Marselha
Quem avisa é o sempre atento A. L.: a partir 14 de dezembro, vai ser possível viajar de trem entre o Sul da França e a Itália, costeando o Mediterrâneo, sem precisar trocar de trem em Ventimiglia.
A cia. que reativou a rota é da Thello, uma joint-venture entre o conglomerado francês Transdev (que atua também nas áreas de abastecimento de água e processamento de resíduos) e a estatal italiana Trenitalia. A Thello faz concorrência à cia. ferroviária francesa SNCF nas ligações entre França e Itália: desde 2011, opera um trem noturno entre Paris e Veneza (12 horas de viagem, com paradas em Dijon, Milão, Brescia, Verona, Vicenza e Pádua).
A exemplo do itinerário transalpino, a rota costeira da Thello tem apenas um trem por dia em cada sentido. Os trens iniciam a viagem no meio da tarde (15h30 em Marselha, 15h10 em Milão) e chegam ao destino tarde da noite (22h29 em Marselha, 22h50 em Milão).
Na minha opinião, a viagem de 7 horas entre Marselha e Milão não vale a pena (melhor ir de avião).
Entre Nice e Gênova, porém, é perfeita: são 3 horas de viagem, sem troca de trem em Ventimiglia. A saída de Nice é às 18h09, com chegada em Gênova às 21h05. No sentido oposto, a saída de Gênova acontece às 18h56, com chegada em Nice às 19h55.
O percurso entre Nice e Milão, de 4h45, é um pouco longo demais para o meu gosto, mas ainda assim deve oferecer menos perrengue do que o avião (o aeroporto Malpensa, onde chegam os vôos de Nice, fica a 50 minutos de trem do centro da cidade).
Veja todas as paradas da nova linha Thello entre Marselha e Milão: Marseille St.-Charles, Toulon, Les-Arcs, St.Raphaël, Cannes, Antibes, Nice-Ville, Mônaco, Menton, Ventimiglia (parada de 15 minutos), San Remo, Imperia Porto Maurizio, Diano Marina, Alassio, Albenga, Finale Ligure, Savona, Gênova (parada de 15 minutos), Voghera, Pavia e Milano Centrale.
As passagens custam entre 15 e 45 euros no trecho Nice-Milão e 30 a 70 euros na rota completa, Marselha-Milão.
Compre no site da Thello ou então na Trenitalia (selecinando "tutti i treni").
Obrigadíssimo por mais essa superdica, A. L.!
18 comentários