Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias

A região dos Lagos Andinos, ao norte da Patagônia, é habitualmente vendida em pacotes que combinam Chile e Argentina em uma só viagem. Não é uma má idéia, mas quem busca uma viagem mais curta, barata e proveitosa pode dispensar o Cruce de Lagos e curtir apenas a porção chilena da região, em um roteiro que não fica devendo em beleza ou em atrações.

Quando ir

Puerto Varas

A melhor época para visitar os lagos chilenos é durante o verão. Neste período o clima é ameno, existe mais oferta de passeios ao ar livre, anoitece tarde e a agenda cultural da região está mais animada. O verão é também a estação em que chove menos e em que há maiores chances de se ver o Osorno sem névoa.

Onde ficar

A melhor base nesta região é Puerto Varas – uma cidade mais charmosa do que Puerto Montt, e com mais oferta de hotéis, restaurantes e comércio do que Frutillar.

Hotel Cumbres

Puerto Varas oferece opções de hospedagem muito boas. A 10 minutos a pé do centrinho, o elegante Hotel Cumbres tem ares de romance e quartos com vista privilegiada para o lago e para os vulcões. À mesma distância do centro, mas para o lado oposto, o hotel Cabañas del Lago tem ótima estrutura para famílias com crianças e áreas comuns muito aconchegantes.

Quem preferir ficar ainda mais próximo de restaurantes e lojas encontra boas alternativas no Radisson Hotel Puerto Varas (antigo Gran Hotel Colonos del Sur), no Hotel Dreams Los Volcanes (com cassino) e no Weisserhaus Hotel (mais econômico, sem vista para o lago). Os três estão bem no centrinho.

Como chegar

vôos diários entre Santiago e Puerto Montt (aeroporto El Tepual) pela Lan e pela Sky Airline. A viagem é curtinha: menos de 2 horas.
De Puerto Montt a Puerto Varas também é um pulo. Apenas 21 quilômetros separam as duas cidades. Você pode chegar a Puerto Varas de táxi, de microônibus (é preciso ir até o terminal) ou com um carro alugado.

Um roteiro de 4 dias

4 dias inteiros são o tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações de Puerto Varas e localidades vizinhas.

Dia 1: Puerto Montt e Frutillar

Píer telhado e a Catedral de Puerto Montt

Puerto Montt é uma cidade feiosa, coitada. Aproveite a sua primeira manhã livre para passear por lá, senão a concorrência com as lindinhas Puerto Varas e Frutillar será extremamente desleal.

Restaurante nos Palafitos Angelmó

Dê uma passada rápida na Plaza de Armas, tire fotos no muelle techado (píer telhado) e visite os Palafitos Angelmó, um mercado de peixe com restaurantezinhos simples e simpaticíssimos.

Restaurante Azzurro, Puerto Montt

Mais afastado do centro, o restaurante Azzurro tem jeito de casa de velhos amigos e deliciosos pratos à italiana.

Frutillar

Frutillar é uma gracinha de cidade. Durante seu passeio na orla, repare nas referências musicais no mobiliário urbano e nas fachadas dos estabelecimentos.

Frutillar

O belíssimo Teatro del Lago fica às margens do Lago Llanquihue e recebe no verão um grande festival de música clássica. Aberto o ano todo, o Museu Colonial Alemão vale uma visita.

Kuchen em Frutillar

Para encerrar a tarde, não deixe de experimentar um tradicional kuchen na doceria que parecer mais bonitinha. A disputa é acirrada!

Os trajetos de Puerto Varas a Puerto Montt, de Puerto Montt a Frutillar, e de Frutillar a Puerto Varas podem ser feitos de microônibus ou carro.

Dia 2: Saltos del Petrohué e Lago Todos Los Santos

Lago Todos Los Santos

A visita às cascatas do Rio Petrohué e a navegação no Lago Todos Los Santos são o que há de mais bonito no circuito dos Lagos Andinos. Por isso, fique de olho na previsão do tempo e não pense duas vezes antes de trocar esse passeio de lugar no roteiro caso a meteorologia aponte outro dia como o mais ensolarado da viagem.

De catamarã no Lago Todos Los Santos

A maneira mais confortável de fazer essa dobradinha é no bate-volta da TurisTour a Peulla – mas é também a mais longa e cansativa. Outras operadoras oferecem opções mais aventureiras, que incluem rafting no Rio Petrohué, passeios de caiaque no Lago Todos Los Santos e caminhadas pelo Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.

Saltos del Petrohué

De carro alugado, e na temporada, dá para visitar as cascatas e o lago de maneira independente e prática, negociando o preço de um passeio em um barco de menor porte direto no píer do Todos Los Santos. Me parece a melhor alternativa.

(Se você vai embarcar no Cruce de Lagos e está só espiando passeios para fazer na região, pule este tour. Você vai visitar os Saltos del Petrohué e passear de barco no Lago Todos Los Santos no Cruce.)

Dia 3: Vulcão Osorno e Puerto Varas

O Osorno

Vulcão Osorno

Já pensou em chegar pertinho de um vulcão? No Osorno funciona uma estação de esqui que mantém seus teleféricos em atividade durante o ano inteiro. Quem dispensa mordomias pode, em vez de chegar de carro na base da estação, subir montanha acima em passeios organizados de trekking.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Use a sua tarde livre em Puerto Varas para explorar o circuito turístico da cidade. Caminhe pelas margens do Lago Llanquihue, conheça a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (aquela dos cartões-postais) e o casario de arquitetura alemã, herança dos colonos que chegaram por ali no século XIX.

Lojinha e bar em Puerto Varas

Faça boas compras de objetos de decoração, bijuterias e guloseimas nas lojas do centrinho. Para o happy hour, vá ao Mercado 605, um misto de deli e bar de vinhos que é um charme só.

Puñihuil, Chiloé

Dia 4: Bate-volta às pingüineiras de Chiloé

Que fique claro: o bate-volta a Chiloé não é a melhor forma de visitar o arquipélago. Na verdade, a excursão saindo de Puerto Varas ou de Puerto Montt toma um dia inteiro e só dá a oportunidade de conhecer Ancud e as pingüineiras de Puñihuil. Mas, sem poder esticar a viagem, e estando a apenas algumas horas de ilhotas cheias de filhotes de pingüim, quem é que dispensaria este passeio?

Pingüins em Chiloé

Os pingüins podem ser vistos em Chiloé entre os meses de setembro e março. O auge do verão é quando os filhotinhos nascem.

E você? Que roteiro fez pelos Lagos Andinos? Conta pra gente!

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Passagens mais baratas para Santiago no Kayak

    Encontre seu hotel no Booking

    Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

    Aluguel de carro nos Lagos Andinos na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

    Passeios e excursões nos Lagos Andinos com a Viator

    220 comentários

    Olá Bóia!!!
    Pretendo fazer esse roteiro de 04 dias em Puerto Montt e fazer a travessia para Bariloche no Cruce Andino no mês de janeiro. A dúvida é a seguinte: Fazendo o Cruce Andino para Bariloche seria interessante trocar os passeios do dia 02 (conforme roteiro sugerido) Saltos del Petrohué e Lago Todos os Santos por alguma outra atividade, sendo que o Cruce Andino navega pelo Lago Todos os Santos. O que você sugere?
    Parabéns pelo excelente trabalho!!!

      Olá, Marcella! Sim, os passeios de navegação estão todos contidos no Cruce. O único passeio que fica de fora é a Isla Victoria/Bosque de Arrayanes em Bariloche.

      Você pode fazer os passeios de Puerto Varas com mais tranquilidade, separando Frutillar e Puerto Montt por exemplo.

    Olá boa noite, estou pensando em fazer um roteiro com Chile + Argentina. Começando pela região dos lagos em Puerto Montt, Puerto Varas e Frutillar e depois atravessar o país passando por villa de la angostura para chegar em Bariloche. Para retorno, pensei em voltar pelo cruce andino, completando um roteiro circular.
    Mas o problema é que queria fazer tudo de veículo alugado e não estou encontrando empresas que aluguel que devolvam o carro em Bariloche.
    Neste caso, pela sua experiência, sabe dizer que esse roteiro fica impossível?

      Olá, Marjorie! Você atravessa de ônibus. Se quiser carro, alugue e devolva no Chile antes de atravessar e alugue em Bariloche ao chegar, devolvendo antes de voltar.

    Olá, Bóia. Estarei de férias no fim de maio. Ainda é viável ir aos Lagos Andinos, ou já é roubada? Obrigado

      Olá, Luciano! A região é visitável com proveito o ano inteiro. O tempo nunca vai ser maravilhoso.

    Oi bom dia, tudo bem? Somos 2 casais e gostaríamos de conhecer lagos andinos entre os meses abril e maio pois estarei de ferias nesse período. Quais suas dicas para esse período nessa região?
    Vamos antes estar hospedados em Santiago e depois gostaríamos de conhecer essa região dos lagos. Outro ponto: Conhecer as cordilheiras dos Andes esta no nosso roteiro. Seria um bom roteiro? Temos tempo disponível (uns 7 dias). Agradeço se puder dar algumas dicas para esse roteiro. Grato.

    Boa noite.
    Por favor, qual seria o período ideal de estada em ( dias) Puerto Varas?

      Olá, Bruno! Escolha nesse roteiro de 4 dias o que você quer visitar e passe tantos dias quantos forem necessários para fazer esses passeios.

    Bom dia Bóia. Tenho 4 dias e meio na região dos Lagos. Só consegui reservar um hotel legal para 3 dias, os outros 2 airbnb (també legal e perto do hotel). Como vou alugar um carro e vamos a família, pensei em ir a Chiloé de carro, atravessando de balsa e dormir 1 noite lá. Será que é melhor do que fazer o bate e volta? Qual a sua opinião? Agradeço desde já.

      Olá, Thiago! A distância é longa, o bate-volta no mesmo dia só é possível se você faz com agência e volta descansando. Indo por conta própria, melhor sair cedo de Puerto Varas, dormir e voltar no outro dia à tarde, cuidando para não pegar estrada à noite.

      Óbrigado.
      Vale a pena descer até Castro e pernoitar lá, no caso desse dia e meio de viagem?

      Olá, Thiago! Nossa experiência em Chiloé é limitada. Uma pessoa de nossa equipe foi até lá a convite do hotel Tierra Chiloé. Não fizemos os passeios por conta própria. Recomendo que você estude bem o que quer ver para escolher o local de hospedagem.

    Oi Boia, estou pensando num roteiro entre 27/11 a 3/12 , quero uma viagem simples de férias sozinho direto para Puerto Montt com foco em ir no Vulcão Orsono. Estou pegando um pacote da Decolar com a maior comodidade possivel(voô, hotel em Montt e translado. Estarei bem localizado para seguir nos outros passeios durante os dias?

      Olá, Ewertonn! Estará meia hora mais longe do que estaria em Puerto Varas, que é uma cidade muito mais charmosinha e nossa recomendação. Mas dá para ficar em Puerto Montt sim.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito