Portobello: charme para os pais, diversão para os pequenos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Portobello, Mangaratiba

ATUALIZADO: 11.4.2014

Inaugurado em 1987, o Portobello faz parte da primeira geração de resorts de praia do Brasil. Seu modelo é o mesmo do pioneiro Hotel do Frade (que, na época, pertencia ao mesmo grupo): um hotel encravado dentro de um condomínio fechado, ao lado de uma marina para aproveitar a Baía da Ilha Grande. É um resort com perfil bastante particular: sua área principal é relativamente compacta, com ambientes intimistas; mas o uso de bases próximas faz com que se torne um dos resorts com estrutura mais completa que há.

A localização


Visualizar Portobello em um mapa maior

É o resort mais próximo do Rio de Janeiro (o Club Med Rio das Pedras está 7 km adiante). O aeroporto do Galeão está a 100 km; o Santos Dumont, a 110 km. Saindo da Zona Sul, o percurso sobe para 120 km. A rota mais rápida é pela av. Brasil, de onde sai a Rio-Santos.

De São Paulo são 440 km pela Rio-Santos (eu costumo ir pela Dutra até Taubaté, descendo a serra até Ubatuba) ou 450 km indo toda vida pela Dutra e descendo por Seropédica (um pouquinho antes de chegar ao Rio).

A praia

Portobello, Mangaratiba

É privativa do condomínio e tem faixa de areia larga. Não tem o azul intenso nem a transparência de praias das ilhas da baía, mas cumpre com dignidade os propósitos recreativos em, ahn, areia firme.

Portobello, Mangaratiba

As instalações

Portobello, Mangaratiba

O hotel funciona em três bases: uma na praia, outra do outro lado da estrada, e ainda uma terceira numa fazenda próxima.

Na praia estão todas as áreas sociais, rente à areia. A ala de apartamentos sai à esquerda da recepção. Nos fundos dos apartamentos fica o kid's club.

Portobello, Mangaratiba

À direita da recepção está o bonito lobby com teto de sapê, com o bar bem posicionado para atender tanto quem está no saguão quanto na varanda. Dali você tem acesso à sala de jogos, ao cinema e ao restaurante principal. E à piscina, que fica em frente, no lado direito.

Um segundo restaurante fica à direita do prédio principal, ventilado pela brisa natural. Depois dele sai uma segunda ala, onde estão o spa e as instalações de ginástica. Ao fim dela você chega à marina, onde funciona uma pizzaria.

Portobello, Mangaratiba

Do outro lado da estrada (aonde você chega por um túnel) ficam as quadras de tênis e futebol, e também a área do safári.

Finalmente, na base da fazenda são oferecidas trilhas, cavalgadas e um passeio de um dia à plantação de palmito pupunha com uso das piscinas naturais de rio.

As acomodações

Portobello, Mangaratiba

O hotel é do tempo em que "luxo na praia" era algo impensável. Os 150 apartamentos, então, estão mais para o básico, mas são gostosos: todos estão de frente para o mar. Dos apartamentos térreos você já sai direto na areia.

Portobello, Mangaratiba

A piscina

Portobello, Mangaratiba

Foi inteiramente repaginada há alguns anos -- e é das mais bonitas que eu conheço em resorts. Você tem vista para o mar e, se quiser, pode buscar a sombra dos coqueiros. Um nicho da piscina tem hidromassagem.

Portobello, Mangaratiba

Portobello, Mangaratiba

Restaurantes

Portobello, MangaratibaPortobello, Mangaratiba

O sistema de refeições incluídos na diária varia. Normalmente há diárias só com café da manhã e também com meia pensão. Em alguns períodos pode haver planos com pensão completa.

Os buffets têm pratos um pouco mais sofisticados do que os que você encontra em resorts de maior porte.  Há também pratos à la carte.

Portobello, Mangaratiba

Fora do esquema da meia pensão, há a pizzaria da marina e, desde o último verão, um sushi bar.

Kid's club

Portobello, Mangaratiba

É um dos maiores e mais bem equipados entre os resorts brasileiros. Ocupa praticamente toda a área aos fundos da ala de apartamentos. Tem um parquinho de brinquedos rústicos, uma piscinona exclusiva e uma extensa área coberta. O mascote é um... pônei (de verdade!).

Portobello, Mangaratiba

Safári

Portobello, MangaratibaPortobello, Mangaratiba

É o grande diferencial do hotel para quem vai com crianças. Um Land Rover leva á área do hotel do outro lado da estrada, onde passa por duas áreas separadas onde vivem, ao ar livre, bichos nativos (tucanos, araras, quatis, macacos, emas, antas, patos) e exóticos (avestruzes, zebras, lhamas, antílopes e o simpático dromedário Sadam). O passeio é oferecido em diversos horários (de acordo com a ocupação do hotel) e dura 1h30; é cobrado à parte. Faça reserva ao chegar.

Esportes

Portobello, Mangaratiba

Os esportes náuticos são todos pagos à parte. A barraca náutica aluga caiaques, barcos a vela e jet ski, e organiza saídas de banana boat, esqui aquático e bóia ski.

O hotel tem quadras de vôlei de areia, na praia, de futebol e tênis (cada hóspede tem direito a uma hora de tênis grátis por dia; as demais são pagas).

Sala de ginástica & spa

Portobello, MangaratibaPortobello, Mangaratiba

Ficam na parte mais sossegada do resort, entre o restaurante a marina.

Entretenimento noturno

Há música ao vivo no bar ou no restaurante e sessões de cinema.

Os passeios

É um dos pontos fortes do Portobello, já que além dos passeios de barco pela baía, existem os programas com destino às outras bases do hotel longe da praia.

Os passeios de lancha e saveiro à Ilha Grande são operados pela Saveiros Tour; é interessante lembrar que a posição do hotel (e do vizinho Club Med) é a mais próxima que há da Ilha Grande.

Fora d'água, os passeios mais bacanas são o safári (veja mais acima) e as incursões à fazenda do hotel, para visitar a plantação de palmito pupunha ou aproveitar as piscinas naturais de rios da mata atlântica.

O hotel também aluga bicicletas e carrinhos elétricos e oferece cavalos e passeios de charrete pela área do outro lado da estrada.

Um cantinho

Portobello, MangaratibaPortobello, Mangaratiba

O bar do lobby.

Portobello, Mangaratiba

O hotel Portobello, em Angra dos Reis...

  • É para você: que quer sair com as crianças mas ainda assim quer brincar de lua de mel quando elas estiverem dormindo ou brincando com os tios do kid's.
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de piscinão e buffetzão.

Leia mais:

29 comentários

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Adorei! Minha filha se divertiu muito no Portobello!
Sobre o Safári, as crianças pagam à partir dos 4 anos...o que eu não concordo muito: mesmo se é um bom passeio, acho que deveria ser metade do preço para as crianças. wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sut-Mie! Obrigada pela correção! Já está certinho no texto! <3

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Fui em 2009 e gostei muito. O quarto é básico, mas nada que comprometa. Comida boa, kids club bem legal, safari super divertido! E outra vantagem pra quem mora no Rio é que é muito perto!

O Guia de Portugal

ótima dica!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Eu não conhecia. Não sabia nada do lugar. Acho Portobello é um lugar interessante. Pelas fotos eu pode ver que tem belos cenários.
Boa dica para ir com ou sem meninos!

Ernesto, o pato

Já fui numa convenção, e gostei muito. Depois vi os preços para particulares, e não me animei a repetir. Mas, reitero a critica do Riq.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Fui e aprovei. Não tem clima de resortão, é mais intimista. A comida ( falo da qualidade e não da variedade) me decepcionou um pouco.

Bruno Gobbato
Bruno GobbatoPermalinkResponder

Riq, o que vc pensa deste resort no mês de Julho? Chove muito, é frio, ou dá pra pegar uma praia e piscina???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

Os invernos no Sudeste costumam ser secos -- mas as frentes frias ocasionais são realmente frias. Vai da sorte; a praia não é garantida.

Deisi
DeisiPermalinkResponder

Alguém sabe me dizer quanto tempo levarei de carro saindo do Santos Dumont?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deisi! Umas duas horas, se não pegar muito trânsito na avenida Brasil.

Gloria costa
Gloria costaPermalinkResponder

GOSTARIA DE SABER DA DISPONIBILIDADE PARA O RÉVEILLON 2014, contudo preciso saber se aceitam cachorro de pequeno porte. No aguardo att

Gloria costa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gloria! Comunique-se com o resort!

Onde ficarão hospedadas as 32 seleções na Copa do Mundo | La Mayra. Jinkings

[...] a Itália vai arriscar pegar uma praia no inverno, ficando no resort Portobello em Mangaratiba, perto de [...]

priscila
priscilaPermalinkResponder

vcs aceitam cachorro de pequeno porte? obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Somos um site independente. Para este tipo de dúvida, entre em contato com o resort.

Sonia Regina Rocha

Boa noite! Gostaria de informações como faço pra levar um grupo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Somos um site independente. Para informações de como levar um grupo, entre em contato diretamente com o hotel Portobello.

Diara Marin
Diara MarinPermalinkResponder

Vamos em 10 pessoas passar 5 dias . Fiquei preocupada quando soube que para o passeio no Safari as criancas pagam inteiro .Deveria ser um preco adulto e um preco para criancas .

Calu
CaluPermalinkResponder

Como costuma ser o tempo em janeiro por lá? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Calu! Janeiro é um mês chuvoso no sudeste. Veja o Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Diara Marin
Diara MarinPermalinkResponder

Ficamos muito bem instalados principalmente as criancas que gostaram
de brincar na varanda ,na grama ,na areia e na Praia ao mesmo tempo com total conforto e seguranca . O passeio do Safari tambem foi muito bom .Descanso total.

Priscila Y Gonzales

Tivemos uma experiência bem ruim no Portobello resort & safari.
Fomos em família casal criança de 6 e 1 ano e meio.
Desde a reserva trocamos mais de 20 e-mails até eu insistir por telefone para eles me confirmarem.
No check in não sabiam quem eu era... demoraram para achar meu nome ...
A recreação para as crianças é péssima, minha menina não quis ficar lá. No primeiro dia ficamos com o pequeno e observei minha filha e outra menina quase saindo do clube, nenhum monitor prestou atencao... eu tive que sair correndo atrás dela. Eles não dividem as idades. É uma bagunça.
As camareiras não trocam os kits todos os dias e são bem rudes.
No buffet infantil tinham passarinhos , em cima do pote de doce de leite e da beterraba! Tinha fezes de passarinho nas cadeiras e mesas o de as crianças e bebês comem.
Reclamei disso a dois "gerentes" nada fizeram...
Vc tem que reservar o jantar porque tem dois turnos de jantar( um absurdo para um hotel 5 estelas, parece até piada) , um dia reservamos e qdo chegamos não tinha lugar para jantarmos....
E na saída um super estress depois de tudo isso eh não relaxei nenhum pouco...
eles ainda cobraram a mais o brinquedo que cobrei na loja e a lavanderia!
E queriam me cobrar a mais as diárias !!! Estava tudo documentado nos e-mails .... não poderiam ter me cobrado a mais....
e o papel que assinei na lojinha estava com o valor certo! E o da lavanderia tb!

Absurdo....

Lilia maria
Lilia mariaPermalinkResponder

Felizmente já fui várias vezes pra esse magnífico hotel! Gosto demais ! Eh tudo de bom!

Fabrício
FabrícioPermalinkResponder

Fui ao hotel 4 vezes. 2 vezes em convenção gerencial corporativa pela empresa e duas vezes com família e crianças pequenas.

Este resort tem o PIOR serviço de todo Brasil. Uma pena pois tinha tudo para ser excepcional. Os funcionários são extremamente despreparados.

A comida é tenebrosa. Exceção para as chapas e churrasco que fazem às vezes. Pessoal dos esportes náuticos também é melhor preparado. Fui bem atendido no tênis e no safari. Muito pouco para diárias de 1 mil reais.

A proximidade do Rio não compensa. Não há gerenciamento. Funcionários mal treinados e descaso. Cobranças indevidas. Cerveja quente. Recreação infantil com funcionários mal preparados e até risco para as crianças menores.

Club Med fica ao lado e mesmo não sendo nota 10 e tendo seus defeitos ainda vale mais a pena.

Alessandra Mari

É possível visitar o Safari não estando hospedada no Resort?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Mesmo se der (eu acredito que não dê, mas vai que dê), a primeira coisa que você vai precisar fazer é ligar para o resort.

Kezia
KeziaPermalinkResponder

Gostaria se saber como é a praia do hotel. É limpa? Dá para criança pequena usar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kezia! É limpa. Dá para criança usar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar