Onde ficar em Ushuaia (deixe sua dica também!)

Natalie Soares
por Natalie Soares

Onde se hospedar em Ushuaia

Capital da província da Terra do Fogo e uma das cidades mais austrais do nosso continente, Ushuaia (diga: Ussuaia) tem chamado cada vez mais a atenção do brasileiro. Seja pelas cenas de O Regresso -- o filme que finalmente materializou um Oscar para Leo di Caprio -- gravadas na região, seja pela longa temporada de esqui no inverno e pelos passeios pelo Parque Nacional oferecidos no verão, o destino nunca esteve tão presente no nosso radar como nos últimos anos.

O perímetro de Ushuaia é relativamente pequeno, o que facilita um bocado nossa vida na hora de escolher onde se hospedar. Dá para dividir a hotelaria da cidade em três grupos: os hotéis convencionais no centro, os hotéis superiores mais afastados e a base da estação de esqui com uma infraestrutura ainda limitada.

Onde ficar em Ushuaia: no centro

Nas imediações das avenidas Maipú, San Martín e Deloqui e em frente ao porto (Av. Prefectura Naval) ficam os hotéis mais econômicos e antigos, geralmente construídos em pequenos prédios e cheios de muita madeira e tons escuros.

É uma localização ideal para quem gosta de caminhar, sair para jantar sem depender de táxi e curtir a vista para o canal Beagle. Só leve em consideração que muitas ladeiras cercam o centro da cidade e, quanto mais paralelas à avenida do porto, mais você precisará subi-las para retornar ao seu hotel.

Fiquei hospedada, em 2012, no Hotel Los Naranjos, no burburinho da cidade e com uma boa vista para o Canal de Beagle, cuja hospedagem é simples. O Ricardo Freire se hospedou no Alto Andino e gostou do hotel e da localização: tanto a construção quanto os equipamentos são modernos.

No centro: Alto AndinoLos NaranjosDe Los AndesCilene del Faro e Tierra del Fuego.

Onde ficar em Ushuaia: fora do Centro

Os hotéis mais elegantes costumam ficar um pouco afastados do centro e são indicados para quem busca uma hospedagem mais confortável e especial. Alguns deles oferecem traslados gratuitos para o centro de Ushuaia ou para a estação de esqui durante a temporada.

Destaque para o Arakur, inaugurado há pouco mais de um ano, é membro do grupo The Leading Hotels of the World e lidera as premiações como o melhor hotel da cidade. Foi o endereço escolhido pelo Leonardo di Caprio e sua equipe durante as filmagens de O Regresso. O hotel fica na Reserva Natural Cerro Alarkén e oferece traslado para os hóspedes tanto para o centro como para o Cerro Castor.

Mais afastados: Los AcebosArakurLas Hayas e Los Cauquenes.

Onde ficar em Ushuaia: aos pés do Cerro Castor

As opções para quem quer passar muito tempo esquiando e bem próximo às pistas ainda são limitadas no Cerro Castor. É possível reservar o Castor Ski Lodge, que conta com quinze cabanas na base da montanha e oferece serviço completo de limpeza, café da manhã e wi-fi.

ushuaia onde ficar

Entardecer durante o passeio de barco pela baía da cidade

Um pitaco final

A época do ano escolhida para visitar Ushuaia pode influenciar tanto na escolha da sua hospedagem, bem como no meio de locomoção. Vale ficar atento às condições climáticas, pois costuma nevar bastante até mesmo no centro da cidade, por isso, não recomendamos alugar carro e dirigir nessas condições adversas. Dessa forma, você vai depender mais de táxis e passeios agendados. Já durante o verão, é mais tranquilo viajar de carro pela região, apesar de alguns programas ainda dependerem de um guia local.

E você?

    Tem alguma dica de hospedagem em Ushuaia pra dividir com a gente? Conta pra gente!

Viagem feita a convite da INPROTUR. 

Leia também

30 comentários

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Em 2012 eu fiquei no Hotel Las Lengas e gostei. Ele fica no alto de uma colina e tem uma linda vista do Canal. Está no centro, mas mais pro lado, o que pode garantir uma boa caminhada vindo do porto, por isso, usei táxi algumas vezes.

Mas durante um passeio, fomos pegar alguns integrantes nos hotéis que ficam na montanha (não sei se o Arakur era um deles) e são fantásticos! Deu muita vontade de ficar lá. Quem sabe na próxima. smile

Ricardo Cogan
Ricardo CoganPermalinkResponder

Estive em Ushuaia em 2010 e me hospedei no Hotel Austral. Fiz ampla pesquisa e foi o hotel de melhor custo-benefício. Hotel familiar, muito aconchegante, bom café da manhã e, de longe, com os melhores preços da cidade.

Duas quadras da Avenida San Martin. Único porém é ter de subir a lomba no retorno a pé. Mas também, todos os hotéis de Ushuaia acima da San Martin tem este porém...

Fabio de Rezende

Eu fiquei no Hotel Lennox, bem no Centro. Na época, há uns 5 anos, ao lado tinha uma das maiores lojas para aluguel de roupas e equipamentos da cidade. O hotel me entregou tudo que eu esperava e precisava.

