Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Machu Picchu novas regras 2019

Na virada do ano, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.

Machu Picchu: novas regras 2019

Clique para ver os detalhes de cada novidade:m

Os ingressos agora têm hora marcada

Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.

Machu Picchu: 9 horários para entrar

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h

Não adianta chegar antes da hora -- o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.

Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.

Os ônibus agora também têm horário marcado?

Embarque a Machu PIcchu

Eu pensava que teriam -- seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.

Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).

Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.

Limite de 4 horas para a visita

Machu Picchu novas regras 2019

A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso -- a cor indica o horário em que deve sair do parque.

O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.

(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)

Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior -- veja no próximo tópico.

Novos horários para as trilhas às montanhas

É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).

São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.

A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.

Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu

Machu PIcchu novas regras 2019

  • Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
    • Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
  • Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
    • Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
Machu Picchu com Montanha Machu Picchu

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
    • Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Entrada a Machu Picchu
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).

Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

Obrigatoriedade de guia

Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.

As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia -- pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.

É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.

Leia mais:

148 comentários

Vinicius
ViniciusPermalinkResponder

Pessoal, bom dia!
Há relatos reais de pessoas entrando em Machu Pichu apenas com o RG?
Eu vi alguns comentários que diziam ser tranquila a entrada, mas alguém que foi em 2019 e usou de fato o RG pode dar uma luz acerca deste assunto?
Os investimentos para ir a Machu Pichu são muito altos e chegar lá e ter uma possível frustração me deixa bastante preocupado!

Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Pelo amor de Deus, meu filho, não é preciso passaporte para entrar no Peru, você acha que vai ser preciso passaporte para entrar numa atração? Pense. Reflita. Medite. É UM BUG DO NOVO SITE DE VENDA DE INGRESSOS DE MACHU PICCHU, que está no ar apenas desde o início do ano, respondemos isso quinhentas vezes e até agora não voltou ninguém pra tentar me assassinar por ter dado uma dica errada. Ponha o número do seu RG, e seja feliz.

Mas de novo: ainda assim, recomendamos MUITO que TODO BRASILEIRO use PASSAPORTE sempre que viajar para QUALQUER LUGAR.

Tem um vídeo do Ricardo Freire que explica por quê:
https://www.youtube.com/watch?v=FrqZfy4FGpk

ANA LUIZA DA COSTA SOUZA

Minha dúvida é: se eu comprar o ticket de entrada para as 11h, posso entrar entre 11h e 12h?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Luiza! Pode.

EDARGE MARCONDES

Sobre os ingressos para acessar o parque, consigo comprar em Cuzco com um dia de antecedência ou tenho que comprar com antecedência maior pela internet?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Esarge! Com antecedência.

Diogo
DiogoPermalinkResponder

Olá,
É possível fazer uma das trilhas sozinho e, em seguida, contratar o guia para fazer a visita à cidade? Ou só pode entrar na trilha com guia também? Agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! Só dá para entrar uma vez na cidadela. O guia é contratado do lado de fora.

Laura
LauraPermalinkResponder

Olá,

Eu consigo comprar somente ida do ônibus de subida ou obrigatoriamente, tenho comprar subida e descida?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Não, você pode comprar só um trecho.

Rafael Espirito Santo

Comprei o ingresso para a cidadela às 8h com ingresso na montanha entre 9 e 10h. Imagino que vá ser ruim de acompanhar algum grupo já que terei que estar na portaria da montanha entre 9h e 10h. Como fazer nestes casos? Vi que no meu ingresso está escrito re-entry: 1. Neste caso, seria possível fazer a trilha, sair do parque e entrar em algum grupo para uma visita guiada? Os guias costumam seguir o circuito 1 (mais completo)?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Resposta positiva para todas as perguntas.

haline
halinePermalinkResponder

Olá, tenho uma dúvida. Meu ingresso está marcado entrada 08:00 devo respeitar o horário ou posso ingressar no parque qualquer hora, desde que seja de manhã?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Haline! Para não ter problemas, apresente-se antes das 9h.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá, com a experiência de vocês, qual horário vocês sugerem para fazer a visita? 8h é um bom horário para visitar ou é melhor nos primeiros horários?
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Antigamente era interessante fazer o tour mais cedo para entrar antes dos visitantes que vinham de Cusco. Hoje não há mais essa vantagem, o número de visitantes está mais distribuído durante o dia.

Wellington
WellingtonPermalinkResponder

Eu vou comprar a entradas para as 14h. Será que chegando as 12h40 consigo subir a tempo? (pegar o onibus ate o parque).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wellington! Sim.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Wellington, se eu não me engano, você já compra seu ingresso do onibus com o horario marcado de subida. A descida eles foram mais flexiveis quando fui em fevereiro/2019. Da bastante tempo sim, já que a subida de Aguas Calientes para a entrada do parque dura uns 30 min aprox.

Tatiane Kovalski

Estive em 2017 e 2018 e as regras na prática não estavam funcionando. Nem na questão da entrada com guia, nem na permanência, nem no reingresso. Pergunto na prática essas regras estão valendo MESMO? Principalmente a questão do tempo de permanência. Se alguém foi ESTE ano e puder dar o relato agradeço muito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

RODRIGO LACERDA

Contratei uma guia em julho mas não vi ninguém controlando isto. Para quem nunca foi recomendo um guia para melhor aproveitar a visita. São muitas histórias e explicações imperdíveis.
Quanto ao tempo de permanência, a princípio, não existe controle ostensivo. Mesmo porque todo mundo se junta lá dentro e não existe nenhuma forma de controlar a não ser aparecer um fiscal e solicitar seu ingresso.
Quanto ao reingresso não sei te responder mas as catracas são eletrônicas então é bem possível saberem que você já usou o ingresso.

Gustavo Bueno
Gustavo BuenoPermalinkResponder

Tatiane, tudo bem?
Eu fui em fevereiro/2019 lá, mas como fui com guia já contratado, não consegui ver na prática essa obrigatoriedade de ter guia. Aliás, te comento que o guia mandou a gente ir entrando, e ninguem me perguntou se eu estava acompanhado, só validaram meu ticket. O que eu sei é que antes da entrada, em frente aonde eles validam seu ingresso, ficam parados alguns guias uniformizados oferecendo tours. Talvez para quem não contasse com um naquele momento. Não sei se eles serão fáceis de encontrar na alta temporada, por exemplo.

Sobre o reingresso, eles estão mais rigidos. O que eu pude perceber é agora o caminhar lá dentro está mais controlado e os fiscais estão mais atentos. É em linha reta da entrada até o término do tour, ou seja, você vai parando nas estações e fica o tempo que quiser para receber explicações ou tirar fotos, mas depois de passar de uma para outra, não é permitido voltar de onde você veio. O tempo de permanência ficou livre depois de terminado meu tour, eu não fui obrigado a sair de imediato, mas era baixa temporada, então não sei como estará em outras épocas. Eu tambem peguei o inicio dessas regras, então não sei se piorou.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Tatiane,
Confirmo o que os colegas já disseram: (i) na entrada, ninguém pergunta se você está ou não com um guia - mas eu recomendo que vc contrate, caso seja a sua primeira visita, (ii) eles controlam apenas o horário de entrada marcado no bilhete, logo, não pode entrar antes do tempo, (iii) uma vez dentro do parque, não vi fiscais mandando as pessoas saírem, por isso, acredito que possa ficar lá dentro depois das quatro horas "padrão" da visita, porém, não é possível retornar aos locais em que você já visitou - p. ex.: ao descer do alto da montanha em direção às ruínas, não é possível subir novamente, especialmente nos pontos em que se tira a foto tradicional de Machu Picchu e (iv) após sair do sítio, não é possível a reentrada: há placas informando a proibição e eu vi algumas pessoas barradas.

Milton Lucio
Milton LucioPermalinkResponder

Fui a Macchu Picchu no inicio do mês (setembro/2019).
O unico controle que eu vi era o do horário de ingresso. Voce tem uma hora para entrar no sitio arqueologico, a contar do horario estampado no bilhete (ou seja, se for 07:00 tem que entrar, a principio, até as 7:59). Não sei se dão alguns minutos de tolerância ...
Consequentemente, não era permitido o reingresso (sair do sítio e entrar de novo, para ir no banheiro, por exemplo).
Mas não vi nenhuma obrigatoriedade de ter que entrar com guia. Fomos em M.P. 2 dias seguidos, um sem guia e no outro dia com guia, em um grupo de 06 pessoas formado lá na hora. Os preços cobrados eram em média de USD 60,00 para ter guia "particular" (grupo fechado, família, casal, etc.), ou então S/. 30,00 (soles) por pessoa, em grupos de "avulsos" formados no portão da entrada.
Também não vi nenhum controle do tempo de permanência no local. Na pratica, dava para ficar o tempo que quisesse, desde que não saísse do sítio, pois não era permitido o reingresso.

Os microonibus que saem de Aguas Caliente para o sitio arqueológico tambem respeitavam os horarios de entrada no bilhete (formavam filas conforme o horario de entrada), mas para retorno não havia este controle, apesar do horario sugerido de retorno carimbado no bilhete.

Milena Kronemberg

Olá Tatiane! Eu e meu marido estivemos em Machu Picchu em julho 2019 e eles seguem o horário que você comprou para entrada na cidadela já na hora de pegar o ônibus em Machu Picchu Pueblo. Nosso ingresso estava marcado para 9h, chegamos às 8h na fila mas só conseguimos embarcar após todas as pessoas que tinham ingresso pra 8h terem saído. Sendo assim conseguimos pegar o ônibus às 8:30h. Foi tudo bem organizado e eles já carimbam o horário de retorno no seu ingresso. Nós contratamos um guia na fila do ônibus, sendo que quando chegamos na entrada da cidadela tinham muitos guias lá, mas me pareceu que pode sim entrar sem guia. Quanto ao horário de permanência, pode-se ficar até 4h se você não faz nenhuma trilha àsmontanhas e se está com um guia você leva em torno de 2:30/3h para fazer o circuito 1 e o guia já te deixa na parte final, um pouco antes da saída e não pode retornar em nenhum momento. Ele deixa esse tempo de 1/1:30h para podermos descansar, apreciar um pouco mais aquela maravilha, tirar mais umas fotos e também para termos tempo de nos dirigirmos até a saída.

Thaline
ThalinePermalinkResponder

Olá. As entradas da cidadela e da Montanha Machu Pichu são diferentes? É possível entrar na cidadela as 6h, fazer parte do circuito, ir para a entrada da trilha ás 8h, fazer a trilha e depois retornar a cidadela para terminar o resto do circuito? Se eu chegar atrasada para a subida na trilha da Montanha, eles realmente vão impedir minha subida?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaline! Você só pode fazer a trilha no horário comprado.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Se eu compro o trem + ônibus na Inca Rail, por exemplo, preciso me preocupar em chegar mais cedo? Meu lugar não estaria garantido de acordo com o horário comprado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! O que vale para a sua entrada é o horário do ingresso. Compre seu transporte para um horário compatível com o horário da sua entrada. A Inca Rail não tem nenhuma ingerência no parque.

Helem
HelemPermalinkResponder

Olá, estive semana passada em Machu Picchu (12/09), e comprei minha entrada para as 6h da manhã. Comprei os ingressos do ônibus ainda em Cuzco no Interbank (24 dólares ida e volta), no bilhete do bus não tinha horário de entrada definido, mas foi super fácil pegar por que são muitos ônibus disponíveis, cheguei no ponto as 5h23 e 5h35 já estava embarcando. Para entrar no parque o guia nos abordou cobrando 80 dólares para um grupo de até 6 pessoas....não fechamos e entramos sem guia mesmo. Na entrada só validaram nossos horários e não nos questionaram sobre possuir Guia. No hostel o dono haviamos nos dado um guia do parque, então conseguimos fazer com ele a trilha mas longa. Em nenhum momento os funcionários nos questionaram o horário em que entramos, até mesmo por que é difícil controlar o horário em que cada pessoa entrou. No total ficamos 7h30 no parque (entrei às 6h e saí 13h30), não tem banheiro dentro do parque então se preparem antes ou aguentem até a saída (são cobrados 2 soles para usar o banheiro). Na saída tem a mesinha para carimbar seu passaporte, então quem quiser uma recordação não esqueçam de levar. O caminho é um só sentido...mas conseguimos retornar em alguns pontos fora da presença dos monitores do local...enfim é uma experiência incrível que recomendo!

Enehilde
EnehildePermalinkResponder

Tenho uma filho de 3 anos e um menino de 7. Vocês acham que dá para ir a Machu Picchu com eles?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Enehilde! Sempre depende das crianças e dos pais. Não é uma viagem óbvia para crianças.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Não cometa essa bobagem.....

Sandro
SandroPermalinkResponder

Olá boa tarde! Gostaria de tirar uma pequena dúvida, caso não seja um problema. Comprei um pacote fechado no hotel hurbano, para lima e cusco com translado e ticket para o trem que leva até machu picchu, mas estou em uma dúvida constante, pois em machu pocchu gistaria de ir até o platô onde se encontra as ruínas, e poder caminhar sobre ele e tocar nos monumentos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Veja se o pacote incluu o ingresso para a cidadela. Se não incluir você vai precisar comprar.

ALF
ALFPermalinkResponder

ola, vc pode me dizer se da para visitar o parque em dezembro. chove muito nessa época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alf! Dá para visitar, mas já é o começo da estação das chuvas.

Eder Alves
Eder AlvesPermalinkResponder

Os ingressos podem ser comprados com 6 meses de antecedência, correto? O site esta limitando somente para 2019 e ainda não abril para 2020, sabem se é algum bug?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eder! Podem estar mudando alguma coisa no sistema de reservas. Não há problema, os primeiros meses são baixa temporada, a coisa só aperta em termos de vaga da Páscoa em diante.

Raphael Leão
Raphael LeãoPermalinkResponder

Boa tarde, tudo bem?
Tenho uma dúvida: Há uma opção de compra de bilhete:
Cidadela (LLAQTA): 7h-8h.
Montanha Waynapicchu: 7h-8h.
Nesse caso, eu entro no parque às 7h e tenho até às 8h pra entrar na trilha da montanha, correto?
Mas como funciona isso? Eu teria só 1 hora pra fazer a cidadela? Há como eu entrar na tilha da montanha e depois fazer a cidadela? São entradas diferentes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! Você será admitido no portão de acesso à montanha Waynapicchu entre 8h e 9h. Terá o tempo necessário para subir e descer e ainda visitar a cidadela.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar