Roubo de bagagem em carros alugados: como (tentar) evitar 1

Roubo de bagagem em carros alugados: como (tentar) evitar

Viela em St.-Tropez

Muitas viagens de sonho começam de uma mesma maneira: “Então a gente aluga um carrinho e…”. Provence, Toscana, Costa Amalfitana, Andaluzia, Califórnia, Orlando, Miami e até mesmo algumas ilhas do Caribe são destinos muito mais bem aproveitáveis a bordo de um carro alugado. Os cenários bucólicos ou pretensamente seguros nos deixam menos alertas, e assim acabamos sendo alvo fácil de ladrões de bagagem.

Eles estão em qualquer lugar. Leitores relataram ter tido computadores, bolsas e até malas inteiras roubados por malandros em estacionamentos de postos de gasolina, vinícolas e parques da Disney. A ação costuma ser rápida e às vezes não deixa sequer vidros quebrados ou outros sinais de arrombamento. Dos depoimentos que recebemos, nenhum leitor menciona ter conseguido qualquer tipo de ressarcimento ou compensação pelo prejuízo sofrido. (Normalmente os seguros não ressarcem furtos — apenas roubo.)

Para se evitar situações como estas, é recomendável planejar o mínimo de paradas pelo trajeto com o porta-malas cheio. Quando for inevitável, prefira parar em locais com estacionamento fechado. Para usar o banheiro ou comprar água no caminho, procure revezar os turnos entre os passageiros, para que sempre haja alguém junto ao veículo.

Não esqueça no carro os celulares e eletrônicos em geral, dinheiro, cartões, passaporte e outros documentos. Evite deixar aparelhos GPS, cabos, folhetos de turismo, casacos ou sacolas sobre o painel ou sobre os bancos.

Veja como acontecem os roubos, nos relatos dos leitores:

Flavia
O problema de furtos nos estacionamentos de shoppings em Orlando já é até antigo. Em 2010 tivemos nossas compras roubadas de dentro do carro no Premium Outlets. Para evitar esse tipo de transtorno, os brasileiros estão levando malas com rodinhas para os outlets para colocarem suas compras dentro, e dessa forma não deixar dentro dos carros. É um trambolho, mas é uma forma de não arriscar ser roubado e não ter que ficar voltando toda hora no hotel para deixar o que já comprou. Relato completo aqui.

Marcelo
Fui buscar um computador que tinha encomendado na Sony do Mall At Millenia e segui direto para o Magic Kingdom para ver a parada noturna e os fogos. Fomos ao parque e voltamos ao hotel. Quando abro o porta-malas, vejo que tinham roubado um iPhone e o notebook. Eu estava hospedado em um hotel da Disney e simplesmente não acreditei naquilo na hora. O gerente geral do hotel foi muito atencioso, mas o pessoal do Magic Kingdom não queria nem chamar a polícia. Voltei ao parque, chamei os policiais por conta própria, registrei a ocorrência e abri uma queixa no parque. Falaram que não pagariam nada que não é segurado, que a seguradora do meu carro teria que responsabilizar. No dia seguinte, fui com a polícia até o estacionamento do parque e à central do Magic Kingdom. O responsável não queria disponibilizar imagens; falou que não tinha câmeras no estacionamento. A polícia, apesar de empenhada, não teve apoio nenhum da Disney para tentar localizar os suspeitos. Depois de alguns meses, recebi um cartão da Disney pedindo desculpas e nada mais. Relato completo aqui.

Karine
Aluguei um carro em Bariloche e percebi que sua fechadura estava estranha, mas não me importei. No primeiro dia, parei o carro no centro e deixei alguns pertences, como máquinas fotográficas e filmadoras, além de algumas roupas de esqui no porta-malas. O carro foi arrombado e tudo roubado. Fiquei muito triste, pois o prejuízo girava em torno de 7 mil reais. Enfim, fiquem atentos, pois suspeito da própria polícia. Relato completo aqui.

Mauricio
Aluguei um carro em Santiago do Chile. Fui ao centro da cidade e estacionei na rua de La Moneda num estacionamento particular. Quando voltei ao carro, após 1 hora de passeio, meu GPS que estava no painel havia sido roubado. Abriram a janela do meu carro (não sei como conseguiram) e levaram-no. Após isso, segui para Viña del Mar, com toda a bagagem (5 malas). Estacionei na frente de um restaurante (Mar de Viña) e um guardador de carros perguntou se poderia olhar o carro. Aceitei. Após almoçar, ao retornar ao carro, vi que havia sido arrombado. Levaram toda minha bagagem (quase 15 mil reais de prejuízo). O guardador disse que nada viu. Fui dar queixa aos carabineros no aeroporto e até o momento nem o número da denúncia me enviaram. E pior, a locadora do carro ainda quer me cobrar uma franquia de mil dólares pelos danos ao veículo. Relato completo aqui.

Malu
Em Bonnieux, miolo da Provence, uma cidadezinha bucólica, deixamos o carro estacionado às dez da manhã, junto com outros tantos, e quando voltamos todas as malas tinham sido roubadas. Éramos quatro passageiros e nada ficava visível, mas disseram que eles identificam os carros de aluguel. Vários turistas foram roubados neste dia, a sorte é que estávamos com documentos e dinheiro “grudados” no corpo! Relato completo aqui.

Heloisa
Fomos roubados na Provence, perto de Avignon, na França. Estacionamos o carro dentro de uma vinícola cercada e com portão (porém aberto). Tudo aconteceu em menos de 10 minutos. Foi o tempo de entrarmos para degustar um vinho, e quando retornamos ao carro, ele estava totalmente vazio. Levaram toda a nossa bagagem, maquina fotográfica, casacos, enfim, TUDO! Só não perdemos os passaportes e cartões de crédito, porque estavam na minha bolsa. Fomos à policia, fizemos o B.O., mas de nada adiantou! Ficamos muito decepcionados, pois tivemos a preocupação em todas as paradas da viagem, por conta de já ter conhecimento deste tipo de roubo, e mesmo assim aconteceu. A vinícola não assumiu a responsabilidade, nem tampouco nos ajudou. O que suspeitamos é que devíamos estar sendo seguidos ou que o nosso carro estava marcado. Fizemos um leasing com a Peugeot, e a placa vermelha só serviu para alertar aos ladrões que éramos turistas. Para conhecimento de quem vai a esta região, a vinícola se chama Cave le Pavillon des Vins – Châteauneuf du Pape. Relato completo aqui.

A grande maioria dos carros alugados hoje em dia tem alguma sinalização diferenciadora indicando se tratar de carro locado. No exterior, há uma indicação na lateral da placa informando que aquele carro é da Hertz, Budget etc. No Brasil, várias locadoras estampam já no vidro de trás um adesivo http://www.fulanodetalrentacar.com.br Ou seja, atualmente é quase impossível obter um carro “puro”, sem nenhuma indicação de que ele é alugado. Isso às vezes tem um lado bom. Já fui parada por policiais por deslizes no trânsito ou no estacionamento e não me multaram por ser turista e não estar habituada as regras do lugar. Mas o lado ruim de rodar com um carro “marcado” é bem pior.

É claro que sempre dá para esconder as malas, deixar alguém no carro ao entrar nas lojas de conveniência, sentar em mesa que dê para ver o carro quando se para para comer em lanchonetes e pizzarias de beira de estrada, levar sempre a mochila da câmera mesmo sem pretender fotografar, estacionar em estacionamentos pagos e fechados etc.

Mas é justamente em viagens de carro que o turista sai pela manhã de sua origem A, com todas as suas malas, visita os lugares B e C no caminho (com as malas no carro), chegando no fim do dia em seu destino D. No trajeto, precisará estacionar nos lugares B e C, sem falar de outras eventuais paradas para comer, fotografar etc. Tudo isso com as malas na mala, já que está rumando da origem A para o destino D, com as paradas no meio do caminho. Nem adianta desestimular as paradas porque em muitos casos é justamente a possibilidade de “sair parando” que justifica uma viagem de carro.

Ou seja, é preciso ter cuidado, mas sorte também é fundamental.

No exterior, estou imune. No Brasil, meu carro foi furtado em Natal, apesar de todas as cautelas. O atendimento pela polícia foi lastimável e o fato foi a gota d’água para eu desistir de vez de viajar pelo Brasil (já estava cansada dos preços altos, péssimos serviços, rodovias não duplicadas, insegurança, exploração etc.).

Não aconteceu nenhum furto comigo mas fui alertado ao estacionar próximo ao Santuário de Fátima em Portugal por comerciantes que avisaram que não deixasse nada de valor dentro do carro.
Como estávamos com mais malas que passageiros não tínhamos como retirar as malas do veículo.
Confiamos e, pelo visto, Na.Sra.de Fátima teve “cuidado” com os pertences de seus peregrinos. 😉 https://goo.gl/maps/tMmx3

Em Curaçao fomos a uma praia famosa, mas meio afastada e deserta, sem qualquer comércio. Estacionamos e tinha um homem mexendo com redes de pesca em um quiosque abandonado. Deixamos uma bolsa com carteira no porta-malas. Na praia fomos mergulhar com snorkel e reparamos que havia um homem que estava sentado sozinho e colocava e tirava toda hora uma toalha da cabeça. Era certamente um sinal para o homem do estacionamento saber se os turistas estavam saindo do mar em direção ao carro. Não notamos nada, mas ao chegar ao hotel vi que todo o dinheiro da minha carteira sumiu. Até fiquei na dúvida se tinha mesmo dinheiro antes, mas vi que sumiu um voucher de um passeio de escuna que faríamos no dia seguinte e que estava junto ao dinheiro. A funcionária do rental disse, depois (podia ter dito antes), que é comum abrirem porta-malas. Uma ideia é passar uma corrente nas malas, usar itens do pacsafe, dificulta e ladrão prefere facilidade…

Voce não precisa ir tão longe, fomos furtados dento do Shopping Lindóia em Porto Alegre.
Paramos o carro dentro do estabelecimento por ser mais seguro, estavamos com carro alugado e cheio de malas, documentoe, noteboock…Paramos só para almoçar e encontrar com amigos da cidade pois nosso destino era o Rio Grande do Sul onde meu filho foi estudar (Furg). Quando voltamos do almoço , pegamos o carro sem notar a falta dos itens do banco, pois colocaram do “jeito que estava meu casaco”. No caminho fui pegar minha mochila como os documentos e cade? voltamos correndo para o shopping e a resposta é que no ponto não tinha camera e que tinhamos já saido do local. Registramos B.O e para surpresa nossa a propria policia relatou o crescente indicie de furto e assaltos na cidade e até mexeram conosco ” sairam do Rio de Janeiro para serem assaltados aqui”. Foi um transtorno grande, tivemos que voltar na locadora, trocar o carro (sem acrescimo). Os funcionários da localiza foram muito atenciosos . No final ficamos no maior prejuizo pois tive que comprar um novo noteboock para meu filho sem ter quitado o primeiro e ter que tirar segunda via de todos seus documentos na cidade que foi uma trabalheira e uma demora de mais de 2 meses pois os registros dos documentos eram do Rio.

Quase no fim do dia, fiquei sabendo que hoje é o dia do Turismo!!! Parabéns, Riq e bóias pelo site maravilhoso, cada dia melhor!!!

Tive esse dissabor em Las Vegas. Estacionei o carro no estacionamento coberto que fica ao lado do hotel, e que inclusive dá acesso direto ao mesmo. Nos vários dias que lá fiquei, vi seguranças de bike andando pelos andares do estacionamento.
Num dos dias, ao retornar ao hotel, travei as portas e , como havia esquecido algo no porta malas, voltei e abri o mesmo com o controle. Como não estava acostumado com o carro, alugado, não reparei que ao destravar o porta malas também destravei as portas. Tirei o que buscava e fechei a tampa. As portas ficaram destravadas.
Ao sair a noite, vi que haviam levado o GPS e duas blusas que estavam no banco.
Reconheço que foi um descuido meu, ao não verificar as portas, mas cheguei a conclusão de que nos estacionamentos de Las Vegas, que são públicos, e não dos hotéis, há muitos descuidistas, que, apesar do “segurança”, ficam rodando por ali.
Chamei o chefe da segurança do hotel, que veio ao carro mas disse nada poder fazer, pois o estacionamento não era responsabilidade do hotel, e sim da Prefeitura.
O aviso : não deixem nada dentro dos carros nos estacionamentos “ligados” aos hotéis em Las Vegas. Eles são públicos e os hotéis não têm responsabilidade em caso de furtos ou roubos.

Kenneth

Comigo foi em Puerto Madryn , patagonia Argentina, na “bajada 4” algo como os postos do Rio, um local bem movimentado, abriram o carro pela chave e roubaram o GPS do painel, evidente que fiquei muito P da vida, mas fazer o que. fui ao Carrefour e comprei outro da mesma marca por AR$ 1.250,00 como lá com esse cambio doido , na Argentina cambio negro chama-se “blue” até nisso eles são diferentes, mas não deixei a bola cair e continuei aproveitando a viajem, mas com mais cuidados, depois descobrimos que isto é comum por lá principalmente em el doradillo enquanto vc observa as baleias eles roubam os GPS, as vezes até quebrando os vidros dos carros.

Esta questão da placa vermelha de leasing na Europa é antiga! Em 1990 tive experiência com ela em Barcelona. Arrombaram a fechadura de uma das portas com uma espécie de furadeira e reviraram o carro todo. Por sorte, as malas estavam no hotel…depois deste “aviso”, não deixo + malas dentro de carro alugado. Já cheguei a parar em restaurantes no interior da França e carregar as malas adentro. Sempre interessante observar a existência de estacionamentos fechados evitar deixar carros com placas vermelhas estacionados na rua…. Complexo + vale esse pequeno stress comparado ao stress maior de ficar sem seus bens nas ferias…

Ótimo artigo. Nunca tive problema em minhas viagens mas fiquei pensando se tivesse acontecido comigo seria um mega transtorno.
Em viagem recente a Europa eu aluguei um carro em paris e fiz um passeio de 2 dias pelo vale do loire, diversas vezes parei em estacionamentos abertos e super vazios na frente de castelos. Se tivessem me roubado eu estaria em apuros. Porque saia do carro com o mínimo de coisas para bater perna pelos castelos.