Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos los Santos

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Lago Llanquihue

Lago Llanquihue

A época em que se vê mais brasileiros em Puerto Varas é no inverno. Costumamos aproveitar a temporada de neve para fazer uma esticadinha de Bariloche ou de Santiago até a região dos lagos chilenos. É um passeio bonito com a paisagem nevada, sem dúvida -- mas pode ser ainda mais bem aproveitado no verão.

Nestas bandas da Patagônia, o verão é a época do ano em que o tempo é mais firme. E, mesmo em dias de céu azul, pode fazer aquele friozinho gostoso. É a estação ideal para piqueniques à beira do lago, caminhadas nos parques nacionais e a prática de esportes. Por fim, mas não menos importante: no verão há maior chance de voltar para casa com uma boa foto do Osorno do que no inverno.

Vamos dar nomes aos lagos? Aqui estão os principais da região de Puerto Montt/Puerto Varas. Aproveite para conhecer todas as atividades para fazer no verão.



Lago Puyehue: termas e trilhas

Lago Puyehue

Lago Puyehue

Sim, você já ouviu esse nome antes – foi a erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle que estragou as férias de quem pretendia esquiar em Bariloche, do outro lado dos Andes, no ano de 2012.

Vulcão Puyehue

Vulcão Puyehue

Puyehue não é apenas o nome de um vulcão, mas de um lago, de um parque nacional e também de uma comuna que pertence à província de Osorno.

Parque Nacional Puyehue

Parque Nacional Puyehue

O Parque Nacional Puyehue tem mais de 100 mil hectares de superfície. Lá estão trilhas de diferentes extensões e níveis de dificuldade, para fazer desde caminhadas leves a excursões que chegam a durar alguns dias. Na paisagem, rios, cachoeiras, lagos e vulcões, dependendo da rota escolhida.

Hotel Termas Puyehue

Termas Puyehue

Termas Aguas Calientes

Termas Aguas Calientes

O mais bacana é que o visitante pode se hospedar dentro do parque nacional, em algum dos complexos de águas termais dali: o resort Termas Puyehue, mais equipado, ou as Termas Aguas Calientes, mais integradas à natureza.

No verão, é uma delícia curtir as piscinas de água aquecida ao ar livre.

Termas Puyehue

Termas Puyehue

Aguas Calientes

Termas Aguas Calientes

Embora as Termas Puyehue contem com spa, um centro de recreação completo e mais piscinas, achei um charme o camping em domos à beira-rio em Aguas Calientes:

Camping nas Termas Aguas Calientes

Camping nas termas Aguas Calientes

Camping nas Termas Aguas Calientes

Lago Llanquihue: vulcões imponentes, vilarejos delicados

Lago Llanquihue

Puerto Varas | Lago Llanquihue e vulcões Osorno e Calbuco

O lago LLanquihue é o maior da região de Los Lagos. Com um tom azul intenso, já seria, sozinho, uma lindeza. Mas, ainda por cima, a natureza ainda inventou de adornar o seu entorno com 6 vulcões: Puyehue, Casablanca, Pontiagudo, Osorno, Calbuco e Yates, à parte do gigante Cerro Tronador, na fronteira do Chile com a Argentina.

Vulcão Osorno, visto de Puerto Varas

Puerto Varas | Lago LLanquihue e vulcão Osorno

Entre todos, o Osorno é o vulcão mais famoso, pelo seu formato cônico semelhante ao Monte Fuji (ou seria o Monte Fuji semelhante ao Osorno?).

Contemplar os vulcões ao redor do lago Llanquihue é uma atividade que se pode fazer a qualquer época do ano – desde que não haja mau tempo. Durante o verão, as chances de pegar dias de céu limpo são maiores.

Às margens do LLanquihue estão as encantadoras Puerto Varas e Frutillar, ambas com bastantes atrações para quem visita. O mais recomendado é se hospedar em Puerto Varas, e de lá fazer passeios bate-volta.

Hotel Cumbres

Hotel Cumbres

Em Puerto Varas, fiquei no hotel Cumbres. A desvantagem de estar mais afastado do centrinho é compensada por uma vista espetacular do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco. Todos os quartos têm vista igualmente privilegiada, mas só alguns têm uma espécie de banquinho junto à janela. É ficar ali e esquecer da vida.

Hotel Cumbres

Hotel Cumbres

puerto-varas-hotel-cumbres4Hotel Cabañas del Lago

Hotel Cumbres | Hotel Cabañas del Lago

Simpatizei muito também com o Cabañas del Lago, que se não tem a melhor vista nos quartos, dispõe de áreas comuns com uma excelente visão dos lagos e estrutura bacana para famílias com crianças.

Puerto Varas tem cafés e restaurantes charmosos com mesas na calçada, varandas ou quintais que só mesmo no verão se pode aproveitar. É uma graça o café La Gringa e o bar de vinhos anexo, Mercado 605. (O dono, Renato, é fã do Viaje na Viagem. Se passar lá, mande o nosso alô!) No Club Orquídea, a moçada aproveita a varanda para ouvir um som, tomar um chope e pedir pizzas na pedra, gostosas e a bom preço.

Cerveja artesanal da Patagônia

Aliás, só mesmo no verão para trocar o carménère por uma cerveja, mesmo que excepcionalmente. mrgreen Aproveite e procure pelas gostosas cervejas artesanais da Patagônia nos cardápios dos restaurantes.

Lago LLanquihue

Puerto Varas

As agências de receptivo de Puerto Varas oferecem serviços que têm tudo a ver com a estação: tours de caiaque, cavalgada, trekking e aluguel de pranchas para stand-up paddle. Peça dicas ao seu hotel ou consulte as recomendações do site oficial de Puerto Varas.

Frutillar

Frutillar

Passar o dia em Frutillar é um lindo passeio que pode ser feito por conta própria, de carro alugado ou de microônibus de linha. O lugarejo é uma fofura. Ali se percebe ainda mais a influência dos colonos alemães sobre a região, e as referências musicais por toda a parte são divertidas de ver:

Frutillar

Frutillar

Frutillar

Eu me juntaria aos moradores e levaria coisinhas gostosas para fazer um piquenique por ali, no gramado ou na areia. Mas é tentadora a oferta de lojinhas vendendo kuchen, uma torta alemã doce que cai muito bem num final de tarde.

Teatro del Lago

Teatro del Lago

No verão é quando acontecem as Semanas Musicales de Frutillar, um festival de música clássica no grandioso Teatro del Lago. Para quem gosta de música, vale a pena ficar de olho na agenda da casa; há apresentações de estilos variados.

Lago Todos Los Santos: passeios náuticos e quedas d'água

Lago Todos Los Santos

Lago Todos Los Santos

O lago Todos Los Santos, ou lago Esmeralda, pode não ser o maior, mas é certamente o mais bonito desta região do Chile. Tem uma cor verde muito viva, resultado da flutuação de minerais por degelo no Cerro Tronador. Se você fizer o Cruce de Lagos entre Bariloche e Puerto Varas, o Todos los Santos será o último trecho a ser navegado (ou o primeiro, se sair do Chile para a Argentina).

O acesso ao lago se dá por Petrohue, um pequeno povoado que guarda outra grande atração local: os Saltos de Petrohue, pequenas cascatas de água verde-Listerine com o Osorno ao fundo.

Saltos de Petrohue

Saltos de Petrohue

Saltos de Petrohue

Como se nota, ver o Osorno ao fundo das cascatas foi uma sorte que eu não tive. Ou então é tudo montagem de Photoshop mrgreen

Não deu nem tempo de ficar desapontada, porque logo embarquei na navegação pelo lago Esmeralda, e o Osorno apareceu pra mim assim:

Vulcão Osorno

Vulcão Osorno

Lago Todos Los Santos e vulcão OsornoLago Todos Los Santos

Vulcão Osorno e lago Todos Los Santos

Quem estiver viajando apenas pelo Chile e não for seguir com o Cruce de Lagos também pode passear pelo lago Todos Los Santos sem precisar pegar o ferry – e com a vantagem de escapar da paradinha pega-turista em Peulla. No mesmo lugar de onde parte a balsa há várias outras embarcações de passeio de menor porte, inclusive lanchas abertas (mas note que só dá para encarar uma embarcação aberta no verão, mesmo). Peça informações ao seu hotel, ou arrisque negociar chegando no píer de Petrohue.

E para quem não se importa em se molhar, em Petrohue ainda há rafting e navegação com lanchas rápidas no estilo Macuco Safári. Mas, aviso: mesmo no verão, as águas dos rios e lagos da Patagônia são bem geladas, embora alguns chilenos tentem nos levar a crer o contrário!

Frutillar, lago LLanquihue

Lago Llanquihue | Frutillar

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Leia mais:

152 comentários

Renato
RenatoPermalinkResponder

Olá Ricardo, acompanho seus comentários e seu blog há algum tempo e utilizo suas preciosas dicas para montar meus roteiros de viagem.
Sou "casado" fazem 14 anos, tenho 2 filhos e agora vou casar efetivamente com direito à igreja, festa e claro, lua de mel.
Escolhemos o chile como destino e especificamente a região dos lagos andinos.
Moramos em Curitiba e a ideia do roteiro seria de 8 dias, pegarmos um voo até Mendoza para visitarmos algumas vinícolas e de lá para os lagos andinos, onde pretendemos nos hospedar no Hotel Cumbres.
A data da viagem será para embarque em 05/05/2014, qual o roteiro você recomenda? Você acha que fizemos uma boa escolha?

Contamos com suas valiosas dicas.

Obrigado,

Renato Paschoal

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Quem responde é A Bóia.

Rapaz, 8 dias é muito pouco para Mendoza e Lagos Andinos. Não vai dar tempo para curtir Santiago, por exemplo (o caminho mais reto inclusive seria voar a BAriloche via Buenos Aires e fazer o Cruce de Lagos).

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Ola Ricardo,
Que maravilha de blog, hein?
Estou com viagem marcada para Puerto Varas, em novembro.
Queria mais informacoes sobre a "paradinha pega-turista em Peulla"... nao vale a pena, entao?
Obrigada,
Fernanda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Não vale. Se der pra pular, melhor. Peulla é um lugarejo que não chega a ser um vilarejo ou uma cidade. Os passeios à disposição para quem faz a navegação no lago Todos los Santos são dispensáveis. Lá não há restaurantes -- você precisa fazer as refeições nos hotéis de Peulla. Não é um lugar feio, mas é difícil não ficar com a sensação de que você passou mais tempo lá do que o necessário.

Leia mais nesse post: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

Taly Szwarcfiter

Olá ! Vou com meu marido uma semana de férias para Chile em maio.
Estamos tentando decidir se fazemos Santiago + região dos Lagos ou Santiago San Pedro de Atacama. Qual seria a sua recomendação para começar a conhecer Chile?
Se for descer para a região dos lagos a ideia seria passar 2 ou 3 dias em Santiago, voar até Temuco, temos amigos lá e alugar um carro para ir descendo, faz sentido?
Obrigada!
Taly

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taly! Ambas as viagens são bacanas. O Chile é assim mesmo: requer várias viagens para ser devidamente explorado. O Atacama tem uma paisagem mais insólita, mas poder viajar tendo amigos como guias é um luxo grin

Cida L.
Cida L.PermalinkResponder

Fiz o passeio pelos lagos andinos agora em fevereiro saindo e voltando de Santiago. Andamos cerca de Dois mil e quinhentos km.
Foi muito bom.O lago Todos Los Santos realmente é o mais bonito. E uma dica é o restaurante da Dona Rosa que fica do outro lado do lago. É só pegar um barquinho no cais do lago que ele faz o traslado de ida e volta por mil pesos(A dona do restaurante chama o piloto quando vc termina seu almoço) O lugar é bem simples, e com poucas opções de prato (salmão, truta, javali e lomo de vacuno), mas o que nos foi servido foi muito bom. O blog nos ajudou muito a planejar a viagem.

Lisiani Fuhr
Lisiani FuhrPermalinkResponder

quantos dias foram necessários para esta viagem??? grata.

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Li tanto q fiquei confusa. Em maio pretendo viajar ao Chile. Pelo q li, escolhi Santiago e Puerto Varas. Qual a melhor forma de chegarmos. Somos em 3 amigas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! De Santiago a Puerto Varas vai-se de avião a Puerto Montt (1h50 de vôo) ou ônibus (11h de viagem).

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Todos os passeios aos Lagos Andinos são feitos num mesmo dia? Digo, para passear no Lago Puyehue, no Lago LLanquihue e no Lago Todos los Santos (lago Esmeralda) devo escolher um dia para cada ou fazê-los numa mesma saída de barco?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Cada lago num dia.

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Bóia, na sugestão de bate e volta saindo de Puerto Varas, 1 dia seria para o passeio nos lagos andinos? No outro dia, visitaríamos a Frutillar? E nos outros dois dias? smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Há o passeio pelo lago Todos los Santos, a visita aos saltos de Petrohué (podem ser feitos no mesmo dia), a visita a Frutillar e Puerto Montt, a subida ao Osorno, um dia em Chiloé...

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Desculpe insistir, Bóia. Só para esclarecer e dividir bem os dias... 1º dia: Lago Todos los Santos e saltos Petrohué; 2º dia: Frutillar e Puerto Montt; 3º dia: subida ao Osorno... Seria isso? E os outros lagos? Chiloé não fica longe? Qual seria o meio de transporte e tempo despendido para ir à ilha Chiloé?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Vendem-se tours de um dia a Chiloé; é um passeio extenso, mas se você quiser acrescentar um outro sabor à viagem, pode considerar. Senão, pode programar um passeio ao parque de Puyehue.

Inez
InezPermalinkResponder

Oi! Eu e meu marido estaremos de férias de 17/05 a 27/05 e gostaríamos de fazer a travessia. Depois de ler o post fiquei em dúvida quanto a pagar caro pelo cruce e não ter boa visibilidade. Pelo nosso plano estaremos em Santiago dia 17 e em Puerto Montt em 21/5, hospedagem em Puerto Varas, passeios na região e o cruce, que nesta época pernoita em Puella. Será que vale mais a pena fazer os passeios de barco por porto Varas, cruzar de ônibus para Bariloche e fazer os passeios de lá? É preciso passaporte para essa travessia?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inez! Esse jeito (montar bases dos dois lados da fronteira e fazer os passeios de barco localmente) é o mais indicado pelo Ricardo Freire.

Raoni
RaoniPermalinkResponder

Olá amigos. Acabo de retornar de viagem a Puerto Varas e região. Já viajei por muitos lugares na América do Sul e Europa, e posso dizer que foi umas das melhores viagens que já fiz.
Recomendo a viagem à região nessa época entre Janeiro e Março, que é quando está menos frio, e chove menos. Pegamos dias muito bonitos lá agora, friozinho de manhã que vai aquecendo durante o dia e dias claros. A visita aos Saltos de Petrohue, ao Vulcão Osorno, ao tour no Lago de Todos os santos até Peulla e uma visita a cidadezinha de Frutillar são absolutamente imperdíveis! Alugamos um carro em parte da nossa estadia e foi uma boa decisão que pode cortar alguns custos. A recomendação que li aqui de não se hospedar em Puerto Montt mas sim em Puerto Varas faz sim todo sentido, vale muito a pena pagar um pouco mais pelos excelentes hotéis de Puerto Varas do que ficar em Puerto Montt que não é uma cidade tão aprazível assim.
Enfim, a região é fantástica e vale sim a pena gastar no mínimo 3 a 4 dias nessa região...
A opção de conversão de moeda que está valendo mais a pena no momento é levar Reais em espécie e trocar direto por Pesos chilenos.
Atenção: Atualmente não precisa ficar procurando por casas de câmbio com melhor cotação, praticamente em todos os lugares que estivemos, seja em PMontt seja em Santiago a cotação era 1 para 230.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Raoni, aceitavam reais direto nessas cidades da região dos Lagos Chilena? Não preciso levar em dólar então? grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Não dependa inteiramente de reais em cidades fora de Santiago.

Diego Ernan
Diego ErnanPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Tenho uns dias pra viajar no começo de abril, o que seria melhor para uma viagem SOZINHO, região sul do Chile + Santiago (já conheço Santiago) ou LIMA + Cuzco?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! O sul do Chile resultará numa viagem naturalmente mais introspectiva. Cusco sempre tem uma turma animada.

Puerto Varas: simpatia na Patagônia Chilena | Sundaycooks

[...] você ainda um pouco inseguro com relação aos diferentes lagos, recomendo fortemente este post do Viaje na Viagem, com direito até a uma esticadinha às termas da [...]

Luiz
LuizPermalinkResponder

Olá Bóia!
Pretendo viajar para o Chile no mês de setembro, durante 20 dias.
Quero conhecer a região dos lagos andinos, quantos dias devo reservar para conhecer bem aquela região?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! É bom ter pelo menos 3 dias inteiros em Puerto Varas, para poder fazer os passeios principais nas proximidades do lago LLanquihue. Se quiser explorar mais a região, aumente a permanência.

MIRIAM PICCOLI

Olá Bóia! Eu e meu esposo iremos à Santiago em 05/05/14 (somos melhor idade) e ficaremos 8 dias inteiros + 2 da viagem. Achamos que reservamos dias demais e pensamos ir à região dos lagos por 3 dias. Há algum pacote que você indique, bom e barato saindo de Santiago? Quanto gastaríamos mais ou menos? Grata, Miriam

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Consulte na mesma página da Lan, a Lan Tours, que também oferece hotéis. Pelo menos a página chilena está com promoções ótimas para compras até 6a feira 23 de abril mas voando a partir de 5 de maio. Uma passagem Santiago a Puerto Montt ida e volta a 86 dólares com taxas incluídas, por exemplo. Bons hotéis por volta de 100 dólares. E os passeios você pode contratar lá mesmo em Puerto Varas.
Recomendo rapidez, pois as melhores ofertas acabam rápido. E para o Sul do Chile nessa época tem que estar preparado para alguma chuva, senão melhor escolher San Pedro de Atacama. Saludos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miriam! Para saber quanto você vai gastar, basta orçar passagens e hotéis. Inflizmente não podemos fazer isso por você. Compre os passeios localmente.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Olá bóia sei que vcs são fãs das viagens desempacotadas e eu tb sou,mas achei um pouco complicada essa viagem dos lagos sem pacote,tenho interesse em conhecer Santiago e fazer a travessia dos Lagos do Chile para Argentina,mas não pretendo ficar em Bariloche,porque já conheço bem,nesse caso faço a travessia de volta e retorno por Santiago ou volto de Bariloche?quantos dias vcs consideram ideal para essa viagem ?é possível fazer tudo por conta própria?
Obrigada.

Jorge Menezes
Jorge MenezesPermalinkResponder

Olá Bóia, bom dia. Este ano eu e minha esposa passaremos 10 dias no Chile (27/8 a 5/9). Inicialmente não iríamos para Puerto Varas, mas por indicação de familiares decidimos ir. Mas só conseguimos encaixar dois dias para esse passeio. Aproveitamos a viajem de ônibus à noite para ter dois dias inteiros livres. Chegaremos a Puerto Varas às 8:00 do dia 2/9 e sairemos às 21:55 do dia 3/9. Nessas condições apertadíssimas de tempo, contactamos uma agência local que nos indicou dois passeios: Passeio do Vulcão Osorno (1/2 dia) e Cruzar o lago até Peulla e voltar (dia inteiro). Agora vem as dúvidas, são 3:
1 - Quais as temperaturas de Puerto Varas no início de Setembro?
2 - Essa época do ano tem boa visibilidade?
3 - Será que dá para fazer os dois passeios sugeridos pela agencia? (o de meio dia na data 2/9 e cruzar o lago na data 3/9).
Muito obrigado pelas informações e parabéns pelas publicações.

Myrines
MyrinesPermalinkResponder

Oi Bóia,

Estou com viagem para junho de 20 dias para o Chile. Farei essa com minha neta de 13 anos. Iremos ficar 4 dias para San Pedro de Atacama, 4 dias Ilha de Pascoa e inclusive ja comprei passagem para Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Natales. Mas ao ler varias reportagens observei que corro o risco do tempo estar muito fechado com muita chuva. Isso me deixou insegura com os passeios pq viajar e correr o risco de não ver toda essa beleza que voces colocam aqui, me deixaria frustada, além de que estarei viajando com uma adolescente que com certeza não acharia nada bacana de ter q ficar em hotel curtindo um friozinho. Posso mudar a passagem e ate deixar para outra epoca. Diante disso estou decidindo deixar para ir nessa regiao em fevereiro e fazer outros passeios como mais dias em vina del mar e Santa Cruz. Qual sua opinião.. Agradeço a atenção. Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Myrines! O tempo não é muito estável no sul do Chile; o problema do inverno é o frio e os dias curtos. Se der, aumente os dias no Atacama.

PATRICIA SANTIAGO

Querido, irei ao Chile no início de julho, passarei uma semana apenas. Os destinos que me chamam mais atenção para essa viagem são o Atacama e o Pucon, Bariloche (Arg) e esses lagos andinos.
Em função do clima, o que é mais aconselhável ir. Andei pesquisando Atacama a amplitude térmica é tensa no inverno, e a região de Lagos, Pucon ... tem chance do tempo chuvoso estragar o passeio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Se quer calor, vá no verão. No Atacama, durante o dia, estará quente. Vá a Santiago ou a Pucón se quiser ver neve. Para Bariloche, voe por Buenos Aires.

Aqui neste post recomendamos as permanências mínimas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Bergson
BergsonPermalinkResponder

Caro Bóia,

Li em outro blog que entre os meses de dezembro e janeiro a região dos lagos fica repleta de insetos parecidos com moscas gigantes. São conhecidos na região como Tábanos. Atacam principalmente pessoas com roupas escuras e podem estragar os passeios. Não sei se a informação que li era exagerada. Portanto, preciso de outros relatos. Alguém aqui já visitou a região neste período? Estou programando minha viagem para a segunda quinzena de dezembro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bergson! O fim do ano e o verão é alta temporada nos lagos andinos. Os chilenos descem em massa para aproveitar os lagos, com ou sem moscas.

Se você viu relatado em outro blog, esse moscão deve existir. Use repelente e roupas claras.

Fernando Lincoln

Oi, Bergson, estive na região e provei a ferocidade dos tábanos. Os tábanos existem em grande quantidade em toda a região. São moscas grandes, que atacam constantemente em grupo e picam inclusive por cima da roupa, para retirar sangue, fora o zumbido constante e impertinente. A principal incidência é desde o final de dezembro até o final de janeiro, após o período de desenvolvimento (fase larva) embaixo da terra úmida do degelo das montanhas após o fim do inverno. Infelizmente, não há repelente que funcione com eles. Estão especialmente em lugares úmidos, desde as geleiras do Osorno às margens do lago Llanquihué, em Puerto Varas. Impossível não ser picado por eles, mas pode-se reduzir um pouco os ataques: 1) use roupas claras, especialmente branco e amarelo; 2) deixe poucas partes do corpo expostas e passe alguma pasta de forte cheiro mentolado (nas mãos, por exemplo); 3) evite ficar muito próximo de fontes de água entre 10h e 17h, horário em que os tábanos estão mais ativos; 4) ao descansar, prefira a sombra e o chão - tábanos dificilmente pousam no chão e preferem o calor do sol (por isto são mais ativos em dias de sol); 5) quanto mais movimento, mas chama a atenção deles. Portanto, ao descansar, mova-se o menos possível.
Caso seja alérgico a picadas de insetos, é bom sair do Brasil com um remedinho próprio já preparado, pois você vai ser picado, se for na época de infestação.
O chilenos juram que os tábanos não transmitem doenças ao humano, apenas entre animais (encefalite equina, brucelose, etc). Para além dos interesses dos negócios do turismo, não há mesmo nenhuma história de alguém que tenha contraído doença por estes animais.
Em resumo: minha sugestão é que, se puder, você evite a temporada dos tábanos. Caso não seja possível, não deixe de ir por este motivo. As belezas da região valem este perrengue.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Fernando. É verdade, nunca vi um bicho mais chato que o tábano, são desesperadores. É bom comentar que eles não estão nas cidades, em Pto Varas ou Pto Montt se pode andar tranquilo. E de noite eles desaparecem. A temporada dos tábanos geralmente é de 20 de dezembro a 20 de janeiro, no resto do ano não tem problema.

Márcia Jales
Márcia JalesPermalinkResponder

Olá Bóia,

Vou estar no Chile em Junho. Minha viagem será Santiago, Puerto Varas e Bariloche. Pretendo fazer os trajetos de ônibus. Porém tenho uma dúvida. Qual a melhor maneira de voltar de Bariloche para o Chile. Pelo o que tenho pesquisado não existem empresas de ônibus que fazem esse trajeto direto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Existem linhas entre Bariloche e Puerto Varas e também entre San Martín de los Andes e Pucón. A partir de Puerto Varas/Puerto Montt ou Pucón você volta para Santiago, de avião (Puerto Montt, Temuco) ou ônibus.

Márcia Jales
Márcia JalesPermalinkResponder

Muito Obrigada!!!!

Jorge Menezes
Jorge MenezesPermalinkResponder

Olá Bóia, bom dia. Este ano eu e minha esposa passaremos 10 dias no Chile (27/8 a 5/9). Inicialmente não iríamos para Puerto Varas, mas por indicação de familiares decidimos ir. Mas só conseguimos encaixar dois dias para esse passeio. Aproveitamos a viajem de ônibus à noite para ter dois dias inteiros livres. Chegaremos a Puerto Varas às 8:00 do dia 2/9 e sairemos às 21:55 do dia 3/9. Nessas condições apertadíssimas de tempo, contactamos uma agência local que nos indicou dois passeios: Passeio do Vulcão Osorno (1/2 dia) e Cruzar o lago até Peulla e voltar (dia inteiro). Agora vem as dúvidas, são 3:
1 – Quais as temperaturas de Puerto Varas no início de Setembro?
2 – Essa época do ano tem boa visibilidade?
3 – Será que dá para fazer os dois passeios sugeridos pela agencia? (o de meio dia na data 2/9 e cruzar o lago na data 3/9).
Muito obrigado pelas informações e parabéns pelas publicações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! Estará bastante frio, esteja preparado para mínimas em torno ou mesmo abaixo de 5ºC.

É uma viagem supersacrificada, ainda mais indo de ônibus. Deixe para ir numa outra oportunidade, combinando com o lado argentino, que é lindo. A região merece uma semana de permanência.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Olá, setembro é uma boa data para os Lagos Andinos, passando por Santiago, Puerto Montt, Bariloche e Buenos Aires? Quantos dias são necessários. Qual a temperatura média? Ir desempacotado é bem mais barato, mas é fácil se virar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Prepare-se para temperaturas abaixo de 10ºC nos lagos.

Veja como combinar as duas regiões:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Veja permanências mínimas recomendadas rolando a página desses dois posts:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Ricardo Terrazas

Bom dia Boia!

Estou planejando uma viagem ao Chile em agosto/setembro. Posso dispor de uns 8, 10 dias. Já conheço Santiago, mas não me importaria de voltar, rs... Gostaria de conhecer a neve, mas também de fazer passeios pelos Lagos. Qual seria a melhor opção: Santiago/Vale Nevado, Santiago/Puerto Varas?
Pelo que li nos comentários, se quiser fazer passeios com foco na natureza o inverno não é uma boa opção, mas se quiser brincar na neve aí sim é a época certa. É isso mesmo?
Em Puerto Varas existe estações de esqui?

Grato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! É isso mesmo. Puerto Varas tem uma pequena estação de esqui no Vulcão Osorno (60km de distância), com apenas 2 pistas. Se esquiar for parte fundamental da viagem, prefira Vale Nevado, que tem mais pistas e você não precisará se deslocar.

Ricardo Terrazas Pires

Caro Bóia e colegas viajantes!

Em agosto que tipo de passeios é possível fazer em Puerto Varas? O inverno é um fator que limita a navegação nos Lagos e caminhadas nas trilhas?

Obrigado pelas informações!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Os passeios de barco continuam funcionando, mas caminhadas vão requerer disposição extra para suportar o frio. A alta temporada dos passeios é o verão.

Gustavo Oliveira

Olá, tem alguma indicação de agencia local que faça os passeios? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Como explicado no post, consulte o seu hotel ousiga as recomendações do site oficial de Puerto Varas. wink

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

OLÁ bóia!
estou planejando ir ao Chile em janeiro.
pensei em passar 3 dias em Santiago na época do reveillon, depois gostaria muito de conhecer algumas vinículas de Mendonza e por fim fim conhecer os lados Andinos. Total da viagem uns 14 dias.
Faz sentido esse roteiro?? a volta você acha que seria melhor por Bariloche??
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valeria! Se atravessar a Bariloche, pense em ficar 3 a 4 dias por lá antes de voltar ao Chile ou seguir viagem a Buenos Aires.

Veja roteiros aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Buenos Aires + Mendoza + Santiago + Lagos Andinos + Bariloche é uma viagem para 3 semanas no mínimo.

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Bóia ,oppsss quis dizer LAGOS ANDINOS!

justino paradinha

ola. boa noite. tenho a possibilidade de 8 dias entre puerto varas e bariloche em janeiro. quantos dias em puerto varas e quantos em bariloche desses 8 me recomendas?

grato. parabens, novamente pelo site... cada vez melhor.

att justino

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Justino! Escolha seus passeios, e veja quantos dias você quer ficar de cada lado.

Os de Bariloche estão aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

leide
leidePermalinkResponder

estou com viaje marcada para 1º de setembro a 14 do mesmo, para o Chile e fazer o circuito andino, mas estou preocupada de estar mta neve, e não poder fazer os passeios, os lagos com mto gelo, estou com receio., peço informação sobre o mesmo.,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leide! Dificilmente há neve ao nível dos lagos. A neve estará nas montanhas. Nunca ouvimos falar de lagos congelados; o Cruce de Lagos é feito no inverno também.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá Ricardo, bom dia.
Sou sua leitora assídua. Adoro e sigo seus toques. Preciso de um help seu, pode ser?
Já li todos os seus posts relacionados e estou meio perdida. Então, lá vai a dúvida:
Eu e meu marido já temos passagem ida e volta para santiago de 9/07 a 16/07. São 6,5 dias completos e estamos achando muito tempo para gastar entre santiago, vinas e vinícolas. Surgiu a tentação de dar um pulinho em puerto varas ( com milhas lan está uma pechincha). Já descartamos o cruce e não temos inteçao de ir a Bariloche. A ideia e conhecer o que tem de legal por perto de Varas. E quanto mais natureza e passeio ao ar livre, melhor. Porém, é inverno brabo e estamos com medo de que tudo vá por água -e neve- abaixo. Você acha que em dois dias conseguimos dar um rolê legal por lá ou é pouco? Ou melhor ficar em Santiago e, dependendo do tempo, esticar até cajon del Maipo , casablanca e Conchagua?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Aqui quem responde é A Bóia! Se você tem interesse em vinhos, vale a pena combinar Santiago com duas noites no Vale de Colchagua. Para Puerto Varas e arredores, recomendamos pelo menos 4 noites. Leia mais sobre o que conhecer a partir de Santiago aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Thanks, bóia , pela dica mas os hotéis sugeridos na referência a Acolchafa são muita grana para mim.
Vc acha que em San Fernando descubro algo mais econômico e também interessante?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana!

Pesquise mais hotéis nesta região aqui e aqui.

Thales
ThalesPermalinkResponder

Caro Boia,
Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem para a região dos lagos andinos em outubro, com vôo chegando e saindo de Puerto Montt. Dispomos de 6 dias inteiros (descartando o tempo de viagem). É tempo suficiente para explorar os principais pontos turisticos da região? Daria para incluir Bariloche nosso roteiro?
Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thales! Dá para incluir Bariloche se você voltar ao Brasil pela Argentina. Do contrário, fique pelo Chile. Encontre mais dicas sobre a região aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas/

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Sempre utilizamos suas dicas e preciso de sua ajuda agora.
Eu, meu marido e meu filho de 9 anos queremos fazer uma viagem para Santiago e Lagos Andinos em outubro. Dispomos de 11 dias.
Este período e suficiente? Quantos dias em Santiago e quantos nós lagos?
E uma viagem que da pra fazer com criança?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Aqui quem responde é A Bóia! 11 dias são suficientes para Santiago e Lagos Andinos, sim. Veja neste post dicas para o seu roteiro, incluindo quantos dias passar em cada região: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

ROBERTO ARAUJO

Boa tarde! Estou indo com mais 2 pessoas para Puerto Varas em finalzinho de outubro(29),e ficaremos até dia 02 de novembro. Dois dias antes,outras 6 pessoas amigas estarão por lá também. Eles terão 5 dias, e nós 3 dias inteiros para passeios.Você poderia nos indicar quais os melhores a serem feitos? Pelo que tenho lido,o vulcão Osorno é imperdível.O ideal é que os melhores passeios fiquem para os 3 últimos dias,esses que estaremos lá. Deve-se considerar também é que entre essas pessoas,tem 2 senhoras. Por fim, saberia me dizer se nesse período ainda chove e faz muito frio?
Muito Obrigado
Roberto Araujo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Os Lagos Andinos ficam na Patagônia Austral; no verão as máximas são em torno de 20ºC. Em novembro vai ser normal pegar temperaturas em torno de 10ºC. Os passeios mais bacanas são a Frutillar e a navegação do lago Todos los Santos com passadinha em Petrohue.

Rafael Bravo
Rafael BravoPermalinkResponder

Olá Bóia! Estou viajando para o Chile no final do ano pra passar cerca de 15 dias. Quero fazer Santiago/ Viña del Mar/ Valparaiso (5 dias) + Lagos Andinos (5 dias) + Atacama (5 dias). O Reveillon seria em Viña e os deslocamentos de avião. Faz sentido? Se quisesse incluir Pucón, de quanto tempo precisaria a mais? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael!

Pense em dois dias inteiros em Pucón. Entre Puerto Varas e Pucón você pode ir de carro ou ônibus. Voe de Temuco a Santiago de volta.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lagos-andinos
https://www.viajenaviagem.com/destino/atacama

Marcia Figueiroôa

Olá Ricardo. Eu e meu marido estamos de partida para o Chile, ficaremos em Santiago 5 dias e depois seguiremos para Pureto Montt de avião e direto para Purto Varas aonde ficaremos 4 dias. Peço dicas de passeios para não perder tempo ou cair em alguma pegadinha (depois faremos o Cruce dos lagos com parada em Peulla, por sugestão da agência de turismo, que pelo visto não foi a melhor dica,....). Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Quem responde é A Bóia. Você não vai precisar fazer o passeio ao lago Todos los Santos, porque vai cruzar o lago no Cruce. Verifique com o Cruce se vão passar nos saltos de Petrohue antes embarcar.

Faça os outros passeios descritos no post e nos posts linkados.

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

Olá

Vou me casar em Maio/2015

Queria muito fazer um tour nessa região + Patagonia + alguma cidade

Porém , estou com receio da chuva atrapalhar todo o roteiro , quais dicas você pode me dar ?
Estou disposto a mudanças.....

Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Os meses mais propícios para visitar a Patagônia são os meses de verão, quando você consegue fazer todos os passeios mais ao sul, e pega tempo melhor em Puerto Varas e região. Em maio você pode pegar alguma chuva, e alguns passeios podem não estar operando.

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

A Boia, Obrigado pelo retorno

Qual destino você me recomenda em Maio pela América do Sul para a Lua de Mel ...
Pensamos em Mendoza, Patagonia, Punta Del Leste....

Porém estamos com esse receio de chuvas e passeios fechados..... Essa alta do dólar esta nos matando ! rs

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Punta del Este fora de temporada não valeria tanto a pena, e na Patagônia os melhores passeios são feitos no verão. É uma boa época para Mendoza, para Machu Picchu, para o Atacama... smile

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

Obrigado A Bóia!!!

Acho que vai ser Santiago e pegar um Onibus para Mendoza e talvez alguma outra cidade....
Tem sugestão ... 11 dias de viagem ?

Obg

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Rafael, só tenha cuidado pois a estrada entre Santiago e Mendoza costuma fechar bastante por nevascas, como acaba de acontecer:
http://www.pasosfronterizos.gov.cl/n1152_24-09-2014.html

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

Neftali, Obrigado!!!
Mesmo em Maio ? Não achei muitos relatos que ela fecha no mês de Maio...sabe me dizer ?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Já vi fechar até em Fevereiro! Por isso que é meio difícil fazer uma programação. Mas também já viajei várias vezes em Maio sem problemas, é difícil nessa época que fique fechada mais de 2 ou 3 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Se não quiser correr qualquer risco de passar por esses apuros, é só voar entre Santiago e Mendoza. smile

Este é um post sobre os Lagos Andinos. Para saber mais sobre Mendoza e Santiago, consulte:
https://www.viajenaviagem.com/destino/mendoza/
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Navegue pelo menu "Américas" lá do alto para ver dicas para a sua viagem!

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

Obrigado A Bóia !!! Estamos tentando decidir, esta dificil mas vai dar certo !!!

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

ABóia, olha eu aqui de novo, você recomenda a região dos lagos em 18/Maio?!??

Obg novamente

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Veja as médias de temperatura e chuvas mês a mês para Puerto Varas aqui: http://www.worldweatheronline.com/Puerto-Varas-weather-averages/Los-Lagos/CL.aspx

No meio do ano as chances de chuva já ficam maiores. Programe um roteiro sem corre-corre, para poder ter mais chances de aproveitar dias sem chuva.

Fernanda Faria Silva

Oi Ricardo tudo bem?
Estou de viagem marcado para Buenos Aires dia 25/12/2014. Ficaremos 15 dias para conhecer os melhores lugares. As passagens de Buenos Aires para Bariloche estao mais baratas do que ir para santiago primeiro. Entao seguirei o trageto de Puerto Montt para Santiago. Duvidas:
Quantos dias ficar em Bariloche?
Vale a pena dormir em Peulla? Tem passeios por ali?
Onde e como eu compro o passeio dos Lagos?
Esse passeio Bariloche - Puerto Montt passa em todos os lugares ali em cima citados?

OBRIGADA

Fernanda Faria Silva

Explicando melhor o roteiro: Buenos -> Bariloche -> Pueto Mont (passeio dos lagos) ->Santiago

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Quem responde é a Bóia. smile Por partes:
Dê uma olhada no guia de Bariloche para decidir quantos dias ficar por lá: https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/
Peulla tem só dois hotéis: um 3 estrelas, e outro mais metido; só o de luxo fica aberto na baixa temporada. Não vale a pena.
Para saber mais sobe o passeio dos Lagos, este post vai ajudar bastante: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos

Laís lis
Laís lisPermalinkResponder

Quando você fez essa viagem? Estou indo agora em novembro e quero saber se vou encontrar tempo ruim ou bom como o que você encontrou.

Tayná
TaynáPermalinkResponder

Olá! Adorei o seu blog! Eu e minha família estamos planejando ir para o Chile em Março, mas estamos em dúvida entre Região dos Lagos e a Patagônia + Terra do Fogo. Ouvimos dizer que a primeira fica "lotada" de turistas nessa época do ano. Poderia nos ajudar? Em sua opinião qual a melhor região para se visitar?

Obrigada!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Tainá, a Região dos Lagos fica mais cheia em Janeiro e principalmente Fevereiro. Em Março, com o fim das férias chilenas, esvazia bastante, e o tempo continua agradável.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Estou indo para o Chile no dia 1/1/15, ficarei 8 dias. Quero chegar em Santiago e partir para Puerto Varas.
Não gostaria de fazer o Cruce, apenas o lado chileno. Consigo conhecer 2 lagos em 1 dia? Há algum passeio que faça apenas os lagos chilenos, sem passar por Peulla?
Pensei em fazer Puerto Varas + Frutillar em um dia, Conhecer os lagos em outro dia e passear nos arredores no terceiro e último dia.

Quero voltar para Santiago, passar pelas vinicolas, Vina del Mar, Valparaíso e Cajon del Maipo!

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Veja as dicas para o seu passeio aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/09/lagos-andinos-roteiro-4-dias

Sirléia Marins

Boa tarde!
Adorei suas dicas, estarei indo ao Chile com amigas, ficaremos 8 dias em Santiago, é possível ir de lá a região dos Lagos?
Abraços

solange de oliveira

Oi Bóia !!! adorei seu site !!! toh precisando de umas dicas preciosas !!! eu e minha filha vamos ao Chile de 27 de dez a 14 de jan !! pensei em entrarmos por Santiago ( 3 dias ) , ai ano nuevo em Valparaiso , com saida dia 1 de jan rumo ao sul ... destino final Ushuaia !! sera que conseguiremos passar pela região dos Lagos ( Puerto Varas ) , Puerto Natales e Ushuaia nesse periodo de que dispomos ? beijão ... super obrigada !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Puerto Varas é longíssimo de Ushuaia, que fica na Argentina. Você teria que atravessar a Bariloche e voar de lá a Ushuaia, caso o vôo seja oferecido nesta época (confirme no site da Aerolíneas). Será uma viagem bastante cara.

Veja roteiros mais factíveis aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile

Josean Morais
Josean MoraisPermalinkResponder

Prezado Ricardo, tomo a liberdade de sempre consultar suas dicas de viagem, quando nossos clientes nos procuram, em buscas de destinos diferenciados e logo procuramos aqui informações mais assertivas sobre o assunto.A decolajampa Agradece!
Obrigado!

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá, irei para Osorno em Janeiro e gostaria de saber se vale a pena ir até o vulcão que fica a uns 80km. Não consigo encontrar dicas sobre transporte. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Você pode contratar um tour em grupo em Puerto Varas.

ANA
ANAPermalinkResponder

Olá! Adorei as indicações que você deu a todos! Vamos para o Chile dia 11 de janeiro e ficamos 10 dias, ida e volta por Santiago. Temos dois meninos de 9 e 13 anos. Vamos alugar um carro e pensamos fazer a região dos lagos. Onde você acha que vale a pena parar na ida e na volta. O que vale mais a pena fazer? Fiquei meio preocupada com os tábanos porque um dos meninos é alérgico a picadas. São tão frequentes mesmo? Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Na época em que você vai, os tábanos parecem sim ser mais frequentes. Tem várias dicas nestes posts: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/roteiro-dicas-lagos-andinos-chile e https://www.viajenaviagem.com/destino/lagos-andinos

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá, Ricardo. Seu blog me ajuda muito a definir alguns destinos, por isso me sinto na obrigação de também poder contribuir para uma viagem mais feliz de todos que passam por aqui. Fizemos agora Santiago-Puerto Varas-Travessia pelo Cruce Andino para Bariloche e retorno a Puerto Montt. Puerto Varas é uma cidade encantadora, muito simpática e acolhedora. Escolhemos o Cruce Andino e achamos que não vale o preço que a TurisTour cobra - 280 dólares por pessoa. Eles não oferecem uma refeição, um lanche, nem sequer uma água por um preço tão alto para quem fica mais de 12 horas pulando de barco pra ônibus. O passeio é lindo, mas o sucesso total depende das condições climáticas, se torna cansativo com tantas paradas e chega muito tarde em Bariloche (chegamos depois das 21h20). A parada de três horas em Peulla parece estratégica para vender mais um pacote de passeios, já que a cidade só tem 120 pessoas, meia dúzia de casas e um hotel com restaurante. Não deixamos de aproveitar, mas o monopólio da empresa que faz o passeio deixa o turista com uma única opção que poderia oferecer muito mais.

Lisiani Fuhr
Lisiani FuhrPermalinkResponder

Gostaria de saber a melhor época para ir a região dos Lagos, no Chile, e como faço o deslocamento, chegando em Santiago. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lisiani! O verão é uma boa época para curtir os Lagos Andinos, apesar de muitos brasileiros irem pra lá no inverno também. Dá pra ir de carro, mas é uma viagem longa: https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-santiago-a-puerto-montt-de-carro-onde-parar/
Veja também a parte que combina Santiago e os Lagos neste post - https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

jose serpa
jose serpaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo, parabéns pelas dicas incríveis. Pretendo visitar os lagos chilenos em março de 2015, mais precisamente entre 6 e 10 de março. Você acha que é uma boa época para ir? Sairemos do RJ, neste caso o melhor ponto de chegada é Santiago/
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose! Quem responde é a Bóia. A época é bem agradável, sim. Veja o trecho que combina Santiago e os Lagos neste post - https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá! Estamos indo ao Chile agora em dezembro, de 24 a 31. Adorei o site de vocês, muito rico em informação, mas ainda tenho dúvidas. Partindo de Santiago de avião, qual seria o destino a buscar para os Lagos Andinos? Qual seria um preço considerado aceitável entre Santiago e Puerto Montt? A viagem de carro vale a pena, ou é muito cansativa? Grata desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Temos todas as dicas para o seu roteiro aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/09/lagos-andinos-roteiro-4-dias

Luana Bebiano
Luana BebianoPermalinkResponder

Boa Noite Ricardo!
Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para conhecer Santiago, Os Lagos Andinos e uma parte da Patagônia em 10 dias. Que roteiro você indica?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Quem responde é A Bóia. É apertado. Você teria que se contentar com 4 dias em Santiago, 3 em Puerto Varas e 3 em Puerto Natales.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago
https://www.viajenaviagem.com/destino/lagos-andinos
https://www.viajenaviagem.com/destino/patagonia

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar