Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias

A região dos Lagos Andinos, ao norte da Patagônia, é habitualmente vendida em pacotes que combinam Chile e Argentina em uma só viagem. Não é uma má idéia, mas quem busca uma viagem mais curta, barata e proveitosa pode dispensar o Cruce de Lagos e curtir apenas a porção chilena da região, em um roteiro que não fica devendo em beleza ou em atrações.

Quando ir

Puerto Varas

A melhor época para visitar os lagos chilenos é durante o verão. Neste período o clima é ameno, existe mais oferta de passeios ao ar livre, anoitece tarde e a agenda cultural da região está mais animada. O verão é também a estação em que chove menos e em que há maiores chances de se ver o Osorno sem névoa.

Onde ficar

A melhor base nesta região é Puerto Varas – uma cidade mais charmosa do que Puerto Montt, e com mais oferta de hotéis, restaurantes e comércio do que Frutillar.

Hotel Cumbres

Puerto Varas oferece opções de hospedagem muito boas. A 10 minutos a pé do centrinho, o elegante Hotel Cumbres tem ares de romance e quartos com vista privilegiada para o lago e para os vulcões. À mesma distância do centro, mas para o lado oposto, o hotel Cabañas del Lago tem ótima estrutura para famílias com crianças e áreas comuns muito aconchegantes.

Quem preferir ficar ainda mais próximo de restaurantes e lojas encontra boas alternativas no Radisson Hotel Puerto Varas (antigo Gran Hotel Colonos del Sur), no Hotel Dreams Los Volcanes (com cassino) e no Weisserhaus Hotel (mais econômico, sem vista para o lago). Os três estão bem no centrinho.

Como chegar

vôos diários entre Santiago e Puerto Montt (aeroporto El Tepual) pela Lan e pela Sky Airline. A viagem é curtinha: menos de 2 horas.
De Puerto Montt a Puerto Varas também é um pulo. Apenas 21 quilômetros separam as duas cidades. Você pode chegar a Puerto Varas de táxi, de microônibus (é preciso ir até o terminal) ou com um carro alugado.

Um roteiro de 4 dias

4 dias inteiros são o tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações de Puerto Varas e localidades vizinhas.

Dia 1: Puerto Montt e Frutillar

Píer telhado e a Catedral de Puerto Montt

Puerto Montt é uma cidade feiosa, coitada. Aproveite a sua primeira manhã livre para passear por lá, senão a concorrência com as lindinhas Puerto Varas e Frutillar será extremamente desleal.

Restaurante nos Palafitos Angelmó

Dê uma passada rápida na Plaza de Armas, tire fotos no muelle techado (píer telhado) e visite os Palafitos Angelmó, um mercado de peixe com restaurantezinhos simples e simpaticíssimos.

Restaurante Azzurro, Puerto Montt

Mais afastado do centro, o restaurante Azzurro tem jeito de casa de velhos amigos e deliciosos pratos à italiana.

Frutillar

Frutillar é uma gracinha de cidade. Durante seu passeio na orla, repare nas referências musicais no mobiliário urbano e nas fachadas dos estabelecimentos.

Frutillar

O belíssimo Teatro del Lago fica às margens do Lago Llanquihue e recebe no verão um grande festival de música clássica. Aberto o ano todo, o Museu Colonial Alemão vale uma visita.

Kuchen em Frutillar

Para encerrar a tarde, não deixe de experimentar um tradicional kuchen na doceria que parecer mais bonitinha. A disputa é acirrada!

Os trajetos de Puerto Varas a Puerto Montt, de Puerto Montt a Frutillar, e de Frutillar a Puerto Varas podem ser feitos de microônibus ou carro.

Dia 2: Saltos del Petrohué e Lago Todos Los Santos

Lago Todos Los Santos

A visita às cascatas do Rio Petrohué e a navegação no Lago Todos Los Santos são o que há de mais bonito no circuito dos Lagos Andinos. Por isso, fique de olho na previsão do tempo e não pense duas vezes antes de trocar esse passeio de lugar no roteiro caso a meteorologia aponte outro dia como o mais ensolarado da viagem.

De catamarã no Lago Todos Los Santos

A maneira mais confortável de fazer essa dobradinha é no bate-volta da TurisTour a Peulla – mas é também a mais longa e cansativa. Outras operadoras oferecem opções mais aventureiras, que incluem rafting no Rio Petrohué, passeios de caiaque no Lago Todos Los Santos e caminhadas pelo Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.

Saltos del Petrohué

De carro alugado, e na temporada, dá para visitar as cascatas e o lago de maneira independente e prática, negociando o preço de um passeio em um barco de menor porte direto no píer do Todos Los Santos. Me parece a melhor alternativa.

(Se você vai embarcar no Cruce de Lagos e está só espiando passeios para fazer na região, pule este tour. Você vai visitar os Saltos del Petrohué e passear de barco no Lago Todos Los Santos no Cruce.)

Dia 3: Vulcão Osorno e Puerto Varas

O Osorno

Vulcão Osorno

Já pensou em chegar pertinho de um vulcão? No Osorno funciona uma estação de esqui que mantém seus teleféricos em atividade durante o ano inteiro. Quem dispensa mordomias pode, em vez de chegar de carro na base da estação, subir montanha acima em passeios organizados de trekking.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Use a sua tarde livre em Puerto Varas para explorar o circuito turístico da cidade. Caminhe pelas margens do Lago Llanquihue, conheça a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (aquela dos cartões-postais) e o casario de arquitetura alemã, herança dos colonos que chegaram por ali no século XIX.

Lojinha e bar em Puerto Varas

Faça boas compras de objetos de decoração, bijuterias e guloseimas nas lojas do centrinho. Para o happy hour, vá ao Mercado 605, um misto de deli e bar de vinhos que é um charme só.

Puñihuil, Chiloé

Dia 4: Bate-volta às pingüineiras de Chiloé

Que fique claro: o bate-volta a Chiloé não é a melhor forma de visitar o arquipélago. Na verdade, a excursão saindo de Puerto Varas ou de Puerto Montt toma um dia inteiro e só dá a oportunidade de conhecer Ancud e as pingüineiras de Puñihuil. Mas, sem poder esticar a viagem, e estando a apenas algumas horas de ilhotas cheias de filhotes de pingüim, quem é que dispensaria este passeio?

Pingüins em Chiloé

Os pingüins podem ser vistos em Chiloé entre os meses de setembro e março. O auge do verão é quando os filhotinhos nascem.

E você? Que roteiro fez pelos Lagos Andinos? Conta pra gente!

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Passagens mais baratas para Santiago no Kayak

    Encontre seu hotel no Booking

    Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

    Aluguel de carro nos Lagos Andinos na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

    Passeios e excursões nos Lagos Andinos com a Viator

    220 comentários

    Olá, faremos um viagem de Santiago à Região dos Lagos e programamos atravessar para a Argentina de carro alugado, voltando pela Argentina, passando por Mendoza e regressando a Santiago dali. É verdade que há taxas que encarecem a locação do carro por atravessarmos a fronteira?

      Olá, Melloni! Deve haver taxas, sim, e nem toda locadora permitirá que o carro atravesse a fronteira.

      Aluguei um jeep Susuki 4×4 na Econorent uma vez em Santiago e fui até S. Pedro Atacama, cruzei para Argentina (mais de 4.000 metros – Paso de Jama), desci por Salta, Jujuy, San Fernando até Mendoza, cruzando a fronteira novamente a fronteira para o Chile (deixando o pico do Aconcágua do meu lado), e descendo por aquelas curvas muito loucas até voltar a Santiago e devolver o carro. Total de 18 dias rodando. Inesquecível. Como disse acima se pretender cruzar a fronteira para a Argentina (Econorent permite), faça a marcação com antecedência pois precisa ser providenciada uma documentação para isso (com firma reconhecida e tudo). Vá sem medo, estradas ótimas (mesmo as de rípio).

    Tirando as pinguineiras, fizemos esse trajeto todo e valeu muito a pena! Ficamos no Cabanas del Lago, pagando bem barato (Expedia), vimos neve no Osorno (fomos em final de dezembro!), curtimos demais Puerto Varas e os passeios em torno, que fizemos por conta própria, de carro alugado ou ônibus (pra Frutillar). Aliás, Frutillar recomendo ir à tarde, pq de manhã está às moscas!! É um passeio ideal pra ir a 2 ou mesmo com crianças, como foi nosso caso.

    Fiz justamente esse roteiro descrito em dezembro. As noites são frias, cerca de 10°C, mas os dias são agradáveis, pouca acima de 20°C. Alugamos um carro no aeroporto de Puerto Montt e fizemos a região toda, incluindo uma esticada até Puyehue. Totalmente recomendado.

    Fizemos esta viagem no ano passado. Foi muito bom. O lugar é muito bonito, as pessoas super educadas. Esperamos voltar lá no futuro. É um lugar que nos marca com sua beleza. Muitas dicas tiradas daqui no Viaje na viagem.

    Sempre uso o site da Bóia como ponto de partida pra organizar qualquer viagem nos últimos tempos, então este roteiro não poderia ser mais perfeito já que vou para Santiago em novembro e tenho 12 dias por lá. Estava mesmo me perguntando pra que lado ir, e eu e meu namorado decidimos que não era hora de perrengue no Atacama. Então pesquisei sobre a região dos lagos na semana passada e eis que me surge um roteiro quase pronto! <3 Amo essa bóia!

    Dúvida: seria possível incluir Pucón e Villarica neste roteiro?

      Olá, Aline! Pucón não fica tão pertinho. Você teria que viajar 5 horas de ônibus, ou voar de Puerto Montt até Temuco. Considerando 3 dias em Santiago e 4 nos Lagos Andinos, e descontados os deslocamentos, você fica com um dia livre no seu roteiro. Escolha entre Pucón e Puerto Varas e complemente a viagem com visitas a vinícolas perto de Santiago ou com a dobradinha Valparaíso/Viña del Mar.

      Foi mesmo o que eu imaginei. Muito obrigada. Outra dúvida, você sugeriram hospedagem em Puerto Varas, por ser mais agradável que Puerto Montt. Mas é possível fazer os passeios de lá mesmo? E existem boas opções de restaurante na cidade, ou teria que ir sempre a Puerto Montt pra não jantar no hotel? Dá pra passar bem na região sem alugar carro?

      Olá, Aline! Puerto Varas é uma cidade turística completa. Tem agências, passeios, hotéis, resturantes, cafés, tudo. Puerto Montt tem apenas o aeroporto e a vida normal — é um centro pesqueiro.

      Muito obrigada pela ajuda! Já reservamos o Cumbres, parece mesmo maravilhoso! Quando voltarmos passo para deixar dicas e impressões sobre os destinos. Beijos!

    Alguém já fez esta viagem com carro alugado??

      Já fiz e foi tranquilo. Se pretender cruzar a fronteira para a Argentina, faça a marcação com antecedência pois precisa ser providenciada uma documentação para isso (com firma reconhecida e tudo). Vá sem medo, estradas ótimas (mesmo as de rípio).

      Olá Márcio, estivemos na região no início de fevereiro e seguimos muito as dicas e informações da Mariana. Parabéns Mariana pela qualidade das informações, a região é lindíssima. Quanto ao carro alugado, tem várias locadoras em Puerto Montt. Eu deveria ter alugado da Rentcars, porém, resolvi alugar na Econorent e HolidayCars e acabaram fazendo eu pagar o seguro total em duplicidade senão não liberavam o carro. Fuja dessas locadoras. Por via das dúvidas em emiti a PID (permissão internacional para dirigir) porém, não solicitaram. Para se orientar com mais facilidade, use o Waze, é bem preciso na região.

    Estou indo ao Chile no final de setembro. Vou ficar 23 dias. Vou a S. P. de Atacama na 1ª semana. Você falou em outro post que não é adepto de circuito “tripa”. O que sugere no entorno de Santiago para as outras duas semanas?

      Aluguei um jeep Susuki 4×4 uma vez em Santiago e fui até S. Pedro Atacama, cruzei para Argentina (mais de 4.000 metros – Paso de Jama), desci por Salta, Jujuy, San Fernando até Mendoza, cruzando a fronteira novamente a fronteira para o Chile (deixando o pico do Aconcágua do meu lado), e descendo por aquelas curvas muito loucas até voltar a Santiago e devolver o carro. Total de 18 dias rodando. Inesquecível. Aproveita e pega um avião até Puerto Mont e conheça essas maravilhas que a Mariana descreveu acima.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito