É simples. Basta usar o buscador de itinerários da MTA, o órgão que coordena o transporte público de Nova York.
O endereço é tripplanner.mta.info.
Tudo o que você precisa fazer é preencher os endereços e o horário de partida.
Quando um endereço é um ponto de referência, o próprio site já oferece opções de preenchimento.
Nos outros casos, escreva o endereço completo, à americana (número do prédio + nome da rua + Nova York + NY; se tiver o código de endereçamento, melhor ainda, porque não haverá dúvidas). Este endereço aí é o do Pod Hotel 51.
Clique em submit e... pronto. O site volta com as melhores opções de itinerário para o horário requerido.
Neste trajeto entre o aeroporto JFK e o Pod Hotel 51, o site indica duas rotas diferentes.
A primeira, com AirTrain até a estação Jamaica, e então com a linha E do metrô até a estação Lexington Ave-53 St . Entre a estação e o hotel, você vai precisar caminhar 3 minutos. O valor total, incluindo AirTrain, é de US$ 7,50.
A segunda rota leva você de AirTrain até a estação Jamaica, onde você pega o trem LIRR. Desce na estação Penn Station e pega a linha do E metrô. Desce na estação Lexington Ave-53 St e caminha 3 minutos. Total, incluindo AirTrain e LIRR, US$ 17. (Lógico que não compensa: o trem vai ser mais confortável do que o metrô, mas a baldeação anula qualquer vantagem.)
E assim acontecerá com qualquer dupla de endereços que você inserir nos quadradinhos. De vez em quando o site vai pedir para você confirmar o bairro (sobretudo se você não pôs o código postal). Os resultados são sempre ordenados por tempo previsto de deslocamento.
O bom de usar o buscador oficial é que todas as obras no sistema (que fecham algumas estações em determinados horários) são levadas em conta na composição do itinerário.
Além de usar o buscador oficial da MTA, você pode baixar um app para o seu smartphone.
Dos apps "tradicionais", o melhor é o Hop Stop -- tão bom, que a Apple comprou. O problema é que, depois disso, o Hop Stop ficou disponível apenas para quem tem iPhone ou iPad.
A alternativa ao HopStop é um app de última geração, o Moovit, que é uma espécie de Waze do transporte público. O itinerário é atualizado a partir de informações de trânsito compartilhadas pelos usuários.
8 comentários