Noruega: entre Oslo e Bergen, uma viagem pelos fiordes

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

No caminho entre Oslo e Flåm

| No caminho entre Oslo e Flåm |

Enviado especial | Hugo Medeiros

Minha passagem por Oslo pode ser comparada a um raio. Nem bem cheguei e já fui embora.

O nosso avião chegou pouco depois do meio dia. No free shop é possível observar várias pessoas comprando cigarros e bebidas alcoólicas. Se você fuma ou bebe, é a oportunidade para economizar. Em geral, um maço de cigarros ou uma cerveja custam em torno de 70/80 coroas norueguesas (NOK) e uma dose de vodka aproximadamente 90/100 NOK.

Na saída existe um guichê de câmbio onde é possível trocar euros, dólares e até mesmo reais (é cômodo, mas a cotação é ruim) por coroas. Como cartões de crédito são aceitos em todos os lugares, não é preciso se preocupar tanto em ter grandes quantias de dinheiro em espécie.

Tentei fazer um saque num caixa do banco DNB Norway mas não consegui. Mesmo com o meu cartão do Santander desbloqueado, a operação não foi finalizada. Me disseram que existem agências e caixas do Santander na Noruega, mas não vi nenhum.

O aeroporto fica bem distante do centro da cidade (aproximadamente 50 km), e um táxi cobra em torno de 1000 NOK até o centro. O ideal é pegar o trem, cuja passagem custa aproximadamente 90 NOK. Chegando na estação central, é possível ir de táxi ou shuttle para o seu hotel.

Oslo Opera House

Opera House, Oslo

[Opera House]

Logo em seguida saímos para um rápido city tour em Oslo. Quem nos acompanhou foi o Matias Balbo, um argentino que fala português fluente e conhece muito bem a cidade. Primeiro passamos pela Opera House e vimos a interessante escultura em vidro que fica na água.

O Grito, na Galeria Nacional de Oslo

[O Grito, na Galeria Nacional de Oslo]

Fomos então para a Galeria Nacional. Ela é compacta, com belíssimos quadros e pode ser vista com calma em 1 hora ou menos, dependendo do interesse de cada um. O local de maior movimento é em frente ao quadro “O Grito” de Edvard Munch.

Vigeland Sculpture Park, Oslo

Vigeland Sculpture Park, Oslo

[Vigeland Sculpture Park]

Em seguida visitamos o Vigeland Sculpture Park. Estava frio, chovendo e ventando e mesmo assim adorei o lugar. Além de amplo, possui maravilhosos jardins e esculturas incríveis. Num dia de sol talvez passasse um dia inteiro por lá, fazendo um lanche em frente às belas esculturas do local.

Castelo de Akershus, Oslo

[Castelo de Akershus]

Faltou muita coisa para ver. Com a ajuda do Yngve Sjoberg, que mencionei no primeiro post, fiz uma lista de outras atrações que valem a pena serem visitadas: (I) o Viking Ship Museum, (II) a fortaleza de Akershus, (III) o Munch Museum e (IV) a prefeitura. Normalmente, com 2 noites na cidade já é possível ver as principais atrações.

Como as condições climáticas são imprevisíveis, o ideal é deixar o roteiro aberto, para decidir na hora se o melhor é um passeio a céu aberto, ou em um local fechado.

Uma boa opção para conhecer a cidade é comprando o Oslo Pass, que custa a partir de 290 NOK para o período de 24 horas. Nele estão incluídas as entradas para diversas atrações, o uso do transporte público, alguns tours a pé, além de descontos em city tours, aluguel de bicicletas, etc.

oslo-hotel-holmenkollen-park2Hotel Holmenkollen

[Rica Holmenkollen Park Hotel]

Fiquei hospedado no Rica Holmenkollen Park Hotel, ao lado de uma impressionante pista de ski artificial. O local é bonito, com quartos amplos e confortáveis. As diárias são a partir de 1.000 NOK. No restaurante do hotel você encontra menu degustação com 6 pratos por 895 NOK e pratos principais por 300 NOK. A comida é boa, mas não excelente. Um táxi do hotel até o centro fica em 400 NOK, mas tem uma estação de metrô que fica a 10 minutos de caminhada, sendo que de lá até o centro são 20 minutos.

Se o seu objetivo for passear pela cidade, acho mais interessante cogitar um hotel no centro. Mas se o deslocamento não te incomoda, o Holmenkollen sem dúvida é uma opção interessantíssima.

Saímos de Oslo no dia seguinte pela manhã. Na Oslo Central Station pegamos o trem para Flåm.

Estação de trem em Myrdal

[Estação em Myrdal]

A passagem custa a partir de 500 NOK, e oferece um moderno trem no primeiro trecho até Myrdal (mais ou menos 5 horas de viagem), e um trem histórico na segunda parte até Flåm (em torno de 1 hora e meia).

Trajeto entre Oslo e Flåm

Trajeto entre Oslo e Flåm

Pensei que seria muito cansativo, mas a viagem foi extremamente agradável. No próprio trem é possível almoçar e as paisagens são exuberantes.

Flåm é uma cidade charmosa, pequena e encantadora. Quem quiser se hospedar lá tem os hotéis Flåmsbrygga e Fretheim como boas opções. Ambos oferecem diárias a partir de 1500 NOK. Dentro do hotel Flåmsbrygga está o restaurante Flåmstova que serve comida local e cobra cerca de 180/250 NOK por prato principal, ou então buffet em torno de 300 NOK. Já o hotel Fretheim possui menu a la carte com pratos principais por volta de 200-300 NOK.

A Fabiola Salmoran, que trabalha no VisitFlam, enumerou as principais atrações para quem quiser se aventurar na região: (I) Flåmsbana, o trem histórico que faz o trajeto até Myrdal, o (II) passeio pelo Nærøyfjord, (III) trilha até Stegastein, uma plataforma com mais de 600m de altura, que proporciona uma vista deslumbrante da região e a (IV) Igreja Borgund Stave, no estilo viking, construída em 1180.

Caso você não queira pernoitar em Flåm, é interessante emendar a chegada com um passeio pelos fiordes, e se hospedar um pouco mais à frente.

Nærøyfjord

[Nærøyfjord]

Para quem (como eu) não sabia, “fiordes são uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas” (Wikipédia). Mas, acreditem, palavras, fotos ou comentários não conseguem retratar com exatidão a grandiosidade e beleza do local. O Nærøyfjord em Flåm pode ser conhecido através de um passeio normal, em um grande barco, ou por meio do Fjord safari, que é uma lancha menor e mais exclusiva.

Nærøyfjord

Nærøyfjord

Enquanto o passeio tradicional custa 350 NOK, o Fjord safari tem preços a partir de 510 NOK por pessoa. No caso do safari, por questões de segurança, é necessário vestir uma pesada roupa de borracha, usar luvas, gorros e óculos, além de colete. Isso é feito porque se alguém cair na água, pode ficar até 1 hora boiando sem risco de hipotermia. No final, apesar do sufoco para colocar tudo, isso apenas tornou o passeio ainda mais peculiar.

Entretanto, podendo escolher hoje, eu optaria pelo heritage taste oferecido pelo Fjord safari (a partir de 720 NOK por pessoa), que além do passeio inclui uma parada numa pequena vila, com apenas 85 habitantes, e que segundo disseram produzem um dos melhores queijos de cabra do mundo. E só é vendido lá.

Durante o trajeto finalmente nos deparamos com os maravilhosos fiordes, cercado por enormes montanhas, coroadas com uma camada de gelo que nunca derrete. Naquele momento você sente como somos insignificantes diante da natureza.

Nærøyfjord

Em momentos como esse, confesso que faltam palavras para descrever o que vi. Lembro então de um tio muito querido, a quem, alguns anos antes, eu tinha questionado sobre como era um restaurante na cidade de Natal/RN. Ao que ele me respondeu simplesmente: “Vá e me conte o que achou”.

Por isso, se alguém quer realmente saber como são os fiordes, só posso falar: veja as fotos, vá até lá, e então me fale o que achou. Talvez você consiga fazer o que eu não posso, colocar em palavras algo que Deus, certamente, criou à imagem e semelhança do próprio paraíso.

O passeio pelos fiordes começa em Flåm e faz uma parada em Gudvangen. No ponto final sempre tem ônibus para a cidade de Voss ou para Flåm, de onde você pode ir para outros locais. Mas no verão é normal que o tour retorne para o ponto de origem. Confirme essa questão antes de embarcar.

Passeio de helicóptero pelos fiordes

[Helicóptero da Air Lift]

Após o passeio fomos surpreendidos com um passeio de helicóptero por cima dos fiordes. A empresa Air Lift oferece diversas opções para os turistas a partir de 3.000 NOK o passeio de 12 minutos para 5 pessoas, chegando a 18.000 NOK pelo trajeto que leva até Bergen.

Passeio de helicóptero pelos fiordes

Passeio de helicóptero pelos fiordes

Passeio de helicóptero pelos fiordes

[De helicóptero pelos fiordes]

Apesar do preço alto, para um grupo de 5 pessoas pode ser algo interessante, já que a experiência é sensacional. Para se ter uma idéia, nos valores de hoje o passeio mais barato fica em 1.300 reais para um grupo de até 5 pessoas, o que corresponde a 260 reais por pessoa.

O helicóptero nos deixou diretamente no Ullensvang, que é um hotel histórico e muito tradicional na região, que fica logo em frente a um lindo fiorde.

Hotel Ullensvang

Hotel Ullensvang

[Hotel Ullensvang]

A diária lá custa a partir de 1.900 NOK e inclui o bufê de café da manhã. O lugar é enorme, com uma linda piscina aquecida, onde é possível nadar ao ar livre mesmo no inverno. O jantar foi no estilo buffet, ao custo de 525 NOK por pessoa, e a comida, apesar de farta e variada, não era memorável. No almoço oferecem um menu de 2 pratos por 235 NOK por pessoa.

Hotel UllensvangHotel Ullensvang

[Hotel Ullensvang]

Por se tratar de um hotel histórico, algumas partes já estão precisando de cuidados. Mesmo assim gostei bastante e considero uma ótima opção de hospedagem na região.

A partir do Ullensvang é possível realizar diversos passeios para cachoeiras, fazendas, fiordes, trilhas, etc. O “cardápio” é variado, e oferece opções para todos os gostos.

Quem está em Flåm chega ao hotel pegando o trem para Myrdal e depois para Voss. A partir de lá tem um ônibus direto para o hotel. Quem fez o passeio pelo Nærøyfjord deve pegar o ônibus (sempre que chega um barco tem ônibus aguardando) para Voss e então o ônibus para o hotel.

Saindo do Ullensvang, a melhor maneira de ir para Bergen é pegando o barco próximo ao hotel que vai até Norheimsund, depois seguindo com um carro alugado para ir até Bergen, ou de ônibus para Voss e em seguida com outro ônibus para Bergen.

No nosso caso fomos de ônibus, guiado pelo excepcional guia/motorista Bjarte Hamre que trabalhar na Tide Reiser. Sempre com um sorriso no rosto, e com a experiência de 30 anos dirigindo ônibus e acompanhando turistas, não poderíamos estar em melhores mãos.

Assim, no dia seguinte bem cedo arrumei a mala, tomei café e fui em direção a uma das cidades mais encantadoras de toda a Noruega: Bergen.

Hugo Medeiros viajou a convite de Visit Norway e Visit Denmark.

Leia mais:

73 comentários

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bergen realmente é encantadora!!! Infelizmente não consegui conhecer os fiordes pq estava fazendo trabalho voluntário lá e tinha menos de 1 dia livre (que acabei passando em Bergen). Oslo não consegui conhecer nada pq a conexão foi super apertada, mas ainda bem que o aeroporto não é digno de uma capital europeia - é minúsculo (senão a gente teria perdido o vôo)!!!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Fernanda, vi Oslo rapidamente também. Mas acho que você fez bem em passar seu dia em Bergen. Aquela cidade é linda.

Ed
EdPermalinkResponder

Achei Oslo uma cidade superlativa - super cara e super sem graça. Já Bergen e os fiordes são realmente inesquecíveis, no verão.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Bergen e os fiordes são realmente inesquecíveis.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Sabe que eu achei a mesma coisa? Caríssima que me fez achar Estocolmo barata e sem graça (ainda mais vindo de Estocolmo)

Margarida
MargaridaPermalinkResponder

Olá Hugo,
Gostava de lhe perguntar o seguinte. Vamos fazer um cruzeiro pelos fiordes e a minha questão e relativamente a roupa usar durante os passeios pedestres que faremos incluindo Bergen. Convém levar um agasalho, ou podemos andar de t-shirt e calções por exemplo. Pergunto também por causa das crianças.
Obrigada
Margarida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarida! Se estiver quente a ponto de poder usar t-shirts, não há problema. Mas convém levar agasalhos, na Escandinávia faz frio.

Raquel rios
Raquel riosPermalinkResponder

Nossa Hugo!! Que post top!! Completissimo!!! Morrendo de vontade de ir também!!!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Obrigado Raquel.

Lali
LaliPermalinkResponder

Preciso de ajuda: Qual moeda levar para Estocolmo? Levo Euros e troco no aeroporto quando chegar? É que vou para 3 cidades - Estocolmo, Paris e Berlim. Destas apenas Estocolmo não utiliza o Euro... Sei que talvez não seja o lugar adequado, mas não achei um post específico sobre a cidade e como foi citado aqui sobre a troca de moeda no aeroporto de Oslo...

