Bariloche, San Martín e Villa La Angostura no verão: as dicas dos leitores

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Lago Nahuel Huapi, Villa La Angostura

Lago Nahuel Huapi, Villa La Angostura

Muitos leitores perguntam por aqui se vale a pena ir a Bariloche sem neve. Minha resposta seria um pouco assertivo “depende”. O Riq já esteve lá fora da temporada de inverno e viu que também se aproveita muito da região sem um par de esquis nos pés, mas é importante saber o que esperar. Uma viagem a Bariloche sem neve não substitui uma viagem a Bariloche com neve.

De todo modo, o que pouca gente sabe no Brasil é que Bariloche, San Martín de Los Andes e Villa La Angostura têm uma agitadíssima temporada de verão. Se as férias do meio do ano são dominadas por brasileiros, no verão Bariloche é tomada pelos argentinos.

A temperatura chega à casa dos 20 graus e chove pouco. Essa é a melhor época para conhecer as belezas do Parque Nacional Nahuel Hualpi e percorrer a deslumbrante Rota dos 7 Lagos. Para quem gosta de esportes, o verão por ali é um prato cheio: arvorismo, cavalgadas, rafting, trekking e ciclismo são algumas das atividades possíveis, além de vela, pesca e passeios de barco. (Os mais corajosos também entram n'água nos lagos.)

Os dias são longuíssimos (escurece lá pelas 11 da noite), e a noite não acaba nunca: as discotecas de Bariloche e os bares de San Martín vão estar lotados. Ou seja: para curtir o verão, vale muito a pena, sim, ir a Bariloche (e a San Martín de Los Andes, e a Villa La Angostura) sem neve.

Além disso, Bariloche no verão também combina com o Cruce de Lagos ou com um tour independente pelos Lagos Andinos.

Queremos saber: você já visitou Bariloche, San Martín de Los Andes ou Villa La Angostura nas férias de janeiro? Onde você se hospedou? Qual roteiro fez? Achou que vale a pena?

Aos comentários!

Leia mais:

69 comentários

Thiago Parente

Deve ser lindo no verão. Fiz uma pesquisa rápida e rola até kitesurf em janeiro. Já quero!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Eu fiz o cruce de lagos chegando em Bariloche. Vale a pena, as paisagens são lindíssimas também no verão. Inclusive, pegamos muito calor em Bariloche, temperatura de 25º à noite, e tinha muita gente tomando banho nos lagos durante o dia. Só que, realmente, não substitui uma viagem no inverno, ainda quero ir lá com neve.

Wilson Ribeiro

Eu pretendo fazer o cruce de lagos saindo de Puerto Varas para Bariloche na semana do dia 4 de dezembro. O que gostaria de saber é se dá para arriscar ficar sem reservar um hotel em Puerto Varas e mesmo em Bariloche e fazer essa travessia quando estiver na região e na certeza de tempo bom. É muito arriscado ficar sem hotel ou mesmo sem ticket do Cruceandino?
Muito obrigado.
Wilson

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wilson! O ticket é fácil de conseguir. Nesta época não deve ser difícil conseguir hotel no dia -- mas você vai precisar se contentar com o que estiver disponível.

Helder Ribeiro

Nós fomos no verão e adoramos (ainda não conheço no inverno). As paisagens são muito bonitas. Nós ficamos uns 4 dias em Bariloche, fizemos a rota dos 7 lagos em carro alugado até San Martin de Los Andes, visitamos o Parque Nacional Lanin em Junin de Los Andes (passeio de um dia saindo de San Martin incluindo barco) e voltamos para Bariloche pelo Paso Cordoba. Enfim, gostamos muito da região e temos muita vontade de voltar.

Nestes nossos dias por lá os passeios que eu mais gostei foram a rota dos 7 lagos, que são muito bonitos (incluindo esticada até a bela vila Traful), o tour ao Parque Nacional Lanin (o passeio de barco no lago Huechulafquen é fantástico) e o passeio que se faz a partir de Bariloche para visitar a cascada Los Alerces e o Cerro Tronador (fizemos em carro alugado).

Temos alguns posts da região, tanto de Bariloche quanto de San Martin.

Bariloche: http://www.nerdsviajantes.com/category/destinos/america-do-sul/argentina/bariloche/
San Martin: http://www.nerdsviajantes.com/category/destinos/america-do-sul/argentina/san-martin-de-los-andes-argentina/

Abraços,
Helder

Rodrigo Barneche

Já fomos 3 vezes a Bariloche e região, sempre no verão. Para quem curte caminhar por belas paisagens é um prato cheio sair pelo parque indo de refúgio em refúgio (http://www.clubandino.org/refugios-y-campings/).

Em San Martin a "praia" fica cheia mesmo, pena a água ser tão gelada. wink

Ana Beatriz Azevedo

Fiz essa viagem em 2009, em fevereiro. As paisagens são fantásticas!! Foi um esquema bem roots, de ônibus desde Buenos Aires até Bariloche (19 horas de estrada, mas que valeram muito pelo visual absurdamente lindo!!). Fiquei no Periko's Youth Hostel. De lá fizemos a Rota dos 7 lagoas (excursão fechada em Bariloche), mas o dia estava feio - o único dia chuvoso que pegamos foi logo nesse passeio, infelizmente - passamos por Villa La Angostura que é uma graça e ficamos em San Martin de Los Andes, que era o último destino do passeio antes de voltar a Bariloche. Chegamos em San Martín com chuva e frio, e já fomos embora no dia seguinte cedinho no ônibus para Pucón, então não conseguimos aproveitar muito a cidade.
Pucón é maravilhosa e essa época é ótima para subir o Villarrica. Acho uma boa sugestão de roteiro a partir dessa região.

Flickr com algumas fotos de Bariloche
http://www.flickr.com/photos/anaethales/sets/72157633960845278/
E Pucón:
http://www.flickr.com/photos/anaethales/sets/72157633960845274/

Amaro - Recife

Já fui no Verão (97, Bariloche) e no Inverno (2010, Bariloche e Villa La Angostura). São duas viagens completamente diferentes.

Ambas maravilhosas.

Mateus Lourenço

Pessoal fiz esse roteiro em outubro do ano passado. Recomendo di maisss....

Nesse sabado passo todas as dicas aqui. ..

Cyntia Campos
Cyntia CamposPermalinkResponder

Também fui no verão e amei, tanto que estou pensando em voltar este ano, provavelmente no Carnaval. Fiquei quatro dias em Bariloche (que, antes de conhecer, eu imaginava que não ia gostar)e depois cruzei os lagos para o Chile, até Puerto Varas. A paisagem é um escândalo de bonita e suspeito que a gente aproveita mais sem a neve. Mas sou suspeita, pq não ligo a mínima para esportes de invernosmile

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Já fui a Bariloche 2 vezes, ambas no verão. A região é linda! Fiz o rafting no Rio Limay e recomendo! Como não gosto de neve, não tenho a menor vontade de ir no inverno.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Eu fui em Setembro para Outubro prá lá, no já longinquo 2007. Foi minha única visita para Bariloche (e San Martin) e fiquei apaixonado pela cidade!

Aquilo lá vale a visita em qualquer época, viu...

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Não sei se estou no local certo, mas como também é argentina e o assunto é viagem de verão, vamos lá. Estou pretendendo ir a Ushuaia no início de Dezembro, o que será que vou encontrar por lá? Neve? Geleiras? Muito frio? Por favor, me ajudem e obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Vai encontrar gelo e bastante frio, com temperaturas abaixo de 10ºC.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Carlos, eu fui em Abril e peguei temperaturas entre 6 e 18 graus. Tranquilo. Imagino que em dezembro (final da primavera e início do verão) seja ainda mais tranquilo. Acho que a previsão de 10 graus e muito frio é um pouco pessimista. Vá que vc vai amar!!! A cidade (e os passeios) são espetaculares!

teresa Lima
teresa LimaPermalinkResponder

Amei - fui 2 vezes para Villa La Angostura. É uma região linda e no verão, se vc não é fanático por ski, vai adorar. O passeio pelos 7 lagos é para não esquecer. Serão dias de descanso e muita natureza.

Silvio Carlos Cury

Estivemos em Medonza, Vila La angustura e San Martin de Los Andes no mês de março. Clima agradável, paisagens maravilhosas e foi a época da víndima. A região no inverno e no verão diferem tanto que representa dois passeios diferentes. A neve esconde as paisagens "verdes" e o contraste com as águas do lago são bem diferentes. No verão tudo muda. O verde das matas e o azul escuro dos lagos. Verão é passeios por paisagens deslumbrantes. Inverno restringe um pouco a mobilidade. Agora, para quem deseja esquiar, não tem jeito: inverno!

Nadia
NadiaPermalinkResponder

Ja fui! Ficamos em Villa Angostura. Aliás, já fui verao e inverno, e gostei mais do verao. Mas as duas épocas sao bacanas. San Martin de los Andes e pra se por no roteiro.A escondida Villa Traful tambem. Paisagens lindas, comida ótima, uma colecao de pousadas com restaurantes muito interessantes. Em Bariloche nao da pra deixar de dar uma passada no LLao LLao nem q seja para um cha na tarde. Vale a pena ir nesse período do ano tambem!

Raphael Calles

Fiz, há quase um ano, Bariloche, Villa La Angostura e San Martín. Foram 20 horas de viagem das mais belas paisagens que pude apreciar na vida. A grande desvantagem são as longas conexões oferecidas pela Aerolíneas Argentinas em Buenos Aires (além da péssima qualidade da companhia) e a ausência de voos diretos partindo de SP. Se você tiver a oportunidade de fazer o mesmo roteiro que eu, vale a pena. Desça em Bariloche e faça a rota dos sete lagos até San Martín (escolha hospedar-se ou não em Bariloche e Villa La Angostura). Alugue um carro se tiver coragem, ou contrate um serviço de Shuttle. Meu roteiro foi direto de Bariloche para San Martín, com uma parada de uma hora em Villa La Angostura para um lanche. A Saída de SP aconteceu por volta das 5h e chegamos em San Martín umas 21h. Fiquei hospedado no hotel Loi Suites, bastante luxuoso, mas um pouco longe do centro da cidade. Existe a total necessidade do aluguel de um carro. São 20 minutos de estrada até a charmosa cidade à beira do lago Lácar.

O sol começava a se por umas 21h e a temperatura era bem baixa o tempo todo. Por ser verão, achei que moletons segurariam o frio. Ledo engano. A máxima alcançava os 14°C e pegamos alerta de vento, então a sensação térmica era muito, muito mais baixa. A grande atração nesta época do ano está no alto, no topo das montanhas, onde você consegue enxergar o Chile do outro lado da cordilheira, o lago lá em baixo e a pequena cidade no meio das montanhas. A cidade oferece bastantes opções de restaurantes e bares, dê preferência à comida local, às carnes de caça, saborosíssimas. Se você for mais caseiro, dá para apreciar o céu do hotel que você vai ficar e se perder entre as estrelas. Em algumas manhãs, as montanhas amanhecem nevadas por conta das baixas temperaturas.

Não senti falta da neve no verão. Existem muitas "estações de esqui" que oferecem atividades nesta época do ano. Trilhas, caminhadas, arborismo. Tive a oportunidade de realizar "fly fishing" em um lago a poucos quilômetros da divisa com o Chile, em um lago no meio das montanhas. Não me lembro o nome da empresa que proporcionou a experiência, mas foi algo único. Na volta, no fim do dia, tivemos a oportunidade de ver cervos e todos os demais animais que dificilmente imaginamos ver.

Não perca: Cerveceria El Regional. Beba da cerveja Patagônia e prove as criações com carne de caça.
Wine Bar de Paihuen, um pizza bar na entrada da cidade (quando o acesso é via Bariloche), à beira do lago Lácar, no alto de uma montanha, que oferece um ambiente aconchegante, quente e com uma linda vista. Vale a pena ver anoitecer por ali.

Uma última coisa: existe a possibilidade de acessar a cidade pelo aeroporto de Chapelco, com voos diretos partindo de Buenos Aires (duas vezes por semana), pela Austral, em modernos Embraer. Os atrasos são constantes, mas isso te economiza cerca de 9h de viagem. O hotel Loi fica a apenas cinco minutos do aeroporto.

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Fui em março e adorei. As paisagens são deslumbrantes e como não sou apaixonada por esquis, para mim foi perfeito. Vale a pena!

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Fiz o cruce de lagos chegando em Bariloche no verão deste ano. Acho que vale muito a pena. As cidades são maravilhosas. Pegamos bastante frio, foi uma semana atípica, estava 8 graus. Para a rota dos sete lagos íamos de carro alugado, porém como nos dias anteriores choveu muito acabamos indo com um grupo. Lógico que com o carro seria mais proveitoso, porém a chuva e os buracos na pista eram tantos que ainda bem que estávamos com um grupo. Mas a estrada estava sendo toda recapeada, acredito que agora já esteja bem melhor. Só para reforçar: as paisagens são lindas, vale a pena!

Fernando Schulz

Fiz essa viagem ha 2 anos, parti de Bariloche e, optei por alugar um carro. Atravessei a fronteira do Chile e, em 17 dias conheci toda a regiao dos 7 lagos. Viagem inesquecivel, com locais fantasticos e, com um custo muito baixo para o tempo de viagem.
Fiquei hospedado principalmente no Chile, que em minha opiniao e uma escolha melhor.
A temperatura nao ultrapassa 20 graus, passei inclusive frio nas montanhas e vulcoes.
Enfim, viagem altamente recomendavel, regada de boa comida, vinho e lindas paisagens,

Kênia
KêniaPermalinkResponder

Este ano estive em Bariloche no final do inverno, mas apesar de ainda estar nevando, curti mesmo foram as belezas do Parque Nahuel Huapi. Fui até San Martin de Los Andes, linda demais! Passamos por Villa La Angostura, charmosa... Pena que o tempo fechado não realçava tanto a paisagem. Por isso voltei ao Brasil certa de que quero muito conhecer esta região da Patagônia no verão. E voltarei! Com certeza!! Tenho a sensação que vou gostar mais de Bariloche no verão do que no inverno.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Oba! Adorei! Ta nos planos desse verão.

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Já fomos tres vezes, sempre entre março e maio. A região é simplesmente maravilhosa nessa época. Temperatura agradabilíssima, nem muito frio nem calor. Em Bariloche, na última vez ficamos no Villa Huinid, Excelente hotel e preços por volta de US120 na época.Em Villa La Angostura ficamos no El faro, nota 10, Ambos de frente para o lago. Alugamos um carro em Bariloche e fizemos os 7 lagos até San Martin de Los Andes.Voltamos no mesmo dia.Também atravessamos a fronteira com o Chile e fomos até as termas de Puyehue. Tudo muito lindo. Bela comida, bons vinhos e muita beleza natural. É uma viagem que vale muito a pena. Nunca fomos no inverno, nem temos vontade!!

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Fui em fevereiro de 2004 e adorei! As paisagens ficam num colorido lindíssimo. Fiz um rafting no Río Manso (fronteira com Chile) que não queria de jeito nenhum, mas depois se mostrou o ponto alto da viagem, pois a beleza do local era cinematográfica. Confesso que depois dessa experiência, não sinto muita vontade de ir no inverno. Vou acabar indo um dia, mas acho que prefiro repetir a experiência.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

P.S.: fiquei hospedada no Hotel Nevada e estava vindo do Cruce de Lagos: havia feito Santiago, Puerto Montt, Puerto Varas, fiz um bate-e-volta a Frutillar e ainda passei uma noite em Peulla antes de terminar em Bariloche. A burrada da viagem é que não conseguimos ficar muito tempo no início em Santiago e conhecíamos Buenos Aires, então retornamos a Santiago, o que nos tomou umas 5, 6 horas de ônibus e mais uma noite em Puerto Varas que não fazia sentido. Recomendo que se siga de Bariloche para Buenos Aires mesmo.

