Fortaleza

Energia solar
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O verão chega mais cedo a Fortaleza. O sol começa a brilhar em julho, e só é amortizado por outra força da natureza: o vento.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

É fácil entender a cidade. Fortaleza se espalha do oeste – onde está o centro antigo, hoje bastante desfigurado – para o leste. As praias centrais são lindas, mas devido à falta de condições de balneabilidade são só para enfeite. Quem quiser entrar no mar deve ir à Praia do Futuro, a 10 minutos de carro da avenida Beira-Mar, onde profileram megabarracas completíssimas.

Nos arredores, a praia do Porto das Dunas, 30 km a leste -- onde está o Beach Park -- se consolida como um pólo de resorts, enquanto a praia do Cumbuco, 30 km a oeste, entrou no mapa do kitesurf e ganhou charme cosmopolita.

Fortaleza: quando dá praia?

Quase não chove Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

Pode chover: Janeiro | Junho

Deve chover: Fevereiro | Maio

Vai chover: Março | Abril

306 comentários

Welington
WelingtonPermalinkResponder

ola quero ir com minha familia para fortaleza em junho sera que pegarei chuva neste periodo

Isa
IsaPermalinkResponder

Olá, meu namorado vem do ceara para Goiás, ele vai fazer escala em
SP, de 2 horas na volta, e eu moro em SP e queria vê-lo, pois ele viaja em
Trabalho. Ele ou eu pode sair da área de escala para nos ver ? Não necessariamente sair do aeroporto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isa! Pode sim, sem problema. Só precisa entrar novamente para a área de embarque faltando uns 40 minutos para o vôo decolar.

Edson Cutrim
Edson CutrimPermalinkResponder

Olá, Ricardo. Parabéns pelo blog! Sou de Fortaleza e sempre acompanho suas dicas em minhas viagens. Em relação à balneabilidade das praias, essa informação da Beira-mar já foi verdadeira, mas mudou um pouco hoje em dia. Há muitos pontos em que é possível tomar banho sem ter que ir à Praia do Futuro. E são bastante frequentados, diga-se de passagem, como a famosa Praia dos Crush, que fica entre a Beira-mar e a Praia de Iracema. O clima lá é mais descontraído, sem as grandes barracas da Praia do Futuro. Para mais informações, indico a leitura dessa reportagem de um jornal muito conhecido daqui: http://tribunadoceara.com.br/noticias/cotidiano-2/sete-praias-em-fortaleza-estao-adequadas-para-banho-confira-a-lista/amp/

Grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edson! Já estávamos com essa informação no radar. O Ricardo Freire vai agora em julho para Fortaleza e vai conferir para atualizar o guia. Muito obrigada!

Ezequiel
EzequielPermalinkResponder

Olá, Bóia! Primeiro parabéns e obrigado pelo belíssimo trabalho!

Gostaria de sugerir uma correção na parte "As praias centrais são lindas, mas devido à falta de condições de balneabilidade são só para enfeite". Na verdade, em Fortaleza a SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente divulga semanalmente o boletim de balneabilidade indicando os pontos próprios e impróprios para banho. https://www.semace.ce.gov.br/boletim-de-balneabilidade/

Recomendo bastante o banho calmo e gostoso das praias centrais (Praia do Aterro e Praia dos Crushs).

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ezequiel! Obrigada pela informação. Estamos sabendo. O Ricardo Freire passou recentemente por Fortaleza e o guia inteiro será atualizado.

Sabrina Sena
Sabrina SenaPermalinkResponder

Olá! Sempre uso seu site para minhas viagens. Mas dessa vez não funcionou tão bem... Fui na Lazy Days e a música ao vivo era um rapaz cantando com seu lap top ( E não era bom...)
Outra dica é q o Chico Caranguejo inaugurou sua barraca em Cumbuco e sem dúvida é a melhor barraca q fui.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Boa noite! Irei para Fortaleza semana que vem e algumas pessoas me alertaram sobre ser perigoso passear durante a noite. Essa informação realmente procede? Achei uma pena.
Além disso, gostaria de saber se os restaurantes por lá têm preços acessíveis.
Obrigada grin

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! A Beira-Mar, onde estão os hotéis, é movimentada a noite toda, não há nenhum perigo. Fora da Beira-Mar você não vai passear: vai pegar um Uber para o restaurante e vai voltar para o seu hotel.

Veja onde comer:
https://www.viajenaviagem.com/destino/fortaleza/onde-comer-fortaleza/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar