Buenos Aires-Montevidéu em 2h15: novo ferry 'Francisco' viabiliza bate-volta

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Francisco Buquebus

Continuo achando que Montevidéu é uma cidade que merece mais do que algumas poucas horas. Mas se você se contentar em visitar Montevidéu como quem faz uma escala de cruzeiro, então já pode fazer o bate-volta desde Buenos Aires.

Um novo ferry super-rápido, o Francisco, que foi lançado pela Buquebus em 2013 mas foi logo posto no banco de reservas para manutenção depois de um pequeno acidente de ancoragem, voltou à ativa agora em novembro.

O tempo de viagem entre as duas capitais do Prata, que antes era de 3h, baixou para 2h15. Continua chatinho ir e voltar no mesmo dia, mas já é praticamente 1/3 menos cansativo.

O novo barco, além de ser super-rápido e levar o nome do Papa, também é ecológico: é movido a gás natural. E como detalhe adicional (que não interessa a brazucas, mas enfim), também carrega carros, coisa que os ferries anteriores não faziam (a única rota para transportar carros era no ferry lento que ainda faz a rota Buenos Aires-Colonia del Sacramento).

São dois buques por dia, com saídas de Buenos Aires às 7h30 (chegada em Montevidéu, horário local com uma hora de diferença, às 10h45) e às 16h (chegada às 19h45, horário local). A volta de Montevidéu acontece às 12h (chegada a Buenos Aires às 13h15, com uma hora a menos no horário argentino) e às 20h30 (chegada em Buenos Aires às 21h45, horário local).

Estando em Montevidéu entre as 10h45 e as 20h30, o visitante do bate-volta terá na verdade bem mais tempo do que o passageiro de cruzeiro em escala (alguns cruzeiros, como os da MSC, ficam atracados apenas das 7h às 13h).

Os melhores dias para fazer este passeio são quarta, sexta, sábado e domingo, quando vai dar para encaixar a visita das 12h ao Teatro Solís.

Roteiro para um bate-volta em Montevidéu

O terminal do Buquebus fica atrás do Mercado del Puerto. Comece um dia com um passeio pela Ciudad Vieja. Vá caminhando pelo calçadão da Pérez Castellano até a Washington; vire à esquerda. Você vai passar pela linda Plaza Zabala; depois dela a rua passa a se chamar Rincón. No número 437 você vai encontrar a casa de câmbio Indumex, onde pode trocar seus reais por pesos uruguaios (se já não tiver feito dentro do próprio ferry). Mais adiante, vire à direita na Mitre. A idéia é chegar a tempo para a visita das 12h ao Teatro Solís (oferecida neste horário somente às quartas, sextas, sábados e domingos). Numa segunda, terça ou quinta, visite o Museu Torres García, dedicado ao mais importante artista uruguaio (Sarandí 683) ou o Museu Andes 1972, que conta a história do famoso desastre aéreo da Cordilheira (Rincón 619).

Na saída já deve ser hora do almoço -- oba: dê meia volta e retorne ao Mercado del Puerto, para o mais típico dos programas em Montevidéu. A sugestão clássica é escolher um dos lugares nos balcões de onde se vê o asador preparando o churrasco na grelha inclinada, como no El Palenque. Lembre-se que no Uruguai, ao pagar com cartão de crédito internacional, você tem 18,5% de reembolso de IVA (veja aqui).

Depois do almoço, faça a digestão pegando o Bus Turístico, cuja Parada 0 fica exatamente atrás do Mercado -- e em frente ao terminal da Buquebus (veja os horários da saída aqui aqui).

O Bus Turístico faz um city-tour clássico, que dará uma idéia geral da cidade e um bom camarote para fotografar, no segundo andar. O percurso total leva 2h30. Dá para pagar com cartão de crédito.

Acredito que dê tempo para você fazer confortavelmente apenas uma parada (veja todas aqui). Escolha entre a Parada 4 (Mercado Agrícola), a Parada 8 (Estádio Centenário/Museo del Fútbol; informe-se com o motorista se está aberto) ou alguma das duas paradas nos bairros da orla (a Parada 9, perto do World Trade Center, de onde você pode ir caminhando até o letreito Montevidéu no fim da orla de Pocitos; ou a Parada 10, em Punta Carretas, na região do shopping e perto de um ponto bonito da Rambla).

slide1

Se o dia estiver bonito e você gostar de caminhar, pode descer na Parada 9, ir até o letreiro Montevideo e seguir caminhando pela orla até a Parada 10. (Dá também para tentar cantar o motorista para fazer uma paradinha extra no letreiro, poupando 10 minutos de caminhada.) É provável que você tenha duas horas para fazer esse percurso; nesta caso, dá para parar no café Oro del Rhin (Rambla esquina Boulevard España) para uma torta com café. Na baixa temporada, você vai acabar perdendo o último Bus. Não faz mal: um táxi dali até o terminal Buquebus não custa caro.

Ufa! Chegamos! Vai ser bom, não foi?

P.S.: o bate-volta ao contrário (saindo de Montevidéu para passear em Buenos Aires e voltar no mesmo dia) continua uma maluquice total. Não apenas porque nem os cruzeiros ficam tão pouco tempo em >Buenos Aires (até os navios pernoitam na cidade!), mas também porque os horários invabilizam o passeio: você chegaria a Buenos Aires às 13h15 e teria que voltar às 16h...

Leia mais:

21 comentários

ian hoffman
ian hoffmanPermalinkResponder

concordo contigo! Montevidéu merece mais que horas... aquele lugar é massa!!! O Uruguai é demais!!! Uma baita duma viagem!!!!

antonio carlos cavalcanti

Montevideu vale pelo menos um pernoite. Perguntas ; quanto custa ida e volta comprada em Montevideu? Continua o free shop à bordo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio Carlos! O preço varia. Você pode fazer uma cotação no site para ter uma idéia. O buque Francisco tem free shop.

Karina Lopes
Karina LopesPermalinkResponder

Olá! No ano que vem, pretendo fazer uma viagem de um mês passando pelas cidades Montevidéu, Buenos Aires, Santigo, Lima e Cusco, mas eu leio tantas coisas interessantes no seu site que fico perdida. Gostaria de saber quantos dias eu poderia aproveitar melhor cada cidade....3 em uma.....5 em outra....não sei!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Existem roteiros mais interessantes dentro de cada país ou entre países vizinhos do que fazer um pinga-pinga entre as capitais de vários deles. Você desistirá dele assim que orçar: os deslocamentos vão ficar caríssimos. Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/5-roteiros-para-combinar-argentina-e-uruguai-na-mesma-viagem

Gisele Teixeira

Oi gente! Deixo o link com as nossas dicas em Montevidéu.
É só clicar aqui: http://bit.ly/1xype64
Eu acho que a cidade vale pelo menos um fim de semana. Mas um bate e volta é melhor que nada!
Boa viagem a todos!
Gisele

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu concordo que é super pouco para uma primeira vez em Montevidéu... Mas para quem já conhece a cidade e gostaria só de matar as saudades pode ser uma grande ideia! wink

Hellen
HellenPermalinkResponder

Caso eu queira voltar para o Brasil de Montevideo, após ter passado alguns dias em Buenos Aires... Como ficam os tramites legais para quem vai apenas com o RG?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hellen! Funciona assim: você entra na fila da imigração. Daí, quando chegar a sua vez, você apresenta o RG.

Bruno Rodarte
Bruno RodartePermalinkResponder

Bóia, bom dia!
Queria saber se somente o Eladia possui acesso externo durante o passeio. Pelo que verifiquei no site da BuqueBus, o FRANCISCO e o navio Buque RAPIDO possui somente janelas...e sabe me dizer se eu comprar uma passagem de classe economica no ELADIA eu posso usufruir da parte externa? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Todos os barcos são fechados.

Giovanni
GiovanniPermalinkResponder

Gostaria de saber qual a diferença entre o Francisco e o outro mais barato q tem no site buquebus? Eles têm comida e/ou bebidas inclusas? É melhor comprar no site ou na Argentina? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giovanni! O outro é via Colonia. Nenhum inclui serviço de bordo.

Mei.kjs@gmail.com

Olá! Tenho lido vários posts seus sobre o uruguai. Estou com uma dúvida, quando faço cotação no site do buquebus, parece q são poucos horários q o Francisco faz a travessia, pelo barco mencionado na cotação... Sabe se ele funciona direto? Ou te dia certo? Obrigada .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mei! O Francisco é UM barco. Precisa ir para poder voltar. Obviamente são poucos horários por dia.

Helen
HelenPermalinkResponder

Olá!
Estou chegando em Buenos Aires no dia 04 as 12:00 e retorno no dia 11 meu voo é as 17:20 no Ezeiza mas eu queria encaixar uma ida ao Uruguay para conhecer Montevidéu, a casa Pueblo e a colonia Del sacramento sera que consigo?

Cléa Teresinha da Conceiçao

Como faço para comprar duas passagens de barco de Buenos Aires para Montevidéu?? Excursão

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cléa! No site do Buquebus.

Elisa Klug Sperandio

Olá,
Vou estar em Buenos Aires e quero fazer esse passeio a Montevideu, e retornar para Buenos Aires no Mesmo dia. Quando chegar lá, preciso passar em algum posto de imigração?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Nos portos você passará pelas duas imigrações (um guichê argentino, outro uruguaio) no embarque, tanto na ida quanto na volta. Não há imigração no desembarque.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar