Programão de 6a. em Fortaleza: jantar no Mercado dos Pinhões

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mercado dos Pinhões, Fortaleza

Quando estive em Fortaleza no começo do ano, a querida Lili me chamou para um jantar pra lá de especial.

Le Marché, FortalezaLe Marché, Fortaleza

Le Marché, Fortaleza

O restaurante era o Le Marché, da chef alsaciana Marie-Anne Bauer, cuja fama em Fortaleza vem desde o tempo em que comandava o L'Ô.

Le Marché

A localização é mais do que especial: em frente ao Mercado dos Pinhões, um antigo mercado de carne com estrutura metálica, importado da França e que está estacionado nesta praça desde 1938. A estrutura foi toda restaurada há poucos anos e está um brinco.

E o momento do jantar era perfeito: toda sexta-feira à noite, tem música ao vivo no mercado. Todo iluminado, ele fica uma lindeza. O melhor pano de fundo para um jantar ao ar livre.

Mercado dos Pinhões

Gostei tanto, que nesta última passada resolvi repetir o programa.

Mercado dos PinhõesMercado dos Pinhões

Mercado dos Pinhões

O cenário estava tão bonito quanto da primeira vez, mas a música estava menos apropriada. Na minha primeira vez, era chorinho e seresta.

Mercado dos Pinhões

Na segunda, era samba. Nada contra samba: é que o volume do chorinho era mais baixo, e não atrapalhava em nada as conversas à mesa grin

Le MarchéLe Marché

Le Marché

A cozinha de Marie-Anne é clássica; espere encontrar filés super bem-executados, risotos e -- foi meu pedido as duas vezes -- moules, os suculentos mexilhões que podem ser preparados à la marinière (ao vinho branco) ou farcies (na manteiga com farinha de rosca). Delícia.

Mercado dos Pinhões

Mas não é preciso jantar à francesa para curtir o Mercado dos Pinhões iluminado e funcionando. Dentro do mercado há um pequeno restaurante. E do outro lado, uns três bares que põem mesas na calçada como o Le Marché.

E na noite de domingo (quando o Le Marché não funciona) acontece o outro evento animadão do mercado: é a noite do forró.

(E caso você esteja em Fortaleza na época do carnaval, fique ligado: o pólo mais descolado é aqui.)

Leia mais:

9 comentários

Mirella (@mikix10)

Eita... eu eu perdi isso quando estive por lá! Já vou avisar minha prima pra ficar de olho e me levar na próxima vez smile

Camila
CamilaPermalinkResponder

Adoro o Le Marché - ambiente aconchegante e comida top!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

que raiva!!!! voce só dá essa dica agora? Estive em Fortaleza há 1 mes de passagem para Jeri e perdi esse programão!!! Tenho certeza que é uma programão porque suas dicas são sempre ótimas!!!

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Riq querido, as fotos ficaram lindas! Parece até que o mercado estava mais iluminado e bonito do que da primeira vez! Beijos e volte sempre!

Ed
EdPermalinkResponder

As fotos e o post estão dando um bom up-grade no local. Achei bacaninha, mas não está com essa bola toda não (a vizinhança é bem mal-tratada). O problema é que faltam opções mais descoladas e com qualidade em Fortaleza, uma delas é a Vila Mosquito, não sei como está no momento).

Clara germana
Clara germanaPermalinkResponder

Podemos fazer ensaio fotográfico de 15 anos no espaço do mercado dos pinhões???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clara! Contate a administração para ver se há algum problema.

Maira
MairaPermalinkResponder

Ótima dica... Com certeza na próxima viagem irei conhecer rsrsrs. Fiquei com uma dúvida, os preços são camaradas ou é bom ir preparada ? Obrigadaa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! As postagens da página do Le Marché no Facebook mostram pratos na faixa de 60 reais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar