Patagônia: Ushuaia

Onde ficar em Ushuaia (deixe sua dica também!)

Onde se hospedar em Ushuaia

Capital da província da Terra do Fogo e uma das cidades mais austrais do nosso continente, Ushuaia (diga: Ussuaia) tem chamado cada vez mais a atenção do brasileiro. Seja pelas cenas de O Regresso — o filme que finalmente materializou um Oscar para Leo di Caprio — gravadas na região, seja pela longa temporada de esqui no inverno e pelos passeios pelo Parque Nacional oferecidos no verão, o destino nunca esteve tão presente no nosso radar como nos últimos anos.

O perímetro de Ushuaia é relativamente pequeno, o que facilita um bocado nossa vida na hora de escolher onde se hospedar. Dá para dividir a hotelaria da cidade em três grupos: os hotéis convencionais no centro, os hotéis superiores mais afastados e a base da estação de esqui com uma infraestrutura ainda limitada.

Onde ficar em Ushuaia: no centro

Nas imediações das avenidas Maipú, San Martín e Deloqui e em frente ao porto (Av. Prefectura Naval) ficam os hotéis mais econômicos e antigos, geralmente construídos em pequenos prédios e cheios de muita madeira e tons escuros.

É uma localização ideal para quem gosta de caminhar, sair para jantar sem depender de táxi e curtir a vista para o canal Beagle. Só leve em consideração que muitas ladeiras cercam o centro da cidade e, quanto mais paralelas à avenida do porto, mais você precisará subi-las para retornar ao seu hotel.

Fiquei hospedada, em 2012, no Hotel Los Naranjos, no burburinho da cidade e com uma boa vista para o Canal de Beagle, cuja hospedagem é simples. O Ricardo Freire se hospedou no Alto Andino e gostou do hotel e da localização: tanto a construção quanto os equipamentos são modernos.

No centro: Alto AndinoLos NaranjosDe Los AndesCilene del Faro e Tierra del Fuego.

Onde ficar em Ushuaia: fora do Centro

Os hotéis mais elegantes costumam ficar um pouco afastados do centro e são indicados para quem busca uma hospedagem mais confortável e especial. Alguns deles oferecem traslados gratuitos para o centro de Ushuaia ou para a estação de esqui durante a temporada.

Destaque para o Arakur, inaugurado há pouco mais de um ano, é membro do grupo The Leading Hotels of the World e lidera as premiações como o melhor hotel da cidade. Foi o endereço escolhido pelo Leonardo di Caprio e sua equipe durante as filmagens de O Regresso. O hotel fica na Reserva Natural Cerro Alarkén e oferece traslado para os hóspedes tanto para o centro como para o Cerro Castor.

Mais afastados: Los AcebosArakurLas Hayas e Los Cauquenes.

Onde ficar em Ushuaia: aos pés do Cerro Castor

As opções para quem quer passar muito tempo esquiando e bem próximo às pistas ainda são limitadas no Cerro Castor. É possível reservar o Castor Ski Lodge, que conta com quinze cabanas na base da montanha e oferece serviço completo de limpeza, café da manhã e wi-fi.

ushuaia onde ficar

Um pitaco final

A época do ano escolhida para visitar Ushuaia pode influenciar tanto na escolha da sua hospedagem, bem como no meio de locomoção. Vale ficar atento às condições climáticas, pois costuma nevar bastante até mesmo no centro da cidade, por isso, não recomendamos alugar carro e dirigir nessas condições adversas. Dessa forma, você vai depender mais de táxis e passeios agendados. Já durante o verão, é mais tranquilo viajar de carro pela região, apesar de alguns programas ainda dependerem de um guia local.

E você?

    Tem alguma dica de hospedagem em Ushuaia pra dividir com a gente? Conta pra gente!

Viagem feita a convite da INPROTUR. 

Leia também

35 comentários

Apenas um adendo a hospedagem na base da montanha, em Cerro Castor. Já fui varias vezes ao Cerro e pretendo ir nesta temporada. O Castor SkiLodge é um hotel, ele tem meia-pensão, com cafe e jantar. Também tem brinquedoteca com monitores para as crianças após o horário do ski até o final do jantar. O pacote inclui os passes para esquiar. Desde a temporada passada, tem SPA, com piscina interna e externa. O ponto negativo para quem nao esquia, é que lá o objetivo é esquiar e nao tem outra atividade, além do SPA. Para visitar a cidade, o hotel disponibiliza um transfer regular, após o horário de ski, ida e volta da cidade, com horário marcado. Gosto de lá, pois vou esquiar e vou pouco a cidade.

Gostaria de ir a Ushuaia, pra navegar na costa da Antártida, existe esse passeio?

    Olá, Alexandre! Não é um passeio, évum cruzeiro de vários dias, saem poucos por ano.

Alguém já passou Réveillon em Ushuaia? Gostaria de informações sobre esta época do ano… obrigada

    Olá, Herminia! Reserve seus passeios com antecedência, tanto pela grande procura da época, como também para saber quais de fato funcionarão nos dias 31 e 1º.

Em fevereiro de 2017 – fiquei 4 noites , eu estive em Ushuaia e estive no Los Cauquenes – resort and spa . O hotel é um pouco antigo , mas tem boa infraestrutura, por ser considerado um 5 estrelas , o q poderia estar melhor era uma melhor atenção aos detalhes , fiquei em um quarto onde a cortina tinha uma mancha q parecia sujeira , pedi p trocar a roupa de cama , e não foi feito . A vista do canal Beagle era incrível e esses detalhes não tiraram o meu humor , acordar avistando aquele mar e com o barulho de suas ondas não tem preço . Os funcionários da recepção eram sempre atenciosos , dispostos a ajudar e tirar qualquer dúvida . O hotel fica distante do centro , mas durante todo o dia , dispõe de ônibus q levam e buscam os hóspedes p o centro da cidade sem custo . Ao final , achei um bom custo – benefício , já q o câmbio ainda está favorável p os brasileiros.

Por favor, alguém que esteve em agosto por lá? Gostaria de saber mais sobre o clima nesse mês, se é possível fazer passeios e tal. Eu não vou esquiar,rssss

    Olá,
    Estive entre 01 e 08 de Agosto em Ushuaia, nestes dias as temperaturas foram bem negativas, não nevou na cidade mais nos passeios que fizemos nos Lagos e nos centros de ski sim. Fizemos passeios todos os dias e o clima não nos atrapalhou. Se estiver na região aconselho a esquiar sim vale muito a pena.

Fui em Ushuaia em 2009 e 2011 e nas duas vezes fiquei no Cilene del Faro. A localização é ótima, equipe atenciosa, apartamento muito confortável, espaçoso, vista linda. Recomendo sem restrições.

Fui no inverno passado e, como fui sozinho, fiquei no Antarctica Hostel, que pelas avaliações da comunidade é o melhor hostel da cidade.
Não me decepcionei. É tudo simples, mas aconchegante e com aquele atendimento especial quase familiar que só os hostels oferecem.

Fiquei no Alto Andino por indicação do Ricardo Freire aqui no site. Gostei das instalações e escolhi o quarto com cozinha para não ter que sair a noite (no frio) para o jantar/lanche. Vinho e pasta rolaram naquela viagem. A vista e o próprio café da manhã são realmente incríveis. Muito bom voltar dos passeios e sentar ali para ver o por do sol e brindar com uma cerveja artesanal (ou uma taça de espumante), a grande experiência de estar no fim do mundo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.