O que fazer em Fortaleza

Guia de Fortaleza

O que fazer em Fortaleza

Uma praia diferente a cada dia, com um dia reservado para o Beach Park e momentos livres para compras na Feirinha em outros mercados. Basicamente, essa é a agenda do visitante a Fortaleza.

Será que não tem mais o que fazer em Fortaleza além disso?

Tem, sim. Descubra com a gente as atrações do Centro e também o que há para fazer além da praia.

Depois, consulte o cardápio de praias de Fortaleza e arredores – a gente destrincha para você a distância e o que você vai encontrar em cada praia. Veja quais praias valem o bate-volta e quais praias requerem um ou mais pernoites.

Finalmente, saiba que o Beach Park não é a única atração para crianças – descubra os outros parques de Fortaleza para planejar sua viagem com os pequenos.

A Bóia recomenda:

As atrações do Centro

O Centro de Fortaleza há muito tempo deixou de ser o centro de negócios da capital; funciona como o centro das compras e serviços mais populares. Mas suas atrações valem a visita – sobretudo num dia nublado.

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é o maior tesouro histórico de Fortaleza. Foi inaugurado em 1910.

É um monumento com pegadinha. Por fora, a fachada neoclássica lhe dá um ar convencional. Só que este não é o prédio principal – nele estão localizados apenas o saguão, a bilheteria e, no segundo andar, o foyer.

Para ver o teatro propriamente dito, você precisa entrar e ir até o pátio: ali está a grande estrutura de ferro fundido, importada da Escócia, de fachada art-nouveau e irreverentes vitrais coloridos. É um dos teatros mais originais do Brasil – não saia de Fortaleza sem ver.

A praça em frente ao teatro, que andou abandonada e povoada por camelôs, agora está restaurada e enfeitada (ou protegida, talvez) por chafarizes. De todo modo, é melhor chegar e sair de Uber.

O Theatro José de Alencar está a 5 minutos de Uber da Estação das Artes e da Emcetur, e a 8 minutos de Uber do Mercado Central e do Centro Cultural Dragão do Mar.

Informações práticas – Theatro José de Alencar

Estação das Artes

O complexo Estação das Artes foi inaugurado em março de 2022 e aproveita uma antiga estação ferroviária do centro de Fortaleza e alguns galpões adjacentes.

O projeto ainda está em implantação – num futuro próximo, deve receber a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário.

O perfil do complexo no Instagram traz a programação da semana.

De quarta a sábado, a Estação das Artes só tem funcionado à noite, com programação de peças de teatro, festivais e festas. Alguns desses eventos são servidos pelo Mercado AlimentaCE, um coletivo de restaurantes alternativos.

Aos domingos, das 9h às 15h30, o espaço costuma ter atrações para a família, com música e recreação infantil.

A Estação das Artes está a 5 minutos de Uber do Theatro José de Alencar. A Emcetur (Centro de Turismo) fica na quadra ao lado.

Informações práticas – Estação das Artes

Emcetur (Centro de Turismo)

A Emcetur (também conhecida como Centro de Turismo) é um shoppingzinho de artesanato cearense de qualidade.

É como a Feirinha da Beira-Mar, só que sem bugigangas industrializadas, e num ambiente mais interessante: uma antiga cadeia, inaugurada em 1866.

A Emcetur está a 5 minutos de Uber do Theatro José de Alencar e a uma quadra da Estação das Artes. O Passeio Público fica na quadra ao lado.

Informações práticas – Emcetur

Passeio Público

O Passeio Público é a praça mais antiga da cidade – tem a maior concentração de árvores centenárias de Fortaleza. Seu nome oficial é Praça dos Mártires – talvez você encontre assim no mapa.

Por si só, não valeria a viagem. Mas em meio a um passeio pelo centro da cidade, oferece um ótimo respiro sombreado – e um almoço digno, no Café Passeio, que tem buffet a quilo durante a semana e feijoada no sábado.

O Passeio Público está a 5 minutos de Uber do Theatro José de Alencar, a duas quadras da Estação das Artes, uma quadra da Emcetur e 300 metros (5 minutos de caminhada) do Mercado Central.

  • Café Passeio | Passeio Público, s/n | Tel.: (85) 98893-1786 | Instagram

Mercado Central

Instalado num galpão construído no final dos anos 90, mas com rampas curvilíneas claramente inspiradas em Oscar Niemeyer, o Mercado Central funciona como centro de compras tanto para fortalezenses como para turistas.

Você vai encontrar artesanato, souvenirs e comidinhas típicas por preços mais em conta do que na Emcetur ou na Feirinha.

O Mercado Central está a 8 minutos de Uber do Theatro José de Alencar, 650 metros da Estação das Artes, 700 metros da Emcetur, 350 metros do Passeio Público e 5 minutos de Uber do Centro Dragão do Mar.

Informações práticas – Mercado Central

Centro Cultural Dragão do Mar

Com sua cúpula prateada e sua passarela metálica vermelhíssima, o Centro Cultural Dragão do Mar é um dos cartões postais de Fortaleza.

Mas o Dragão não é interessante só por fora, não. Trata-se de um multiplex de atrativos culturais. O Dragão do Mar reúne o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário, um cinema e um teatro. E ainda oferece uma programação de shows e eventos na Praça Verde anexa.

No Museu da Cultura Cearense funciona também uma pequena filial da ótima loja de artesanato Ceart.

Visite o site do Dragão do Mar e confira as exposições, filmes e espetáculos em cartaz.

Depois das 15h, o Dragão também proporciona uma ótima parada para um lanche, na bem-montada Cafeteria Santa Clara do complexo.

À noite, é a vez do entorno do Dragão se acender: os casarões coloridos ao redor da praça abrigam bares que abrem ao entardecer e clubes que fervem nas noites de sexta e sábado.

O Centro Cultural Dragão do Mar está a 8 minutos de Uber do Theatro José de Alencar, 4 minutos de Uber da Emcetur e 5 minutos de táxi do Mercado Central.

  • Café Santa Clara | 3ª a dom 15h-21h | Instagram

Informações práticas – Dragão do Mar

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Praias

    Passear numa praia diferente todo dia é o passatempo preferido de quem viaja a Fortaleza. Nosso guia de praias de Fortaleza e arredores mostra como chegar e o que você vai encontrar em 15 praias cearenses.

    Clique no nome das praias para ir direto ao tópico no guia.

    Leia também por que não recomendamos bate-voltas a Canoa Quebrada e Jericoacoara.

    Para pegar praia sem sair de Fortaleza

    Bate-voltas tranquilos de fazer

    Para ficar pelo menos 1 ou 2 noites

    Para ficar pelo menos 3 noites

    • Vá e fique pelo menos 3 noites:

    Por que não recomendamos bate-voltas a Canoa Quebrada e Jericoacoara

    Apesar de oferecidos por todas as agências, os passeios bate-volta a Canoa Quebrada (160 km) e Jericoacoara (300 km) são cansativos demais. E o que é mais grave – não permitem que você aproveite os destinos como poderia.

    Canoa Quebrada: longe das falésias e sem buggy à Ponta Grossa

    O trajeto a Canoa Quebrada leva pelo menos 2 horas e meia (se a van não passar em muitos hotéis depois do seu para pegar outros passageiros). Lá chegando, você vai ser acomodado numa das grandes barracas de praia na zona ‘nova’ da praia, fora da área de falésias (as grandes barracas que havia lá foram retiradas).

    Resultado: depois de chegar a Canoa, você ainda vai ter que caminhar ou pegar um passeio para ir à área da praia das falésias tatuadas com a lua e a estrela.

    E dificilmente vai dar tempo para pegar o passeio de buggy que passa em revista todas as falésias até a praia da Ponta Grossa, a leste – um passeio que só pode ser feito com maré baixa na ida e na volta.

    Dormindo em Canoa Quebrada você vai poder pegar praia na área das falésias (ainda existem algumas barracas rústicas por lá), vai poder programar seu passeio de buggy e ainda vai experimentar a noite na rua Dragão do Mar (antiga Broadway).

    Jericoacoara em um dia: turismo-retirante

    O passeio bate-volta de Fortaleza a Jericoacoara com volta no mesmo dia é para turistas com alma de retirante. Você precisa curtir passar entre 10 e 12 horas na estrada para permanecer no máximo 6 horas no destino.

    No caso de Jericoacoara, uma das experiências-chave – o pôr do sol do alto da duna – sequer está incluída. A volta scomeça antes do pôr do sol.

    O que fazer em Fortaleza além da praia

    Fora do Centro existem atrações em Fortaleza que não requerem pegar sol ou entrar no mar. A Feirinha é o ponto de encontro noturno dos turistas. O Mercado dos Peixes, um ótimo complemento ao passeio pelo calçadão. O Museu da Fotografia vale o investimento de uma tarde pós-praia. E a Ceart é o melhor lugar para encontrar artesanato e arte popular de qualidade.

    Feirinha da Beira-Mar

    Nenhuma feira de artesanato do Nordeste tem localização tão nobre. A Feirinha da Beira-Mar está no coração da orla da principal zona hoteleira da cidade. A maioria dos visitantes pode chegar a pé.

    Renovada junto com todo o calçadão da Beira-Mar, a Feirinha está mais bonita e mais iluminada.

    Você vai encontrar artesanato, souvenirs, comidinhas e também roupas e presentes industrializados.

    Informações práticas – Feirinha

    Mercado dos Peixes

    No finalzinho da Beira-Mar, em Mucuripe, o Mercado dos Peixes tem boxes com peixes e frutos do mar recém-pescados.

    Para o visitante, que não pode levar os pescados para casa, a vantagem é poder comprar e pedir para preparar num dos restaurantes do anexo.

    Se você não quer mesa de plástico (e não faz questão dos pescados do mercado), pode aproveitar o Boteco Mercado dos Peixes, da rede pernambucana Boteco, no canto direito do mercado, com vista para o mar.

    • Boteco Mercado dos Peixes | Av. Beira-Mar, 3479 – Mucuripe | Tel.: (85) 98172-8408 | Instagram

    Informações práticas – Mercado dos Peixes

    Museu da Fotografia

    Aberto em 2017, o Museu da Fotografia é o espaço cultural mais surpreendente de Fortaleza. É um museu privado, que torna pública a coleção de Silvia e Paulo Frota, de mais de 3 mil obras. O prédio de arquitetura arrojada se destaca em meio às casinhas do bairro da Varjota.

    As peças mais importante do acervo são expostas em dois andares. Você verá fotos clássicas de Henri Cartier-Bresson, Man Ray, Sebastião Salgado, Marc Ferrez, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e muitos outros mestres. Entre as que fazem mais sucesso com os visitantes estão “A Menina Afegã”, de Steve McCurry, e a releitura irreverente de “Abaporu”, auto-retrato de Alexandre Mury.

    Um dos andares do museu é reservado para exposições temporárias, renovadas a cada 3 meses. Aproveite: a entrada é gratuita.

    Informações práticas – Museu da Fotografia

    Ceart

    Se você quer comprar peças de artesanato mais originais, de artesãos que produzem séries limitadas, o canal é ir a uma loja do Ceart, um centro de artesanato e arte popular ligado ao governo do Ceará.

    O estoque tem ótima curadoria. Você vai encontrar peças mais autênticas, mais artísticas e de qualidade muito superior às vendidas na Emcetur ou na Feirinha.

    A maior loja fica na Praça Luíza Távora, no bairro da Aldeota. Mas há filiais no Shopping Aldeota, no Centro Dragão do Mar e no aeroporto. Veja todos os endereços e horários no box de Informações Práticas, abaixo.

    Informações práticas – Ceart

    O que fazer em Fortaleza com crianças

    Surpresa! Além do Beach Park, os arredores de Fortaleza oferecem dois parques de aventuras para levar crianças pequenas e teens: o Engenhoca e o I-Park.

    Beach Park

    Maior atração turística de Fortaleza, o Beach Park fica a 25 km da zona hoteleira da Beira-Mar. Mas como só abre às 11h, ninguém precisa madrugar para chegar.

    Apesar de basear seu marketing nos toboáguas mais radicais (como o Insano, de 41 metros de altura e alguns segundos de queda livre sem contato com a superfície), o Beach Park tem também brinquedos calminhos, para crianças pequenas – além de um rio com correnteza (para percorrer de bóia) e uma grande piscina de ondas.

    Todo mundo na família vai arranjar muito o que fazer. E quem preferir descansar, pode pegar uma mesa na barraca de praia ao lado do parque, que é sombreada por coqueiros, ou alugar uma tenda vip com vista para a piscina de ondas.

    Antes de programar sua ida, é essencial consultar o calendário de funcionamento, já que na maioria dos meses o parque fecha um ou dois dias por semana.

    Quem se hospeda num nos resorts do complexo – Beach Park Suites, Beach Park Acqua, Beach Park Wellness e Beach Park Oceani – tem direito a entrar no parque às 10h, uma hora antes dos não-hóspedes.

    A praia fica fora do parque, mas quem tem ingresso válido pode entrar e sair quantas vezes quiser. O mesmo cartão de consumo usado dentro do parque também vale para fazer pedidos na barraca de praia.

    Há armários para alugar.

    Como chegar ao Beach Park

    Se você está de carro, siga em direção à Praia do Futuro e pegue a via direta para o Porto das Dunas, que passa pela praia da Sabiaguaba. (Com esta estrada não é mais preciso sair pela av. Washington Soares.)

    Se você não está de carro, pode escolher um desses meios:

    • Táxi: taxistas cobram entre R$ 200 e R$ 250 para ida e volta (com hora marcada) desde hotéis da Beira-Mar
    • Uber: a corrida de ida desde a Beira-Mar, no UberX, começa em R$ 45. Mas a tarifa é dinâmica
    • Trânsfer: agências vendem o traslado de ida e volta da Beira-Mar ao Beach Park.

    Informações práticas – Beach Park

    Parque Engenhoca

    Bem no centrinho de Aquiraz, o Parque Engenhoca se define como ‘ecoeducativo’ – e pesa bem menos no bolso do que o Beach Park.

    A parte educativa se explica pelo Museu do Engenho Colonial e pelas ruínas jesuítas do século 18 que se encontram na propriedade. Mas o forte são as atividades de mata e lago, como várias tirolesas, arvorismo, bola d’água e caiaque. Para crianças menores há parquinho infantil, espaço de atividades, tirolesa infantil, fazendinha e pedalinho.

    Há dois tipos de ingressos.

    O ingresso Conhecer dá direito a entrar no parque, visitar o museu e aproveitar todas as atrações para crianças pequenas.

    Para fazer as atividades de mata e lago é preciso comprar o ingresso Combo Aventura.

    O passeio a cavalo, passeio de carroça, tiro ao alvo e passeio de Sapão (uma jardineira que percorre o parque) são pagos à parte.

    Como chegar ao Parque Engenhoca

    Saindo da Beira-Mar, pegue a av. Washington Soares, vai para o leste. O centro de Aquiraz não fica à beira-mar.

    De Uber X, a corrida de ida sai desde R$ 50.

    Informações práticas – Parque Egenhoca

    Receba a Newsletter do VNV

    Serviço gratuito

      I-Park

      Localizado em Maracanaú, a 48 km da Beira-Mar, o I-Park foi implantado onde já havia uma atração turística, o Museu da Cachaça, do grupo Ypióca.

      As atrações são um pouquinho mais radicais do que as do Engenhoca – o que é ótimo para os teens. A atração mais nova é a maior tirolesa dupla do Nordeste.

      Mas o I-Park também oferece parquinho, pedalinho e fazendinha para as crianças pequenas.

      Há dois tipos de ingresso. O ingresso simples dá direito a visitar o Museu da Cachaça e fazendinha. A Pulseira Aventura dá direito a usar a piscina de pedra e quase todas as atividades (menos pesqueiro, paintball e passeio de pônei, cobrados à parte).

      Como chegar ao I-Park

      O caminho a Maranguape é pela CE-065, que é a continuação da av. General Osório de Paiva e pode ser acessada também pelo Anel Viário de Fortaleza.

      Informações práticas – I-Park

      166 comentários

      Boia, tenho uma conexão de 5h em Fortaleza (das 8h30 às 14h). Vale a pena sair do aeroporto e fazer algo rapidinho?

        Olá, Amanda! Se for entre terça e sexta, dá para pegar um táxi e fazer a visita guiada das 10h ou 11h ao Theatro José de Alencar. Ou ir ao Mercado dos Peixes em Mucuripe.

      Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

      Assine a newsletter
      e imprima o conteúdo

      Serviço gratuito