Cidade do Cabo: dicas de transporte (para passear e vir do aeroporto) 1

Cidade do Cabo: dicas de transporte (para passear e vir do aeroporto)

Cidade do Cabo: dicas de transporte

Está planejando viajar para a África do Sul? Neste post você descobre como visitar a Cidade do Cabo: dicas de transporte com ônibus turístico, transporte coletivo, carro alugado, táxi e Uber.

Ônibus turístico

Cidade do Cabo: dicas de transporte

Muitos relatos indicam que aquele ônibus famoso de Hop-on Hop-off é a solução mais prática para quem quer circular pela Cidade do Cabo sem ter grandes preocupações. No post compilado de dicas dos leitores que viajaram pela África do Sul, essa opção também foi citada como uma das mais viáveis.

Operado pela empresa City Sightseeing, são oferecidas três rotas diferentes: a Red City Tour, a Blue Mini Peninsula Tour e a Yellow Downtown Tour. Elas param nas principais atrações como V&A Waterfront, Torre do Relógio (ponto de partida para o tour em Robben Island), Foreshore, Long Street, Bo-Kaap, Table Mountain, Camps Bay, Bantry Bay, St John’s Road, dentre outros pontos.

O ingresso de um dia para adultos custa R160 (U$9,40) e R260 (U$15,40) para dois dias. Os ônibus passam a cada 15 minutos nas principais paradas e os horários podem variar de acordo com a linha, mas geralmente funcionam a partir das 8h30 e seguem até 19h. É possível comprar os tickets na hora ou no site da empresa com desconto. Confira a tabela de horários e linhas nesse link.

Carro alugado

Cidade do Cabo: dicas de transporte

Alugar carro ou não na Cidade do Cabo? Eis a questão. Talvez para essa dúvida não exista uma resposta única. Vamos aos prós: mais flexibilidade e liberdade no roteiro, possibilidade de conhecer atrações ao redor da cidade, as estradas são bem conservadas e sinalizadas.

Contras:  A África do Sul adota a mão inglesa, portanto, não é todo mundo que se adapta ou que se sente confortável em dirigir do lado oposto da rua. O trânsito no horário de pico: os principais acessos aos lugares famosos como Camps Bay, Table Mountain e o V&A Waterfront costumam apresentar um trânsito mais carregado. Não esqueça sua PID (permissão internacional para dirigir).

Uber

Cidade do Cabo: dicas de transporte

O aplicativo de transporte que tanto burburinho tem gerado no Brasil é uma opção muito conveniente e bem utilizada na África do Sul. Ele já era moda mesmo antes de cair no noticiário brasileiro. Na dúvida, compre um chip da Vodafone no aeroporto de Johanesburgo ou da Cidade do Cabo e saia por aí com ele. Lembre-se de conferir a faixa tarifária que o Uber está operando no momento da chamada e assim evitar qualquer susto. Também é possível ter uma estimativa do valor da corrida.

Táxi

Encontrei alguns comentários que diziam que os taxistas não gostam de usar taxímetro e muitas vezes acabam tentando explorar o turista, por isso tome cuidado com preços tabelados, negocie o valor antes de entrar, tenha noção da direção que você está indo ou peça ainda indicação de algum táxi para o seu hotel ou restaurante.

O site oficial da Cidade do Cabo informa que a corrida de táxi entre o aeroporto e o centro da cidade deve ficar entre R300 – R400, cerca de U$23.

Transporte público

Cidade do Cabo: dicas de transporte

Um dos legados da Copa de 2010 para a Cidade do Cabo foi a implantação do MyCiti, um sistema de transporte público operado apenas com ônibus. É uma opção interessante para os turistas econômicos que visitam a cidade.

As principais rotas passam pelos famosos cartões postais como o V&A Waterfront, a Table Mountain, o Sea Point e até as praias de Camps Bay e Clifton.

O sistema não aceita dinheiro vivo, portanto é preciso comprar o Myconnect Card que está à venda no aeroporto, no centro de atendimento ao turista e em outros quiosques do MyCiti. Você o carrega com uma quantidade fixa de dinheiro e a tarifa é baseada na distância percorrida, entretanto, durante o horário de pico a base de cálculo costuma ser mais elevada. É possível recarregar seu cartão nos estabelecimentos que possuam a placa “Top Up Here” na entrada.

Você vai encontrar duas versões do Myconnect Card: a standard em que é possível carregar qualquer quantia e está sujeita a cobranças de taxas; ou a move que aceita depósitos a partir de R50, não cobra taxas e as tarifas descontadas costumam ser até 30% mais baratas que a opção standard.

No site do MyCiti você ainda consegue traçar rotas, baixar o PDF completo ou integrar com o Google Maps e até mesmo simular valores.

Como sair do aeroporto da Cidade do Cabo usando o transporte público?

O aeroporto internacional da Cidade do Cabo fica a 20 km do centro, e os ônibus do sistema MyCiti partem a cada 20 minutos em direção ao centro entre às 5h10 e 21:30. Os ônibus possuem um corredor exclusivo do aeroporto do centro e param em dois pontos estratégicos:  Civic Centre Station e Waterfront.

Natalie viajou a convite do turismo da África do Sul e da South Africa Airways.

3 comentários

Bom dia Nataly,

Devo reservar os transfers antecipadamente, ou negocio diretamente nos quiosques do aeroporto?

Ainda, vc indica alguma empresa para transfers e tours?

Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito