Andar com fé eu vou: você já fez turismo religioso? 1

Andar com fé eu vou: você já fez turismo religioso?

Círio de Nazaré, em Belém

[Círio de Nazaré]

A Jornada Mundial da Juventude se aproxima. Entre 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, são esperados 2 milhões de jovens católicos do mundo todo para um encontro com o Papa Francisco, em sua primeira vinda ao Brasil.

Peregrinos e fiéis poderão participar de diversas atividades e celebrações, entre elas a Acolhida ao Papa e a encenação da Via Sacra, nos dias 25 e 26 de julho, em Copacabana, e a Missa de Envio, que será celebrada pelo Papa no dia 28 de julho, numa estrutura monumental que está sendo montada em Guaratiba, chamada Campus Fidei.

Os cariocas que têm como religião viajar poderão aproveitar o “Feriado do Papa”, concedido pelo município, para passear entre a tarde do dia 23 de julho e a manhã do dia 29. Amém!

Aliás e a propósito, vamos falar de turismo religioso? Visitar ruínas de locais sagrados, templos, mesquitas, igrejas e sinagogas tem muito a ver com fé, mas também com história e arquitetura. Costumam entrar nos roteiros de viajantes com ou sem religião, e podem deslumbrar a todos igualmente.

Aqui no Viaje na Viagem contamos sobre a missa afro-baiana da Terça da Bênção em Salvador e o Círio de Nazaré em Belém. Explicamos como chegar a Fátima, à Mesquita de Córdoba e como ir ao Corcovado.

Os leitores já relataram sobre ir a Israel com excursão e também como assistir a cultos gospel no Brooklyn.

Queremos saber de você: que locais ou cidades você já visitou que foram inesquecíveis por algum significado religioso especial? Que templos achou notavelmente bonitos? De que cerimônias religiosas participou como atração turística?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


36 comentários

Fiz turismo “religioso” este ano, em Roma. As aspas são porque não sou católica, mas acabei sendo levada a fazer uma programação religiosa pelos meus familiares. Quando comentei em casa que dá mesmo para ver o papa de perto em Roma, fui praticamente obrigada a participar da Audiência Papal, que acontece sempre às quartas-feiras. Como já era com o papa Francisco, acabei gostando da experiência, porque ele é mesmo uma pessoa muito carismática e foi lindo ver a Praça São Pedro tomada pelos fiéis. Fora a espera de umas duas horas (ainda bem que foi sentada), foi tudo muito tranquilo.
Também fiz o “scavi tour” (visita ao túmulo de São Pedro), seguindo as dicas daqui do VnV, e achei muito válido mesmo para quem tem interesse apenas histórico.

Amo as festas religiosas das cidades mineiras.
Há muitos anos assisti a um culto gospel em NY e fiquei muito emocionada.
Na Páscoa, de 2012, estávamos em Pirenópolis-GO, é uma festa linda e emocionante.
Há anos planejo fazer o Caminho de Santiago e tenho fé que acontecerá no momento certo.

Também já fui à Aparecida. Tanto em Aparecida como em Fátima minha estratégia foi ir em data não festiva e assitir a missa.

Sim, várias vezes.1) A Procissão do Bom Jesus da Lapa, que me marcou para sempre. 2) A procissão do Senhor Morto, aqui mesmo, na Sexta da Paixão, no Pelourinho. 3) A festa do Senhor Bonfim. 4) Fátima. 5)Procissão do Fogaréu, em Serrinha. 6) Procissão da Sexta da Paixão em Monte Santo. 7) Festa da Boa Morte, em Cachoeira. 8) Festa da padroeira de Santo Amaro. 9) Procissão de N.S. da Boa Viagem, aqui, 1° de janeiro. 10) Algumas festas em terreiros de candomblé. 11) Festa de São Sebastião do Mastro em Ilhéus. E muitas outras, nas ilhas, no Recôncavo,no sertão; gosto muito de festas religiosas. Tenho tres desejos “clicando”: Semana Santa em Ouro Preto e em Goiás Velho e Festa do Divino, em Goiás.

Conheci a procissão do Bom Jesus da Lapa, na cidade de mesmo nome no interior da Bahia. É realmente emocionante e comove até os mais descrentes, apenas em ver a fé alheia. Além disso, a Igreja foi construída em uma gruta de pedra, lindíssima!

Ja fui a Fatima apenas com o intuito de assistir a missa e conhecer o santuario.
Assisti missas completas (incluidas na programacao da viagem) em italiano (Vaticano), frances (Paris), espanhol (Baroloche e Lima) e ingles (NY).
Para quem ‘e catolico como eu ‘e uma oportunidade emocionante.
Mas tb aproveito para conhecer outras igrejas cristas e de outras religioes. Amo!!!

Fiz o Caminho de Santiago em 2010. Todo ele indescritível do ponto de vista turístico e religioso. Lugares lindos e experiências emocionantes. A Missa do Botafumeiro em Santiago de Compostela foi um marco!!! Vale muito a pena, mesmo se você não é religioso, é emocionante…

O turismo religioso que mudou a minha vida foi em Assisi, na Itália. Passei uns dias lá peregrinando por onde Francisco e Clara de Assisi passaram. Momentos de muita emoção. Agora estou me preparando para o Caminho de Santiago em setembro/outubro de 2013. Andar com fé eu vou…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito