Miniguia de praias | Sergipe

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ilha da Sogra, Praia do Saco

Ilha da Sogra, Praia do Saco

Sergipe pode não ter o litoral recortado nem o mar azulzinho de outros estados nordestinos -- mas em compensação oferece a maior diversidade de passeios que você vai encontrar perto da praia no Nordeste.


View Praias e passeios de Sergipe in a larger map

Estratégias & roteiros

  • O estado é compacto. Vale a pena alugar um carro para fazer os passeios por conta própria. Com base em Aracaju você pode visitar o litoral norte (Barra dos Coqueiros, Pirambu, o pantanal de Pacajuba), o litoral sul (Praia do Saco), as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e o Parque dos Falcões -- um cardápio para pelo menos quatro dias inteiros.
  • A cereja do bolo sergipano, o passeio pelo cânion alagado do Xingó, no rio São Francisco, pode ser feito num bate-volta bastante cansativo desde Aracaju (neste caso, melhor fazer em passeio organizado do que por conta própria). Mas você vai aproveitar muito mais se programar um ou dois pernoites por lá, seja em Canindé de São Francisco (lago sergipano), seja em Piranhas (lado alagoano).
  • As épocas mais animadas em Aracaju são durante o Pré-Caju (em 2015: de 23 a 25 de janeiro) e o São João (o mais confortável do Brasil para o turista, devido à grande superioridade de Aracaju em comparação a Campina Grande e Caruaru nos quesitos hospedagem, gastronomia e passeios).

Role a página para ler mais sobre Aracaju (com dicas para o Xingó), Barra dos Coqueiros e Praia do Saco.

Aracaju

13 de julho

Bairro 13 de Julho

Barra dos Coqueiros

Hotel Prodigy

Prodigy Resort em Barra dos Coqueiros

Praia do Saco

Praia do Saco

Praia do Saco

  • É a sua praia: se você procura uma praia calminha e de mar azul em Sergipe
  • Não é a sua praia: se você precisa de um hotelão ou resortão

Vai por mim: Praia do Saco

Normalmente, rios caudalosos que deságuam no mar são tidos como vilões que turvam as águas das praias próximas. Com o Rio Real acontece o oposto: graças a suas águas azuizinhas, a Praia do Saco tem o mar mais bonito – e calmo – de Sergipe. Da orla do vilarejo, ocupada por casas de bacanas, avista-se a Ilha da Sogra, um banco de areia que é parada de passeios de barco. Tudo isso já é lindo, mas é só um trailer: a praia realmente estonteante é a Ponta do Saco, um pouco mais ao sul, que fica exatamente na esquina do rio com o mar e mistura as duas paisagens: com os pés na areia branquinha, vê-se o mangue na outra margem. A mais famosa (e menos bonita, na minha opinião) Mangue Seco está do outro lado do rio, já na Bahia; a mesma escuna que leva à ilha da Sogra normalmente vai até a terra de Tieta também. Na praia da vila, experimente o catado de aratu do restaurante da Josefina.

Onde ficar: Praia do Saco

A pousada bem em frente à praia da vila é a Florais do Atlântico. Um pouco mais ao norte, na Praia das Dunas (o nome diz tudo), a melhor pousada é a Pousada Praia das Dunas.

Como chegar: Praia do Saco

A Praia do Saco está 65 km ao sul de Aracaju. Basta sair pela Rodovia José Sarney e pegar a ponte Joel Silveira, que atravessa o rio Vaza-Barris. No caminho você vai passar pela entrada a outras praias do litoral sul, como Abaís e Caueira, que têm mais estrutura para receber visitantes de um dia.

Leia mais:

76 comentários

Fábio Pastorello

Fui no ano passado para lá, mas como fiquei pouco tempo, acabei não conhecendo bem. Fiz um passeio bate-volta até o Cânion do Xingó e realmente achei que merecia mais tempo por lá. Outra região que também me deixou com gostinho de quero mais foi a acesso até Mangue Seco, na Praia do Saco, que como você disse, achou mais bonita do que Mangue Seco. Adorei o guia, espero botá-lo em prática brevemente. Abs.

Yuka Nardelli Piloni Barbiero

Fui em 2010 para Aracaju. Fui ao cânion do Xingó e Praia do Saco, mas o melhor passeio que fiz a partir de Aracaju, foi Mangue Seco na Bahia. Praia deslumbrante, e fica a apenas 60km de Aracaju. Vale a pena estar em Aracaju e fazer este passeio.

Amanda Missel
Amanda MisselPermalinkResponder

Estou adorando os mini-guias de praias!!! Dá para utilizarmos nas férias de janeiro!! É só escolher!!! Abs

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Muito bom esse miniguia, bastante proveitoso!

Abs.,

Felipe Vieira
Felipe VieiraPermalinkResponder

Moro em Aracaju e fico impressionado como o Ricardo e sua equipe traduzem fielmente o que se passa na cidade; alias, em qualquer cidade que ele resenhe! Aracaju é isso mesmo que ele falou! Parabéns a todos que fazem esse blog, e claro, ao Riq! Sou fã!

Proxima Trip - Erika

Muito bom e informativo!

Ainda não conheço as belezas do Sergipe! Espero que seja em breve! smile

Abs!

Marcia Palhares

O Riq resumiu Aracaju:é uma cidade que vc vai passear e quer morar! Linda demais! E ainda não fui ao Xingó, à praia do saco, mangue seco...pretendo voltar em 2013.

Fernanda Vieira

Lindo post sobre a minha terrinha smile
Temos esse grande problema aqui, pois as pessoas vem passar férias e acabam querendo morar, tanto que boa parte da população é composta por pessoas de fora.
Ricardo o bar do Sapatão na orlinha do bairro Industrial já não funciona mais.
E que precisa de mais dicas, estarei a disposição.

Anna
AnnaPermalinkResponder

Oi Riq!
Amei o miniguia!
E obrigada pela confiança smile O Ateliê 22 é realmente muito bacana, mas fechou para reforma agora, no último dia 23, e só retornam depois do Carnaval (2013).
Quanto ao Bar do Sapatão, Fernanda, vou lá confirmar sua informação. Entranhei a notícia, pois almocei lá há quinze dias. Mas vou conferir.
Bjos e ótimas festas a todos!

Anna
AnnaPermalinkResponder

Eu de novo!
Só para avisar que o Sapatão continua funcionando normalmente.
De domingo a domingo para almoço e almoço e jantar sextas e sábados.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Há exatamente 10 anos passei o carnaval em Aracaju. Me diverti muito no Cariri, citado na reportagem e em termos de carnaval, o máximo que vi foi manifestação popular de boi na Praia dos Artistas. Será que o funk e o axé dominaram a cidade ou continua assim?

Anna
AnnaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Passando só para registrar que hoje será inaugurada a Ponte Gilberto Amado, que ligará Aracaju-Salvador pela via costeira, encurtando a distância entre as duas capitais pela Linha Verde.
Mão na roda e vista bem mais bacana! #ficadica
wink

Rita de Cássia Silveira

Olá! Parabéns pelo trabalho.
Gostaria de viajar em julho com meu marido e minha filha de 13 anos para um lugar bem ensolarado. Já fomos a Natal e adoramos mas venta muito nessa época.
Goiás é uma boa opção com suas águas quentes? Ou é no Nordeste ou no Norte que devemos ir?
Agradeço a resposta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Caldas Novas e todos os destinos de praia fluvial do Centro-Oeste são uma ótima pedida no meio do ano. No Norte-Nordeste, o lugar mais ensolarado é o Ceará.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

catia
catiaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Quero viajar em setembro para o nordeste para passar dez dias, mas não sei para onde ir.Já conhe Fortaleza, Recife, Porto de Galinhas, Natal, Maceio e Porto Seguro.Oque voce sugere para 3 adultos que gostam de belas praias e agito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! Consulte o Praiômetro para ver onde é melhor pegar praia em setembro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Mari
MariPermalinkResponder

Oi Ricardo e bóia,

vocês sabem se há alguma boa novidade em termos de hospedagem em Sergipe (Capital e litoral)? Mais uma dúvida: é possível ter uma experiência "parecida" com a Pousada do Toque em algum outro estado do Nordeste que não Alagoas?
Obrigada!

Bjos
Mari

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mari! Não sabemos de novidades em Sergipe, a não ser a reativação do hotel da Barra dos Coqueiros, que agora se chama Prodigy, é da rede GJP (de Guilherme Paulus, que também é chairman da CVC).

Não tente encontrar um destino em outro. As condições específicas da Rota Ecológica só ocorrem por lá.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá,

Gostaria se saber se há uma outra opção de cidade-base, que não Aracaju. Estou buscando uma cidade menor, com uma estrutura parecida com Jericoacoara, por exemplo. Piranhas seria assim?
O fim do ano é uma boa época para ir?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana. Se essa cidade ou base existisse, fique certa que estaria citada no post. Não procure Jericoacoara em Sergipe. Não procure o cânion do Xingó no Ceará.

O fim do ano é uma boa época. Piranhas fica em Alagoas, é uma base para o cânion do Xingó, não para passear por Sergipe.

Debora
DeboraPermalinkResponder

Vou para Aracaju e só tenho dois dias para passeio.
Penso em ir ao oceanário logo na chegada, para aproveitar o resto do dia.
Basicamente tenho só a quinta feira para um passeio maior. Estarei com 3 crianças. Acho que ir até o Canion do Xingo será muito cansativo para eles.
Pelo que vi, ir até a Praia do Saco é uma boa opção. Mas fiquei confusa se Mangue-Seco é por ali ou não tem nada que ver? No mesmo passeio se passa pelo prejeto Tamar?
Para o terceiro dia queria uma dica de passeio pois tenho que voltar a Aracaju, caso for sair, até as 16hrs.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! O Projeto Tamar fica para o norte de Aracaju. Você não viu o mapa?

Há passeios de barco que saem das proximidades da Praia do Saco, passam pela Ilha da Viúva (Praia do Saco) e seguem a Mangue Seco. Informe-se no seu hotel, eles têm o contato.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Olá, Ricardo, parabéns pelos excelentes miniguias, fico encantada com as suas descrições.
Estou programando minha viagem de férias com marido e filha de 6 anos para a primeira quinzena de julho. Gostei muito das dicas de Sergipe.
Para criança dessa idade, seria mais interessante ficarmos no Prodigy Resort? Ou nessa época ele é muito cheio e fica improvável descansarmos?
Muito obrigada por sempre ajudar-nos. Não viajo sem antes ler suas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Julho é um mês de muita chuva em Sergipe. Veja o nosso Praiômetro para ver quais as melhores praias para visitar nesse período: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Alvaro Braz Careli Dantas

Gostaria de visitar Aracaju/SE no terceiro decenio de novembro deste ano, entretanto
não tenho noção de onde hospedar - lugares mais próximos das barracas da noite, lugar mais seguro, lugar mais estratégico para visitar praias mais distantes, etc. Se possível gostaria que me retornassem, no que agradeço muito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvaro! Leia a seção "Onde ficar em Aracaju", está tudo explicado ali.

MARTA SCARLATELLI

Vamos para Aracaju em outubro é esse site ajudou bastante a traçar a rota para outros passeios, pois só estava definido até então, o passeio pelo Cânio do Xingo.
Muito bom.

Analia Ferreira Ramos

gostei muito do miniguia e gostaria de receber orientações para passeios pois estou indo com um grupo de 46 pessoas de Barra do Garças, mt, para Aracaju nos dias 19 a 26 de janeiro de 2015 e o hotel que reservamos é o Algas Marinhas. será que fiz boa escolha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Analia! Os passeios estão no texto. Clique e leia comentários recentes sobre o Águas Marinhas no Booking.

Marcia Palhares

Quase todos os anos vamos à Aracaju, pra mim, a cidade mais simpática do Nordeste. Desta vez fomos à Croa do Goré, uma ilha no rio Vaza-Barris, com um bar flutuante, já que a ilha submerge com a maré. É mais um passei imperdível neste cidade linda demais. Super recomendo.

josé´de andrade lima filho

nos vanzeiros estamos proibidos de fazer turismo no nordeste porque, estar havendo uma politica de empresa´rios juntos com a ANTT e as secretarias de turismo, para as vans nao fazer turismo fora de seus estados estamos perdendo muitas viagens e deixando de fazer viagens com pequenas turmas de quinze passageiros, e os turistas estão muito revoltados. AND.

renata
renataPermalinkResponder

Ola, vou para Aracaju em abril com marido e 2 filhos.
Depois de ler o seu detalhado post fiz a reserva no Aruana Eco Praia Hotel.
Entretanto ao ler os comentários no booking vi muitos hospedes reclamando, inclusive uma menção de intoxicação alimentar.
Alguma outra recomendação de hotel com criança para Aracaju?
Alguem ficou hospedado recentemente no Aruana e poderia comentar a experiência?
Desde já agradeço.
Abracos,

Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Ao verificar as opiniões no Booking, veja se são recentes e recorrentes. É para isso que damos os links, para que possam ser checadas constantemente. As resenhas deste hotel desde outubro têm sido ótimas; há uma reclamação pontual de baratas e outra de vazamento, mas muitas notas 10 e 9. A pontuação atual é 8,2. Assuste-se quando a maioria das resenhas recentes seja negativa e coincida nas mesmas críticas.

EMANOEL DA SILVA SANTOS

Boa noite, a bóia !!!
Estarei indo "rapidinho" em Aracajú, saindo de Salvador em 02/01/2015 e retornando para SSA em 05/01/2015. Irei de carro com minha esposa e meu filho de 1 ano. Por favor, gostaria de algumas dicas de locais que poderei visitar nesse curto espaço de tempo. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanoel! Leia o post e escolha o que lhe entusiasmar. O texto é para ser lido.

Cleube Capelli

Estou querendo passar o feriado de Carnaval - 2015 com os meu netos (08 e 09 anos) em Aracaju. Só nos três. Faço isso todos os anos. Já visitamos os parques temáticos em SP, Beto Carrero e Pousadas em Santa Catarina. Agora quero ir mais longe - conhecer Aracaju. Além de Atalaia, há mais passeios interessantes para eu ir com dois meninos? Acredito que sim, mas gostaria de saber as suas sugestões, inclusive do local para a gente se hospedar. Grata,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleube! Veja todos os passeios aqui:

https://www.viajenaviagem.com/destino/aracaju

Janaina Farias

Adorei as suas dicas de passeios para Aracaju e vou para lá agora em janeiro e gostaria de saber se tens uma dica de receptivo,pois já fiz vários passeios com a Luck receptivo mas infelizmente eles não atuam em Sergipe. Parabéns pelo blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Quem responde é A Bóia. O maior receptivo de Aracaju é a Nozes Tur. Eles tem até uma agência no calçadão da Atalaia.

http://www.nozestur.com.br/

Janaina Farias

Obrigada pela dica,Bóia.

Joilson
JoilsonPermalinkResponder

Realmente, Aracaju tá show!!!! Visito sempre desde 1988, mas a orla foi revitalizada com muita competência... conheço algumas no Nordeste como a orla de Salvador (no meu estado), Fortaleza, Natal, Maceió, mas a orla de Aracaju me arrisco a classificar como a melhor, mais organizada, e mais bela do Nordeste... Indo pro litoral sul, tem a ôrla pôr do sol e demais praias já citadas... Barra do Coqueiros é bem aconchegante, a vista dos dois rios é muito bonita (Rio Sergipe e Vaza Barris)... Fiz recentemente o passeio pelos Cânios do Xingó... Fenomenal!!!! Vc conhece uma paisagem diferente, fora do trivial... Então, recomendo conhecer Sergipe... ah, parabéns pelo Bolg!!!!!!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Estou me programando para as proximas ferias de dezembro de 2015, com isso pensei em ir para Sergipe, alugar um imovel por 3 meses. Mas eu não conheço e por isso, gostaria de sugestões de qual a melhor praia, deve ser um lugar que agrade crianças, jovens e casal, minha familia e bem variada e gostamos de tudo.
Outra coisa e a localização dessa praia para que a gente tenha opções de passear em outras praias.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Atalaia em Aracaju.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Olá sempre consulto o blog antes d viajar é show! Alguém se hospedou no Prodigy recentemente?, poderia dar informações sobre as acomodações (se vista mar é realmente vista para o mar), limpeza, café da manhã, o atendimento, infra, se é muito cheio e agitado (intuito é descansar) se estrada para centro e orla de Aracaju é boa, vamos de 15 a 29/03/2015 casal sem crianças, pretendemos alugar carro. Consultamos booking mas as opiniões boas e ruins ficaram empatadas. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! É assim mesmo: tudo depende das expectativas que se tinha antes da hospedagem. O serviço também pode variar de acordo com a ocupação. Feriados e férias sempre registram serviço piorado. Veja se as críticas são objetivas ou subjetivas, e se referem a itens aos quais você dá prioridade ou não.

Ao reservar você pode escolher entre quarto "superior" (sem vista para o mar) e quarto "superior com vista para o mar".

A estrada para Aracaju é boa, sim. Dali até a orla de Atalaia você deve levar uns 40 minutos, porque vai passar pelo centro da cidade.

Em março é improvável que o hotel esteja superlotado, a não ser que haja uma grande promoção ou uma convenção.

Valeska
ValeskaPermalinkResponder

Aracaju é incrível, vim com minha família no natal do ano de 2013, o ano novo de 2014 passamos aqui, mas agora como moradores, com certeza quem visita, quer morar, eu sou a prova disso.

Antonio Januzzi

Por favor, comentar a situação atual do Hotel Parque dos Coqueiros, onde estive hospedado a anos atrás.
Está fechado ou continua a funcionar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Foi fechado em 2012.

Anna Guimarães

Riq e equipe VNV,

Queridos! Passando para parabenizar pelos 10 anos de sucesso e dicas imperdíveis.
Passando também para agradecer. Frequentemente tenho recebido 'visitas' e leitores no blog que chegam através da indicação de vocês. Confesso que é muito estimulante ser indicado pelo VNV.
Aí, aproveitando a oportunidade, gostaria de enviar um presente do MissCheck-in para vocês. Seria possível?
Em caso positivo, retornem para o misscheck-in@hotmail.com wink

Abraço apertado,
Anna

Roseli
RoseliPermalinkResponder

Muito boa descrição de Sergipe. Só não concordo que a Cantina de Itália é o melhor restaurante da Orla. Ele já foi muito bom no inicio mas perdeu qualidade e manteve os preços. Para mim o Maria Flor é muito melhor.

Tabata
TabataPermalinkResponder

Olá, vou passar o final do ano em Aracaju e arredores, obrigada pelo material publicado. Está ajudando muito na criação do meu roteiro. wink

valmyr Brandão

Alô Bóia! Suas dicas para nossa viagem a Santiago e Atacama em março foram sensacionais! Agora iremos a Aracaju, Praia do Forte e Salvador. Em Sergipe ficaremos cinco dias; minha pergunta é se dá para ir de carro para o passeio do Xingó ou é melhor ônibus de viagem (já me disseram que de van é super desconfortável). É realmente aconselhável passar uma noite por lá? Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valmyr! É realmente aconselhável passar uma ou duas noites por lá, em Piranhas.

Poliana
PolianaPermalinkResponder

Boa noite,
Gostaria de informações sobre o prodigy.
Olhei os comentários no booking e decolar e 90% das pessoas falam que falta manutenção r limpeza. Reclamam muito que a piscina é suja e o corredor com cheiro de mofo.
A situação do hotel é essa mesma?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Poliana! O conjunto de resenhas do Booking, sobretudo as mais recentes, é o melhor termômetro para saber a situação de um hotel, sim. É por isso que sempre linkamos.

Ana Rocha
Ana RochaPermalinkResponder

Olá, boa tarde Ricardo ! Vou dia 21 para Aracaju 6 noites no Radisson. Queria saber o que é possível aproveitar em passeios e praias nos arredores, já que estarei com uma pessoa com mobilidades reduzida (anda, mas com bengala, fraturou tornozelo em novembro) Queremos aproveitar um pouquinho a temporada de verão. Grata e feliz ano-novo, você é 10 !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Só será complicado pegar praia em Atalaia, que tem uma faixa muito larga de areia.

Andreia castro gaigher

Pessoal, estarei de passagem por Sergipe, e tirei dois dias pra conhecer a praia do saco. Gostaria de saber, se ela esta localizada em Estancia, porque estarei chegando pela BR 101, vindo de Salvador.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! A Linha Verde agora segue até Aracaju. Não precisa pegar a 101.

Iara Lins
Iara LinsPermalinkResponder

Gostei de tudo o que foi dito sobre os principais pontos turísticos do Estado. Como moro em Aracaju percebi a fidelidade como o assunto foi descrito. Com certeza vou usar o guia para me basear sobre lugares que quero conhecer. Parabéns pelo trabalho!

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Olá Riq e Bóia! Estou indo a Aracaju de carro saindo de Recife, e queria muito conhecer os Cânions. Seria caminho indo pelo litoral pra Alagoas fazer um pit stop por lá e seguir a Aracaju? É viável?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Recomendamos pelo menos um, idealmente dois pernoites em Piranhas. Fica longe do litoral, mas é uma excelente parada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Recomendamos pelo menos um, idealmente dois pernoites em Piranhas. Fica longe do litoral, mas é uma excelente parada.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Li o relato da CarlaZ e realmente fiquei com vontade, o que está faltando é tempo. Mas entrou pra lista. Obrigada!!

Débora Bandeira

Fiz uma reserva para passar um feriado prolongado em Aracaju seguindo a recomendação no site do hotel Celi (inclusive pelo link contido no blog). Fiz a reserva com bastante antecedência, porém faltando menos de uma semana para a viagem, me mandaram um e mail cancelando minha reserva sem maiores explicações. Achei isso digno de hotel sem estrutura e sem compromisso com os clientes.
Sei que o site não tem nenhuma responsabilidade sobre isso, mas achei interessante comentar o caso para que outros clientes que usam esse site como referência na hora de planejar uma viagem fiquem atentos e não precisem passar por isso. #ficadica

Luiz Carlos Tiago

Sou carioca, moro em Aracaju há treze anos. Quando aqui cheguei tinha o propósito de conhecer bem o nordeste e a juda do saudoso guia Freire's foi fundamental. Até hoje sempre procuro dicas no viaje na viagem para qualquer destino que eu vá. Recebo visitantes do Rio, São Paulo e Minas com regularidade. Aúltima tinha lido muito sobre a praia do saco e tive que levá-la a contra-gosto pois acho a praia horrível. É pequena, cercada por construçõies que avançam pelo mar e são por ele destruidas, fazem enrocamentos que não adiantam. A Ponta do Saco é um amontoado de escombros de casas que foram destruidas pelo mar A visitante quis ir embora e fomos para a praia de Aruana.. O pantanal de Pacatuba não tem nenhuma infraestrutura nem nenhum guia de turismo. Deve ser bonito, mas nunca consegui ir até lá pelo que disse aí atrás. O pr . O projeto Tamar em Pirambu é decepcionante uma verdadeira armadilha para turistas. Esqueceram de falar do Passeio de Escuna/catamarã à Foz do São Francisco, que é sensacional.

antonio dos santos

aracaju e linda para o turismo mas devia ter mais segurança para o turista

João Martins
João MartinsPermalinkResponder

Ricardo, eu gostaria de fazer um alerta sobre os constantes vazamentos de óleo na região da Praia do Saco e Abaís. Acabo de voltar de uma viagem pela região e fiquei bastante incomodado com isso. Passeando pela Praia do Saco notei uma pequena placa bem discreta em uma das praias avisando para ligar para um 0800 caso houvesse óleo na praia, o que não me chamou muito a atenção à primeira vista. Mas, em visita à praia de Abaís no dia seguinte, que fica muito próxima da Praia do Saco, notei centenas de piabas mortas espalhadas na areia da praia, além de uma plaquinha idêntica, bem discreta, como que para não chamar a atenção dos turistas. Mas, quando a maré subiu, as manchas de óleo na água se tornaram evidentes. Pensei que eu estava vendo coisas, sugestionado pelas plaquinhas e pelas piabas mortas. Então, perguntei à garçonete do quiosque se tinha havido algum vazamento por ali recentemente. Ela confirmou que vazamentos de óleo proveniente das plataformas de petróleo são frequentes por ali, e o óleo quase sempre chega até as praias de Abaís e do Saco. Fiquei bastante alarmado. Do quiosque na Praia de Abaís as manchas eram muito nítidas e não recomendo banhos de mar naquela região. Fica a dica.

Flávia Durante

Recomendo na época de São João um passeio até a cidade de Estância para assistir à tradição dos Barcos de Fogo. Lindo demais!!!

Roseli
RoseliPermalinkResponder

Adoro suas dicas de viagem. Não vou à nenhum lugar sem consultar seu site.Fui para Salvador o ano passado e 2015 para Argentina, você foi meu guia.Maravilhoso e excelente. Aproveitei o máximo seguindo suas dicas.Indico você à todas pessoas que estão pensando em viajar.Parabéns pelo site. Esse ano vim para Aracaju e preciso deixar registrado que infelizmente Ponta do Saco,praticamente não existe mais. Foi totalmente destruída pelo mar.Só tem escombros. O mar é escuro e não tem nada para ver ali.A única coisa é o encontro do mar com o Rio Real, mas foi uma decepção. Achei interessante registrar,pois no site fala de um paraíso que não existe mais. Bom dia!

Airton
AirtonPermalinkResponder

Voltei hoje mesmo da Ponta do Saco e confirmo a descrição feita pela Roseli. Infelizmente, o que sempre foi descrito como cenário paradisíaco, não existe mais. O avanço do mar destruiu tudo. Segundo o guia, o mar engoliu construções, uma faixa do mangue (deixando um trecho da praia com areia negra a mau cheiro) e os coqueiros que emolduravam a paisagem no encontro dos rios com o mar na Ponta do Saco. Seria legal dar uma atualizada no texto para refletir a situação atual do local. Na volta da Ponta do Saco, parei nas praias vizinhas Abaís e Caueira. As duas também sofrem com o avanço do mar, principalmente Caueira. No horário em que passei lá, a água batia nas pedras colocadas a menos de 10 metros dos quiosques para tentar conter o mar. A faixa de areia só deve aparecer com a maré baixa.

Diego Maia
Diego MaiaPermalinkResponder

Bóia, vi os comentários do Airton e da Roseli aqui, e queria saber se alguém tem mais informações sobre o estado da Praia do Saco e da Ponta do Saco. Tô indo pra Aracaju no feriado de 7 de setembro e pelo que eles falaram não está valendo a pena ir até essas praias... :/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Faz tempo que a gente não vai, os leitores têm a informação mais atualizada.

Tente encaixar duas noites em Piranhas, vai ser mais proveitoso que praia.

https://www.viajenaviagem.com/2016/05/como-chegar-ao-xingo

Aida Raquel
Aida RaquelPermalinkResponder

Gostaria de saber de como é o tempo em Aracaju no mês de Maio. segunda quinzena mais precisamente! Obrigada

Eduardo Fortes

Faltou Croa do Gore, praia que se forma com a baixa da maré, acessível somente de barco, partindo da praia do Mosqueiro, litoral sul.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar