Nice-Milão desde 15 euros: Sul da França e Itália voltam a ter trem direto

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Marselha

Marselha

Quem avisa é o sempre atento A. L.: a partir 14 de dezembro, vai ser possível viajar de trem entre o Sul da França e a Itália, costeando o Mediterrâneo, sem precisar trocar de trem em Ventimiglia.

A cia. que reativou a rota é da Thello, uma joint-venture entre o conglomerado francês Transdev (que atua também nas áreas de abastecimento de água e processamento de resíduos) e a estatal italiana Trenitalia. A Thello faz concorrência à cia. ferroviária francesa SNCF nas ligações entre França e Itália: desde 2011, opera um trem noturno entre Paris e Veneza (12 horas de viagem, com paradas em Dijon, Milão, Brescia, Verona, Vicenza e Pádua).

A exemplo do itinerário transalpino, a rota costeira da Thello tem apenas um trem por dia em cada sentido. Os trens iniciam a viagem no meio da tarde (15h30 em Marselha, 15h10 em Milão) e chegam ao destino tarde da noite (22h29 em Marselha, 22h50 em Milão).

Na minha opinião, a viagem de 7 horas entre Marselha e Milão não vale a pena (melhor ir de avião).

Entre Nice e Gênova, porém, é perfeita: são 3 horas de viagem, sem troca de trem em Ventimiglia. A saída de Nice é às 18h09, com chegada em Gênova às 21h05. No sentido oposto, a saída de Gênova acontece às 18h56, com chegada em Nice às 19h55.

O percurso entre Nice e Milão, de 4h45, é um pouco longo demais para o meu gosto, mas ainda assim deve oferecer menos perrengue do que o avião (o aeroporto Malpensa, onde chegam os vôos de Nice, fica a 50 minutos de trem do centro da cidade).

Veja todas as paradas da nova linha Thello entre Marselha e Milão: Marseille St.-Charles, Toulon, Les-Arcs, St.Raphaël, Cannes, Antibes, Nice-Ville, Mônaco, Menton, Ventimiglia (parada de 15 minutos), San Remo, Imperia Porto Maurizio, Diano Marina, Alassio, Albenga, Finale Ligure, Savona, Gênova (parada de 15 minutos), Voghera, Pavia e Milano Centrale.

As passagens custam entre 15 e 45 euros no trecho Nice-Milão e 30 a 70 euros na rota completa, Marselha-Milão.

Compre no site da Thello ou então na Trenitalia (selecinando "tutti i treni").

Obrigadíssimo por mais essa superdica, A. L.!

Leia mais:

14 comentários

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Boia, só pra avisar q o link "Dicas da Côte d'Azur no Viaje na Viagem" dessa página está direcionando pra página de Milão! wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Obrigada. Vamos corrigir. wink

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Na verdade, o Thello Paris-Veneza demora quase 14 horas, se não quebrar no caminho. Geralmente costuma atrasar. É interessante ter essa alternativa, mas acho que mudar de trem em Ventimiglia ainda é a melhor opção.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Esse serviço usará trens mais modernos, os mesmos que fazem o serviço Frecciabianca.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Obrigado, A.L. Os Freccia são ótimos, aí sim é uma alternativa válida!

A.L.
A.L.PermalinkResponder

É só um detalhe no texto, mas o tempo total de viagem são 7, não 9 horas (os horários estão certos, a conta das horas de viagem é que está errada)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, A.L.! Calculadora do Comandante devia estar com bug. Corrigido!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Concordo c o comandante. De Nice a Milao n vale a pena de carro tb. Muitos tuneis e pedagios sem paisagens q valham. Ja o trecho de Genova a Nice passa por cidadezinhas charmosas. Paramos p almocar um pesto em Genova na ida de Cinque Terre a Nice em 2011.

sergio
sergioPermalinkResponder

em março de 2015 inicio minha viagem pela italia e franca vou desembarcar no porto savona- Itália, pompéia é um local que será visitado com certeza meu sonho, eu gostaria de fazer uma rota pelas cidades do caminho de preferencia cidades pequenas e medievais, terei 7 a 8 dias para a italia qual o roteiro que me sugere e qual a melhor forma de viajar carro, trem ou ônibus.
meu voo de retorno será em paris onde pretendo ficar 5 dias, você tema algum local em paris para hospedagem próximo do sena e dos bairros mais interessantes. e no retorno da italia a paris retorno de que trem ou avião.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Boia, agora são 3 horários por dia. 4h40 de viagem entre Nice-Ville e Milano Centrale. Tem trem de manhã, no meio do dia e a tarde. Os horários são bons para se mover em uma direção ou outra ou até combinar com trem desde Genevoa para as Cinque Terre.

https://www.thello.com/Marseille-Milan/Horaires/index.html

neide
neidePermalinkResponder

Olá Ricardo, sempre com boas dicas! Olhei para ir de carro de Nice para a região da Toscana, mas a taxa para devolver o carro na Itália é muito cara. Então esse seu post deu uma ótima idéia, ir de Nice para Gênova de trem e pegar o carro lá para explorar a Toscana (vou ver se posso devolver em Roma que é o vôo de volta). Como é um post antigo, será que ainda existe esse trem? Olhei no site da Thello, mas não vi para abril de 2018, será que é porque está muito longe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neide! Verifique horários nos próximos dias, os horários de abril ainda não entraram no sistema.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar