Como descobrir itinerários de metrô e ônibus em Nova York

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Metrô de Nova York

É simples. Basta usar o buscador de itinerários da MTA, o órgão que coordena o transporte público de Nova York.

1-tripplanner

O endereço é tripplanner.mta.info.

MTA Info

Tudo o que você precisa fazer é preencher os endereços e o horário de partida.

Trip Planner MTA

Quando um endereço é um ponto de referência, o próprio site já oferece opções de preenchimento.

Trip Planner MTANos outros casos, escreva o endereço completo, à americana (número do prédio + nome da rua + Nova York + NY; se tiver o código de endereçamento, melhor ainda, porque não haverá dúvidas). Este endereço aí é o do Pod Hotel 51.

5-submit

Clique em submit e... pronto. O site volta com as melhores opções de itinerário para o horário requerido.

Trip Planner MTA

Neste trajeto entre o aeroporto JFK e o Pod Hotel 51, o site indica duas rotas diferentes.

A primeira, com AirTrain até a estação Jamaica, e então com a linha E do metrô até a estação Lexington Ave-53 St . Entre a estação e o hotel, você vai precisar caminhar 3 minutos. O valor total, incluindo AirTrain, é de US$ 7,50.

Trip Planner MTA

A segunda rota leva você de AirTrain até a estação Jamaica, onde você pega o trem LIRR. Desce na estação Penn Station e pega a linha do E metrô. Desce na estação Lexington Ave-53 St e caminha 3 minutos. Total, incluindo AirTrain e LIRR, US$ 17. (Lógico que não compensa: o trem vai ser mais confortável do que o metrô, mas a baldeação anula qualquer vantagem.)

E assim acontecerá com qualquer dupla de endereços que você inserir nos quadradinhos. De vez em quando o site vai pedir para você confirmar o bairro (sobretudo se você não pôs o código postal). Os resultados são sempre ordenados por tempo previsto de deslocamento.

O bom de usar o buscador oficial é que todas as obras no sistema (que fecham algumas estações em determinados horários) são levadas em conta na composição do itinerário.

Além de usar o buscador oficial da MTA, você pode baixar um app para o seu smartphone.

HopStopMoovit

Dos apps "tradicionais", o melhor é o Hop Stop -- tão bom, que a Apple comprou. O problema é que, depois disso, o Hop Stop ficou disponível apenas para quem tem iPhone ou iPad.

A alternativa ao HopStop é um app de última geração, o Moovit, que é uma espécie de Waze do transporte público. O itinerário é atualizado a partir de informações de trânsito compartilhadas pelos usuários.

Leia mais:

7 comentários

Beatriz Dias
Beatriz DiasPermalinkResponder

Olá!
Cheguei de NY essa semana, passei 2 semanas lá com meu marido. Até baixamos uns apps para usar o metrô, mas achei muito mais fácil utilizar o Google Maps.
Digitava o endereço para onde estava indo (ou o nome da loja, restaurante, etc) e a partir da minha localização ele traçava várias rotas, indicando que linha de metrô pegar, em qual estação descer, etc. Funcionou muito bem e andamos com muita facilidade, tanto de metrô quanto de ônibus.
Compramos o ticket de metrô de 7 dias, de uso ilimitado. Dava direito a metrô e ônibus sem limite. Usamos muito e valeu muito a pena!

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Outro aplicativo maravilhoso que acabei de usar há 10 dias em NY foi o Citymapper (dica pescada do blog "Abrindo o Bico").
Ele te dá várias opções de trajeto, de metrô, ônibus, andando. É excelente.
O único ponto é que esse aplicativo só funciona se estiver conectado à internet. Então, caso o usuário não tenha conexão móvel, indico pesquisar as opções de transporte antes de sair de algum lugar que tenha wifi amigo! wink
Usei todos os dias e peguei ônibus, metrô, caminhei, foi ótimo.
Ahh, detalhe, uso android, não sei como funciona no iphone, mas acho que tb está disponível!
wink

Turismo Certo
Turismo CertoPermalinkResponder

Eu usei o NYCMate! Muito bom!

Bianca Araujo
Bianca AraujoPermalinkResponder

Aproveite os serviços de translado para o Woodbury Premium Outlet.
Você não precisa ficar carregando suas compras e ainda tem direito a consultoria de compra.

Att,
Bia Araujo
Personal Shopper NY.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Nada é melhor que o Google Maps em NY. Fácil e prático.

Gisele
GiselePermalinkResponder

Olá , tentei baixar o Hop Stop e não tem na Apple Store. Pq será???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Hoje em dia o Google Maps já dá essas informações, nem se incomode com aplicativo smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar