Guia de Praga
Bate-voltas a partir de Praga
Há duas maneiras de fazer os bate-voltas a partir de Praga.
A maneira mais comum é ir e voltar no mesmo dia. Algumas das cidades vizinhas, porém, ficam ainda mais interessantes quando você consegue programar um pernoite.
Veja nosso dossiê e decida.
A Bóia recomenda:
- Vá e volte no mesmo dia: Pilsen | Terezín | Kutná Hora | Castelo de Karlštejn
- Se puder, fique uma noite: Český Krumlov | Karlovy Vary
- Como pit-stop a caminho de Viena: Český Krumlov
- Como pit-stop a caminho de Berlim: Dresden
Bate-voltas a partir de Praga: mapa
Bate-voltas a partir de Praga: Český Krumlov
- Como bate-volta: cansativo
- Com pernoite, voltando a Praga: mágico
- Com pernoite, de/para Viena: perfeito
Saindo de Praga, 3 horas de ônibus para ir, mais 3 horas de ônibus para voltar. Se Český Krumlov fosse uma cidade qualquer, tudo bem.
Mas ela é um tesouro da República Tcheca. Uma jóia pequenina, romântica, bucólica e aconchegante que merece, no mínimo, uma noite – até para você ver toda a beleza dela com a iluminação noturna.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Se mesmo assim você quiser passar apenas o dia em Český Krumlov, pegue o ônibus cedo, para poder chegar lá a tempo de caminhar bastante antes de voltar.
A melhor opção é a RegioJet, que tem saídas frequentes da estação rodoviária Na Knížecí (linha amarela no metrô, estação Anděl) e chegada lá também. A ida e volta sai a partir de 420 coroas.
Dá para ir desde Viena, a caminho de Praga? Sim: a logística é imbatível – você não precisa fazer uma longa viagem de volta pelo mesmo caminho a nenhuma das duas capitais. Há duas maneiras de fazer o trajeto.
O jeito potencialmente econômico, de trem, é inconveniente: você vai precisar fazer de duas a quatro baldeações, e o percurso pode levar mais de 5h (compre na Oebb ou na CD, mas a Oebb às vezes vende apenas uma parte do trajeto; tarifas de 13 a 40 euros).
A melhor maneira é usar os trânsfers compartilhados, como CK, e Bean Shuttle, que fazem o percurso em 3h30 e cobram desde 990 coroas por pessoa. Pesquise também a opção de tour guiado disponível com a Viator (site em português):
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Bate-voltas a partir de Praga: Karlovy Vary (Carlsbad)
- Como bate-volta: factível
- Com pernoite, voltando a Praga: completo
Karlovy Vary é outro bate-volta que merece um pernoite. É uma cidade termal repleta de prédios lindos e cheios de detalhes, cercada por morros cobertos de florestas, de onde você tem uma vista panorâmica da região.
A cidade é amada por turistas russos e é tão perfeitinha que vive servindo de cenário para filmes – “007-Cassino Royale”, por exemplo, teve várias cenas gravadas lá.
Também é a cidade natal do licor Becherovka e você pode fazer um belo passeio pelo museu da marca.
Para ir a melhor opção são os ônibus da RegioJet (Student Agency), mais uma vez. Eles partem de Praga de hora em hora e levam 2h15 para fazer o trajeto. Veja também a opção de passeio guiado com a Viator (site em português):
Informações práticas – Becherovka
Bate-voltas a partir de Praga: Plzeň (Pilsen)
- Como bate-volta: desce redondo
- Com pernoite, voltando a Praga: desnecessário
A cidade, a 4ª maior da República Tcheca, fica a apenas 1h30 de viagem de Praga. Vale visitar a cervejaria Pilsner Urquell e passear pelo centro histórico. Se tiver fôlego, suba na torre da Catedral de São Bartolomeu.
Para ir até a cidade, use o trem. Compre sua passagem na companhia tcheca CD, selecionando os trechos entre a estação central de Praga (Praha hl.n.) e a estação central de Plzeň (Plzeň hl.n.). A estação em Plzeň fica no meio do caminho entre a fábrica da Pilsner Urquell e o centro histórico da cidade.
Informações práticas – Pilsner Urquell e Catedral de São Bartolomeu
Wise – Cartão de débito global
Bate-voltas a partir de Praga: Terezín
- Como bate-volta: de ótimo tamanho
- Com pernoite, voltando a Praga: desnecessário
Para quem gosta de história, uma visita à pequena Terezín e ao antigo campo de concentração com o mesmo nome é uma opção de day trip.
A cidade fica a 1 hora de Praga e você pode ir num tour guiado ou de forma independente (ônibus saindo pela manhã às 8h e às 10h da estação Praha-Letňany, ligada ao metrô linha vermelha; pagamento direto ao motorista).
O Museu do Gueto abre diariamente das 9h às 18h (17h30 entre novembro e março). O memorial Terezín, que é o antigo campo de concentração, abre diariamente das 8h às 18h (16h30 entre novembro e março).
Informações práticas – Museu do Gueto
Bate-voltas a partir de Praga: Kutná Hora
- Como bate-volta: enxuto
- Com pernoite, voltando a Praga: desnecessário
A maior atração dela é o famoso ossuário Sedlec, mas a cidade é uma graça e também tem uma catedral incrível.
O ossuário custa 90 coroas e tem horários diferentes ao longo do ano: entre novembro e fevereiro, abre todos os dias das 9h às 16h; entre abril e setembro, de 2ª a sábado das 8h às 18h e domingo das 9h às 18h; em março e outubro, diariamente das 9h às 17h.
A Catedral de Santa Bárbara também é assim. Cobra 120 coroas pela visita e funciona de abril a outubro, das 9h às 18h; em novembro e dezembro, das 10h às 17h; em janeiro e fevereiro, das 10h às 16h; e em março das 10h às 17h.
Kutná Hora fica a pouco mais de 1h de trem de Praga, com partidas frequentes da estação principal (Praha hlavní nádraží, abreviada como Praha hl.n.).
Informações práticas – Sedlec e Catedral de Santa Bárbara
Bate-voltas a partir de Praga: Castelo de Karlštejn
- Como bate-volta: enxuto
- Com pernoite, voltando a Praga: desnecessário
No topo de um morro cheio de verde e com uma torre alta que você enxerga desde muito longe, o Castelo de Karlštejn consegue a proeza de rivalizar com o Castelo de Praga.
Uma day trip até ele é fácil e rápida: são apenas 45 minutos de trem, saindo da estação principal (Praha hlavní nádraží). As visitas internas são obrigatoriamente guiadas e os horários variam bastante, assim como os preços.
A parte chata é que os tours em inglês são escassos e o site oficial não mostra os horários. O melhor é ligar e reservar: 311-681-617.
Informações práticas
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Apartamentos – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e excursões – reserve com a Viator