Onde ficar em Lima: Four Points by Sheraton x Tierra Viva Larco 1

Onde ficar em Lima: Four Points by Sheraton x Tierra Viva Larco

Four Points by Sheraton

Texto e fotos | Sylvia Lemos

Todos sabem que curto muito planejar uma viagem e escolher a dedo a localização da hospedagem. Isso é fácil quando a gente já esteve num lugar e prestou atenção aos entornos. Eu gosto de Lima, gosto muito , e Miraflores é meu bairro.

Corri para procurar um apartamento novinho pra alugar, assim que o Bruno da Superviagem me enviou os bilhetes do vôo direto de Porto Alegre para Lima. Achei um apê rapidinho, na quadra 1 da Calle Alcanflores (bem na frente do Astrid y Gaston, o restaurante mais famoso da cidade) e fui espiar no Google Street View. Rá! Tinha um prédio em construção exatamente ao lado (confirmado pela locadora). Então dei uma volta na quadra com o mouse e encontrei o Four Points by Sheraton e nenhuma resenha de hóspedes comentando sobre quaisquer incômodos auditivos.

Abrindo a página do TripAdvisor em Lima, apareceu em primeiro lugar outro hotel que eu não conhecia, o Tierra Viva Miraflores Larco. Abri o Booking, os sites dos hotéis e de comparadores de preços e me transportei para o século passado quando era possível encontrar um hotel bacana, novo em folha, localizado no melhor pedaço e com uma tarifa compatível com o orçamento da viagem.

As tarifas do Tierra Larco estavam em inacreditáveis 100 dólares para o apartamento superior e as do Fours Points a 130 o apartamento clássico. E agora ? Unidunitê!

A Rua Alcanflores tem características que me encantam: fica entre a Av. Larco e a Av. La Paz, que são duas artérias com muito movimento e são cortadas pela Benavides, outra rua muvucada (onde estão os cassinos). As primeiras três quadras da Alcanflores têm transito restrito e fazem parte da ‘zona de silencio’ de Miraflores. Restaurantes, supermercado, cafés estão por todo lado.

Passagem na Arcanflores

Miraflores só não é indicado para se hospedar se o interesse único (ou maior) for trabalhar em San Isidro ou turistar com ênfase no centro histórico.

Como foi impossível escolher entre um dos dois hotéis, dividimos a estadia entre ambos (o unidunitê me deixou aflita, com medo de errar feio).

Tierra VivaTierra Viva

As primeiras noites foram no Tierra Viva Miraflores Larco, que fica numa rua pequena entre a Av. Larco e a Alcanflores. O hotel começou a operar no início do segundo semestre de 2013 e os 44 apartamentos estão distribuídos em 7 andares. O oitavo andar tem uma simpática sala de café da manhã com varanda e ombrellones e uma pequena área aberta com duas mesas e máquinas de refrigerante e salgadinhos. Os oito apartamentos superiores estão todos de frente , com janelas acústicas que abrem para a rua, e são os únicos que possuem frigobar (com seis unidades de bebidas incluídas), banheira, roupões, e TV LCD 42’” (avaliações aqui).

Four Points by Sheraton LimaFour Points by Sheraton

Nos mudamos no fim de semana para o Four Points by Sheraton, que fica na quadra 2 da Alcanflores, juntinho do Astrid y Gaston (mas fiquei sabendo que está se mudando para uma mansão em San Isidro) e a duas quadras do Parque Kennedy. Foi inaugurado no segundo semestre de 2013, conta com 134 apartamentos distribuídos em 14 andares. Os maiores — da categoria duplos clásicos — possuem duas camas queen, têm final 04 e estão localizados na esquina do edifício. Vêm com frigobar vazio e TV LCD 42’’ (avaliações aqui).

A escolha de começar pelo Tierra Viva e passar o fim de semana no Four Points se deu por duas razões. A primeira é que o check- in na chegada em Lima seria feito antes das 15h e a probabilidade de conseguir isso num hotel pequeno (o Tierra Viva) era maior (e deu certo). A segunda razão é que grandes hotéis de rede tendem a ter ótimas promos para finais de semana, o que foi confirmado quinze dias antes da viagem quan do refiz a reserva do Four Points por 98 dólares a diária.

Fica aqui a primeira dica sobre hospedagem em Lima no verão: apartamentos de aluguel não costumam ter ar condicionad , que ao meu ver pode ser mais do que indispensável nas noites limenhas quentes e quase sem vento.

Four Points by Sheraton LimaFour Points by Sheraton Lima

Semelhanças que encontrei entre o Tierra Larco e o Four Points

• Localização: estão a 300 metros um do outro, na mesma rua em Miraflores; os cassinos e o ótimo supermercado Vivanda estão entre os dois na Alfredo Benavides;

• Estrutura do hotel: inaugurados na mesma época (julho/agosto de 2013),  os dois possuem escadas até a recepção (oito degraus no Tierra e doze no Four Points), mas ambos têm elevador montapcarga ao lado delas. Free wi fi em toda a área do hotel. Nenhum dos dois possui piscina. Em ambos é possível fazer o check out até as 13h.

• Em ambos, use o concierge do hotel na recepção para fazer ligações locais (reservar restaurante, chamar taxi etc ) Além das ligações não serem tarifadas, vai ter a certeza de que foi compreendido.

Tierra Viva Miraflores LarcoTierra Viva Miraflores Larco

• Apartamentos (duplo superior no Tierra Viva e clásico duplo Queen no Four Points): amplos, com carpete anti alérgico*, colchão ortopédico, roupas de cama, travesseiros e toalhas de banho de ótima qualidade. Cofre, secador de cabelo, amenities básicas. Duas garrafas de água mineral free por dia. Pava elétrica, café e chás. Ar condicionado split com controle individual. As janelas podem ser abertas para ventilação natural .

(*Investigando sobre o uso de carpete, me informaram que é ua necessidade devido aos padrões construtivos para segurança de terremotos ( outro tipo de piso inviabilizaria um ambiente silencioso nos apartamentos.)

Diferenças que encontrei entre o Tierra Larco e o Four Points

• Localização:

– O  Tierra está num trecho menos comercial, mas ao mesmo tempo mais exposto aos ruídos urbanos do que o Four Points. O Four Points está muito próximo ao Parque Kennedy e a vários hostels, o que faz o entorno ser mais movimentado. Mas em ambos nos sentimos 100% seguros para caminhar de dia e ao anoitecer. Não sei informar como são as ruas a noite para andar a pé, pois sempre chegamos de táxi.

– No final de semana fizemos refeições fora de Miraflores , e não testamos os restaurantes próximos ao Four Points. Durante a semana experimentamos alguns ao redor do Tierra Viva : Punto Azul , Saladeria, Embarcadero 41; todos corretos.

Four Points by SheratonFour Points by Sheraton

• Estrutura do hotel, Recepção

– O Tierra é um hotel básico e confortável para turistar; o Four Points tem estrutura de hotelão de trabalho.

-Voucher com drinks de boas vindas no Four Points

– Salas de conferência no Four Points

– Recepção do Tierra foi muito simpática e muito eficiente em todos os turnos; na recepção do Four Points o check-in ( feito às 15h45) foi prepotente e antipático e o check-out apenas cordial

– Café da manhã básico no Tierra; e mais variado, com muitas opções no Four Points (ambos têm frutas da estação, sucos, café,leite,chás, frios, pães ,bolos e pratos quentes)

Tierra Viva Miraflores LarcoTierra Viva Miraflores Larco

Tierra Viva Miraflores Larco: café da manhã

•  Apartamentos (duplo superior no Tierra Viva e clásico duplo Queen no Four Points) :

– Armários sem portas no Tierra, com portas no Four Points

– Banheira com chuveiro no Tierra, só box com chuveiro no Four Points

– Mobiliário e carpete de melhor qualidade no Four Points

– Cortinas rolo blackout do Tierra são menos eficientes do que as blackout tradicionais do Four Points

– Café da manhã básico no Tierra; e mais variado, com muitas opções no Four Points (ambos tem frutas da estação, sucos, café,leite,chás, frios, pães ,bolos e pratos quentes)

Dois outros hotéis chamaram minha atenção , mas não visitei os apartamentos: o Casa Andina Private Collection, na Av. La Paz e o B Arts Boutique, em Barranco (este, no estilo B&B chique descolado).

Não temos o hábito de repetir hospedagem, mas quando voltarmos a Lima, espero poder dividir a estadia entre estes dois hotéis novamente, se a zona de silencio de Miraflores for estendida até a quadra seis da Alcanflores.