Batedeira KitchenAid

Cozinha nova: 80 produtos para comprar (sem perder tempo!) nos EUA

Batedeira KitchenAid

O Hugo Medeiros é um cara esperto: faz altas compras quando vai aos Estados Unidos, mas não perde tempo nenhum com isso. O segredo? Comprar tudo pela Amazon antes da viagem e pedir para entregar no hotel (a maioria dos hotéis já está habituada a receber encomendas de hóspedes, cobrando apenas uma pequena taxa pelo serviço).

Depois do sucesso absoluto da sua lista de produtos para enxoval de bebê, o Hugo divide com a gente a sua lista de utensílios de cozinha, comprados, testados e aprovados. De espremedor de alho a faca de chef, e de batedeira a robô-aspirador, nesta seleção há todo tipo de utilidades domésticas, e algumas inutilidades que a gente também não dispensa. Vai pelo Hugo:

Texto | Hugo Medeiros

A violência das nossas cidades, preço alto dos restaurantes que nem sempre se justificam e a lei seca têm levado muitas pessoas a optarem por ficar em casa e receberem os amigos e familiares para um menu por elas mesmas preparado. Por causa disso, não é raro equiparem suas cozinhas com itens que possam facilitar o trabalho do chef de plantão, e acreditem, alguns itens de fato deixam a vida mais fácil.

Lá em casa, no decorrer dos últimos anos, passamos a fazer esses tipos de encontros com mais e mais frequência, e optamos por montar a nossa cozinha aos poucos, com itens adquiridos durante as viagens que fizemos. A maioria dos produtos, mesmo com o dólar nas alturas, ainda é mais barato nos Estados Unidos do que aqui.

Para compartilhar essa experiência, e para aqueles que tenham a mesma vontade de ter uma cozinha equipada para deixar a vida do chef mais fácil e agradável, segue uma lista para ajudar a definir o que é útil e vale a pena adquirir.

Inicialmente abordei algumas das marcas mais conhecidas, e no final itens de marcas variadas. Minha dica é ver o que você gosta e ir comprando aos poucos, no decorrer de várias viagens. Tão bom quanto ter uma cozinha montada é fazer isso de forma calma e planejada, curtindo cada aquisição.

KitchenAid

O principal produto da KitchenAid é a famosa batedeira. Realmente é algo diferenciado, tanto pela robustez como pelo estilo clássico. Vale a pena para quem usa muito batedeira e/ou tem um lugar na cozinha para deixá-la exposta, com o objetivo de incrementar a decoração. O modelo mais vendido é a Artesian com 325w, e vai atender a grande maioria dos consumidores.

Se você utiliza pouco e não quer deixar a batedeira exposta, acredito que existam outras opções mais baratas que irão te atender bem.

Só tem um porém, essa batedeira é grande e pesada. Pedir para um amigo/parente trazer é como encomendar um berimbau de 12 quilos (se não entendeu a referência, leia esse texto).

Mas se decidir comprar, depois de todo o perrengue, vai ser ótimo vê-la na bancada da cozinha, acredite.

Os demais produtos a KitchenAid são bons, mas estão no mesmo nível dos concorrentes. Alguns itens que já usei e gostei foram:

Liquidificador: muito forte, charmoso e prático. Apesar de ser mais bonito, o copo de vidro pode quebrar, por isso optamos pelo de policarbonato.

Torradeira: é linda e faz excelentes torradas. Se possível, deixe exposta.

Mini processador: pequeno e muito útil. Dá para trazer tranquilo e quebra bem o galho. Existem os modelos maiores de 7 xícaras, 11 xícaras e 13 xícaras, mas todos vem com vários acessórios acomodados em caixas grandes e pesadas.

Cronômetro: ajuda muito na hora de colocar algo para cozinhar ou assar.

Utensílios em geral: a grande maioria comprei da marca OXO, por serem de ótima qualidade e um pouco mais baratos. Da KitchenAid comprei apenas tesoura, espátula e whisk, que são bons e formam um belo conjunto, principalmente por causa das cores marcantes.

OXO

Whisk OXO

Para mim, a OXO é a principal referência em termos de utensílios de cozinha, com grande variedade de opções. Existem 3 categorias diferentes. A Good Grips, que é a mais tradicional, com acabamento em plástico e excelentes para o dia a dia; a Steel, que são praticamente os mesmos itens, mas com acabamento em aço, o que resulta em preços mais altos, mas são ótimos para deixar expostos, e a Tot, com várias opções para crianças. São muito práticos, fáceis de limpar, bonitos e duráveis.

Da Good Grips:

Porta-utensílios: permite o fácil acesso àqueles itens que você mais usa.

Porta-detergente e esponja: faz um ótimo par com o dispenser da linha Steel.

Espremedor manual de suco: adoro. Prático de usar e fácil de limpar.

Faca de 15cm: tem ótimo corte e tem um tamanho perfeito.

Espremedor de batata: indispensável na hora de fazer um purê. Interessante que ao colocar a batata cozida, a casca fica dentro do espremedor e sai apenas a batata.

Batedor de carne: bom peso e cabo robusto.

Utensílio para fazer palitos de frutas e vegetais: muito bom para fazer palitos de frutas e vegetais de forma rápida e prática. Também ajuda a retirar a parte central de frutas como maçã.

Pinça: boa para cozinhar e servir.

Whisk de nylon: perfeito para usar em vasilhas de vidro.

Espremedor de frutas de mão: seu tamanho permite acomodar frutas relativamente grandes. É bem robusto, o que facilita o uso.
Tampa para fritura: é bem grande, então cobre até as frigideiras maiores.

Bowls de metal: Gosto muito desses bowls. São ótimos para utilizar na cozinha e podem ir para a mesa.

Descascador de alho: tira a casca bem rápido e não deixa aquele cheiro forte na mão.

Tábuas de plástico: São vários tamanhos. Gosto da pequena (17 x 25), para usar nas pequenas tarefas, da média (26×38) para o dia a dia e da grande (36 x 53cm) para quando se precisa de mais espaço.

Utensílio para tirar raspinhas: pode parecer bobagem, mas na hora de tirar a raspa de um limão ele é ótimo.

Caneca térmica: não gostei muito porque é difícil de limpar.

Espátula multiuso: auxilia na hora de pegar temperos e itens cortados, e para separar alimentos.

Da Steel:

Dispenser de detergente: deixa a pia muito mais bonita.

Descascador de vegetais e frutas: tirar a casca de maçã, cenoura, pera, etc. fica muito fácil com esse item.

Colher, pegador de salada, espátula para lasanha, ralador de queijo, garfo para carne e cortador de pizza: elegantes e ótimos para levar para a mesa.

Espremedor de alho: tem uma pegada muito boa.

Abridor de lata: é grande, mas facilita muito na hora de abrir uma lata.

Espremedor de frutas de mão: é utilizado na hora das receitas, pois em poucos segundos você tira o sumo de uma laranja ou limão.

Da Tot:

Conjunto de colher e garfo: bom tamanho e bem resistente.

Prato: o acabamento colorido é um charme.

Potes: o de biscoitos é muito fácil de carregar e os de comida tem bom tamanho. Mesmo utilizando eles há quase 3 anos, ainda estão como novos.

Copo: não é tão bom pois vaza um pouco.

Le Creuset

Descanso Le Creuset

As vasilhas e panelas da Le Creuset são grandes e muito pesadas, então só valeria a pena comprar se o preço fosse bem melhor. Com a atual cotação do dólar, os produtos da Le Creuset nos Estados Unidos ficam mais caros do que aqui.

Mas, se resolver adquirir, pode ter certeza que são todos ótimos. Um prato feito numa assadeira Le Creuset fica quente por muito mais tempo.
Na época áurea do dólar a R$ 1,60 comprei alguns produtos que adoro:

Travessa grande: linda, sai do forno direto para a mesa.

Porta vasilhas de silicone: protege muito do calor e é fácil de limpar.

Pilão: bom para fazer temperos.

Jarrinha para molho: um charme. É bem pequena, ideal para servir molhos na mesa.

Joseph Joseph

Eu simplesmente amo os produtos dessa marca. Eles têm estilo, beleza e praticidade. Dá vontade de deixar tudo à mostra. Não ficaria espantado se algumas peças viessem a ser expostas num museu de arte moderna.

Conjunto de utensílios: os principais utensílios do dia a dia dispostos de maneira prática em um carrossel.

Tábua: o seu design inclinado faz com que líquidos e farelos fiquem acomodados na parte de baixo. Tem um estilo bem descontraído, e acho um charme deixar na mesa.

Tábua para pão e molho: é um item mais clássico, mas muito bonito. Ideal para deixar um pão com um delicioso molho para os convidados.

No futuro, tem ainda dois itens da Joseph Joseph que estão nos meus planos. Os lindos bowls, que mais parecem uma obra de arte, e o conjunto de tábuas que separa por cores a tábua própria para cada tipo de alimento.

Peugeot

Pois é, a famosa marca de carros Peugeot fabrica alguns dos melhores moedores de sal e pimenta que existem. Fique atento porque o sistema do moedor de sal é diferente do de pimenta. Se comprar errado não tem como mudar.

Moedor clássico: é bonito e com ótimo acabamento. Tem regulagem para definir o tamanho da moagem.

Moedor elétrico: simplesmente perfeito. Você pega e em poucos segundos já está tudo moído, sem esforço nenhum. Se puder cacifar (by Riq), vá em frente.

Moedor para mesa: se quiser deixar a mesa mais charmosa, um moedor com sal e pimenta é perfeito.

Cuisinart

A Cuisinart é uma marca muito tradicional e de ótima qualidade. Tem excelentes eletrodomésticos, travessas e panelas.

Frigideira: na cozinha é essencial pelo menos uma boa frigideira, daquelas que você frita uma carne sem óleo e depois limpa como se fosse um prato.

Frigideira grill: deixa aquelas marquinhas de grelhado nas carnes. Uma dica é deixar ficar bem quente, colocar a carne e só mexer na hora de virar o lado.

Blender de mão: perfeito na hora de fazer sucos. E com os acessórios, facilita também quando você precisa picar ou bater algo.

Forma com fundo removível: você tira do forno, remove a lateral e já leva para a mesa.

Forma de bolo inglês: tamanho tradicional dos bolos de supermercado.

Misturador de massa manual: quando a massa está aquela confusão de farinha, ovos, fermento, etc. ele facilita muito a misturar tudo.

Travessa de pizza: lá em casa fazemos aquelas pizzas congeladas, então essa travessa não fez muita diferença. Com uma massa caseira pode ser que a situação mude.

Fondue elétrico: ideal para quem não tem paciência de ficar controlando o fogo do aparelho de fondue.

Simplehuman

Gosto muito dos produtos da Simplehuman. São robustos, práticos e elegantes.

Escorredor de prato: é grande e vai ocupar muito espaço na mala. Mas depois que você colocar na bancada da cozinha, verá que valeu a pena.

Porta-sacola de plástico: tem um design legal e é muito prática na hora de tirar as sacolas.

Porta-guardanapo: é fácil colocar os guardanapos, tem um ótimo acabamento e embeleza a mesa.

Zwilling J. A. Henckels

Toda cozinha precisa ter uma boa faca. E as da Zwilling são excelentes. Inclusive, assistindo programas do Claude Troigrois, já vi ele usando facas dessa marca. São diversas linhas, todas muito boas. Mas as mais caras tendem a manter o corte por mais tempo, possuem um acabamento impecável e são mais robustas.

Um bom conjunto consiste numa faca de 10cm, uma de 15cm e uma de 20cm, também conhecida como faca do chef. Quem gosta de fazer um sashimi deve pensar também na faca santoku.

Se quiser, pode comprar também um afiador de faca tradicional ou um duplo (tem um afiador de metal e outro de porcelana).

E já que investimos um bom dinheiro com essas facas, nada melhor do que torná-las parte da decoração da cozinha, o que pode ser feito com um suporte magnético.

Facas em geral

Facas Kuhn Rikon

Mas nem só de altos preços vive o mundo das facas. Algumas marcas são bem acessíveis e com bons produtos:

Faca do chef Victorinox: perfeita para o dia a dia. O cabo é um pouco rústico, mas bem resistente.

Facas de porcelana da Kyocera: mantêm o corte por muito mais tempo que as facas de metal, mas são frágeis. Se caírem no chão, viram pedacinhos.

Facas coloridas da Kuhn Rikon: além de boas, deixam a cozinha mais alegre.

Faca OXO de 15cm: Tem ótimo corte e um tamanho perfeito.

Acessórios para vinho

Quem gosta de vinho também tem boas opções de compra:

Decanter de mão: bonito, fácil de usar e promove uma boa aeração no vinho. Além de você já poder tomar o vinho logo após servir, a limpeza é super fácil.

Cooler: basta colocar no congelador e utilizar na garrafa na hora de servir. Perfeito para os vinhos brancos, e muito bom para os tintos e espumantes.

Vacu Vin: permite retirar o ar das garrafas abertas, de forma que o vinho se conserve por mais tempo.

Abridor elétrico de garrafas: abre as garrafas em segundos. Não tem o charme do modelo tradicional, mas possui preço razoável e é prático de usar.

Itens diversos

Seguem alguns produtos, de diversas marcas, que são muito úteis na nossa cozinha:

Ralador de queijo giratório de mesa: é bom e charmoso. Mas cabe pouco queijo, e quem tem mãos grandes pode sentir uma certa dificuldade para rodar o ralador.

Cortador para massas: vários tamanhos para cortar as massas de acordo com sua receita.

Forma de muffin: muffins são deliciosos e ficam bem fáceis de preparar com a ajuda dessa forma.

Forminhas de silicone: são o par perfeito para a forma de muffin.

Balança de cozinha: muito útil na hora de seguir uma receita. Prefira um modelo que não tenha vasilha acoplada.

Cafeteira Black & Decker: a caixa é enorme e precisa de cuidado extra para trazer. Mas o preço é ótimo considerando a qualidade e beleza do produto.

Silpat: tapetinho ideal para assar biscoitos e cookies, pois impede que grudem.

Menção honrosa

Apesar de não ser um produto de cozinha, é algo que ajuda na casa toda.

O iRobot Roomba é um aspirador robô que de forma autônoma limpa a casa. Basta colocá-lo no cômodo, ligar e pronto. Ele vai em todos os cantinhos, entra debaixo dos móveis e recolhe a poeira, cabelos, farelos e todo tipo de sujeira do chão.

Para terem uma idéia, a empresa que faz esse aspirador é a mesma que fabrica aqueles veículos controlados por controle remoto utilizados pelo exército e polícia americanos.

Lá em casa pegamos o iRobot Roomba 770 e estamos muito satisfeitos, mas o novo modelo iRobot Roomba 960 parece ser ainda melhor.

Tudo que está aqui eu tenho na minha casa, então se tiverem alguma dúvida, é só falar!

Sensacional, Hugo! Obrigado!

Leia mais:

63 comentários

Lena e Lena, que bom que gostaram. Eu compro de tudo na Amazon também. Acho muito mais prático, e não perco tempo da minha viagem indo até as lojas.

Adorei a sua lista, tenho muitos utensílios de cozinha que trouxe dos EUA, inclusive todas as minhas panelas de inox, fui trazendo aos poucos, está faltando a batedeira porque toda vez que penso em comprar eu sinto o peso dela e desisto, minhas últimas viagens foi oara compra de enxoval dos netinhos, mas agora com o seu post vou terminar de modernizar minha cozinha. Amei todos os produtos, parabéns Hugo.

Muito legal, Hugo! Também sou usuária da Amazon. No quesito cosméticos a Amazon costuma ter embalagens diferentes das próprias lojas e preços também. Os kits da Sephora, por exemplo, são diferentes e mais baratos do que os da própria Sephora. Sempre vale a pena dar uma olhada nos dois sites.

Marlene, esses produtos você encontra na rue Montmartre e Tiquetonne, que são perto de “Les Halles” e da famosa rua Montorgueil, também perto do rest. “Pied de couchon”. Recordo-me que uma delas se chama “Mora”.

Hugo, parabéns pelo auxílio aos amantes da cozinha. Aqui em casa só se almoça fora e ninguém janta, só uns petiscos. Então, valeu, e muito, a leitura e agora podemos passar aos amigos. Você é muito prestativo e paciente, Ab.

Eliana, os acessórios da batedeira estão na nossa mira.

Marlene, não temos (ainda rsrs) experiência suficiente de Paris para dar dicas de lá. Mas fique atenta porque voltagem lá é 220v, e a maioria do Brasil é 110v.

    Mais importante que a voltagem é a frequencia. Na voltagem pode-se usar transformador, na frequencia nao.
    O link é em alemao, mas dá para ententender perfeitamente qual é a voltagem e a frequencia de cada país.
    https://www.laenderdaten.de/energiewirtschaft/netzspannung.aspx
    Geralmente na Europa a frequencia é 50, no Brasil 60. Nao combina. Já levei aparelhos, mandei para um eletricista testar e, se possível, mudar. Nao teve jeito. Só aparelho pequenos como secador de cabelo de viagem, escova elétrica, barbeador ou semelhantes, esses funcionam sem problema pois estao, na maioria, adaptados para as duas frequencias. Mas confira antes de comprar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito