Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Ovelha no caminho do Embalse el Yeso

Cajón del Maipo estava na lista de desejos da Simone faz tempo. Em sua primeira visita a Santiago, os planos deram errado: o guia com quem havia acertado o passeio descumpriu com o combinado, propôs pouco tempo de permanência no local e ela preferiu adiar a aventura. De volta a Santiago após dois anos, ela e o marido decidiram alugar um carro e conhecer a região por conta própria.

Ir ao Cajón del Maipo de carro funcionou bem para a Simone, que é fotógrafa e aproveitou para fazer os registros incríveis que ilustram esse post. O inverno atrapalhou um pouco a caminhada, mas criou um cenário dramático para as fotos. Vai pela Simone:

Texto e fotos | Simone Lobo
Estrada para o Cajón del Maipo

Cajón del Maipo fica a aproximadamente 60 km de Santiago. Alugamos um carro e fomos com GPS, é bem sinalizado. Em menos de 1 hora chegamos na cidade.

Decidimos conhecer Embalse el Yeso depois de ver algumas imagens e relatos por aqui. Mas, como fomos no auge do inverno, algumas dicas são importantes.

Chegando em Cajón del Maipo, seguimos o “Caminho al volcán” e nem precisamos parar para perguntar. Há placas por todos os lados.

Sinalização no Cajón del Maipo

Estrada para o Embalse el Yeso

A estrada é sinuosa e linda, você não vai se cansar de tirar várias fotos.

Quando entramos na estrada que vai para o Embalse, começa a parte mais linda. Parecia que estávamos subindo o Valle Nevado. A paisagem é belíssima, se prepare para cruzar com cavalos selvagens, raposas e cabras no meio dos Andes.

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Como a estrada é de terra e marca 29 km para chegar ao Embalse, demora cerca de 1 hora, indo devagar e curtindo a paisagem. Mas não adianta ter pressa, o caminho é incrível.

Chegando lá é que é a questão. Eu havia visto uma foto com o chão de terra. Fui de bota comum, com solado de couro e, ao chegar, tivemos que estacionar o carro um pouco antes da represa e andar pelo menos 1 km na neve.

Caminho para o Embalse el Yeso

A estrada fica impedida e perigosa. O gelo estava cobrindo todo o caminho.

Estrada para o Embalse el Yeso

Neve de um lado, ribanceira de outro.

Então, uma dica: caso vá no inverno, use botas de neve para não correr o risco de se machucar.

Bom, a dificuldade vale a pena porque eu nunca tinha visto um lugar tão lindo em toda a vida. Silêncio, lago azul turquesa cristalino com montanha de neve por todos os lados.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso

Vale o passeio mil vezes.

Depois vi no Google Maps que a estrada vai bem mais adiante e a represa também. Deve ser muito lindo quando é possível caminhar ou mesmo seguir de carro até mais longe. Mas dali já é espetacular.

Se estiver em Santiago, programe 1 dia inteiro para fazer esse passeio, mas eu acho que Cajón vale uma esticada maior, pois tem muita coisa a oferecer. Tem estação de esqui, glaciar, vulcão, enfim, eu ficaria pelo menos uns 3 dias por lá.

Espero ter ajudado.

Muito obrigada, Simone! Parabéns pelo seu trabalho!

Leia mais:

56 comentários

Helena
HelenaPermalinkResponder

Olá Simone! Qual mês vc fez esse passeio? Estou indo no final de julho (2014) para Santiago e vou analisar a possibilidade de fazer esse passeio. Obrigada!

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Olá Helena!
Fiz no início de agosto. Vale muito a pena, apenas vá com sapato de neve smile

Amilton Gil
Amilton GilPermalinkResponder

Olá Pessoa,estive no final de maio/14 em Cajon del Maipo de carro alugado,vale muito a pena.Até Banos Morales até que é fácil ir de carro sem correntes nas rodas,pois há muito transito de caminhões na estrada.Para o Embalse não conseguimos chegar devido a quantidade de neve e o carro era popular 1.4.Ficamos há 4 km do embalse e já era 3 horas da tarde.Portanto,se houver previsão de neve,no dia era apenas de 1cm,e não conseguimos chegar.quem quiser dicas amiltongil@gmai...

Lígia Pereira

Oi, Amilton!
Quando de maio você fez o passeio? Estou indo na primeira quinzena e procurando dicas para ir com tranquilidade até lá!
Obrigada.

Wagner Martins

Simone, adorei seu relato!E ontem mesmo estava pesquisando sobre Cajón... estou indo em Fevereiro pra Santiago e gostaria muito de fazer esse passeio, vc acha que vale a pena?

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Obrigada Wagner! me senti na obrigação de dividir minha aventura com vocês. Eu acho que vale a pena em qualquer época, é um lugar incrível. A única diferença é que você não vai encontrar tanta neve nas montanhas, mas vai poder andar pela estrada que eu não consegui chegar e ver outras paisagens.

Lívia
LíviaPermalinkResponder

E o calendário de viagens 2014, vai sair??

Rita Rodrigues

Que legal, ainda não tinha ouvido falar sobre esse lugar, adorei, estou pensando em ir para o Chile no próximo inverno e já está na minha programação, porém, ficou uma dúvida, parece tudo muito vazio, tranquilo, mas é realmente seguro, e o caminho até lá tb?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Não recebemos nenhum depoimento de leitor relatando problemas. Se preferir, você pode ir num tour organizado. Veja só: https://www.viajenaviagem.com/2013/01/cajon-del-maipo-por-conta-propria-ou-em-tour-organizado/

Rita Rodrigues

Obrigada Bóia pela informação e pelo link.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Olá Rita!
Achei bastante seguro. Como sou fotógrafa, parei um milhão de vezes e não senti medo algum. Chegando lá, vimos alguns casais, me pareciam turistas também.
Com relação à segurança na estrada, é de terra, tem curvas, por isso é necessário atenção, mas a estrada é relativamente larga.

Rita Rodrigues

Obrigada pela informação Simone, bom saber que dá para ir sem receio, já fiquei ansiosa para chegar lá tb... Suas fotos estão lindas!

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Mariana, obrigada por publicar meu passeio. Estou super orgulhosa e feliz em poder ajudar mais pessoas a descobrirem um lugar tão lindo!
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! A gente é que superagradece o seu feedback e parabeniza pelas fotos maravilhosas! grin

André Luiz Freitas

no verão também é lindo. como mandar fotos? tenho algumas do embalse no verão e gostaria de dividir

Guta | Blog Vambora!

Que lindo! Não conhecia! Mais um bate e volta incrível para fazer de Santiago. Anotado! wink

Jorge
JorgePermalinkResponder

Falando em Santiago, posto aqui uma dúvida: Ao comprar mercadorias via Amazon, B&H, para entrega em Santiago, quais as taxas que o produto em questão estão sujeitas? É mais vantajoso do que mandar entregar no Brasil? Estarei no Chile em '14 e pretendo comprar algumas coisas via e-commerce para entrega lá.

Obrigado,
Jorge

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! Você fica sujeito a atrasos na entrega e, ao chegar no Brasil, pode ser taxado de toda forma. É mais sensato deixar para fazer essas compras quando você for aos Estados Unidos, ou pedir entrega na sua casa, no Brasil.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Lindas fotos!!!!Simone Lobo . vc foi com que carro? da para chegar com qualquer carro? da para chegar até´Baños Colina e embalse yeso apenas de carro ou é necessario fazer uma trilha . Brigado!!!!

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Oi Henrique! Me perdoe pela demora, vi sua pergunta agora. Alugamos um carro da GM, motor 1.6. Acredito que em Santiago todos os carros tem motor acima de 1.6, então é tranquilo. O passeio de Embalse leva um dia para aproveitar a paisagem. Minha sugestão é que você vá para Banos Colinas em outro dia. Para o Embalse não há trilhas, são 29 km em estrada bem íngrime. Banos Colina e Banos Morales abrem apenas no verâo.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Ops, Felipe.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Que isso,muito obrigado pela ajuda!!!!!!!

Diego Lima
Diego LimaPermalinkResponder

Simone, muito bom o relato, parabéns !
Lendo sobre este lugar, fiquei muito interessado em ir, vou para Santiago em Setembro, e provavelmente pegarei neve nessa região. Em algum momento, antes de parar o carro, você chegou a pegar neve na estrada ? Fico preocupado pois não tenho a minimo experiência em dirigir nessas condições. Assim como a Rita (comentário acima), fico muito receoso com a ideia de não haver muito movimento, pois vai que tenha algum problema no carro, etc... a preocupação aumenta quando você cita em parar o carro e ir caminhando...rs... isso algo normal, onde outras pessoas também fizeram, ou o carro foi "abandonado" para trás, rs? Desculpa a bateria de perguntas e preocupações... Desde já, obrigado !

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Oi Diego! Obrigada, é um prazer ajudá-lo.
Em setembro a neve em Santiago é bem diferente de agosto, quando eu fui. Você vai aproveitar, mas o gelo já estará derretendo, não no auge.
Só peguei neve no ponto que comentei, cerca de 1km antes de chegar ao Embalse, onde o carro realmente não chegava e todos iam a pé.
A estrada é de terra bem batida, relativamente larga, não dá medo.
Todos param o carro no mesmo local e continuam caminhando até chegar ao Embalse. Arrisco que talvez você consiga ir mais adiante, onde não fomos porque eu estava com o calçado errado.
Com relação à segurança, vi apenas casais de turistas e alguns santiaguinos fazendo churrasco na beira da montanha.
O passeio inteiro é lindo, vale a pena.
Depois me conta como foi. Boa viagem!

Diego Lima
Diego LimaPermalinkResponder

Muito obrigado Simone !! Você me encorajou...rs...

Helen
HelenPermalinkResponder

Bom dia! Vou ao Chile pela segunda vez e em Julho, gostaria muito de conhecer esse local, como você fez para alugar o carro?
Aguardo smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helen! Recomendamos você dar uma conferida no nosso parceiro Rentalcars, que compara preços descontados de várias locadoras.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Oi Helen,

A dica da Bóia é ótima! Eu peguei indicações de locadora com próprio hotel em que ficamos (Holliday Inn Las Condes) e não tive nenhum problema!

Tiago Dias de souza

Fui lá no ano passado com minha esposa, no inverno, a nossa sorte que temos um amigo chileno e nos levou de carro até lá. Recomendo a todos este passeio, lugar incrível para fotografar!!!!!

Maira de Lima
Maira de LimaPermalinkResponder

Ótimo relato, encoraja as pessoas a fazerem esses roteiros diferentes.
Eu achei esse local pelo google maps, iriamos para Santiago então pesquisamos as redondezas, e quando fui digitar Embalse del Yeso, tivemos a certeza que iriamos lá, me arrependi de ter feito bate e volta como você falou, vale mais alguns dias a estadia.
Fui final de agosto de 2013, estava interditado tbm parte da passagem, e fomos caminhando.
Ouso em dizer ainda, que a melhor parte da viagem foi esse local, muito melhor e barato (de graça) que vale nevado, ao meu ver claro.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Concordo com você, Maira, eu acho o passeio melhor que Vale Nevado, principalmente para alguém, como eu, que não saber esquiar. Mas para quem vai pela primeira vez ao Chile na época de neve, o Vale ou outras estações de esqui são paradas obrigatórias smile

Ana Leticia
Ana LeticiaPermalinkResponder

Olá! adorei seu relato! estou indo para Santiago semana que vem, e esse passeio com certeza entrou nos meus planos! Uma dúvida... Estou indo com uma amiga, você acha arriscado fazermos esse percurso somente em duas pessoas? e chegando lá, o que você recomenda para fazermos???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Leticia! A Simone comentou em um dos comentários acima que se sentiu super segura e não sentiu medo. Mas se preferir, você pode ir num tour organizado. Veja só: https://www.viajenaviagem.com/2013/01/cajon-del-maipo-por-conta-propria-ou-em-tour-organizado/

Tatiane Gomes
Tatiane GomesPermalinkResponder

Olá Ana Letícia,
Também me interessei bastante por esse passeio. Você e sua amiga conseguiram ir? Alugaram carro? Estarei em Santiago até 28/05/14 e quero muito conhecer esse lugar.

Douglas Pegorel

Tatiane,

Vou para Santiago entre os dias 25 e 30/07, e quero conhecer o local também. Se você achar mais informações, pode compartilhar? Obrigado wink

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Oi Simone, muito legal!!
Me fala uma coisa, é melhor fechar os passeios direto em Santiago ou reservar pelo site antes (ainda no Brasil) é uma boa opção (mais barato?)?

Notei que Banos Colina e Banos Morales abrem apenas no verão, mas no site da Sky total tem um passeio para CAJON DEL MAIPO - BAÑOS COLINA (http://www.skitotal.cl/cajon-del-maipo.php) que inclui caminhada na neve com raquetes e banho nas piscinas. Please, me ajuda, como isso funciona?
Obs. Estarei em Santiago na ultima semana desse mês.
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! A Simone não foi em Baños Colina. Se a operadora oferece o passeio, é porque as termas funcionam também no inverno smile

Você pode reservar ao chegar em Santiago, sem problemas.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Ah.... uma outra pergunta: Saberiam informar se vale a pena comprar um chip pré pago no Chile, para usar basicamente com internet (Skype e google maps)? Saberia quanto e qual a melhor operadora? Tem 3G em Santiago?
Varias perguntas... rsrsrs

Obrigado.

Solange
SolangePermalinkResponder

Olá Simone!
Estou indo ao Chile em julho e com certeza incluirei suas dicas em meu roteiro. Estou pensando em alugar um carro. Você poderia me dar o tel., nome ou email da locadora onde você alugou o seu?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! A Rentalcars é parceira do Viaje na Viagem e faz cotações entre diversas locadoras: https://www.viajenaviagem.com/2013/12/rentalcars-com-como-funciona/

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Bom dia,
Dia 28 de agosto estou indo a santiago e vou tirar um dia para Cajon.

Alem da represa podemos ir para o canion que existe em cajon? A existência de neve para quem não esta habituado a dirigir assim na estrada causa algum impacto?

Da pra combinar este passeio com outro próximo no mesmo dia? Um carro comum chega la fácil?

Outra duvida: Pretendo tirar um dia para curtir uma estação de esqui. Minha noiva quer o vale nevado pela estrutura e fama. Eu queria portillo por ter mais contato com os andes, alem do belo lago del isca que tem la, creio que a paisagem em portillo seria mais interessante, ja que queremos esquiar, mas não somos especialistas e nem queremos ser.

Grato,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! O que sabemos sobre Cajón no inverno é o que o leitor relatou. Infelizmente não temos dicas próprias para dar

Portillo está a 3 horas de viagem de Santiago e a estrada pode fechar. Fique com as montanhas próximas, e deixe para ir a Portillo quando se hospedar por lá.

Leia sobre neve:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

Sy
SyPermalinkResponder

Oi Simone!
Estou indo agora em setembro e vou me hospedar por lá. Considerando que irei acordar por la, vou ganhar tempo para começar cedo o dia. Quero conhecer as thermas, El Yeso e El morado, preciso conciliar para dar tempo. Voce gastou 1/2 dia em El Yeso? Queria conciliar ele com El Morado, mas parece que em El Morado tem muito tempo de caminhada...Qual o tempo que gastou, sem contar Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sy! Desculpe a intromissão grin Reserve um dia inteiro para o passeio a Cajón del Maipo.

carol
carolPermalinkResponder

lugar maravilhoso. fui agora dia 7/11 com amigas e um grande amigo nos levou, vale a pena cada vista maravilhosa encontramos cascatas e o rio vai acompanhando a estrada, vacas e cabras pelo caminho é maravilhoso.

annalidia
annalidiaPermalinkResponder

vc foi de carro só até o Cajon del Maipo? precisou usar correntes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Annalidia! Um leitor comenta sobre a necessidade de correntes: https://www.viajenaviagem.com/2013/11/cajon-del-maipo-inverno-carro-alugado/comment-page-1#comment-416198

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Estou indo pela 3a vez ao Chile. Este lugar é incrível, vale muito a pena. Foi um dos lugares mais incríveis que conheci e olha que viajo bastante. Fui de carro alugado e é super tranquilo pra chegar. Fui no início de Maio e já tinha muita neve e estava nevando em Baño Colinas, não consegui subir com o carro até lá.

André
AndréPermalinkResponder

Em Março 2015, estive em Santigo com a minha esposa. Pretendíamos ir até o Valle Nevado, contudo como não havia neve para se ver buscamos algo novo. O algo novo na região da cordilheira foi a ida ao Cajon Del Maipo.
Fomos com uma empresa que faz o trajeto com uma minivan que no mínimo leva 4 pessoas e 22.000 pesos cada com a entrada na termas, ou seja, bem caro! Mas valeu muit.
Queríamos ir no Baños Morales que na minha opinião é muito mais belo que o Baños Colina. O Baños Morales fica depois do Baños Colina, na mesma estrada, em uma região mais rustica e as piscinas são mais limpas e menos frequentadas. Quando chegamos havia apenas 8 pessoas.
Quanto a forma de se chegar, sugiro fortemente o aluguel de uma carro, conheci um casal de brasileiros que fez isso e chegou ao local sem problemas, apesar da estada se de pedras é possível se chegar sem problemas (a nossa van chegou e não era nenhuma 4x4).
O macete é chegar até em São José de Maipo é de lá seguir até São Gabriel e depois perguntando-se e seguindo-se sempre a estrada ao lado do Rio Maipo se chega as terma, primeiro no Baño Colina e se seguindo na estrada se chega no Baño Morales.
Como eu disse a estada e ruim mas nada que dificulte a chegada, inclusive existe uma pedreira que mantem a estrada em bom estado até o baños Calina.

Daniel Oliveira

Estou no Chile há quase 1 semana. Nos 2 primeiros dias, andamos por Santiago. No terceiro dia, depois de pesquisar pela Internet, decidimos ir a Cajón. Fizemos o trajeto da forma econômico: de trem até Plaza de Puento Alto. O problema foi que saímos tarde de Santiago, perto das 9h. Bem...da estacão, pegamos o microônibus MB72 até San José del Maipo. De lá pegamos outro ônibus até San Gabriel e de lá outro ônibus até El Vulcan. Na época que estamos, é o máximo onde os ônibus chegam nesse horário. De lá decidimos ir a Banos Morales. A única forma era pedindo carona. Conseguimos com um caminhoneiro. Chegando lá, bem, umas 3 da tarde hahahah...tivemos uma "surpresa": a venda so ingresso pra caminhar até o monumento se encerrou as 12h30. Isso porque, segundo o guia, são 3h pra descer até o monumento e três horas pra voltar e lá eles encerram as atividades por volta das 17h.

Bem...o passeio valeu a pena pela aventura e pelas fotos. E na volta pegamos carona também até Santiago com um chileno que morou 9 meses no Brasil. Enfim...o rolê foi muito bom. smile

Loraine
LorainePermalinkResponder

Eu fui há duas semanas atrás e foi maravilhoso! Um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Mas como é inverno e tem nevado por aqueles lados, preferimos ir com uma empresa de turismo (Viaja Brasil). A empresa parou o carro a mais ou menos uns 2km do Embalse e fomos caminhando até lá. Não recomendo para quem tem dificuldades de caminhar ou ir com crianças pequenas, mas vale totalmente à pena. Lindo!!!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

ola, vou com minha mae (65 anos) e minha filha(6 anos) na ultima semana de julho, compramos o passeio a Cajon Deil Maipo por uma empresa turistica, na sua opiniao seria perigoso ir com minha filha? pois ela é pequena e nao caminha muito, minha mãe embora com idade, caminha bem e é bem ativa, mas fiquei receosa se tiver que caminhar muito com minha filha na neve, não sei se ela aguenta e se não é perigoso. Qual sua opiniao?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Cada passeio tem o seu próprio roteiro. Pergunte à agência onde você comprou.

Marina Morales

Olá Mariana!

Vou agora em junho com minha família, o que inclui minha filha de 4 anos de idade. Queria fazer uma Day trip para Cajon mas estou na dúvida se vale a pena com criança nessa época do ano.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! A Mariana, assim como o Ricardo Freire, acham esse passeio superestimado. Mas todo mundo quer fazer e a maioria das pessoas parece curtir, então a gente dá o serviço. Mas os 'contras' estão todos no texto, veja se você se identifica com eles ou se os 'prós' fazem valer a pena.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar