Argentina e Chile: na dúvida, não viaje

À medida que a epidemia de gripe suína vai tomando força no Cone Sul, uma outra, muito pior, se impõe: a epidemia de paranóia.

A disseminação da gripe — de sintomas parecidos e periculosidade idêntica à da gripe comum, apenas mais contagiosa — não está fazendo com que a doença se banalize; pelo contrário, o bicho parece cada vez mais feio. As manchetes não seriam diferentes se, em vez de gripe, falassem de Ebola.

Como escrevi hoje na minha página do Estadão, neste momento não dá para tentar demover ninguém da intenção de cancelar uma viagem ao Chile ou à Argentina.

Caso, porém, você esteja em busca de razões para manter a viagem, eu poderia dizer que a imensa maioria dos que viajam voltam sãos; que o estigma é infinitamente desproporcional à periculosidade (baixa) da doença; e que daqui a um mês é muito provável que a gente possa se gripar em casa mesmo, sem precisar viajar.

Se você resolver mesmo viajar, vá com espírito de aventura, sabendo que vai ter histórias para contar. (Desde “eu fui à Argentina no auge da gripe suína e não aconteceu nada, haha” até “eita,  inventei de ir à Argentina em plena gripe suína e passei cada perrengue na volta…”)

Ouvi no rádio que hoje à tarde houve PÂNICO no vôo do Corinthians a Porto Alegre porque havia um passageiro gripado no avião — com boato de que tinha estado em Buenos Aires.

Infelizmente a paranóia venceu.

120 comentários

Aqui na Espanha, apesar de essa semana ter morrido a primeira vitima “em decorrencia da gripe A”, felizmente a imprensa deu um tempo e nao existe nenhum tipo de paranoia ou histeria por aqui. Acredito que isso faca toda a diferenca.

    Aqui o Senado precisa que o assunto seja desviado para outro foco…

Penso licença Riq para fazer um pergunta totalmente fora de assunto. Talvez sirva até para relaxar as tensões.

Apesar de eu estar totalmente encolvido com este post, pois minha lua-de-mel inclui Buenos Aires/Uruguai, mas tô tentando seguir os de Riq (pois não tô afim de cancelar ou modificar minha viagem em lua-de-mel) 😉

A dúvida é a respeito de um hotel em Canela (RS), de nome Klein Ville Hotéis. http://www.kleinvillehoteis.com.br.

A minha proposta inicial era ficar em Gramado, mas por umas “dificuldades” com a Bancorbrás não vai ser possível.
Tudo bem, é preciso acreditar que foi melhor 😉

Além de informações a respeito do hotel, busco também informações sobre ficar em Canela e curtir o Natal Luz em Gramado ( de 07 a 12 de dezembro de 2009). A grande pergunta é dá pra fazer?

Para quem quiser saber mais, o detalhamento da minha pergunta tá lá no Idas & Vindas, com Carla & Cia, que resolveu me fazer uma excelente surpresa ontem.

Valeu.

https://www.idasevindas.com.br/2009/06/30/uma-semana-na-serra-gaucha/#comment-5197

    Desculpas pelos erros.
    Onde está encolvido, lê-se, envolvido.
    E é seguir os conselhos de Riq, que estão por aí.
    Os outros dá para entender.

    Murilo :
    O Natal Luz em Gramado é fantastico. Em dezembro Gramado lota e as vagas nos hoteis ficam dificeis mesmo. Canela é bem perto de Gramado, (+- 7 km) por uma estrada-avenida. É uma cidade calma e mais tranquila que Gramado (sem muita agitação dos turistas) e tem bons hoteis tambem. Tem onibus que liga Canela a Gramado, como se fosse onibus urbano. Para os horarios dos espetaculos do Natal Luz saia de Canela BEM antes por causa do congestionamento que se forma nas avenidas de Gramado. É congestionamento monstro mesmo !Tem um post recente sobre Gramado aqui no VnV. boa viagem e boa lua de mel !

    É lindo em Gramado nesta época e Canela é super perto.
    Eu alugaria um carro, acho que vale a pena.

Pessoal, eu fui quarta passada para Bariloche e voltei ontem (24 a 29 de junho de 2009). Como disse no post anterior sobre o assunto, metade do vôo GRU-EZE usava máscaras. Em Buenos Aires a chegada foi totalmente tranqüila, igual a todas as outras vezes. Não vi quase ninguém chegando de outros vôos usando máscaras. No vôo interno para Bariloche (AEP-BRC) ninguém estava com máscaras. Para sair do aeroporto de Bariloche era preciso passar por uma máquina que media a temperatura do corpo. Em Bariloche propriamente dita, pouquíssima gente usava máscaras, a maioria brasileiros. Nenhum clima de pânico nem de estresse.

No vôo interno de volta (BRC-AEP), de novo ninguém usando máscaras. Em EZE, só brasileiros usando máscaras, e mesmo assim poucos. No vôo de volta para o Brasil (EZE-GRU), 1/3 do vôo usava máscaras.

A diversão são as máscaras em si. Tem daquelas mais simples, tem brancas, tem azuis, tem daquelas durinhas, tipo aquelas usadas pelo profissional que faz prancha de surfe, e ainda tem uns sem noção usando – a sério – aquela máscara para os olhos que a Tam distribui (aquela para deixar os olhos tapados e facilitar dormir com o escuro) como máscara para cobrir o nariz. Ai, ai…

Bariloche em si me surpreendeu muito positivamente, apesar de ter sido muito pouco tempo. Seus arredores tem uma beleza cênica que eu não esperava. A boa gastronomia também deu show. É claro que a atual baixa cotação do peso argentino (R$ 0,58 no Banco de La Nación do aeroporto mas quem quiser ir a uma casa de câmbio em Buenos Aires ainda consegue por menos) ajudou bastante.

Sobre mim, em princípio voltei são. Só que, como dizem que os sintomas aparecem depois de 48h, até sexta que vem é preciso estar atento e forte.

E em agosto tem Santiago…

    Não, não usei máscara. Gosto da vida com emoção… 🙂

    Ana Luisa, nos dias em que estive lá não nevou nada. Nos dias que antecederam minha chegada deve ter nevado um pouco porque os cumes já estavam começando a ficar branquinhos, mas algo ainda muito ralinho. A estação de esqui do Cerro Catedral, inclusive, ainda não abriu.

    Você, por acaso, ouviu rumores de fecharem restaurantes, bares, pontos turísticos etc em Bariloche por causa da gripe? Estou com minha viagem planejada para agosto, mas confesso que toda essa pressão está afetando o meu psicológico… Mas, na verdade, estou com mais receio de que eu vá e encontre um clima muito ruim por lá e, principlamente, com lugares fechados… Você acha que é possível?

    Atualmente nada está fechado, nem em Buenos Aires, nem em Bariloche. Em Bariloche, por sinal, há menos casos do que em qualquer grande cidade do Brasil. A única coisa que está fechada por lá, segundo nos conta o PêEsse que acabou de voltar de lá, é a estação de esqui, por falta de neve até agora.

    É impossível saber o que vai acontecer. (O meu palpite é que a gripe vai chegar aqui e vamos poder ficar gripados sem viajar.)

    Se você tem receio, se você não está segura, se essa viagem virou um problema, cancele. É o meu conselho no título do post.

    Jéssica, você não vai encontrar nada fechado. E faça um favor a você mesma: vá no Di Como, peça como entrada um calzone e como prato principal um ravióli que a própria massa é feita de funghi (está no item “especiais” do cardápio).

    Valeu pela dica… Estabeleci uma data limite para eu decidir se vou ou não: 15/07! Mas se eu for, pode ter certeza de que vou ao Di Como sim!!! Abraços.

    Jéssica.
    Inicialmente minha viagem estava marcada dia 16/07 para Buenos Aires ( 5 noites ) e Bariloche ( 6 noites ), mas diante das informações divulgadas pelas TV’s, internet e jornais locais já alterei meu roteiro. No momento só estou pagando multas no trecho AEP/BRC pela LAN ( US$ 30,00 por bilhete ). Consegui alterar na TAM sem multa e o hotel em Buenos Aires a reserva estava só por email. Como estou viajando com a minha família ( mulher e filho ), não quero ir para o foco das contaminações ( Provincia de Buenos Aires ).
    A situação em Bariloche está tranquila, porém na provincia RIO NEGRO já tem confirmados 23 casos, com certeza esse número crescerá. Se a situação piorar não tenho dúvida que irei cancelar tudo, pois viajar com a família e ficar nessa paranóia de usar máscaras, ficar passando alcool gel constantemente nas mãos, evitar lugares fechados não dár certo se contar que alguns lugares podem estar fechados. Ai eu pergunto e essas roupas para neves que temos que alugar, passam por alguma lavagem e higienização?
    Segue alguns link’s por jormais locais:
    https://www.elcordillerano.com.ar
    https://elciudadanobche.com.ar
    https://www.rionegro.com.ar
    https://www.adnrionegro.com.ar
    https://www.bariloche2000.com
    https://www.anbariloche.com.ar

Leio o blog há algum tempo já, mas nunca tinha comentado ..
Mas sou obrigada a dizer que concordo totalmente com o que vc fala que essa gripe virou histeria .. A verdade é que a mídia adora um oba-oba, e a maioria do povo vai atrás da mídia .. E quem paga é quem trabalha com o turismo e depende disso pra colocar sustento em casa.
Imagina se cada vez que alguém ficasse gripado aqui no sul, fosse essa mesma loucura!
Espero que logo arrumem um novo assunto do momento e deixem a tal da Gripe A de lado!

Eu só cancelaria a viagem se as pessoas que fossem comigo fossem chatas paranóicas…porque ninguém merece aguentar alguém com medo de ficar doente a viagem inteira.

Daqui a pouco vai ser o problema de superlotação no nordeste….
Eu ainda estou no espírito de viajar no dia 18 para Angostura….até porque lá ainda não houve nenhum caso.Mesu amigos estão divididos entre ir e não ir…até porque tem uma amiga gravida de 6 meses. Acho que se não acontecer nada de novo muito punk, estaremos por lá de 18 a 25/07. Abs!

Só uma dúvida: Imaginemos que o Independiente de Avellaneda elimine a equipe do Uruguai hoje, pela Libertadores.

Então o vencedor do confronto de amanhã entre Grêmio e Cruzeiro já podem comprar as passagens para ir para Dubai no final do ano, não?

A Conmbeol, que desclassificou as equipes mexicanas no começo das oitavas, também irá desclassificar a equipe de Buenos Aires, não?

; )

Ganhar assim não tem graça… Deixa o time brasileiro ir para a Argentina. Mas e depois? Como fica o Brasileirão? De quarentena?

    Havia dois agravantes na época do México. Um: o governo tinha proibido jogos de futebol com platéia. Dois: não se sabia qual era a da gripe.

    Mas se o Estudiantes ganhar é lógico que o brasileiro vai fazer doce para ir jogar lá. A não ser que, conforme esperado, a gripe seja coisa nossa também.

Alguém sabe me dizer qual a real chance de se voltar de lá com Gripe H1N1…

Considerando que tenho uma saéde até que boa…

Gente acabo de receber o telefonema de um primo me proibindo de ver meus sobrinhos caso eu “bata o pé” em ir pra argentina…

Tô em sentindo precionada a conhecer Maceió em lua de mel….

    É o problema da histeria. Trata-se de uma gripe/de uma viagem que não te deixa gripado; te deixa estigmatizado.

    Daqui a uma semana, quando voltar ao país a primeira leva de corajosos em férias, cada caso de gripe contraída vai ser comemorado com estardalhaço nos jornais e portais.

    Despeça-se dos sobrinhos como quem parte para uma loooonga viagem.

Riq e Trips, totalmente off topic mas….
Com esse novo acidente envolvendo um avião que´partiu de Paris vi a seguinte notícia: “A União Européia propõe a elaboração de uma lista negra mundial a exemplo da lista existente na União Európéia.” Eu não sabia mas as companhias presentes nesta “lista negra” não tem permissão para voar de ou para os Países da UE. Tive curiosidade de ver a lista que, basicamente, é composta de companhias africanas e asiáticas e pensei em colocar o endereço aqui pois tem muita gente viajando para a Asia e tal. Não sei se sou muito amadora em viagens mas imaginei que quase todo mundo aqui (exceto Gurus como Riq, Sylvia e etc) não tem conhecimento dessa lista. Bom, é isso aí! Boas viagens!
https://ec.europa.eu/transport/air-ban/pdf/list_pt.pdf

    Beleza GEO ! Fizmos dois voos com a Siem Reap Airways ( que esta na lista) que é uma subsidiaria da Bangkok Airways ( que não esta na lista ). Avião novo e voo tranquilo . Mas não é recomendável , não !

    Ok, Sylvia, agora temos mais um item para consultar antes de viajar. “Detalhes” nem tão pequenos assim…

    A diferença de status entre Bangkok Airways e Siem Reap Airways, que pertencem ao mesmo grupo, pode estar em peculiaridades da legislação do Camboja, ou na falta de confiança da UE nas autoridades aeronáuticas cambojanas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito