessy e serve também a vários hotéis do complexo Disney. A passagem custa 23 euros (crianças de 3 a 11 anos pagam 10 euros).

Voltar | Menu

Passagens mais baratas para Paris no Kayak

Encontre seu hotel em paris no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Paris na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Paris com a Viator

Trânsfers e passeios em Paris com a Easy Travel Shop

84 comentários

Boa tarde.
Na Gare de Lyon, em Paris, vou ter que pegar um transfer já contratado. Gostaria de saber se o local dos transfers fica perto do local dos táxis e se é bem sinalizado como o local dos táxis.
Muito obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.