Fábio Salata
Fábio SalataPermalinkResponder

Eu fiquei no Apart Hotel Cabo San Diego. Fica no centro, tem um preço justo, com quartos e camas muito boas e um ótimo atendimento.
Nele também conheci o guia Juan Cabral que oferece passeios e dá dicas que agências de turismo tradicionais não fazem e valeu muito a pena, foram os melhores da minha viagem.

Maria Ines Vargas

Em julho de 2014 fomos à Ushuaia e nos hospedamos na Pousada Del Fin del Mundo ! Excelente custo benefício. Café da manhã farto, eles oferecem ainda um lanche da tarde com alguns itens do café. Íamos a pé para o centro curtindo a neve pelas calçadas e retornávamos de táxi, que era muito barato. A Ana, dona da pousada é um amor de pessoa, muito gentil.
Pousada del Fin del Mundo - SUPER RECOMENDO.

mirna
mirnaPermalinkResponder

Para quem busca preços módicos,limpeza, conforto sem altos luxos, natureza próxima estonteante e uma calorosa acolhida, recomendo fortemente a Hosteria del Recodo que fica poucos km após a entrada para o aeroporto (vindo do centro).O uso de táxi é indispensável mas a corrida não dura mais de 7/8 minutos e é baratíssima e vc nem vai achar ruím ter que usá-lo porque a localização da pousada quase aos pés da cordilheira é de tirar o fôlego. Se for no verão austral, pertinho dali também passa um belo arroio que deságua no canal de Beagle formando uma prainha coberta de pedras vulcânicas e vale uma linda caminhada.

Juliana Carbonari

Em março deste ano ficamos hospedados na Hostería Patagonia Jarke, a cerca de 1 km do centro. Apesar de simples, tinha quartos bem confortáveis e limpos, chuveiro bom e café da manhã com o básico, mas suficiente. Os funcionários também eram prestativos e gostei da decoração e arquitetura da casa. Uma boa opção para quem busca algo bom e barato e não se importa de estar um pouco mais afastado do centro.

Johnny Matos
Johnny MatosPermalinkResponder

Em jul/2013 me hospedei no Alto Andino, e gostei na verdade. Lembro d café da manhã que era realmente muito bom, tinha de tudo, e com plus, o café era servido no terraço, com longas vidraças, onde era possível ver o canal de Beagle. Vale lembrar que em Ushuaia no inverno amanhece bem tarde, então era possível ver durante o café o dia amanhecendo, o vermelho do sunrise tomando conta do mar, só essas cenas já valiam a pena. O hotel era bem localizado, no centro, então podíamos ir nos restaurantes a noite a pé mesmo, tínhamos que vencer apenas uma pequena ladeira, realmente bem localizado. O único senão é que não havia estacionamento, eu aluguei um carro para ir até Cerro Castor sem depender das vans, mas não foi tão dificil encontrar vagas na rua.

Marcela Freitas

Fui em 2012 e fiquei no Villa Brescia, bem localizado, no centro , na rua principal. Proximo ao Porto e ao Museu. Recomendo.

Edu Casali
Edu CasaliPermalinkResponder

Ficamos no hotel los naranjos. Hotel próximo do aeroporto, do cerro castor(táxi barato até o pé do cerro) e bastante razoável. O quarto em que fiquei tinha vista para a montanha. O café da manhã é bom. Ficaria de novo neste hotel.

Hellen Vale
Hellen ValePermalinkResponder

Fiquei hospedada no Hotel Canal de Beagle, bem em frente ao porto e a famosa Placa do Fim do Mundo. O hotel tem otima localização. Não dependi de taxis, alem de excelente preço, acomodações e recepção. Ahhhh sem falar claro do preço bem em conta. Vale a pena.

Mari LMM
Mari LMMPermalinkResponder

Ficamos no Aldea Nevada. Os chalés são aconchegantes, dentro de um bosque lindo com churrasqueiras. Fica um pouquinho fora do centro, mas os táxis vem rapidinho, é só ligar. Maravilhoso, recomendo!

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá. Fui esse ano em fevereiro. Ficamos no Tierra del Fuego, bem central, nao dependemos de transporte para o centro e porto. Mas o hotel tem wifi ruim e café da manha pobre. A equipe nos tratou muito bem. Ah, perguntei para uma guia de passeio se era ussuaia ou ushuaia e ela disse que tanto faz. Mas os locais falam ussuaia, nao lembro da explicacao do porque.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! O espanhol não tem o som "sh" como o inglês. Esse h apenas indica uma pausa na maneira autóctone de pronunciar o nome, algo como uss-uaia.

LUCIA HELENA TIOSSO MORETTI

Olá amigos
Gostei das referencias. Agora em junho (2016), ficaremos hospedados no Hotel Los Naranjos. Depois conto como foi a experiencia.Até mais.Lucia

Maura
MauraPermalinkResponder

Em 2011 me hospedei no Tolkeyen, muito agradável, funcionários solícitos. Muito limpo.O restaurante tem um visual incrível, linda vista para o canal. Um pouco distante do centro mas oferecem transporte gratuíto, em horários pré estabelecidos. Me lembro que algumas vezes voltei de táxi e não era tão caro. Um hotel com o espírito de Ushuaia, super recomendo. O restaurante também é bom caso decidam jantar por lá.

Luiz Antonio Taulois da Costa

Hospedei no Cauquenes, fantástico, é distante mas tem um micro fazendo circular para o centro da cidade. Local e hotel fantásticos, pena so fui conhecer o SPA no dia de ir embora

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Fiquei na Patagonia Jarké Hostería. Super bem localizada - 200 mts do Centro, ótimo café da manhã, quarto agradabilíssimo e uma vista espetacular da baía!

Luciane
LucianePermalinkResponder

Ficamos no Hotel Lennox em março/15. Estando na avenida principal facilitou o contato com agências de turismo, e era próximo aos restaurantes, lojas e porto. Café da manhã com vista para o Canal de Beagle, equipe muito atenciosa. Voltaria para lá novamente.

edson shitara
edson shitaraPermalinkResponder

Estivemos em Ushuaia por alguns dias em julho de 2015 e nos hospedamos no Aires del Beagle Apart Hotel, na 17 de Mayo, 616. Ele fica nas cercanias do Centro, na estrada para o centro de sky Cerro Castor. É um hotel-pousada com custo amigável e instalações adequadas. O café-da-manhã é entregue no apartamento. Dá para ir ao centro da cidade a pé tranquilamente, por uns 20 minutos. A mobilidade em nossa estadia foi com uma motorista de táxi, brasileira (gaúcha) de nome Jaqueline, que nos levou a todos os locais visitados, de forma acolhedora e simpática. Para quem precisar, o telefone dela é +54 9 2901 46-9431. Boa viagem a todos!

Alex serpa
Alex serpaPermalinkResponder

Olá bóia. Será que há chance de neve entre 15 e 20 de outubro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! É possível, mas não há garantia de que a estação esteja funcionando.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Eu me hospedei no Arakur Resort & SPA e simplesmente amei! Passei a semana do Natal lá.

Escrevi um post completinho sobre o hotel, quem quiser saber mais.. http://contandoashoras.com/2015/01/07/dica-de-hotel-em-ushuaia-arakur-ushuaia-resort-spa/

Mario Almeida
Mario AlmeidaPermalinkResponder

Fueguino Hotel

Silvia Andrade

Fiquei no Alto Andino por indicação do Ricardo Freire aqui no site. Gostei das instalações e escolhi o quarto com cozinha para não ter que sair a noite (no frio) para o jantar/lanche. Vinho e pasta rolaram naquela viagem. A vista e o próprio café da manhã são realmente incríveis. Muito bom voltar dos passeios e sentar ali para ver o por do sol e brindar com uma cerveja artesanal (ou uma taça de espumante), a grande experiência de estar no fim do mundo.

Ronaldo Giusti

Fui no inverno passado e, como fui sozinho, fiquei no Antarctica Hostel, que pelas avaliações da comunidade é o melhor hostel da cidade.
Não me decepcionei. É tudo simples, mas aconchegante e com aquele atendimento especial quase familiar que só os hostels oferecem.

Luciana Ferreira

Fui em Ushuaia em 2009 e 2011 e nas duas vezes fiquei no Cilene del Faro. A localização é ótima, equipe atenciosa, apartamento muito confortável, espaçoso, vista linda. Recomendo sem restrições.

Mariangela
MariangelaPermalinkResponder

Por favor, alguém que esteve em agosto por lá? Gostaria de saber mais sobre o clima nesse mês, se é possível fazer passeios e tal. Eu não vou esquiar,rssss

Eder
EderPermalinkResponder

Olá,
Estive entre 01 e 08 de Agosto em Ushuaia, nestes dias as temperaturas foram bem negativas, não nevou na cidade mais nos passeios que fizemos nos Lagos e nos centros de ski sim. Fizemos passeios todos os dias e o clima não nos atrapalhou. Se estiver na região aconselho a esquiar sim vale muito a pena.

Ana Gomes
Ana GomesPermalinkResponder

Em fevereiro de 2017 - fiquei 4 noites , eu estive em Ushuaia e estive no Los Cauquenes - resort and spa . O hotel é um pouco antigo , mas tem boa infraestrutura, por ser considerado um 5 estrelas , o q poderia estar melhor era uma melhor atenção aos detalhes , fiquei em um quarto onde a cortina tinha uma mancha q parecia sujeira , pedi p trocar a roupa de cama , e não foi feito . A vista do canal Beagle era incrível e esses detalhes não tiraram o meu humor , acordar avistando aquele mar e com o barulho de suas ondas não tem preço . Os funcionários da recepção eram sempre atenciosos , dispostos a ajudar e tirar qualquer dúvida . O hotel fica distante do centro , mas durante todo o dia , dispõe de ônibus q levam e buscam os hóspedes p o centro da cidade sem custo . Ao final , achei um bom custo - benefício , já q o câmbio ainda está favorável p os brasileiros.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar