Os 5 conselhos de viagem mais valiosos que eu posso te dar

mala-ideal

Se eu tivesse que resumir o que eu aprendi em todos esses anos — à custa de muitos erros — o resultado caberia em 5 conselhos. Não é a descoberta da pólvora. É apenas aplicação de senso comum.

1. Viaje na época certa

Viajar na época errada (seja por clima inconveniente, ou hiperlotação, ou paradeira total) significa não aproveitar a sua viagem como poderia. Para cada lugar aonde não se deve ir numa determinada época há inúmeros outros aonde é ótimo ir.

A propósito, consulte:

2. Compre sua passagem aérea até o primeiro destino a ser visitado, voltando do último destino a ser visitado

Todo dia aparece alguém aqui que economizou 200 ou 300 dólares comprando passagem até o lugar errado, só para descobrir que vai gastar mais do que isso para chegar aonde queria ir (e enfrentando os perrengues e inseguranças de conexões entre vôos sem nenhum vínculo entre si). A gambiarra quase nunca compensa.

A propósito, leia:

3. Viaje leve

Por mais vaidoso/vaidosa que você seja, acredite: não é preciso carregar o guarda-roupa nas costas. Você só entenderá a maravilha que é viajar leve depois de experimentar. Uma mala tamanho M, de quatro rodinhas, medindo até 65 cm de pé, e uma mochilinha de mão é tudo o que você precisa para passar 15 dias em qualquer lugar. Mais do que isso, use as lavanderias para lavar jeans e camisetas.

A propósito, leia:

4. Vá devagar

Quem viaja com pressa paga tudo mais caro e termina a viagem com a sensação de que vai precisar voltar um dia à maioria dos lugares que visitou. Voltar a um lugar é ótimo (eu adoro), mas vale a pena quando a gente quer repetir e aprofundar a experiência. Voltar apenas porque não conseguiu ver tudo o que deveria é pagar duas vezes para fazer uma única viagem.

A propósito, leia:

5. Desconsidere o dia da chegada e o dia da partida

Enquanto não inventarem o teletransporte, chegar e partir serão os momentos mais estressantes de uma viagem. Não aumente o stress desses dias inventando coisas importantes para fazer. Pense em programas light, que não dependam de reserva, compra de ingresso ou deslocamento complicado. Sua viagem vai ficar muitíssimo mais tranqüila.

Leia Mais

Os 5 conselhos de viagem mais valiosos que eu posso te dar 1

97 comentários

Eu sou bem atenta aos números 1 e 5.
O Único lugar que vou numa época “lotada” é o final de ano em Floripa, mas por motivo de passar com a família.

Eu só nao consegui viajar leve ainda e sempre volto Maia pesada pq nao resisto as compras. Um dia chego lá!

Compartilhei essas dicas no meu facebook…quem sabe assim consigo ajudar alguns amigos perdidos! Hehe!

Perfeito!!!! Esse lance de viajar leve é essencial mesmo, minha vida mudou desde que adotei uma mala + uma mochila! Já viajei 1 mês desse jeito e deu tudo certo, mais malas em viagens… never more!
Como viajo muito aproveitando oportunidades, as vezes não consigo eliminar a pressa… não a pressa de conhecer os lugares, pois eu não saio do meu ritmo para conhecer 5 museus ao invés de 1 bem visto, mas a pressa de querer ter ficado mais que um final de semana!
🙂

Pouca bagagem e muita história para contar!!! Isso sim é a viagem perfeita. Sou amante do slow travel. Quando vou a um pais, desfruto o máximo que posso, sem correrias. Rende muitas fotos e alguns posts…

Demorei até conseguir viajar com uma mala M… Agora, preciso aprender a voltar apenas com ela! 🙂

    Então somos duas!
    Ano passado, fiz minha primeira viagem com mala M (e foram 30 dias de Europa!). Usei o serviço de lavanderia de dois hotéis e mandei lavar na própria lavanderia em uma das cidades que visitei (dica da recepcionista do hotel, que recebeu uma caixinha mais generosa! – saiu 1/3 do preço) mas tive de comprar uma mala P, já na reta final, para acomodar as coisinhas/presentinhos que fui comprando pelo caminho.

Sempre sábio. Perfeito. É apropriado não só para viagens de turismo, mas para a viagem da vida. É um post para imprimir e colar na geladeira, e ler sempre.

Perfeito, Riq! 6a dica: antes de montar seu roteiro, leia tudo sobre o destino desejado no VNV! 😉

Lição dada, lição aprendida!!! :0
Estas dicas foram preciosas, e me deixam tranquila, sei que se eu segui-las, estarei fazendo o melhor.
É um previlégio ter acesso a estas informações e aos comentários então…. só fera!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.