Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone 1

Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone

Ovelha no caminho do Embalse el Yeso

Cajón del Maipo estava na lista de desejos da Simone faz tempo. Em sua primeira visita a Santiago, os planos deram errado: o guia com quem havia acertado o passeio descumpriu com o combinado, propôs pouco tempo de permanência no local e ela preferiu adiar a aventura. De volta a Santiago após dois anos, ela e o marido decidiram alugar um carro e conhecer a região por conta própria.

Ir ao Cajón del Maipo de carro funcionou bem para a Simone, que é fotógrafa e aproveitou para fazer os registros incríveis que ilustram esse post. O inverno atrapalhou um pouco a caminhada, mas criou um cenário dramático para as fotos. Vai pela Simone:

Texto e fotos | Simone Lobo
Estrada para o Cajón del Maipo

Cajón del Maipo fica a aproximadamente 60 km de Santiago. Alugamos um carro e fomos com GPS, é bem sinalizado. Em menos de 1 hora chegamos na cidade.

Decidimos conhecer Embalse el Yeso depois de ver algumas imagens e relatos por aqui. Mas, como fomos no auge do inverno, algumas dicas são importantes.

Chegando em Cajón del Maipo, seguimos o “Caminho al volcán” e nem precisamos parar para perguntar. Há placas por todos os lados.

Sinalização no Cajón del Maipo

Estrada para o Embalse el Yeso

A estrada é sinuosa e linda, você não vai se cansar de tirar várias fotos.

Quando entramos na estrada que vai para o Embalse, começa a parte mais linda. Parecia que estávamos subindo o Valle Nevado. A paisagem é belíssima, se prepare para cruzar com cavalos selvagens, raposas e cabras no meio dos Andes.

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Como a estrada é de terra e marca 29 km para chegar ao Embalse, demora cerca de 1 hora, indo devagar e curtindo a paisagem. Mas não adianta ter pressa, o caminho é incrível.

Chegando lá é que é a questão. Eu havia visto uma foto com o chão de terra. Fui de bota comum, com solado de couro e, ao chegar, tivemos que estacionar o carro um pouco antes da represa e andar pelo menos 1 km na neve.

Caminho para o Embalse el Yeso

A estrada fica impedida e perigosa. O gelo estava cobrindo todo o caminho.

Estrada para o Embalse el Yeso

Neve de um lado, ribanceira de outro.

Então, uma dica: caso vá no inverno, use botas de neve para não correr o risco de se machucar.

Bom, a dificuldade vale a pena porque eu nunca tinha visto um lugar tão lindo em toda a vida. Silêncio, lago azul turquesa cristalino com montanha de neve por todos os lados.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso

Vale o passeio mil vezes.

Depois vi no Google Maps que a estrada vai bem mais adiante e a represa também. Deve ser muito lindo quando é possível caminhar ou mesmo seguir de carro até mais longe. Mas dali já é espetacular.

Se estiver em Santiago, programe 1 dia inteiro para fazer esse passeio, mas eu acho que Cajón vale uma esticada maior, pois tem muita coisa a oferecer. Tem estação de esqui, glaciar, vulcão, enfim, eu ficaria pelo menos uns 3 dias por lá.

Espero ter ajudado.

Muito obrigada, Simone! Parabéns pelo seu trabalho!

Leia mais:

61 comentários

Olá. Chega de carro? Ou tem trilha? Pelo que entendi caminha um pouco né? Por quanto tempo? Caminhada difícil? Obrigada!

    Olá, Claudia! Depende da agência. Você vai precisar fazer uma pesquisa, há diferentes roteiros operados por diferentes agências. A gente está desatualizado com esse conteúdo, infelizmente não posso pesquisar para você.

Fizemos esse passeio no meio de setembro, com um carro alugado.
Na verdade fomos primeiro para o Vale Nevado, só pra conhecer, bem cedinho, e depois direto para o Embalse. Não recomendo os 2 passeios no mesmo dia, são muito distantes, chegamos no Embalse por volta das 15h e tivemos pouco tempo para aproveitar.
O lugar é lindo, para nós valeu muito a pena (mais que o Vale Nevado, como já falaram). Nessa época que fomos dá super pra ir com carro alugado, boa parte da estrada é de terra mas é bem tranquila desde que não se vá com pressa.
Óbvio que é um passeio contemplativo, não tem muito o que fazer, mas ainda assim vale muito a pena, é realmente lindo.
Para quem não gosta muito de aventura, ou tem medo de contratempos(ah, mas se o pneu furar, carro quebrar, passar mal…), vá com agência. Mas pra quem quer aproveitar a natureza, ir com calma vendo todos os detalhes, alugue um carro e vá.

Olá Mariana!

Vou agora em junho com minha família, o que inclui minha filha de 4 anos de idade. Queria fazer uma Day trip para Cajon mas estou na dúvida se vale a pena com criança nessa época do ano.

    Olá, Marina! A Mariana, assim como o Ricardo Freire, acham esse passeio superestimado. Mas todo mundo quer fazer e a maioria das pessoas parece curtir, então a gente dá o serviço. Mas os ‘contras’ estão todos no texto, veja se você se identifica com eles ou se os ‘prós’ fazem valer a pena.

ola, vou com minha mae (65 anos) e minha filha(6 anos) na ultima semana de julho, compramos o passeio a Cajon Deil Maipo por uma empresa turistica, na sua opiniao seria perigoso ir com minha filha? pois ela é pequena e nao caminha muito, minha mãe embora com idade, caminha bem e é bem ativa, mas fiquei receosa se tiver que caminhar muito com minha filha na neve, não sei se ela aguenta e se não é perigoso. Qual sua opiniao?

    Olá, Juliana! Cada passeio tem o seu próprio roteiro. Pergunte à agência onde você comprou.

Eu fui há duas semanas atrás e foi maravilhoso! Um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Mas como é inverno e tem nevado por aqueles lados, preferimos ir com uma empresa de turismo (Viaja Brasil). A empresa parou o carro a mais ou menos uns 2km do Embalse e fomos caminhando até lá. Não recomendo para quem tem dificuldades de caminhar ou ir com crianças pequenas, mas vale totalmente à pena. Lindo!!!

Estou no Chile há quase 1 semana. Nos 2 primeiros dias, andamos por Santiago. No terceiro dia, depois de pesquisar pela Internet, decidimos ir a Cajón. Fizemos o trajeto da forma econômico: de trem até Plaza de Puento Alto. O problema foi que saímos tarde de Santiago, perto das 9h. Bem…da estacão, pegamos o microônibus MB72 até San José del Maipo. De lá pegamos outro ônibus até San Gabriel e de lá outro ônibus até El Vulcan. Na época que estamos, é o máximo onde os ônibus chegam nesse horário. De lá decidimos ir a Banos Morales. A única forma era pedindo carona. Conseguimos com um caminhoneiro. Chegando lá, bem, umas 3 da tarde hahahah…tivemos uma “surpresa”: a venda so ingresso pra caminhar até o monumento se encerrou as 12h30. Isso porque, segundo o guia, são 3h pra descer até o monumento e três horas pra voltar e lá eles encerram as atividades por volta das 17h.

Bem…o passeio valeu a pena pela aventura e pelas fotos. E na volta pegamos carona também até Santiago com um chileno que morou 9 meses no Brasil. Enfim…o rolê foi muito bom. 🙂

Em Março 2015, estive em Santigo com a minha esposa. Pretendíamos ir até o Valle Nevado, contudo como não havia neve para se ver buscamos algo novo. O algo novo na região da cordilheira foi a ida ao Cajon Del Maipo.
Fomos com uma empresa que faz o trajeto com uma minivan que no mínimo leva 4 pessoas e 22.000 pesos cada com a entrada na termas, ou seja, bem caro! Mas valeu muit.
Queríamos ir no Baños Morales que na minha opinião é muito mais belo que o Baños Colina. O Baños Morales fica depois do Baños Colina, na mesma estrada, em uma região mais rustica e as piscinas são mais limpas e menos frequentadas. Quando chegamos havia apenas 8 pessoas.
Quanto a forma de se chegar, sugiro fortemente o aluguel de uma carro, conheci um casal de brasileiros que fez isso e chegou ao local sem problemas, apesar da estada se de pedras é possível se chegar sem problemas (a nossa van chegou e não era nenhuma 4×4).
O macete é chegar até em São José de Maipo é de lá seguir até São Gabriel e depois perguntando-se e seguindo-se sempre a estrada ao lado do Rio Maipo se chega as terma, primeiro no Baño Colina e se seguindo na estrada se chega no Baño Morales.
Como eu disse a estada e ruim mas nada que dificulte a chegada, inclusive existe uma pedreira que mantem a estrada em bom estado até o baños Calina.

Estou indo pela 3a vez ao Chile. Este lugar é incrível, vale muito a pena. Foi um dos lugares mais incríveis que conheci e olha que viajo bastante. Fui de carro alugado e é super tranquilo pra chegar. Fui no início de Maio e já tinha muita neve e estava nevando em Baño Colinas, não consegui subir com o carro até lá.

lugar maravilhoso. fui agora dia 7/11 com amigas e um grande amigo nos levou, vale a pena cada vista maravilhosa encontramos cascatas e o rio vai acompanhando a estrada, vacas e cabras pelo caminho é maravilhoso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito