bonito-flutuacao-riodaprata

Guia de Bonito

4 flutuações em Bonito: Rio da Prata x Aquário x Rio Sucuri x Nascente Azul

Foram as flutuações que colocaram Bonito no mapa do ecoturismo brasileiro. São passeios gostosos, descendo a favor da correnteza dos rios, que tanto no verão como no inverno têm sempre a água em temperatura agradável, na casa dos 20°C.

As principais flutuações em Bonito e arredores são a do Rio da Prata, do Aquário Natural, da Nascente do Rio Sucuri e da Nascente Azul. A flutuação do Rio da Prata é a mais famosa e disputada, e não conseguir uma vaga geralmente frustra os visitantes que não sabem da necessidade de reservar os passeios com antecedência.

A verdade é que cada flutuação tem algo de especial, e qualquer uma das quatro principais já faria valer a pena o seu bilhete até Bonito. Mais abaixo, conheça cada uma e escolha a sua favorita. Ou faça duas, três, quatro flutuações — é impossível se entediar de tanta beleza.

Para saber antes de flutuar

flutuacoes em bonito nascente rio sucuri

As flutuações em Bonito acontecem em propriedades particulares com acesso aos rios da região. São fazendas que mantêm outras atividades além do turismo, mas que construíram uma estrutura independente para receber visitantes.

No preço da visita já está incluso o aluguel de armários individuais ou coletivos nos vestiários, e também o aluguel de equipamento, que tem uso obrigatório (macacão de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas, máscara e snorkel). Há macacões de neoprene em uma boa variedade de tamanhos.

Não se esqueça de levar toalha (os hotéis costumam emprestar ou alugar) e também a sua roupa de banho.

flutuação nascente azul bonito

As flutuações são feitas em grupos pequenos, de até 9 pessoas. Os grupos são sempre acompanhados por guias. O guia ou vai nadando à frente do grupo, ou segue o grupo num barquinho não-motorizado. O Aquário Natural é o único passeio que conta com ambos.

Segure o César Cielo que existe dentro de você: o nome “flutuação” não foi dado à toa para este tipo de passeio. Nadar com força é proibido, para não levantar sedimentos e prejudicar a visibilidade na água.

flutuação rio da prata bonito

Pisar no fundo dos rios é proibidérrimo.

As flutuações em Bonito podem ser feitas por crianças, se acompanhadas por um responsável, e também por quem não sabe nadar. Algumas flutuações são mais recomendadas do que outras, nesses casos (explicamos adiante). As águas são rasas em boa parte dos percursos, o que dá uma sensação maior de segurança.

É raro, mas pode acontecer de um jacaré ou uma sucuri fazerem uma participação especial durante o passeio. Isso é mais provável de acontecer no primeiro horário de flutuação do dia.

As flutuações acontecem em todos os dias do ano, faça chuva ou faça sol. Só chuvas torrenciais é que podem causar o cancelamento de passeios. O verão é a estação mais chuvosa em Bonito.

Rio da Prata

flutuação rio da prata bonito

Com o maior percurso a ser cumprido, dentro e fora do rio, a flutuação do Rio da Prata não chega a ser radical, mas é mais aventureira do que as outras. Em primeiro lugar, é a única em que se permite que os visitantes nadem o tempo todo sem colete salva-vidas, caso prefiram. E embora a maior parte do passeio aconteça na paz de sempre, a combinação de corredeiras + água rasinha + pedras pontiagudas em um certo momento do trajeto pode deixar de lembrança alguns arranhões nas canelas.

flutuação rio da prata bonito

O passeio começa com uma caminhada de 45 minutos pela mata, em terreno plano. A flutuação acontece em dois trechos do rio Olho d’Água, afluente do rio da Prata, e depois no rio da Prata em si — mais profundo e geladinho. No final do passeio, caminhada de novo.

Um guia acompanha o grupo durante o tempo inteiro dentro da água, e o treinamento para a flutuação é feito no próprio rio. Na segunda parte da flutuação pode haver ou não a companhia de um barco de apoio, que quando está em operação leva a bordo quem não estiver disposto a encarar a parte do percurso onde não dá pé.

flutuação rio da prata bonito

Quanto ao visu, o mais especial no Rio da Prata  é o cenário, que muda muito ao longo da percurso. Poder encontrar peixes parrudos como pacus e dourados, que não existem nas demais flutuações, é também bastante divertido.A flutuação no Rio da Prata

  • Exige mais habilidade na água e não é recomendável para crianças pequenas;
  • Deve ser reservada com muita antecedência;
  • Pode ser combinada com cavalgada e almoço na mesma propriedade;
  • Acontece no município de Jardim, a 45 km de Bonito;
  • Faz uma ótima dobradinha com o passeio ao Buraco das Araras.

Nascente do Rio Sucuri

flutuacoes-em-bonito-rio-sucuri

O passeio da Nascente do Rio Sucuri é o mais gostoso e relaxante entre as flutuações em Bonito. Depois de uma curtíssima caminhada sobre uma passarela de madeira para avistar a nascente do rio, é só cair na água um pouco adiante e se deixar levar pela correnteza. Suave, suave.

O guia acompanha o grupo em um barco de apoio durante o tempo todo de passeio, que pode levar a bordo pessoas que prefiram não fazer a flutuação. O treinamento para adaptação ao snorkel é feito na piscina da propriedade, nos meses quentes, ou direto no rio, nos meses de inverno.

flutuação nascente do sucuri bonito

O que impressiona na Nascente do Rio Sucuri é a transparência da água. Há menos peixes do que nos demais rios, então é uma flutuação mais recomendada para quem pretende fazer pelo menos mais um outro passeio do gênero em Bonito.

Já antecipando a pergunta: os passeios da Barra do Rio Sucuri e da Nascente do Rio Sucuri são feitos no mesmo rio, mas por fazendas diferentes. A fazenda da Nascente do Rio Sucuri tem uma posição mais privilegiada para o passeio.

Vale reservar um tempinho para passear pela sede da Fazenda São Geraldo, que tem um lindo pomar e às vezes recebe a visita de tamanduás-bandeira.

A flutuação da Nascente do Rio Sucuri

  • Exige habilidade intermediária na água;
  • É a segunda mais longa entre as principais flutuações em Bonito;
  • Pode ser combinada com cavalgada, tour de bicicleta e almoço na mesma propriedade;
  • Acontece a 19 km do centro de Bonito;
  • Faz uma boa dobradinha com o balneário da Praia da Figueira.

Aquário Natural

aquario natural bonito

Se você só vai fazer uma flutuação em Bonito, se você viaja com crianças pequenas, ou se alguém do grupo não sabe nadar mas não quer ficar de fora do passeio, a flutuação mais recomendável a escolher é, sem dúvida, a do Aquário Natural.

aquario natural bonito

A dinâmica do passeio é ótima para quem não tem intimidade com a água. Terminado o treinamento na piscina, os visitantes seguem até o rio Baía Bonita em uma caminhada curta sobre uma passarela de madeira. A primeira parte da flutuação acontece em uma área delimitada do rio em que não há correnteza, o que é ótimo para ganhar mais traquejo com o equipamento e para se habituar com a presença dos peixes — que são muitos, muitos, muitos mesmo.

aquario natural bonito

A vegetação debaixo d’água completa a cena. É um passeio plasticamente deslumbrante.

No final do percurso, quem quiser ainda pode fazer um tchibum de tirolesa.

A flutuação no Aquário Natural

  • Não exige habilidade na água e é a mais recomendável para crianças pequenas;
  • Das flutuações em Bonito, é onde vale mais a pena levar câmera subaquática;
  • Pode ser combinada com uso de piscina aquecida e almoço na mesma propriedade;
  • Acontece a 7 km do centro de Bonito;
  • Faz uma boa dobradinha com o Balneário Municipal ou com o passeio de bóia cross.

Nascente Azul

flutuação nascente azul bonito

A flutuação na Nascente Azul é a mais curtinha entre as quatro principais de Bonito — de neoprene e snorkel, dentro do rio, você não vai permanecer muito mais do que meia hora. Mas, ainda assim, vale muitíssimo a pena, especialmente em dias quentes: a fazenda é também dublê de balneário, funcionando como uma gostosa praia de rio. Depois de cumprida a etapa da flutuação, e já livre do equipamento, você pode nadar à vontade, saltar da tirolesa e passear de caiaque, também em águas transparentes e rodeado de muitos peixes.

flutuação nascente azul

Para chegar no rio Bonito, onde é feita a flutuação, é preciso cumprir uma trilha não muito longa, mas com alguns degraus. O esforço é recompensado mesmo antes de a trilha acabar, quando se encontra uma cachoeira lindíssima, formada por calcário.

Daí em diante, a beleza só aumenta.

flutuacoes-em-bonito-nascente-azul4

O treinamento para a flutuação é feito numa parte bem rasinha do rio. Depois da adaptação, uma pequena caminhada leva à porção mais impressionante do passeio. Nessa área é permitido deixar os coletes salva-vidas brevemente de lado, e nadar em direção a uma grande fenda, usando uma corda como guia.

flutuação nascente azul bonito

Depois é só seguir o curso do rio, quase sem correnteza, na companhia do guia do passeio, que vai nadando junto. Não há barco de apoio, mas é um passeio bastante fácil para iniciantes.

A flutuação na Nascente Azul

  • Não exige habilidades na água e pode ser feita por crianças pequenas;
  • É a mais curta das flutuações em Bonito, mas muito proveitosa, ainda assim;
  • Pode ser combinada com banho de rio e almoço na mesma propriedade;
  • Acontece a 29 km do centro de Bonito;
  • Faz uma boa dobradinha com as cachoeiras da Estância Mimosa, para quem tiver pique para um segundo passeio com trilha mais puxada.

13 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito