Andar com fé eu vou: você já fez turismo religioso? 1

Andar com fé eu vou: você já fez turismo religioso?

Círio de Nazaré, em Belém

[Círio de Nazaré]

A Jornada Mundial da Juventude se aproxima. Entre 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, são esperados 2 milhões de jovens católicos do mundo todo para um encontro com o Papa Francisco, em sua primeira vinda ao Brasil.

Peregrinos e fiéis poderão participar de diversas atividades e celebrações, entre elas a Acolhida ao Papa e a encenação da Via Sacra, nos dias 25 e 26 de julho, em Copacabana, e a Missa de Envio, que será celebrada pelo Papa no dia 28 de julho, numa estrutura monumental que está sendo montada em Guaratiba, chamada Campus Fidei.

Os cariocas que têm como religião viajar poderão aproveitar o “Feriado do Papa”, concedido pelo município, para passear entre a tarde do dia 23 de julho e a manhã do dia 29. Amém!

Aliás e a propósito, vamos falar de turismo religioso? Visitar ruínas de locais sagrados, templos, mesquitas, igrejas e sinagogas tem muito a ver com fé, mas também com história e arquitetura. Costumam entrar nos roteiros de viajantes com ou sem religião, e podem deslumbrar a todos igualmente.

Aqui no Viaje na Viagem contamos sobre a missa afro-baiana da Terça da Bênção em Salvador e o Círio de Nazaré em Belém. Explicamos como chegar a Fátima, à Mesquita de Córdoba e como ir ao Corcovado.

Os leitores já relataram sobre ir a Israel com excursão e também como assistir a cultos gospel no Brooklyn.

Queremos saber de você: que locais ou cidades você já visitou que foram inesquecíveis por algum significado religioso especial? Que templos achou notavelmente bonitos? De que cerimônias religiosas participou como atração turística?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


36 comentários

Sou católica e sempre faço peregrinações religiosas.
Já fui à Aparecida por três vezes, ao Santuário de N.S. de Fátima e N.S. de Lourdes, sempre com o intuito religioso.
Fui à Israel; duas vezes à Roma; ao Santuário da Medalha Milagrosa, em Paris e ao Monastério de Montserrat, próximo à Barcelona…

Sempre que viajo, mesmo que não esteja em peregrinação, em uma viagem com intuito religioso, costumo visitar as Igrejas do local e, se possivel, assistir alguma Missa.

Já fui a Lourdes na França, em Portugal estive em Fátima, em Abadiania e Trindade aqui em Goiás.

– Santuário de Montserrat, na Catalunha. Também é um lugar muito lindo e que vale a pena ser visitado. Facinho para ir de Barcelona.

– Estive na Colômbia durante a Semana Santa: há belas procissões nas cidades (o tema domina a tv durante o período).

Primeiro seria interessante definir “turismo religioso”. Com exceção de lugares próximos de casa, nunca fiz uma viagem com intuito único e exclusivo de visitar algum local de culto, mas sempre procuro visitar igrejas e catedrais nas cidades onde eu vou, não só por razões religiosas, mas também porque muitas são joias da arquitetura e atrações imperdíveis. Aliás, numa análise ampla, visitar a Europa poderia ser definida como um turismo religioso, pois o continente foi “moldado” pelo cristianismo e é impossível dissociar o local à religião.

Vou citar uns lugares que conheci e que recomendo:

– Fátima: passei pelo santuário quando fui de Porto para Lisboa. É muito fácil de se chegar, uma visita bem prática, ainda mais para quem está de carro. Para os que vão conhecer o lugar por motivação religiosa, recomendo ir aos domingos ou nos dias 13.

– Santiago de Compostela: percorri uma parte do Caminho, mas de carro, mas por interesse cultural do que religioso.

– Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, Portugal: um lugar muito bonito.

– Santuário de Madre Paulina: um local bem simpático, vale a pena dar uma passadinha por lá, especialmente quem está de férias no litoral catarina. Dá pra conciliar com uma visita a Brusque, cidade muito boa para se comprar roupas.

– Mosteiro de São Bento em São Paulo: a missa em latim (aos domingos) e a padaria são imperdíveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito