Há dois tipos de hospedagem no deserto do Atacama.
Os hotéis top seguem a linha inventada pelo Explora há algumas décadas, que combina muito conforto (com aparência rústica, para não destoar do ambiente). O próprio hotel oferece os passeios guiados que estão, na maioria das vezes, incluídos na diária.
Neste grupo, além do Explora, estão hotéis como o Alto Atacama, o Awasi, o Atacama Adventure e os dois hotéis que resenhamos aqui no VnV, o Tierra Atacama e o Kunza. São ótimos hotéis, que funcionam também como suas próprias operadoras de passeios, poupando o trabalho de procurar passeios para se encaixar. A contrapartida é que custam mais caro e você acaba naturalmente curtindo menos o vilarejo de San Pedro, já que a maioria inclui todas as refeições no pacote.
É possível também ficar em hotéis mais simples na cidade -- e alguns são bastante charmosos também. Você economiza, mas tem que se encaixar nos passeios disponíveis na cidade (lógico que os hotéis podem dar uma mãozinha antes de você chegar).
Bem -- dadas as explicações preliminares, o que a gente queria saber é: você que já foi ao Atacama, onde se hospedou? Recomenda? E como se virou com os passeios?
Mais sobre o Atacama:
- Atacama: um roteiro completo com 50 dicas dos leitores
- 19 hotéis no Atacama comentados pelos leitores (com mapa!)
- Passeios no Atacama: as dicas da Janaina, que viajou sozinha
- De Salta ao Atacama, de carro (a viagem do Silvio)
- Fim de tarde no Salar de Atacama
- Madrugando para ver os geysers de Tatio
- Vale o passeio: Vale da Morte, Vale da Lua
- Cactus gigantes na trilha inca de Guatin
- Atacama com estilo: Tierra Atacama
- Atacama: como é o Hotel Cumbres
- Salar de Uyuni a partir do Atacama: as dicas dos leitores
108 comentários