Machu Picchu novas regras

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019

Machu Picchu novas regras 2019

Quer todas as informações sobre Machu Picchu?

Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):

No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.

Machu Picchu: novas regras 2019

Clique para ver os detalhes de cada novidade:

Os ingressos agora têm hora marcada

Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.

Machu Picchu: 9 horários para entrar

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h

Não adianta chegar antes da hora — o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.

Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019 1

Os ônibus agora também têm horário marcado?

Embarque a Machu PIcchu

Eu pensava que teriam — seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.

Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).

Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.

Limite de 4 horas para a visita

Machu Picchu novas regras 2019

A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso — a cor indica o horário em que deve sair do parque.

O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.

(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)

Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior — veja no próximo tópico.

Novos horários para as trilhas às montanhas

É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).

São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.

A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.

Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu

Machu PIcchu novas regras 2019

  • Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
    • Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
  • Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
    • Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Machu Picchu com Montanha Machu Picchu

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
    • Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Entrada a Machu Picchu
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).

Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

Obrigatoriedade de guia

Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.

As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia — pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.

É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.

Leia mais:


Lua de mel dicas Peru

170 comentários

Por favor, alguém poderia me ajudar com informações sobre a viagem a MP saindo de Cuzco?

Como faço para ir a MP saindo de Cuzco?

É que não encontrei nenhuma postagem recente sobre o assunto.

Deverei ir no fim de abril/19 e ainda não comprei as entradas para MP…

Muito obrigado!

Tenho um conhecido que mora no Acre e já foi várias vezes a Cusco de carro. a uns 5 anos atras ele tinha comentado que estava lotado de gente e uma bagunça sem fim. Ele até pediu pra ir logo conhecer pq do jeito que estava, o governo teria que fechar o acesso ou controlar com mão de ferro. Sinais de desgaste e depredação já começam a aparecer…. acho que está acontecendo isso…

Olá, gostaria de fazer o passeio guiado do Circuito 1 que leva 3 horas e no final eu quero fazer a trilha até a Porta do Sol (Intipunku). Alguém que já foi lá sabe me dizer: quando acaba o circuito estamos fora da cidadela? Ou quando acabar o circuito eu vou conseguir acesso à trilha sem ter que sair?

    Olá, Marcilene! Você pode ir até a Porta do Sol como parte do circuito 1.

    O circuito 1 vai até a Casa do Guardião. De lá até a Porta do Sol tem uma trilha de uns 45 minutos…
    O circuito acaba fora da cidade? Eu consigo acabar o circuito e dar umas voltas por lá?

    Olá, Marcilene! Pelo que eu entendi você pode fazer esse desvio incorporado ao circuito 1.

    Nossa, tô confusa… mandei um email pra tipo a “secretaria de cultura” de cusco pedindo umas informações e eles responderam que, quando acaba o circuito vc tem que sair de MP. Então se eu faço só o circuito 1 e saio, fiquei menos de 4 horas, e se eu quero ficar as 4 horas que tenho direito??
    Se assim que começa o circuito 1, que sobe até a casa do Guardião eu desviar e ir até Porta do Sol, eu saio do meu grupo guiado (que agora é obrigatório) e é proibido sair de um grupo e entrar em outro.
    Tô sem saber o q fazer e ninguém de lá me passa informação coerente.
    O que salvaria seria alguém que foi lá recentemente falar como fez para ir até Porta do Sol

    Olá, Marcilene! Me parece que nesse caso você vai precisar contratar um guia exclusivo ou tentar entrar sem guia ou abandonar o seu grupo no ponto de saída para a Porta do Sol. Pode haver também a formação de grupos que vão até a Porta do Sol.

    Em Aguas Calientes você poderá tirar o pulso da situação atual — se há mesmo rigor na exigência ser acompanhado o tempo todo por guia.

Ola, estou indo para cusco essa semana, nao sabia nessas novas regras, pretendia ir para machu picchu de van e depois caminhando ( uma maneira que alguns amigos fizeram). Poderiam me dar algumas dicas, sera que é possivel?

    Olá, Henrique! Desaconselhamos veementemente (você deve estar se referindo ao esquema da hidrelétrica, que a gente nem põe aqui porque é turismo masoquista), mas continua possível. A única regra importante de acesso que mudou é o ingresso com hora marcada para quem comprou a partir de 1º de janeiro.

Fiz esta viagem há alguns anos atrás. Seguimos depois para Cuzco e de lá fizemos de ônibus turístico a trilha inca, até Puno. As ruínas de uma cidade inca e uma igreja construida pelos espanhóis são indescritíveis. Seguimos então pelo lago Titicaca até uma vila antiga. Viagem inesquecível.

Estive em setembro em Cusco e Lima e adorei esse incrível país. A cidade de Cusco é linda e fiz vários passeios a partir de lá…E contrariando todos que já viajaram para o Peru, NÃO fui para Machu Picchu justamente pelos preços abusivos, achei que a relação custo x benefício não valia a pena e não me arrependi em momento algum.

Irei em Julho então estou de olho nos comentários de pessoas que já foram neste ano.

Estive no Peru em outubro passado e embora já tivesse conhecido Machu Picchu em 2016, seria impossível não voltar por duas razões: a cidade perdida dos incas é única em arquitetura, engenharia e energia criada por Pachacutec ou Pachacuti. O que a grande maioria desconhece e que me foi dito pelo nosso guia e historiador é que o imperador, ao pensar na cidade, a teria como um repositor energético, portanto tudo o que os guias locais explicam, não procede quanto à construção da cidade.
Outra coisa bem interessante que fiz ao elaborar o roteiro foi ter incluído Cocalmayo / Águas Termales de Santa Tereza antes de chegarmos à Águas Calientes. Super recomendo! Entretanto, vá conhecer as piscinas termais depois de visitar Machu Picchu, fomos antes e tivemos que subir uma ladeira moderada, quase imperceptível na ida. Naturalmente para descer é mais confortável e suave.
Conheçam Rainbow Mountain! E se faltar oxigênio, como foi o nosso caso, todos os guias levam cilindros de oxigênio. O ponto mais alto das Montanhas Coloridas fica a 5.300 de altitude, é surreal, mas a visão é deslumbrante, nunca vi nada igual na vida.
Há um vilarejo a pouco mais de 1 hora de Cusco chamado Andahuaylillas onde vc pode conhecer a Iglesia de São Pedro ou como é mais conhecida, a Capela Sistina das Américas. É interessante, mas as igrejas de Cusco são maiores e mais bonitas. Porém quem curte temas voltados para os extraterrestres há um pequeno centro artesanal colado ao muro da igreja: Museu Ritos Andinos. Também recomendo. Se vc tiver uma grana “sobrando” vá conhecer o lago Titicaca em Puno, é esplendoroso e mágico.
Enfim, gastei em torno de 1.500,00 dólares com tudo: passagem aérea, hospedagem, alimentação, city tour, transfer, comprinhas básicas e garanto que valeu cada centavo.
Boa viagem!

Olá,

Comprei ingresso para Machu Picchu para abril de 2019, com as novas regras, portanto. Escolhi o horário de entrada a partir das 7h. Quero saber se posso ingressar em qualquer hora a partir das 7h e se as 4h de permanência no sítio são contadas a partir da hora de entrada, ou necessariamente terei que sair às 11h.
Grata,
Eliana

    Olá, Eliana! O sistema está começando agora. Teoricamente você pode entrar em qualquer horário depois das 7h e teoricamente o seu tempo de permanência começa a contar a partir do momento em que você entra. Mas se eu fosse você tentaria entrar no intervalo entre 7h e 8h para evitar problemas.

    Oi Eliana, será que vamos nos encontrar la? Tbm comprei para dia 10 de Abril as 8:00!
    Tenho uma dúvida, a passagem de ida do trem vou comprar antecipado, mas a volta é necessário comprar antecipadamente ou pode comprar na hora? Corre o risco de faltar vaga?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito