Maceió

Água na boca
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Em janeiro a elite da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Maceió: quando dá praia?

Como chegar a Maceió

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte: é preciso sair da estrada logo depois de São Luís do Quitunde. Maragogi fica a 130 km; a viagem leva entre duas horas e duas horas e meia, por causa do trânsito pesado de Maceió até Paripueira e das curvas da serrinha no interior.

A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais bonito continuará sendo a litorânea AL 101 Sul, que permite a entrada em várias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis.)

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Veja um dossiê detalhado das praias, hotéis e restaurantes de Maceió aqui.

O que fazer em Maceió

Alugue um carro. Mas quando der preguiça, pegue praia em Ponta Verde, em barracas como a Lopana e a Canoa. (Veja 5 bares de praia em Maceió e arredores que eu recomendo.)

Se for ao litoral norte (recomendo ir ao Hibiscus, em Ipioca), almoce na volta num dos restaurantes dos Altos de Ipioca. Voltando do litoral sul (Barra de São Miguel é a mais gostosa), a parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira.

Eu explico toda a região -- para você escolher o que visitar -- neste post.

Não recomendo fazer o bate-volta a Maragogi: é muito puxado (Paripueira é mais perto). O passeio à foz do São Francisco fica mais confortável quando você dorme em Penedo.

Maceió no Viaje na Viagem

412 comentários

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá... Pretendo ir em setembro de 2021 para Maceió... Você recomenda? Seria uma boa época para ir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! É, sim.

Aurea Cristina Bittencourt

Bom dia! Sei que é um momento difícil, sou Professora. Só posso viajar em Janeiro. Penso em fazer o roteiro ecológico em Alagoas. Será que é o momento certo? Fico com medo de fechar tudo novamente e ter aglomeração. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Áurea! Não temos como saber se haverá segunda onda no Brasil em janeiro. Quanto a aglomerações, se você se hospedar em São Miguel dos Milagres, POrto de Pedras ou Japaratinga com certeza vai conseguir fugir delas.

CAMILA REGINA ANZILEIRO

Eu gostaria de ir em julho ou agosto de 2021..
O que acha? É muito ruim ir nessa época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! É o fim da estação das chuvas.

Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=Z_04S8oMRCI

Karine
KarinePermalinkResponder

Olá! Pretendo ir em janeiro para conhecer as praias do litoral norte: milagres, Japaratinga, Patacho, Maragogi, Antunes.... melhor fazer uma ou duas bases? Em qual desses locais seria melhor se hospedar? Vou com meu filho de 2 anos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karine! Hospede-se em Maragogi e numa das praias da região de Milagres. Confira a tábua de marés e planeje os dias com a maré mais baixa para ficar em Maragogi.

Marcelo szast
Marcelo szastPermalinkResponder

Olá. Estou querendo ir em maio/21 e devido as chuvas, corro risco de perder a viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Se você escolhe o mês mais chuvoso do ano num determinado lugar para passar suas férias nesse exato lugar, o que você acha que pode acontecer?

Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=Z_04S8oMRCI

vivi
viviPermalinkResponder

Boa noite, quero realizar um sonho de viajar sozinha quero ir na primeira semana de janeiro 2021, preciso de indicaçao de um local onde eu consiga curtir mais praia e noite.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivi! Nossa indicação é Ponta Verde.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Mariah Fernandes Meirelles Lima

Olá!! Quantos dias e como distribuir uma viagem entre Recife e Maceio? Obrigada....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariah! Para visitar as atrações do Recife, pelo menos dois dias inteiros (três noites). Acrescente um dia se quiser passear em Porto de Galinhas e outro se quiser ir a Carneiros. Contrate um trâsnfer a Maragogi e fique dois dias inteiros (três noites). Contrate outro trâsnfer para Maceió e fique outras três noites.

Maria Juliana Audi

Barra de São Miguel ou Milagres, qual a melhor pra passar o dia na praia?

Estaremos com uma criança de 2 anos e gostamos de estrutura.
Obrigada, adoro o seu conteúdo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Juliana! Barra de São Miguel é mais perto. São Miguel dos Milagres está a quase duas horas de viagem, e é um lugar que se aproveita de fato quando você se hospeda por lá.

gislene
gislenePermalinkResponder

Iremos na ultima semana de março ... pretendemos fazer maceio / maragogi e porto de galinhas o que recomenda para distribuir os dias e onde irmos por favor

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gislene! Veja quais são os dias de maré mais baixa e fique esses dias em Maragogi. Faça, além do passeio às galés, um 'passeio de orla' em lancha com poucas pessoas (o passeio em catamarã não vale a pena).

Milena
MilenaPermalinkResponder

Olá. Farei um Cruzeiro em dezembro e o navio vai ficar de 8h às 13h atracado no Porto de Maceió. O que posso fazer nesta manhã livre na cidade? Ir às praias de Pajuçara e Ponta Verde é uma boa sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! As praias urbanas são muito próximas do porto, então é um bom esquema. O esquema mais simples é chamar um Uber e ir à barraca Lopana, em Ponta Verde. Ali vocês vão aproveitar a praia até meio-dia, quiçá meio-dia e meia.

Outra possibilidade é negociar um passeio com taxista para Barra de São Miguel e/ou Gunga. Mas vocês têm que bater em retirada no máximo até 11h30 para não perder o navio.

Thais Milena
Thais MilenaPermalinkResponder

Olá, tudo bem? Pretendo ir para Máceio em Fevereiro e estou muito em dúvida se fico na cidade e faço passeios para as praias mais famosas (maragogi/são miguel dos milagres), ou se me hospedo nessas cidades. O que você acha que vale mais a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Não recomendamos esses passeios. Hospede-se nesses locais se quiser aproveitar de verdade.

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Boa tarde,

Temos planos de visitar Maceió em abril/21 e ficar 10 dias, o que você nos recomendaria, ficar os 10 dias hospedados no mesmo hotel em Maceió (Hotel Porto Jatiuca) ou talvez alguns dias em alguma outra praia próxima como Maragogi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Identifique os dias de maré mais baixa e fique uns 3 dias em Maragogi.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar