Francisco Buquebus

Buenos Aires-Montevidéu em 2h15: novo ferry ‘Francisco’ viabiliza bate-volta

Francisco Buquebus

Continuo achando que Montevidéu é uma cidade que merece mais do que algumas poucas horas. Mas se você se contentar em visitar Montevidéu como quem faz uma escala de cruzeiro, então já pode fazer o bate-volta desde Buenos Aires.

Um novo ferry super-rápido, o Francisco, que foi lançado pela Buquebus em 2013 mas foi logo posto no banco de reservas para manutenção depois de um pequeno acidente de ancoragem, voltou à ativa agora em novembro.

O tempo de viagem entre as duas capitais do Prata, que antes era de 3h, baixou para 2h15. Continua chatinho ir e voltar no mesmo dia, mas já é praticamente 1/3 menos cansativo.

O novo barco, além de ser super-rápido e levar o nome do Papa, também é ecológico: é movido a gás natural. E como detalhe adicional (que não interessa a brazucas, mas enfim), também carrega carros, coisa que os ferries anteriores não faziam (a única rota para transportar carros era no ferry lento que ainda faz a rota Buenos Aires-Colonia del Sacramento).

São dois buques por dia, com saídas de Buenos Aires às 7h30 (chegada em Montevidéu, horário local com uma hora de diferença, às 10h45) e às 16h (chegada às 19h45, horário local). A volta de Montevidéu acontece às 12h (chegada a Buenos Aires às 13h15, com uma hora a menos no horário argentino) e às 20h30 (chegada em Buenos Aires às 21h45, horário local).

Estando em Montevidéu entre as 10h45 e as 20h30, o visitante do bate-volta terá na verdade bem mais tempo do que o passageiro de cruzeiro em escala (alguns cruzeiros, como os da MSC, ficam atracados apenas das 7h às 13h).

Os melhores dias para fazer este passeio são quarta, sexta, sábado e domingo, quando vai dar para encaixar a visita das 12h ao Teatro Solís.

Roteiro para um bate-volta em Montevidéu

O terminal do Buquebus fica atrás do Mercado del Puerto. Comece um dia com um passeio pela Ciudad Vieja. Vá caminhando pelo calçadão da Pérez Castellano até a Washington; vire à esquerda. Você vai passar pela linda Plaza Zabala; depois dela a rua passa a se chamar Rincón. No número 437 você vai encontrar a casa de câmbio Indumex, onde pode trocar seus reais por pesos uruguaios (se já não tiver feito dentro do próprio ferry). Mais adiante, vire à direita na Mitre. A idéia é chegar a tempo para a visita das 12h ao Teatro Solís (oferecida neste horário somente às quartas, sextas, sábados e domingos). Numa segunda, terça ou quinta, visite o Museu Torres García, dedicado ao mais importante artista uruguaio (Sarandí 683) ou o Museu Andes 1972, que conta a história do famoso desastre aéreo da Cordilheira (Rincón 619).

Na saída já deve ser hora do almoço — oba: dê meia volta e retorne ao Mercado del Puerto, para o mais típico dos programas em Montevidéu. A sugestão clássica é escolher um dos lugares nos balcões de onde se vê o asador preparando o churrasco na grelha inclinada, como no El Palenque. Lembre-se que no Uruguai, ao pagar com cartão de crédito internacional, você tem 18,5% de reembolso de IVA (veja aqui).

Depois do almoço, faça a digestão pegando o Bus Turístico, cuja Parada 0 fica exatamente atrás do Mercado — e em frente ao terminal da Buquebus (veja os horários da saída aqui aqui).

O Bus Turístico faz um city-tour clássico, que dará uma idéia geral da cidade e um bom camarote para fotografar, no segundo andar. O percurso total leva 2h30. Dá para pagar com cartão de crédito.

Acredito que dê tempo para você fazer confortavelmente apenas uma parada (veja todas aqui). Escolha entre a Parada 4 (Mercado Agrícola), a Parada 8 (Estádio Centenário/Museo del Fútbol; informe-se com o motorista se está aberto) ou alguma das duas paradas nos bairros da orla (a Parada 9, perto do World Trade Center, de onde você pode ir caminhando até o letreito Montevidéu no fim da orla de Pocitos; ou a Parada 10, em Punta Carretas, na região do shopping e perto de um ponto bonito da Rambla).

slide1

Se o dia estiver bonito e você gostar de caminhar, pode descer na Parada 9, ir até o letreiro Montevideo e seguir caminhando pela orla até a Parada 10. (Dá também para tentar cantar o motorista para fazer uma paradinha extra no letreiro, poupando 10 minutos de caminhada.) É provável que você tenha duas horas para fazer esse percurso; nesta caso, dá para parar no café Oro del Rhin (Rambla esquina Boulevard España) para uma torta com café. Na baixa temporada, você vai acabar perdendo o último Bus. Não faz mal: um táxi dali até o terminal Buquebus não custa caro.

Ufa! Chegamos! Vai ser bom, não foi?

P.S.: o bate-volta ao contrário (saindo de Montevidéu para passear em Buenos Aires e voltar no mesmo dia) continua uma maluquice total. Não apenas porque nem os cruzeiros ficam tão pouco tempo em >Buenos Aires (até os navios pernoitam na cidade!), mas também porque os horários invabilizam o passeio: você chegaria a Buenos Aires às 13h15 e teria que voltar às 16h…

Leia mais:

37 comentários

Ricardo, sabe informar se estão pedindo o teste de COvid na chegada a Montevideo e na volta em Buenos Aires indo de Buquebus?
Muito obrigada,

    Olá, Barbara! O Uruguai abre apenas em novembro. Exige vacinação completa há pelo menos 14 dias e teste PCR feito no máximo 72 horas antes da chegada, não importa de onde você saia.

    A Argentina exige vacinação completa há pelo menos 14 dias, teste PCR feito no máximo 72 horas antes da chegada e ainda faz um teste de antígeno no viajante ao chegar.

Bom dia! Não estou conseguindo comprar o bilhete antecipado pasta o mês de novembro, para o Buquebus…está tendo algum problema com o site de compras? Existe outro caminho para comprarmos antecipado?

    Olá, Marcello! Os países só estão abrindo suas fronteiras agora. Dê um tempinho até os transportes se regularizarem.

Preciso me informar se na classe econômica do Buquebus papa Francisco Argentina até Montevideo pela manhã de dia útil pelo preço de venda de U $307,00 dólares tem sistema Tudo incluído com direito do passageiro à cafeteria do Buquebus e lanchonete do Buquebus? O que está incluído no passageiro estrangeiro classe econômica do Buquebus papa Francisco Argentina até Montevideo pela manhã de dia útil? Aguardo seu contato obrigado.

    Olá, Christiane! Para mim o preço que aparece em dólar é 90 dólares, ou 4.100 pesos argentinos. Desconheço qualquer passagem all-inclusive.

Olá!
Li a reportagem a respeito do Ferry Francisco e estou ponderando a ideia de sair de Montevideo e passar um dia e dormir em BUE, vale a pena?

    Olá, Marcos! Acreditamos que é um mau investimento ir para Buenos Aires pela primeira vez para ficar menos do que dois dias inteiros. O ideal numa primeira viagem são 3 a 4 dias.

Gostaria de saber a possibilidade do inverso bate-volta Montevideu &Argentina no buquebus?

    Olá, Julieta! A distância é a mesma, mas Buenos Aires num dia só é um pecado.

Olá,
Vou estar em Buenos Aires e quero fazer esse passeio a Montevideu, e retornar para Buenos Aires no Mesmo dia. Quando chegar lá, preciso passar em algum posto de imigração?

    Olá, Elisa! Nos portos você passará pelas duas imigrações (um guichê argentino, outro uruguaio) no embarque, tanto na ida quanto na volta. Não há imigração no desembarque.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.