Eduardo Vilarinho

No réveillon 2006/2007 fui com minha família (16pessoas) para bariloche. Ficamos hospedados em Cabañas, que são casinhas no padrão "Chalé Suisso", acho que a viagem fica muito mais interessante do que ficar em hotel. Nunca tinha ido em Bariloche , meu pai já havia ido no inverno e segundo ele o local eh mais bonito no verão. Pude constatar que o verde dos gramados e das árvores e plantas em geral é mais intenso do que o que vemos no Brasil, que em contraste com azul turquesa e o verde esmeralda dos Lagos e o branco da neve em cima das montanhas formam cenários lindos. Dos lugares que conheci no mundo, em se tratando de belezas naturais, Bariloche e arredores só perde para o Rio de Janeiro. Atrações como o Cerro campanário, Cerro tronador, o famoso hotel Lao Lao, as lojas de chocolate da Av. Bartolomeu Mitre, bem como os restaurantes com a arquitetura e culinária típica são imperdiveis.
Fomos a Villa Lá Angostura, que vale muito a ida, bem como no lago Simone, lago traful, onde tem o estonteante mirador traful, fechando a rota que eh chamada de " Circuito grande" retornando a noite para Bariloche.
A viagem foi tão boa, ficou tanto na memória, que novamente neste ano iremos, agora 21 pessoas, repetir a dose, incluindo 2 noites em San Martin de Los Andes.
Recomendo muito!

Delma
DelmaPermalinkResponder

So fui no inverno. Penso em ir no verão! Acho q curtiria.

Anneli Moraes Gonçalves

Vou para Bariloche em janeiro/2014. Quero fazer o circuito chico de bike e mais alguns passeios de bike. Se alguém tiver dicas sobre roteiro, local para alugar bike, mapa dos percursos de bike, favor enviar email para mim: anneli.mg@gmail.com
Outra duvida, vale a pena hospedar todos os dias em Bariloche ou é melhor dormir um dia em cada local? Envie email para mim: anneli.mg@gmail.com

Guilherme Lopes

Estive em Bariloche no verão (dez/2013) e voltei encantado com tudo o que vi. A frase que eu mais repetia era "Que lindo!" rs. Paisagens muito diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil. Lagos de uma cor que você não acredita (o lago Mascardi no caminho para o Cerro Tronador é um desbunde). Alugamos um carro e fizemos o Circuito Grande, íncrivel. Do Mirante Traful vê-se a paisagem da embalagem da água Evian (rs!). A estrada que beira o Rio Limay é inesquecível e é incrível como a paisagem muda muito rapidamente naquela região, em um momento vc está no meio de uma floresta de pinheiros e 10 Km a frente a paisagem fica desértica.

Recomendo fazer também o passeio ao Cerro Tronador. É emocionante a grandiosidade daquilo. O Ventisquero Negro é inacreditável. Foi o passeio que mais gostamos sem dúvida.

Ah, o Lago Nahuel Huapi! Vc não acredita que aquilo é um lago, parece um braço de mar de tão grande. Recomendo estacionar o carro na saida de Bariloche para San Martin de Los Andes, onde as ondas do lago quebram com mais força. Esse é o meu lugar predileto de Bariloche. De lá tirei fotos que parecem pintura de tão lindas (e vale a pena pagar um pouco mais para ter um quarto no hotel com vista para o lago. Quando você chegar lá vai ver que fez um ótimo negócio!)

Venta muito no verão em Bariloche e arredores. Muito mesmo! O vento jogava o carro de modo a atrapalhar a direção na estrada. A temperatura é muito agradável, aquele solzinho quente com um vento gelado. Nos passeios em que se sobe alguma montanha é preciso se agasalhar bem. O vento é gelado e cortante!

Enfim, Bariloche no verão é inesquecível. Existe uma infinidade de passeios para se fazer. Eu fiquei ainda mais animado com a Patagônia e não vejo a hora de voltar para conhecer El Calafate, Ushuaia e região.

Luna
LunaPermalinkResponder

Estou indo agora em fevereiro com a minha mãe. Vamos dormir duas noites em Bariloche e deixamos duas noites livres para dormir em Vila la Angostura e/ou San Martin de Los Andes. Nossa ideia é alugar um carro e conhecer a região. Alguém indicaria qual cidade é melhor dormir? Por não ser alta temporada, é tranquilo conseguir um hotel lá na hora? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luna! Fevereiro é final de verão, pode haver mais gente do que você imagina. Vale a pena chegar com hotel reservado; perder seu precioso tempo de viagem procurando hotel é antieconômico.

Duas noites é bastante pouco para Bariloche... fique as outras duas em Villa La Angostura, para ir ao bosque Arrayanes e fazer a Ruta dos 7 Lagos.

Luna
LunaPermalinkResponder

Obrigada! A ideia é ficar 3 dias inteiros na região. Pensamos em um para Bariloche em si e os outros dois para alugar o carro e passear até San Martin.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luna! É muito pouco tempo para ficar trocando de hotel. Estabeleça base em Bariloche ou Villa La Angostura.

Wander
WanderPermalinkResponder

eu fui em dezembro 2013 : só tenho uma coisa a dizer : espetacular!!!

Thais Belo
Thais BeloPermalinkResponder

Irei para Bariloche no carnaval.Do dia primeiro de março( 01/03)até a terça de carnaval (04/03),gostaria de saber como vai estar o clima na região(temperatura)nessa época,devo levar roupas frescas ou mais quentes?Quiais os passeios mais interessantes,pois teremos que escolher bem já que o tempo é curto.Estamos com hotel reservado e um city tour já agendado pela agência de viagens.Gostaria se fosse possível de um roteiro de passeios,desde restaurantes,locais e lugares de compras.Vocês poderiam me sugerir um site onde fale sobre o turismo em Bariloche?Agradeço a atenção e aguardo resposta.Abraços.Thais.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais!

Leia sobre Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Marli
MarliPermalinkResponder

Ola pessoal, estou precisando de dicas de hotel em Bariloche, que seja agradavel e nao muito caro.
Irei em 27/12/14 com retorno em 07/01/15 - alguma dica para o Reveillon???
Sera que alugar uma casa seria uma boa ???
obgd. Abçs Marli

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marli! É alta temporada em Bariloche, os argentinos lotam a cidade porque curtem as atividades lacustres.

Alugar casa ou ficar em cabaña (chalés equipados) são boas opções.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Fátima
FátimaPermalinkResponder

Estou pretendendo viajar para Bariloche em Janeiro de 2015, gostaria de saber como é o tempo lá nesse período e se a cidade é cheia. É um bom lugar para viajar a dois?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! É verão e dá para aproveitar para fazer muitos passeios ao ar livre. A região é muito bonita. Há hotéis charmosos em Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de Los Andes. Só não dá para ver neve smile

Veja as dicas de quem já foi nessa época nos comentários anteriores!

Aline
AlinePermalinkResponder

É outono em Bariloche mas já tem neve em certo catedral!!! Estive lá ontem e está tudo branquinho! Não da para esquiar, mas há dois teleféricos funcionando e da p tirar excelentes fotos!!!

Débora Cruz
Débora CruzPermalinkResponder

São duas Bariloches completamente diferentes. Fui no inverno de 2006 (junho)com o meu marido e voltamos no verão de 2010 (janeiro) com as filhas. Amei as duas estações, mas o verão é simplesmente cinematográfico, com muitas atividades ao ar livre, temperaturas super agradáveis de dia, e pegamos um friozinho à noite perfeito. Demos sorte de pegar neve ainda degelando no alto do Cerro Catedral, fizemos trilhas nos parques, rafting e navegamos uma parte do cruce chegando até perto da fronteira com o Chile, sem um dia de chuva! O inverno tem o charme da neve e da estação de esqui, mas o verão....ah! o verão...é lindo demais na Cordilheira!

robson ribeiro

Pessoal, bom dia, preciso de uma ajuda, nunca viajei para fora do brasil, conseguir 15 dias de ferias e quero aproveitar, vou para bariloche dia 27/10 (Outubro) e ficarei por lá uns até o dia 31/10 ou 01/11, Não faço questão de ver neve, então o que vocês podem me ajudar sobre passeios? quais cidades proximas para ver? acho que devo alugar um carro, então o que faço? Não estarei com muita grana, vou de milhas, pois saindo daqui de São Luis-MA, é uma oportunidade unica por 10.000 cada trecho. Me ajudem. Obg desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Você vai viajar na baixa temporada, durante a primavera. Alugue um carro e aproveite para fazer a Rota dos 7 Lagos. Veja dicas no post acima.

natalia
nataliaPermalinkResponder

ola! eu vou agora dia 31 de julho e fico ate 8 de agosto, ou seja 8 dias. gostaria de saber com relacao a bariloche, san martin e villa, como divido meus dias. pensei em 4 bariloche, 3 san martin e 1 villa. ou seria melhor 4, 2 e 2 respectivamente? chego e volto por bariloche.obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Fica melhor o esquema 4-2-2 wink Faça a Rota dos 7 Lagos entre Villa La Agostura e San Martín de Los Andes.

natalia
nataliaPermalinkResponder

Porem , nessa época de inverno eu li em alguns lugares que essa rota se torna meio que inviável devido a neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Você tem razão. É porque a pergunta foi feita num post de verão, então me confundi, desculpe.

Você vai precisar ir de Villa La Angostura a San Martín de los Andes pelo asfalto.

natalia
nataliaPermalinkResponder

E caso seja viável essa rota nessa época. poderia faze- la iniciando por San Martin em direção a Villa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! A informação de que dispomos é que a rota dos 7 lagos não é recomendável para veículos comuns ou motoristas que não estão acostumados ao terreno. Você pode se informar melhor localmente e arriscar se quiser, mas não é prudente.

natalia
nataliaPermalinkResponder

ok, obrigada..entao, mesmo nessa epoca de inverno vc me indicaria o esquema 4,2,e 2, porem sem a rota dos 7 lagos, confere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Sim.

Mercedes
MercedesPermalinkResponder

Olá. Vou para Bariloche dia 27/12 e quero conhecer Villa La Angostura e San Martin.
Vamos alugar um carro para esse passeio. Dá pra fazer os dois e voltar no mesmo dia para Bariloche?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mercedes! Seria puxadíssimo. Planeje pernoitar, ao menos.

Mercedes
MercedesPermalinkResponder

Ok. Obrigada.

Luciana Farias

Oi, gente! Pretendemos ir a Bariloche, San Martin e Villa la Angustura no Carnaval 2015. Teremos cerca de 8 dias. Somos 1 casal com filha de 2 anos e 7 meses. Melhor fixar hotel e Bariloche e fazer bate-voltas durante o dia ou vale a pena dividir a hospedagem entre as cidades? Desde já agradeço sugestões!

Antonio carlos

Para quem vai fazer a rota dos sete lagos, algumas informações.
A estrada é de ""ripio" como chamam os argentinos, isto é de pedriscos. No verão é muito boa, não tem buracos mas tem de tomar cuidados pois frear no rípio pode ser perigoso. Aprecie a paisagem andando em baixa velocidade. É simplesmente de cair o queixo. Cada lago mais lindo que o outro. Não tenho certeza, mas acho que no inverno não há condições para fazer essa rota.

Siperdí !!
Siperdí !!PermalinkResponder

Está sendo asfaltada, fui agora dezembro14, somente cerca de 20Km eram de rípio, e havia caminhões pipa molhando para reduzir a poeira, e haja poeira se tiver algum carro na sua frente.
Vale o alerta do Antônio Carlos, vai na boa, curtindo, pare, fotografe, devagar, se frear forte vai derrapar.

Adriana melo
Adriana meloPermalinkResponder

Acabei de chegar a Villa la Angostura. Estou aqui pela oitava vez, a segunda no verão. O tempo está lindo, soleado, uns 20 graus de dia e 13 de noite.
No meu blog tem muitas dicas sobre esse paraíso na Terra:

http://www.atravessarfronteiras.com/search/label/Villa%20la%20Angostura

Ilesia f formagini

Ja estive em bariloche e villa Angostura várias vezes no inverno, e também no verão. Para quem gosta de natureza, vale muito a pena,e viajando daqui pra lá De carro melhor ainda. Vcs vão se deparar com paisagens espetaculares. Agora em dezembro estarei indo novamente de são Paulo até a patagonia de carro. Viagem fantastica.

Leonardo Ferreira Riera

Graças ao Viaje na Viagem decidimos visitar essa região durante o verão e não nos arrependemos.
Ficamos 3 dias em Villa La Angostura
https://comidaparaviagem.wordpress.com/2016/02/09/villa-la-angostura/
2 dias em San Martín de Los Andes
https://comidaparaviagem.wordpress.com/2016/02/11/san-martin-de-los-andes-2/
7 dias em Bariloche
https://comidaparaviagem.wordpress.com/2016/01/10/bariloche/
E ainda ficamos 3 dias em Esquel (logo logo terá um post)
Recomendo muito alugar um carro e rodas por todas as estraas da região, uma mais bela que a outra e cheias de pontos de paradas.
Viagem imperdível!

Lucila
LucilaPermalinkResponder

Já é a terceira vez que visitamos a região, sempre com crianças, sempre no inverno, Bariloche é muito elegante, tem um centrinho ótimo, estação de esqui e vários passeios podem ser feitos se vc estiver de carro, o que pode ser perigoso nos dias de neve, se não quiser dirigir existem várias agencias que vendem os passeios.
Villa Angostura é um charme só e tb tem uma estação de esqui, porém bem pequena.
San Martin é um luxo para nós brasileiros que não podemos contar com neve aqui...
a cidade é charmosa, a gastronomia muito boa, a estação é otima pra todos os niveis, tem recreação e aulas para todas as idades.
Para quem vai de aviao ate Bariloche, vale a pena alugar um carro e reservar 1 ou 2 noites em Villa e se quiser esquiar em San Martin, fique por lá por pelo menos 3 dias tb.
DICA:Se vc tem criança e não sabe pra onde ir, lá é ótimo, os argentinos são acostumados a viajar com crianças, de colo inclusive, é bem normal os pais se revezarem com os cuidados com os bebês nas estações, sim eles levam bebês de poucos meses para as estações...

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Caros, penso em ir para Bariloche com
Minha esposa e filhos (3 e 4 anos) em 7/09. O intuito é curtir a natureza com a família, ir para a registo dos lagos (San Martin) e toda essa rota. Acham que seria uma viagem legal pra fazer em Setembro? Ou corro o risco de não faze-la pela neve? Acham que meus filhos iriam curtir, ou sofrer pelo frio? Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Ainda estará bastante frio, mas é provável que não haja mais neve.

Cibele
CibelePermalinkResponder

Olá A Boia/ Riq!! Estou planejando ir para Bariloche/ San Martin de Los Andes no começo de outubro, primeira semana mesmo... não faço questão de neve, mas queria saber se nessa época ainda são feitos todos os passeios (se precisar posso adiantar um pouquinho a viagem)! Se puderem me ajudar agradeço demais, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cibele! A única diferença é que a estação de esqui muito provavelmente não estará funcionando.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar