Bariloche: Aerolíneas (meio que) se organiza, Decolar enrola

Cerro Catedral, Bariloche

Com menos de uma semana no ar, o post mais recente da novela de Bariloche rendeu mais de 500 comentários. Numa semana de poucas novidades, a caixa de comentários é a minha fonte de informação para este novo post.

Pelo que se pode depreender dos depoimentos, o pito do Consulado Brasileiro (que desrecomendou viajar à Argentina) teve algum resultado. A Aerolíneas Argentinas, alvo principal dos diplomatas brasileiros, começou a dar jeito na grande bagunça da mudança dos vôos diretos Buenos Aires-Bariloche para o esquema via Esquel (com o último trecho operado em ônibus bancados pela província de Río Negro).

Aerolíneas

O 0800-707-3313 continua deixando todo mundo pendurado, mas leio que os leitores estão conseguindo verificar o status de suas reservas no site. Muitas mudanças envolvem também o horário de saída do Brasil e, em vários casos, pernoite em Buenos Aires (que a cia. não está bancando, usando a tal desculpa das catástrofes naturais). Continua havendo cancelamentos em cima da hora (sobretudo do trecho Buenos Aires-Esquel-Bariloche), mas no geral diminuiu o nível de reclamações.

Decolar

Virou a maior fonte de reclamações aqui no site: parece que está difícil remarcar as passagens Aerolíneas compradas pela agência online. Enquanto os clientes diretos têm sido remarcados automaticamente, alguns que compraram via Decolar viraram bolinha de ping-pong entre a agência e a cia. aérea. Não tenho condições de dizer que isso é generalizado; apenas reporto uma situação que apareceu bastante nos comentários.

LAN

A LAN oficialmente só divulga o esquema alternativo até o dia 14 de agosto, mas muitos leitores já estão conseguindo confirmar vôos na segunda quinzena de agosto. Ainda não entendi porque uns conseguem e outros recebem a orientação de voltar a ligar dia 15 — mas não custa tentar (pelo site ou pelo telefone 0300-788-0045.

Andes/CVC

A cia. responsável pelos vôos fretados confirmados da CVC continua a única a operar vôos diretos ao aeroporto de Bariloche. De vez em quando aparecem reclamações quanto a mudança de horários ou pobreza de serviço de bordo — mas isso é inerente a vôos fretados, pessoal.

Villa La Angostura

A leitora Adriana Magalhães, de Brasília, é habituée de Villa La Angostura e fez um belo relato da situação da cidade no seu blog, o Atravessar fronteiras. Leia:

Angostura: a beleza sob as cinzas, no Atravessar fronteiras


Cruce de Lagos & Paso Cardenal Samoré

O cruce de lagos continua a única possibilidade de atravessar de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche. A dica é não comprar pela operadora oficial, a Cruce Andino, e sim por agências de rua. Só nas agências é possível comprar a travessia num dia só, seja partindo do Chile, seja da Argentina. Na operadora oficial vão empurrar pelo menos um superdeasnecessário pernoite na monotíssima Peulla, no meio do caminho.

A fronteira rodoviária do Paso Cardenal Samoré, perto de Villa La Angostura, continua fechada, vítima de um impasse internacional. O Chile só admite abrir a fronteira caso seja permitida a passagem de caminhões e ônibus. A Argentina propõe abrir para carros e vans. A coisa não anda.

Chile

Tudo OK em todas as estações.

Ushuaia

Parece que a situação se normalizouu. Mas… aceita um conselho? Não vá de Aerolíneas. Vá de Lan.

Foto do post gentilmente surrupidada do álbum do Facebook do Cerro Catedral.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


361 comentários

Pessoal, obrigado pela informação do transfer entre aeroportos em Buenos Aires. È por isso que este é meu porto seguro não é de hoje…

Alguém sabe de algum hotel próximo do aeroparque para passar algumas horas da madrugada e descansar um pouco ? Tô levando duas filhas pequenas e tá complicado… Abç.

    Olá, Daniel! Não existem hotéis de aeroporto nas cercanias do Aeroparque. Mas a cidade está a 15 minutos de distância sem trânsito.

Bom dia. Chequei ontem de Bariloche, com minha mulher e dois filhos (07 e 08 anos), através da LAN. Não tivemos nenhum vôo com atraso e foi tudo como progamado. Muita neves nos cerros e todos adoramos o skibunda e a aula de Sky. A paisagem está linda e apenas com pouca cinzas (areia) na beira das estradas. A viagem de ônibus de Esquel à Bariloche é tranquila e muito bonita, devido a neve nos morros. Adoramos a viagem e indico a todos que estam em dúvida, que não deixem de ir. Abraços.

Alguém sabe informar se existe uma forma de se chegar a Pucon partindo de Bariloche sem precisar ir por Puerto Varas? Com o Samoré fechado, fica inviável ir por lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.