Maceió: onde pegar praia em Ipioca

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ipioca, Maceió

Na minha opinião, o canto esquerdo (norte) de Ipioca é a praia mais bonita do litoral norte de Maceió. Fica a 20 km da orla urbana. Por ali só havia uma opção para curtir a praia: o bar Hibiscus, que fica no condomínio Angra de Ipioca, 2 km adiante do hotel Danatureza. Em 2012 o bar esteve fechado por vários meses, o que provocou consternação entre leitores. Hoje o Hibiscus reabriu, mas naquele meio tempo descobrimos uma alternativa para pegar praia no mesmo trecho. Quem nos contou foi a Silvia Chamusca, dona de um ótimo restaurante por ali, o Vila Chamusca, nos Altos de Ipioca.

Vai pela Silvana:



View Ipioca, Maceió in a larger map


1) Para o canto esquerdo (norte) de Ipioca:

Antes de chegar ao antigo Hibuscus tem uma entrada onde tem uma placa verde da Associação do Clube do Açúcar. Não tem uma estrutura de bar legal, tem um trailer com caldinhos, peixinhos, cadeiras e guarda-sol. A praia é legal, e o lugar se chama bar do Tatu.

Se quiserem me dar a alegria de vir almoçar aqui no Vila Chamusca depois, vou adorar recebê-los mrgreen

O Vila Chamusca abre de quarta a sábado das 12h às 22h; domingos, segundas e feriados das 12h às 18h. Fecha às terças. Ligue para confirmar: (82) 3355-1639.

Obrigadíssimo, Silvana!

Leia mais:

46 comentários

Samy
SamyPermalinkResponder

Estivemos em Maceió no feriado de 2 de novembro... Demos com a cara na porta do condomínio que abrigava o Hibiscus... O porteiro nos sugeriu seguir para a praia de Paripueira, uns 7km a frente... Acatamos a sugestão e passamos um dia ótimo, com direito a visita a piscinas naturais. A barraca Mar e Cia tem uma boa estrutura! Vale a pena. =)

Quenia Maia Lourenço

Em 2010 quando fomos de Maceió a Japaratinga passamos pelo Hibiscus e gostamos, pena que fechou. Na volta almoçamos no Vila Chamusca que é excelente. Riq e Silvana obrigada pelas dicas.
Abraços
Quenia

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Salvo na minha caixa de e-mails...
Minha próxima viagem ao Nordeste é Maceió e estou sempre guardando os posts de lá!!!
Valeu, Silvana!
Ótima Semana para todos,
Vladimir.

Silvana Chamusca'

Qualquer informação sobre nossa linda Maceió, dentro do possível estou a disposição. Meu email: schamusca@hotmail.com

Silvana Chamusca'

Por nada e venha mesmo, Maceió e a praia de Ipioca em especial é um paraíso. Ficarei feliz com sua visita ao nosso Vila Chamusca.

Livia Mochileira

Hibiscus fechou???????????????????????????????? Ah não!!! Eu adorava aquele lugar!!!!

Amalia
AmaliaPermalinkResponder

Pessoal,
Meu filho esteve semana passada na praia de Ipioca e lá disseram que o HIBISCUS está em reforma e que abrirá para o verão 2013. Eu que também adoro a praia, a estrutura do lugar e o Vila Chamusca, fiquei animada com a notícia já q estou indo para o Reveillon no Pratagy (q fica bem perto). Será q não disseram a verdade? Fechou mesmo?
Um abraço,
Amália

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amalia! Se reabrir, nós informaremos aqui.

Silvana Chamusca'

Ola, obrigada pelo elogio. Espero você aqui no Vila Chamusca, o Hibiscus soube que vai abrir agora em dezembro e fica aberto até fevereiro.

Grande abraço,

Silvana CHamusca
Chef e restauranter
Vila Chamusca

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Riq, a Silvana é um amor de pessoa , além de sua comida ser sensacional.

Acho que já comentei aqui que estive lá ano passado e graças a um erro da Vejinha nós fomos ao restaurante dela no dia em que não era pra estar aberto. ( o horário ia mudar em uma semana, mas a revista saiu antes )

Ela foi atrás da gente na rua , abriu o restaurante para nos atender e tivermos o prazer de desfrutar de uma maravilhosa refeição e companhia super agradável.

Não percam !

Silvana Chamusca'

Obrigada Henrique pelo elogios. Nosso lugar é assim, feita de pessoas que são realmente especiais. bjs

Fran
FranPermalinkResponder

Quero chorar!! HOJE estive na Ipioca e dei com a porta na cara! Que tristeza! Vamos ver se amanha me animo depois do choque rsrs

Anita
AnitaPermalinkResponder

Não cheguei a conhecer a Hibiscus, mas acabei de voltar do feriadão em Alagoas e gostei da estrutura do Capitain Nikolas, que fica mais ao norte, na Ilha de Croa, já no município de Barra de Santo Antônio.

Na verdade, trata-se de um mini-resort na beira de uma praia quase deserta, com águas deliciosas,calmas e mais profundas, que oferece sua estrutura como day use. Lá tem piscina, restaurante, passeio de lancha, mesas na praia.

É a última praia antes de Carro Quebrado e bugueiros oferecem o passeio até lá. Achei Carro Quebrado muito bonita e, felizmente, a água não estava marrom como o Riq já havia alertado...

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Já ficamos no Salinas de Maceió e tinha muita onda. Praticamente impossível de entrar no mar. Disseram que era a Lua, que estava cheia. Mas o hotel, e as tapiocas, valeram cada centavo, principalmente por termos ficado lá, sem passeios durante o dia pra lá e pra cá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Que mês que foi? Agosto, setembro? Normalmente são meses ventosos, com as marés mais radicais. Mas a toda maré alta muito cheia corresponde uma maré baixa bem vazia... nem na maré baixa dava para entrar?

Silvana Chamusca'

Oi pessoal, Vamos esclarecer nossos horários:

De Dez a feverereiro:
abrimos de de quarta a sabado das 12 as 22 horas, se estende se tiver cliente. Domingo e esegunda abrimos das 12 as 18 horas. Só fechamos as terças-feiras.

Nos demais meses do ano abrimos de quarta a domingo seguindo os mesmos horários.

Grata,

Silvana CHamusca

Silvana Chamusca'

Ricardo Freire, um dia terei a honra de sua visita, é só avisar que quero atende-lo pessoalmente. Você é o maior divulgador da nossa rota ecológica, e de nossa linda Praia de Ipioca. E suas opiniões são bem ponderadas, totalmente profissional, mas ao mesmo tempo tem uma paixão quando fala de Alagoas, principalmente do litoral norte de Maceió.

Muito obrigada.

Cibele Rolim
Cibele RolimPermalinkResponder

Irei para o Salinas de Maceio em março 2013 e gostaria de saber quais de saber quais são os melhores passeios perto da praia de Ipioca.Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cibele!

Leia o post do Salinas:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/salinas-de-maceio-quase-tudo-incluido/

Leia também sobre praias de Maceió:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

obs.: o Hibiscus reabriu.

everany veloso

vila chamusca é show, principalmente quando proporciona apresentacoes com artistas locais super talentosos e em noites de lua cheia. Recomendo, ainda, o Oca. Eu já fui no tatu, é simples mais bem gostosinho. Aproveitem todos, eu vou aproveitar a partir de amanha!

Silvana Chamusca'

Obrigada pela visita. grande abraço

Jorge Carvalho

A praia de Ipioca é sensacional!

Melhor praia de MACEIO.

Voltei de Maceio esse final de semana e conheci várias praias, mas a praia de ipioca, no trecho do bar hibiscus é show!. Imperdível mesmo.

Vale a pena, acho que igual a ela apenas a Barra de S. Miguel. Muito melhor do que o francês e o Gunga.

Ats.

Jorge Carvalho

Silvana Chamusca'

Ric Freire,

Obrigada pela visita em nosso vila chamusca. Ficamos muito lisongeadas com a sua vinda. grande abraço

ANGELITA C  DE OLIVEIRA

A MELHOR PRAIA DE MACEIÓ...LUGAR MARAVILHOSO...ATENDIMENTO DO HIBISCUS SENSACIONAL...AMO PRAIA QSE DESERTA....VALE APENA CONHECER!!! ATENÇÃO!! A PRAIA MAIS BONITA DE MACEIÓ!!!

Silvana Chamusca'

Ola,

O Hibuscus está funcionando, aviso que agora eles cobram R$ 25,00 por pessoa para entrar. Mas a praia é bem bonita. Quanto a entrada do Bar doT Tatu fica bem antes do Hibuscus após a subida aqui do meu restaurante. Tem agora um posto na rua que vai entrar do lado direito de quem vem do entro de Maceió. O Posto se chama TOP. grande abraço

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Olá!
Estou aqui em Maceió e hoje fomos a praia de Ipioca. Após lermos muitos relatos, ficamos ansiosos em conhecer...e a expectativa foi COMPLETAMENTE atendida!! A praia é realmente maravilhosa!! Entramos pelo condomínio Angra de Ipioca, mas não ficamos no Hibiscus. Para nossa surpresa ali bem ao lado tinha uma senhora que vendia bebidas e alugava cadeira...com isso resolvemos economizar os R$ 25,00 rs. Valeu muito a pena, ficamos ali na praia quase deserta, um privilégio!! Dps fomos conhecer o famoso Vila Chamusca e mais uma vez expectativa atendida: a vista deixa qq um sem palavras, a comida é deliciosa (lagostin a belle meunière), a sobremesa é divina (pudim de queijo coalho com calda de rapadura) e a simpatia ímpar da chef Silvana fizeram com que encerrássemos com chave de ouro a nossa tarde!!

Silvana Chamusca'

Bárbara,

Fiquei aqui sem palavras, isto é que torna o nosso trabalho gratificante. Vocês dois são super simpaticos, lembro do nosso papo da tarde, e temos algo em comum, gostamos de viajar muito. E gostamos muito de Ricardo Freire, a quem agradeço sempre a gentileza e simpatia, inclusive de ter visitado a nossa casa. Aproveitem bem esta bela cidade, e com certeza tem lugares super especiais. Grande abraço.

Alysson
AlyssonPermalinkResponder

Bárbara, você sabe se essa senhora que aluga cadeiras e vende bebidas está lá na região do hibiscus todos os dias?

Silvana Chamusca'

Ola amigos viajantes,

Depois de uma temporada boa mas cansativa, estaremos em férias coletivas, para manter o padrão de nosso restaurante, o Vila Chamusca em Ipioca, de 06 a 26 de março, período que descanso e me reciclo. Dia 27 de março estaremos de volta, com um menu especial para a semana da páscoa e muitas novidades. Qualquer informação nosso email: schamusca@hotmail.com.

Silvana Chamusca
Chef e restauranteur
Vila Chamusca - Ipioca - Maceió

Clarissa Giacomelli Berni

Boa noite! Estou em Maceio e eu e meu marido queremos ir para ipioca, ficar no hibiscus. Nao estamos alugando carro. Como a gente faz para ir ate la? Qual e a maneira mais facil? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarissa! Você pode combinar a corrida com qualquer taxista. Informe-se também no seu hotel se está funcionando a van do restaurante que busca clientes na cidade.

Silvana Chamusca'

Ola,

Depois de umas férias revigorantes, seguindo conselhos do Ric Freire na viagem ao Chile e a Mendoza. O Vila Chamusca volta a todo vapor a partir do dia 27 de março de 2013, com um menu especial para a ´páscoa, além dos nosso pratos tracionais. Aguardamos vocês. Grande abraço

alessandro
alessandroPermalinkResponder

Estou nesse momento em Maceió e dei com a porta na cara para ir no hibiscus, fechou novamente para balanço e de acordo com o porteiro não tem previsão de abrir novamente, pelo que ele sabe esta trocando o dono de novo, acabei vindo para paripueira.

janice
janicePermalinkResponder

Boa noite, gostaria de saber se e' possivel ir da praia ao restautante chamusca andando ou sera preciso um taxi? Quero passar o dia em ipioca mas me preocupa a falta de estrutura com o fechamento do hibiscus. Parabens pelo blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janice! Você precisará de um carro alugado ou um taxista combinado para fazer esse passeio.

silvana chamusca

Ola pessoal,

Depois de 20 anos o bar do Tatu encerrou as atividades; Mas o Hibiscus reabriu e esta sob nova direção. O Vila Chamusca esta funcionando normalmente.

Silvana Chamusca
Vila Chamusca

vera
veraPermalinkResponder

Estou em Maceio, quero passar o dia aí em Ipioca e lendo sobre falta de estrutura fico preocupada, estamos em setembro, com feriado , quero saber afinal , sem carro, o que encontrarei aí ref. a restaurantes Hibiscus e vila Chamusca aceitam cartão? Obrigada Vera

vera
veraPermalinkResponder

Olá bóia, obrigada por responder ontem, necessito algumas informações: nesta época de set. existe vans que transportam ida e volta à Ipioca? Igual às que nos levam a praia do francês ? E quanto aquela Sra../referida no teu blog/ que alugava cadeiras e vendia bebidas continua em Ipioca? Obrigada pelas informações tão úteis, Vera

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! O Hibiscus mudou de administração. Pergunte no seu hotel sobre transporte.

Silvana CHamusca

la,

Informamos que o Vila Chamusca no Alto de Ipioca em Maceió, funcionará nos seguintes dias: sábado, domingo, segunda e quarta-feira, das 12 as 18 h. Não abriremos a noite neste período e fecharemos na terça-feira para descanso semanal. Depois volta ao horário normal. Informações: (82) 9106-2665 e 3355-1639. eEmail: schamusca@hotmail.com. Facebook: Vila Chamusca Arte e Gastronomia.

Grande abraço, esperamos voces.

Silvana CHamusca
Chef e Restauranteur
Vila Chamusca Arte e Gastronomia.

Ana Cristina Resende Nogueira

Estive hospedada no Waterfront Residence Ipioca nessa Páscoa. O hotel é excelente, e novo. A praia em frente é muito boa também. Almocei no Vila Chamusca e adorei. A comida é excelente e a Silvana, uma simpatia. Quanto a Hibiscus, paesar de ter estado lá 2 vezes, acho que não voltaria: cobram r$ 25,00 de entrada, o serviço estava muito lento, a caipirinha, aguada e o mar tinha muitas águas-vivas. Tanto que o pessoal do bar já tem um spray pra te socorrer das queimaduras. Os adultos suportam bem, mas as crianças sofrem muito com isso e ficam traumatizadas, com medo de voltar ao mar. Uma pena, pois a Hibiscus oferece pranchas de SUP e caiaques. Vá, mas sem crianças.

Silvana Chamusca

Ola Pessoal,

Novidades do Vila CHamusca. Agora temos uma casa de eventos em parceria à Beira Mar. E estamos fazendo um belíssimo réveillon a beira mar. Show do Divina Supernova, Dj Didi Magalhaes, mesa de frios, mesa de saldas, mesa de boteco, jantar e café da manha. Bebidas: cerveja e whhisky 8 anos, refrigerante, água, água de coco e espumante para o brinde. Entra em contato conosco (82) 9106-2665 (claro), (82) 9993-1050(tim) e (82) 3355-1639. email: schamusca@hotmail.com. Uma ótima opção. Reveillon para apenas 160 pessoas. Ricardo Freire. se estiver em nossa terrinha será um prazer recebe-lo. Obrigada por tudo.

Silvana Chamsuca
Chef e Restauranteur

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

O Hibiscus está sendo administrado pelo Grupo Mar & Cia. Desde julho de 2013. O lugar foi ampliado, ganhou novos ambientes tais como, parquinho, a hidro foi transformada em piscina, tem gazebos com redes, tenda com música ao vivo todos os dias a partir das 12hs, redario, mais espreguicadeiras, outro bar de apoio, 2 massagistas e aluguel de caiaques e Stand up Paddle, estes 2 últimos são terceirizados e pagos a parte, no cardápio tem novidades também, Quinteto do Mar é um dos destaques! Abre todos os dias do ano das 8 às 17hs

Cícero Bezerra

Olá Bóia!

Fui informado que apenas é possível entrar nesta praia mediante pagamento do Hibiscus, ou seja, que o clube e o condomínio não deixam pessoas não pagantes acessar a área. Esta infromação procede? Eu só consigo acessar uma praia públcia se pagar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cícero! A fama do Hibiscus cresceu muito desde a época deste post. A fila é enorme já de manhã cedo na portaria, antes do Hibiscus abrir. Não é de duvidar que o condomínio esteja impedindo a entrada de carros que não vão para o Hibiscus. Legalmente precisam oferecer uma servidão para a praia, mas para pedestres.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar