Machu Picchu novas regras

Foi a Machu Picchu já com as novas regras de visitação? Conta pra gente!

Machu Picchu novas regras

Este post se referia às novas regras de visitação a Machu Picchu implantadas em 2017.

Para ver as novas regras de visitação a Machu Picchu implantadas em 2019, clique aqui:

Machu Picchu: as novas regras de visitação 2019

64 comentários

Olá Ricardo, lendo seu texto, a minha experiência e as contribuições de outros viajantes, posso concluir inicialmente que as regras ainda estão muito confusas. Quando compramos os ingressos já havia a obrigatoriedade da escolha dos horários de visitação mas parece que não estão seguindo à risca assim como os outros itens das nova exigências. Eu penso que tem a ver com a dinâmica das greves que estão rolando por lá, cuja estratégia é dificultar o acesso aos turistas impactando a economia do setor turístico e chamando a atenção para a causa deles. Diante desse quadro o governo deve ter percebido que não era momento para endurecer as regras diante do caos que se instalou por lá. Vou contar que a coisa foi muito tensa MESMO. Até hoje dia 3 de agosto de 2017 a coisa ainda não se resolveu por lá e eles ainda devem estar flexibilizando essas regras sim. Imagina Ollantaytambo totalmente lotada de microônibus, ônibus turísticos, carros de polícia, Samu gente se acotovelando na estação do trem e um engarrafamento monstro num sol de lascar até Cusco. Nossa sorte foi um taxista que ja estava combinado para nos pegar em Ollanta que cortou o caminho pelas montanhas, numa estrada de terra e uma paisagem de tirar o fôlego! Foi insólito, Cusco de verdade….vilas, povoados, ruinas, vilas, pastores de ovelhas, campos de trigo, vista da montanha nevada bem pertinho …lindooo…tão fora do roteiro…, mas chegamos bem! Esse é o lado legal quando algo sai fora do script. Mas queria muito agradecer seu blog que muito utilizo nas nossas viagens. Fico muito feliz em poder retribuir com informações que podem ajudar outros viajantes. Viajar é uma riqueza sem tamanho que nos ajuda a compreender o mundo! Parabéns pelo seu trabalho e agregar tantas pessoas que se ajudam!!! Conte comigo sempre!!!! 😊😎

Fui semana passada. Comprei ingresso para o 2o turno, não vi controle em relação a isso, muito menos na saída de quem estava lá no 1o turno. Estava bem cheio, como de costume. Festa de pau de selfie e sem necessidade de guia. Resumindo: na prática nada mudou!

Voltei do Peru dia 31 de julho e estive em Machu Picchu dia 28. Cheguei ao parque por volta das 6:50 onde próximo ao controle de entrada vários guias se ofereciam para fazer a visita guiada. Consegui entrar sem guia sem problema algum, mas meu ingresso era apenas para Machu Picchu – não sei qual é o procedimento para Wayna Picchu. Saí do parque pouco antes do meio-dia, mas ouvi de um guia que a regra dos horários dos turnos não vem sendo cumprida.

fui semana passada ja com as novas regras e tudo ainda esta bem confuso….é possivel sim entrar sem guia e fazer suas fotos tranquilamente, sair, entrar novamente e contratar um guia. Os horarios na verdade sao de entrada, ou seja, se voce compra o ingresso de 6h as 12h, quer dizer que pode entrar ate as 12h…mas quando voce chega la ninguem sabe informar, tudo muito confuso ainda….
E o controle na porta nao esta sendo feito muito bem, ainda se ve gente com pau de self

Fomos ao Peru em julho/2017 seguindo todas as dicas do Viaje na Viagem e foi perfeito! O roteiro que vocês indicam está no tamanho certo e bem completinho.
Quanto a Machu Picchu, seguindo as dicas daqui, já tinha comprado os ingressos em fevereiro, antes das mudanças, e por isso não tinha horário específico para entrar. Fomos de manhã, bem cedinho. Entramos na fila do ônibus as 5:30 e esperamos até as 7:00 pra conseguir subir. Perto das 10:30 da manhã já estávamos voltando.
Mais importante: não foi exigido guia para entrar, apenas verificaram o ingresso e passaporte. Falamos com alguns brasileiros que tiveram dificuldade para aceitarem a carteira de identidade; então, quem tem passaporte é melhor levar ao invés da ID.
Tinha várias pessoas com garrafinha de água de plástico, e não parecia haver limite de tempo para ficar no parque. Também não tinha nenhum tipo de proibição para tirar fotos, e tivemos liberdade para andar por todoo parque.
Aparentemente, a única mudança foi o horário de entrada, mas os guias de lá estavam falando que depois de entrar não tinha restrição para permanecer dentro do parque.

Minha experiência. Fiz Machu Picchu + Montanha no dia 21/07. Não precisei entrar com guia. Não tive que sair correndo ao fim do turno. Podia sair e re-entrar uma vez. O único controle, foi de acesso a Montanha, respeitando o horário entre 7 às 8 h. Entrei às 7, fiz a trilha da Montanha em 1h32, deci as 11h…Tinha um pessoal que chegou para subir a montanha nesse horário e não foi permitido. Explorei a cidade com calma e saí as 15:30, porque tinha passagem de trem comprada para às 16:36, de retorno a Cusco. Super tranquilo e Sensacional!

Visitei Machupicchu dia 26/07 (quarta-feira passada) e não fiscalizaram nossas mochilas, não fizeram menção à necessidade de ter um guia para subir a montanha (nem contratei) e tampouco algum tipo de controle de horário. Endosso tudo o que foi relatado acima pelos demais viajantes : essas ´novas regras`não estão efetivamente sendo cobradas/cumpridas.

Visitamos Machu Picchu no dia 27 de julho, e constatamos que as novas regras não estão sendo aplicadas. Segundo o guia que contratamos previamente, elas só serão de fato implementadas pelo governo em julho/2018. Pode-se comprar ingressos no local, na hora da visita, sem limite de pessoas. Também há diversos guias disponíveis para contratação na entrada do sítio. Não há nenhum tipo de restrição a ficar o dia inteiro no sítio. Muito menos fiscalização. Mochilas não são revistadas. Entra-se com o que quiser, inclusive comida. Pode-se sair uma vez para ir ao banheiro e retornar se guia. O guia acompanha a visita por 2h30min. Depois, você pode circular sozinho pelo tempo que quiser. A sensação que tivemos é de que o objetivo imediato do governo é continuar ganhando muito dinheiro com os ingressos, e a questão da preservação fica secundarizada. Valeu muito a visita, mas é necessário que as regras fiquem mais claras e que de fato sejam cumpridas por todos.

Estive em Machu Picchu no dia 23 de julho e na hora da compra do ingresso perguntei se precisávamos do guia para entrar. Ele foi até um pouco ríspido na resposta e disse que não. Entramos sem o guia

Eu fui pra MachuPicchu dia 18 de julho. O meu ingresso era do período de manhã e eu fiquei até 14:00, não tem fiscalização sobre a hora que você sai. Na saída não tem ninguém do parque olhando, e pode entrar de novo no mesmo dia.
O guia me falou que essas são regras da UNESCO e que a cidade não liga muito, eles querem é faturar com os ingressos.
Quando fui mostrar o ticket na entrada me perguntaram quem era o meu guia. E pode voltar no mesmo dia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito