Dia 15 de dezembro entram em pleno funcionamento as linhas ferroviárias de alta velocidade entre Barcelona e a França.
Nesse dia termina a necessidade de trocar do trem espanhol para o trem francês em Figueras, e a viagem a Paris passa a ser sem baldeação. O tempo de viagem cai 15 minutos: de 6h45 para 6h30. O conforto de não precisar trocar de trem, porém, é um senhor upgrade. Com antecedência, dá para achar o trecho a 59 euros. Saindo de Barcelona, compre no site da Renfe; saindo de Paris, no site da SNCF.
Vale a pena ir de trem em vez de voar? Eu sempre digo que uma viagem de trem de 4 horas equivale a uma viagem de avião de 1 hora (por causa do deslocamento e dos procedimentos de check-in e bagagem do aeroporto). Seis horas e meia dentro de um trem, porém, pode ser bem aborrecido; a decisão entre voar ou ir de trem vai depender do preço e do tamanho da sua alergia a aeroportos.
Está todo mundo falando desse trem Barcelona-Paris. Só que a grande novidade é outra: o TGV direto de Barcelona à Provence!
Até agora, para ir de Barcelona a Avignon ou Aix ou Marselha era preciso esperar um tempão na baldeação em Montpellier ou fazer duas baldeações, em Figueras e Narbonne. A partir de 15 de dezembro vai ter um trem direto por dia.
A saída de Barcelona é às 18h26, com chegada em Avignon às 22h23 (menos de 4h!), Aix-en-Provence às 22h47 e Marselha às 22h58 (4h30 depois de sair de Barna).
A partida de Marselha é às 7h10 da manhã; de Aix, às 7h24; de Avignon, às 7h46, com chegada em Barcelona às 11h27.
Saindo da Espanha, compre as passagens na Renfe; saindo da França, na SNCF. Com 90 dias de antecedência as chances de conseguir passagens descontadas são grandes.
Leia mais:
Guia de Barcelona no Viaje na Viagem
Provence & Côte d'Azur: uma estratégia de viagem
Guia de Paris no Viaje na Viagem
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
25 comentários