Hugo
HugoPermalinkResponder

Lali, se em Estocolomo for parecido com Oslo, e acho que é, o melhor mesmo é levar Euros e trocar no aeroporto.

Outra opção é tentar sacar dinheiro em Estocolmo, mas como eu disse no texto, em Oslo tentei fazer isso e não consegui. O ponto positivo é que praticamente em todos os lugares se aceita cartão de crédito, então você acaba utilizando dinheiro apenas em taxis e pequenas compras.

Lali
LaliPermalinkResponder

Obrigada Hugo, talvez troque só um pouco no aeroporto. O principal pretendo pagar com cartão.

BEATRIZ
BEATRIZPermalinkResponder

Estou com viagem marcada pra junho 2016 gostaria de dicas sobre passeios e cambio, pois minha mãe foi e qnd a fatura chegou cobraram em dolar no valor do dia o que tornou a viagem extremamente onerosa.
Obrigado aguardo retorno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! É assim que funciona desde que inventaram o cartão de crédito internacional. Já quem viajou no mês passado e fez gastos com o dólar a R$ 4,20 está pagando sua fatura agora com o dólar a R$ 3,80.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lali! Você pode fazer retiradas em caixas automáticos com o seu cartão de banco habilitado para saques internacionais, ou fazer câmbio de euros. Trocar no aeroporto não costuma ser vantagem.

EduLuz
EduLuzPermalinkResponder

Dá-lhe, Hugo, o nosso desbravador dos sete fiordes!! smile

Hugo
HugoPermalinkResponder

Quanto tempo Eduardo. Acho que essa viagem tem tudo a ver com você. A parte da Dinamarca então, com um enfoque gastronômico, você vai adorar.

Mauricio Junqueira

Maravilha seus comentários. Estou planejando passar o Natal e ano novo com amigos em Oslo. Estou estudando a possibilidade de ir de carro para Bergen, mas so vi pessoas falando sobre trens. Um amigo de la disse que de carro e muito bonito, mas não detalhou. Na experiência que teve acha que os caminhos são semelhantes? Pensei em pernoitar em Flam, considerando o inverno, com dias curtos e fazer o passeio aos Fjords no dia seguinte. Se puder me ajudar. Abs Mauricio.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Oi Maurício. Você vai adorar a viagem. O grande problema de você ir de carro é que será no inverno. Mesmo se não pegar uma nevasca, o piso escorregadio já é um grande problema. E as estradas são bem estreitas, o que por si só já exige muita atenção do motorista. Por isso acho que o melhor mesmo é ir de trem, com bastante tranquilidade, pois poderá apreciar a paisagem com mais calma.

Flam é bem pequeno, então dá tranquilo para pernoitar lá e fazer o passeio dos Fjords. E depois você prossegue até Bergen de trem.

Dandara Cani
Dandara CaniPermalinkResponder

Oiii.. Linda as fotos.. estou planejando em ir em dezembro para Oslo/Bergen/ e os Fiordes de Flam.. você sabe me dizer se os cruzeiro funcionam mesmo no inverno?? E se tem alguma cidadezinha perto de flam para se hospedar, pois os hoteis estão quase todos esgotados nessa época... Muito obrigada!!!!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Oi Dandara. O passeio pelo Nærøyfjord funciona também no inverno. Mas vá bem agasalhada por causa do vento.

Você vai ver que na Noruega as cidades são um pouco afastadas umas das outras, por isso, se os hotéis de Flam estão esgotados, o ideal é você ir olhando nas cidades que ficam no caminho de Bergen.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá! Estou indo para Noruega em fevereiro de 2015. Vamos a Tromso para ver a Aurora Boreal! Minha pergunta e:- da para conhecer os fiordes em Bergen na segunda quinzena de fevereiro? Existe algum passeio de barco nesta época do ano? Aguardo retorno! Muito obrigada

Nathana
NathanaPermalinkResponder

Maravilhoso,
Alguém poderia me tirar uma duvida?
Quero ficar hospedada em Bergen e pegar o trem para flam, porem desejo voltar a Bergen no mesmo dia, será que é viável?
Meu email caso alguém posso me ajudar. nathana.reiss@hotmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathana! O passeio Norway in a Nutshell permite que você faça o circuito sem pernoite, voltando a Bergen.

http://www.norwaynutshell.com/sitefiles/1/Rutetider/Norwayinanutshell2014-roundtripfromBergenviaMyrdal%280105-13.12.2014%29.pdf

ou

http://www.norwaynutshell.com/sitefiles/1/Rutetider/Norwayinanutshell2014-roundtripfromBergenviaVoss%2801.05-13.12.2014%29.pdf

Para reservar:
http://www.norwaynutshell.com/en/explore-the-fjords/norway-in-a-nutshell/#prices

Michelle
MichellePermalinkResponder

Vale a pena ir para Oslo em janeiro? Ou é jogar dinheiro fora por conta do frio e nevasca?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! Vale a pena se você quiser aproveitar as atividades de inverno: http://www.visitoslo.com/en/your-oslo/winter/

Para uma viagem mais "urbana", escolha um mês mais quente wink

Antonio Turri
Antonio TurriPermalinkResponder

Bom dia,
Passarei 6 dias em Olso devido a um Congresso em junho, porém terei 2 dias inteiros livres e pelo menos 2 tardes. Sei que nesta época do ano os dias são bem longos então acredito que poderei aproveitar os finais de tarde tranquilamente. Infelizmente não terei tempo para um passeio mais longo mas vi que Bergen é uma ótima pedida. Pergunto: O que você me aconselha a ver ou visitar em Oslo e se é possível ir a Bergen em um dia? Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Faça o passeio Norway in a Nutshell, com pernoite em Bergen.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/noruega-sem-tanta-pressa-a-viagem-bacana-da-georgia

Cristiane Fatima Granja

Estou encantada com os Fiordes.
Ja estive em Oslo em dezembro e os passeios nao estavam acontecendo.
Em feverreiro da pra passear por la?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! O passeio Norway in a nutshell opera o ano inteiro:
http://www.norwaynutshell.com/en/explore-the-fjords/

Cristiane Fatima Granja

Obrigado Boia! FELIZ NATAL!!!! smile

Regina Brito
Regina BritoPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Primeiramente parabéns pelo seu blog e muito obrigada pelo seu excelente trabalho. Nunca, mas nunca mesmo, viajo para fora do Brasil sem antes visitar o seu blog, saber sua opinião e de seus colaboradores. Aposentei-me em 2012 e desde então tenho viajado bastante.
Estou pensando em fazer este passeio em maio/2015 e gostaria de saber a sua opinião, pois tenho receio que esteja desconfortável por causa do frio. O que vc acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Quem responde é A Bóia. Quanto mais para o meio do ano, mais gostoso fica ir à Escandinávia. Maio já terá mais luz do que o fim do ano, mas ainda estará um pouco frio.

Marisa Souza
Marisa SouzaPermalinkResponder

Olá- tenho uma pergunta para o Hugo ou alguém que tenha passado pela mesma experiência. Farei parte de uma viagem de Estocolmo a Oslo de 16 dias passando por Kiruna, Narvik, Harstad, Bergen e viajaremos de ônibus, trem, avião internamente. Dá para ir com uma mochila de 65L + 1 mala média de rodinha? Estou preocupada pela flexibilidade de sair e entrar em meios de transportes...além disso..vi que ficará caro guardar mala no Heathrow em Londres..pois retorno para lá depois...minha dúvida é o excesso x praticidade de bagagem. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! A mala média é OK; quando menor a mochila, melhor será.

marilda
marildaPermalinkResponder

Muito maneiro seu blog. Parabéns. Me diz por favor. 20 de abril a 6 de maio é uma boa época pra fazer esse roteiro que vc aconselha.De Bergem para os Fjordes e etc. Tinha pensado em ficar uns 6 dias em Oslo, mas pelas suas dicas, acho que não vale muito a pena né.Então pensei no final ir de Bergem pra Oslo, ficar uns 2 dias só e de lá voar pra Dublin.Valeria a pena passar antes pela Dinamarca . É complicada a viagem de Oslo pra lá. Desculpe mas o meu interrogação não está funcionando. kkkkkkkbeijão e agradeço a ajuda desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilda! Um trem de Copenhagen a Oslo leva 5h30. Os fiordes podem ser visitados o ano inteiro. A melhor época é o verão europeu (meio do ano).

marilda
marildaPermalinkResponder

Então . comprei passagens direto pra Bergem, onde fico 3 noites, e no ultimo dia saio nesse pela NN até Myrdal, e de lá continuo a noite de trem pra Oslo pelo mesmo passeio, ou volto para Bergem e pego um trem pra Cop. ou Estocolmo. Isso seria dia 27.4. O unico compromisso que tenho é meu vôo no dia 3.5 pra Dublin saindo de Oslo. O que vc me aconselha. kkkkkk . Nem vou ficar elogiando seu blog, pq vc já sabe que se não é o melhor e quase. obrigada de novo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilda! Você deveria ter visto o mapa antes de comprar suas passagens. O itinerário menos esquisito será voar de Bergen a Estocolmo, seguindo de trem a Gotemburgo e Copenhagen, para subir então a Oslo para pegar seu vôo a Dublin.

Fernando Ricardo de Miranda

Boía, boa tarde. Estou indo final de Abril para Amsterdam e tenho uma semana para conhecer a Escandinavia.

Estou pensando no roteiro: BH- Amsterdam - Copenhagem - Bergen - Oslo - BH

Acha Estocolmo imperdivel?
Quantos dias pros Fiordes?

Obs: Amsterdam está em promoção na KLM.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! "Conhecer a Escandinávia" em 7 dias é como "conhecer a Argentina" em sete dias ou "conhecer o Nordeste" em 7 dias. O que você pode é escolher dois ou três lugares. Pesquise sobre os lugares e escolha os que mais te atraem. Durma em Amsterdã pelo menos no dia da chegada ou na véspera da saída, para não dar problema com conexão entre vôos desvinculados.

Milton Barbieri

Prezado Hugo,
Estou planejando ir à Noruega em Agosto/2015 e tinha em mente alugar um carro, mas, confesso estar um pouco assustado. Minha ideia é partir de Oslo à Bergen, depois seguir para Alesund. Você acha viável fazer esse trajeto de carro, ou será melhor outra opção de transporte? (trem / Ônibus). De Alesund tomaria um voo até Lofoten / Oslo.
Grande abraço e parabéns pela Bela viagem e excelente reportagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milton!

De Bergen a Alesund são 400 km. O site oficial da Noruega diz que o trajeto é feito de carro em 6 horas, e dá caminhos para escolher:
http://www.visitnorway.com/en/where-to-go/fjord-norway/alesund-sunnmore/getting-to-alesund-and-sunnmore-and-around/

Não há trem entre Bergen e Alesund (mas há entre Oslo e Andalsnes, a estação mais próxima, a 120 km).

É possível ir de ônibus de Bergen a Alesund:
http://www.nor-way.no/fjordekspressen/category5098.html
São 9 horas de viagem, com muitas paradas.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Milton, nós fizemos Oslo-Bergen de trem e Bergen-Alesund de carro. Acho que é o melhor esquema.

Não tenha medo de alugar um carro. Você só precisa lembrar que é uma viagem lenta, onde você aproveita para apreciar a linda paisagem. Por isso, nada de fazer deslocamentos apertados para não ter problemas.

Keity
KeityPermalinkResponder

Olá,
Estou indo p/ Noruega em junho saindo de Dublin. Estou em dúvida sobre ir direto para Bergen ou passar por Oslo e seguir para Bergen. O que aconselha?
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Keity! Se você tem tempo, vá a Oslo. Se não tem tempo, vá direto a Bergen.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Keity, Oslo é bem legal, mas fica bem distante de Bergen. Vale a pena se você tem tempo sobrando, pois gastará pelo menos metade de um dia para ir de uma cidade para outra.

Wendel
WendelPermalinkResponder

Olá,
Estou pensando em faz um roteiro de viagem e passar pela Noruega?
Será que só inglês ja ajuda ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wendel! Sim.

Julio Moschen
Julio MoschenPermalinkResponder

É realmente um passeio maravilhoso - aqui está a prova - https://www.youtube.com/watch?v=wpmuvJKTe8Q

Julio Moschen
Julio MoschenPermalinkResponder

Foi uma das mais lindas viagens que eu e minha mulher ( tiozinhos mochileiros ) fizemos. E os mais belos videos do nosso canal no Youtube. Um dia a gente volta.

Moisés
MoisésPermalinkResponder

Olá a todos do Viage na Viagem. Chegarei em Oslo no dia 10/05 e pretendo ficar até dia 14/05. O plano é no dia 14/05 fazer a viagem de trem de Oslo para Flam, chegando lá aproveitar um passeio pelo fiorde (o mais tradicional que vai para Gudvangen e volta para Flam) e no mesmo dia ir para Bergen. Será que dá tempo? Na estação de trem de Flam será que tem "locker" para guardar as bagagens enquanto se faz o passeio pelo fiorde? É que de Bergen já sigo para Copenhagen.
Agradeço desde já atenção e obrigado por espirarem tantas viagens.
Abs,
Moisés

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moisés! Saindo de Oslo às 8h você chegará a Bergen às 8 da noite.
http://www.norwaynutshell.com/sitefiles/1/Rutetider/TimetablesNorwayinanutshell-One-waytripfromOslotoBergen29.09.2014-28.09.2015.pdf

Não viaje correndo. Não imprima a viagens por conta própria o ritmo de excursões. Não dá certo, acredite.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Oi. Estou indo para a Noruega no início de agosto, chego no dia 03/08 e tenho 10 dias para viajar, mas ainda não defini bem o roteiro. Como vou sozinho, pretendo ficar apenas em hostels, já vi que tem alguns bons pelo caminho. Tinha pensado inicialmente em ir até Trondheim, mas não sei se não é alongar demais o roteiro. Tu me sugeririas passar um dia em Myrtal E um dia em Flam? Vou reservar 2 para Oslo e 2 para Bergen e arredores (é suficiente?), e quero ir ao Geirangerfjord. E sobre o transporte, tenho muita dúvida se vale a pena comprar os trechos com antecedência... É fácil conseguir passagens de trem e ônibus comprando no dia? Obrigado pela atenção e pelas dicas, o site está muito completo e sendo de grande utilidade. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Marcos,

Sou doido pra conhecer a Escandinávia e sempre pesquiso sobre a Noruega. Não tenho conhecimento de causa pra te dar sugestões, mas já que vc pediu pitaco, segue o meu e vc avalia.

Acho que o Geirangerfjord é indispensável. Eu pensei em ir pra lá de barco de Bergen a Alesund (13 horas), pq já aproveita e faz um passeio interessante pelo litoral, mas acabei de ver no site (http://www.hurtigruten.com/en) que o valor é bem alto. Talvez por ser alta estação. Então esquece. rs

Eu passaria uma noite em Flam sim. Acho que vale a pena ficar na cidade depois que as hordas de turistas vão embora. Sobre Myrdal, acho que é o lugar onde vc baldeia pra ir (ou voltar) a Flam. Tem algum atrativo aqui eu compense um pernoite? Eu achava que não.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Marcos, Myrtal é só um lugar de passagem mesmo. 2 dias em Bergen é um tempo bom. Em Oslo seriam 2 ou 3 dias, dependendo do que você quiser fazer por lá (museus/passeios/restaurantes).

Flam é muito pequena e calma. Se esse estilo te agrada passe uma noite por lá. Caso contrário, programe para chegar cedo e ir embora depois dos passeios. Eu particularmente ficaria uma noite por lá.

Fazer o trecho Bergen para Geirangerfjord é uma boa opção. Como você vai no verão não terá problema com estradas interditadas. Se animar, ainda pode dar uma esticada até Ålesund, que é bem interessante e possui aeroporto.

Rogerio Daltro Lordello

Olá Marcos. Eu e minha esposa já fomos à Noruega e adoramos!
Bergen ė show e considero 2 dias suficientes. Não esqueça de fazer o passeio de Funicular e ir ao Mercado de peixe ( carne de baleia, oops). Se ainda tiver tempo há excelentes museus nesta encantadora cidade. Visite o Museu de Arte de Bergen que exibe peças de Edvard Munch.
Faça também o passeio pelos fiordes. Lindos demais!
Aproveitem!

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Obrigado pelo retorno pessoal. Vou ficar dois dias mesmo em Bergen. Vou tentar também ir a Pulpit Rock, próximo a Stavanger, bem como vou ir de ônibus para o norte até Alesund para fazer o passeio pelo Geirangerfjord. Depois vou passar um dia em Trondheim. Acho que vai ser isso mesmo. Já estou reservando os hostels... Abraços.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Olá Marcos
Acabei de voltar de lá. Fiz a viagem toda de carro em 4 pessoas, priorizando as vias cênicas, então seu esquema deve ser um pouco diferente. De qualquer modo te deixo meu roteiro. Cheguei por Bergen (2 noites) e fui até Alesund, passando por Voss e Flam, e dormindo uma noite em Gaupne e uma em Geiranger (em um chalé na beira do fiorde onde também é um camping. De Alesund peguei um voo a Stavanger onde passei 1 dia (vale a pena) e no dia seguinte subi ao sonhado Pulpit Rock. Depois voltei a Bergen dormindo em Odda duas noites, mas acabei não subindo a Trolltunga que é a atração principal do local. Dali voltei a Bergen. A viagem foi lindissima e deu tudo super certo. Alugar carro te dá mais liberdade e essas vias cênicas da Noruega são incríveis com paisagens muito variadas com muitos fiordes, cachoeiras e campos nevados. Esse esquema também foi bem econômico, a viagem de carro sai mais em conta que os passeios, grande vantagem em um país tão caro. Se quiser qualquer esclarecimento que possa ajudar, é só falar.

.

vera
veraPermalinkResponder

Olá pessoal!
Quanto mais leio os comentários mais fico na dúvida do roteiro. Vocês poderiam me ajudar? Meu objetivo principal na Noruega é conhecer os fiordes e também algumas cidades interessantes e típicas. Vou fazer um cruzeiro em julho pela Escandinávia, desembarco em Kristiansand no sul. Como eu poderia montar um roteiro bacana, de mais ou menos 4 dias, a partir dessa cidade, priorizando os fiordes mais bonitos? O cruzeiro vai a Oslo. Volto só para pegar o voo de volta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Podemos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo, mas você precisa explicar melhor a viagem. Qual é o roteiro do cruzeiro (para que o itinerário não repita nenhuma escala)? O cruzeiro termina em Kristiansand ou em Oslo? Não deu para entender.

vera
veraPermalinkResponder

Olá Bóia! Respondi a sua pergunta mas não apareceu.
Na Noruega o cruzeiro faz escala em Oslo e depois vai para Kristiansand, onde desembarco e sigo para conhecer os Fiordes. Gostaria que me dessem sugestões de roteiro para os Fiordes partindo dessa cidade(Kristiansand). Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! De Kristiansand são 3 horas de trem a Stavanger, de onde se visita o Preikestolen, o Púlpito de Pedra. De lá são 5 horas de ônibus a Bergen. A partir de Bergen você pode fazer o Switzerland in a Nutshell a Flam e retornar a Oslo.

vera
veraPermalinkResponder

Oi Bóia! Sei lá o que houve..... meu comentário sumiu da tela quando ainda estava escrevendo e não sei se chegou pela metade. Voltando a minha dúvida. Fazer Stavanger - Bergen de ônibus vale a pena? É uma viagem bonita? Ou seria melhor um voo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Pericles Rosa
Pericles RosaPermalinkResponder

Ta a resposta aqui embaixo. Espero que te ajude.
Abs

Pericles Rosa
Pericles RosaPermalinkResponder

Vera, a viagem de Stavanger a Odda é simplesmente uma das mais bonitas que ja fiz!!! Nem quis dormir e corri feito um louco de um lado para outro do ônibus tirando foto. Sao tantas cachoeiras e montanhas que vao te deixar sem fôlego... Fiz essa viagem agora em agosto.
Faca a trilha que ele falou do Pulpit Rock e de la vc pega o onibus pra Odda. Dai vc pode dormir em Odda que a cidadezinha é um charme e de la voce ir pra Bergen, ou então ir direto (porem não sei se a estrada sera a mesma mas acredito que sim).
Meu blog esta em fase de construção mas escrevi uma matéria pra o Trilhas e Aventuras sobre essa viagem. Chama-se: Aventuras na Noruega: tres trilhas incríveis em três dias. Dá um google que vc acha. Abs

vera
veraPermalinkResponder

Pericles! Que viagem maravilhosa você fez na Noruega! Fui no google e encontrei sua matéria.
Apesar de ter ficado empolgada com as fotos e com os seus relatos, acho que são trilhas muito puxadas para quem não tem o hábito de fazer trilhas íngremes como essas(meu caso rsrs...). A trilha mais tranquila é a Pulpit Rock? De repente essa dá para eu fazer e depois vou direto para Bergen.
Tenho só 5 dias para viajar pelos fiordes e não sei se vai dar tempo de ver tudo que quero! Se tiver mais dicas me fala. Obrigada! Abs.

Lidia
LidiaPermalinkResponder

Li há alguns dias atrás uma indicação para compra de roupas de inverno...não me lembro quem estava indicando...e agora não consigo achar....acho que era loja virtual...vou para Austria em maio 2016. Alguém pode me indicar?? Muito obrigada

Fernando
FernandoPermalinkResponder

C certeza de aviao. Muito longe de onibus e as passagens de aviao nao sao caras.

Fran
FranPermalinkResponder

Que ótimo resumo do maravilho roteiro! Concordo com você, nunca meus olhos viram tamanha beleza, e não existe uma palavra que possa definir os fiordes!! Bergen então, comi o melhor bacalhau de minha vida e fiquei encantada com cada detalhe da cidade, as ruelas, o Kode, as praças, até as crianças de lá pareciam mais felizes! O passeio, em que observamos a cidade do alto, que vista de tirar o fôlego, tem magia aquele lugar! Oslo e linda, moderna, exuberante, parque vigiland é sensacional, pareciam pessoas mumificadas, o sentindo ultrapassava as imagens! Mas, voltando ao início do meu comentário, nada superou os fiordes, foi sem dúvida alguma uma conexão com uma força maior, uma beleza sem tamanho, meu único desejo, vê-los novamente! Foi um verdadeiro sonho! Nunca deixem de fazer esse passeio, ele é maravilhoso!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar