Maceió

Água na boca
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Em janeiro a elite da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Maceió: quando dá praia?

Como chegar a Maceió

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte: é preciso sair da estrada logo depois de São Luís do Quitunde. Maragogi fica a 130 km; a viagem leva entre duas horas e duas horas e meia, por causa do trânsito pesado de Maceió até Paripueira e das curvas da serrinha no interior.

A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais bonito continuará sendo a litorânea AL 101 Sul, que permite a entrada em várias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis.)

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Veja um dossiê detalhado das praias, hotéis e restaurantes de Maceió aqui.

O que fazer em Maceió

Alugue um carro. Mas quando der preguiça, pegue praia em Ponta Verde, em barracas como a Lopana e a Canoa. (Veja 5 bares de praia em Maceió e arredores que eu recomendo.)

Se for ao litoral norte (recomendo ir ao Hibiscus, em Ipioca), almoce na volta num dos restaurantes dos Altos de Ipioca. Voltando do litoral sul (Barra de São Miguel é a mais gostosa), a parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira.

Eu explico toda a região -- para você escolher o que visitar -- neste post.

Não recomendo fazer o bate-volta a Maragogi: é muito puxado (Paripueira é mais perto). O passeio à foz do São Francisco fica mais confortável quando você dorme em Penedo.

Maceió no Viaje na Viagem

502 comentários

Ronald Muniz Moraes

Estaremos (eu, esposa, sogra, 2irmãs, sobrinha e cunhado) total de 7 adultos.
Aluguei uma casa em Barra de São Miguel, vamos ficar 10 dias, queremos alugar uma Doblô e qual locadora vcs indicam, vi uma a Lock Fácil , o que acham.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronald! Não conhecemos.

Lucimeire
LucimeirePermalinkResponder

Olá..
31/03 estarei em Maceió no ritz lagoa da anta,mas vejo q os passeios e lugares mais legais parece ser em Maragogi..será q devo muda minha estadia pra Maragogi e visitar Maceió?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucimeire! São dois destinos bastante atraentes. O que não recomendamos é se hospedar num e ir visitar o outro. Você pode escolher um dos dois e fazer todos os passeios locais ou dividir a sua estada entre os dois destinos, hospedando-se nos dois lugares.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Vou p Maceio/Pajucara em 15/03 tenho duvidas sobre a fase da restrição, tem dicas atuais de la?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! No momento está tudo funcionando. Mas infelizmente não temos como saber como vai estar daqui a 20 dias.

Tânia
TâniaPermalinkResponder

Olá, temos viagem marcada para dia 4 de março, vamos ficar no Pajuçara Hotel e temos passeios inclusos em algumas praias. Está tendo restrições em Maceió? Praias estão liberadas? Tem toque de recolher?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tânia! No momento está tudo funcionando. Mas as cidades e estados que impuseram toque de recolher só anunciaram isso em cima da hora.

Debora
DeboraPermalinkResponder

Estarei em Maceió a partir de 06.03 gostaria de saber se está tendo os passeios normalmente, como estão funcionando as coisas por aí? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Debora! no momento tudo está funcionando. Até lá não sabemos se poderá haver algum decreto.

Acompanhe a situação neste link:
https://www.viajenaviagem.com/2021/03/viagens-brasil-o-que-esta-aberto/#abre-maceio

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Estaremos dia 07/03 está com alguma restrição?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Hoje, dia 1º, não há restrições. No dia 7 não sabemos. Tem que acompanhar. Todas as restrições dos outros estados foram anunciadas de última hora.

Santuza
SantuzaPermalinkResponder

Estou com viagem p Maceió marcada agora sexta-feira dia 5/3 ...Gostaria de saber se as praias estão fechadas...como está as restrições p o covid?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar