Caracas: como é chegar, sair, trocar dinheiro e pegar táxi

50 bolívares fuertes

Brasileiro costuma tirar de letra qualquer lugar com fama de inseguro — afinal, estamos acostumados com insegurança em nas nossas grandes cidades. Mas em Caracas vale a pena uma dose extra de precaução. Não precisa entrar em pânico; basta seguir os conselhos mais papai-mamãe.

–> CHEGANDO EM CARACAS

–> O aeroporto

O aeroporto de Maiquetía fica a 30 km do centro de Caracas (entre 50 minutos e 1h30 de trajeto, dependendo do trânsito). Tem dois terminais, o internacional (remodelado) e o nacional (velhinho). Apesar de relativamente distantes entre si (pense aí nuns quinze minutos de caminhada), os dois terminais são unidos por um corredor interno. Não é preciso (= não é recomendável) sair do prédio para ir a pé de um aeroporto a outro.

–> Desembarque internacional

A ala de desembarque foi recentemente reformada e funciona como você está acostumado. Passe pela imigração, retire sua bagagem.

–>Desembarque doméstico

Se você vem de Los Roques e vai pegar o vôo de volta para o Brasil no mesmo dia (os vôos da Gol partem às 19h35; da TAM, às 21h45), não saia para o saguão de desembarque. Vire à direita no corredor que há antes da saída e siga em frente, que você vai dar no aeroporto internacional sem precisar sair do prédio. (Mas atenção: se você sair desse corredor para o saguão de desembarque, vai ter que fazer o caminho por fora do prédio.)

–> Trocando dinheiro

No câmbio paralelo, que é ilegal porém de uso generalizado, 1 dólar vale 10 vezes mais que a cotação oficial. Em todo lugar que atenda o turista você vai encontrar cambistas. Basta perguntar discretamente na recepção do hotel, por exemplo.

Um jeito de correr menos riscos é trocar com um contato previamente arranjado pela pousada ou pela agência que esteja à sua espera.

Assim que você emerge no saguão de desembarque será abordado por um exército de tiozinhos de crachá. Todos vão oferecer transporte (recuse: no, gracias) e câmbio.

Caso você realmente precise trocar dinheiro, atravesse o saguão para um canto mais discreto e aguarde as abordagens. Negocie antes. Deixe separada UMA nota de 100 dólares no bolso; assim você evita mostrar quanto dinheiro tem. (E com menos de 100 dólares a cotação já não seria interessante.)

Mas o melhor mesmo é não trocar nada, combinando um traslado com o seu hotel. (Caso seja apenas o pernoite para seguir no dia seguinte a Los Roques, há dois hotéis que oferecem traslado: o Eurobuilding e o Marriott. Leia mais adiante.)

–> Pegando táxi

Como eu expliquei no parágrafo anterior, ao aparecer no saguão de desembarque, cansado da sua viagem e arrastando sua mala de rodinhas, você vai ser abordado por senhores distintos de crachá que vão oferecer transporte (e, num segundo momento, câmbio). Nunca aceite transporte dessas pessoas. Existe uma quadrilha de bandidos atuando como taxistas piratas. Pegar um desses táxis é correr o risco de ser assaltado pelo caminho.

–> Leia mais: Anna, a policial brasileira assaltada num táxi pirata em Caracas

A boa notícia é: os caras são insistentes, mas não há nada que eles possam fazer ante um “no, gracias”. Cruze o saguão. Um pouco antes da calçada exterior você encontrará, bem sinalizado, o guichê do táxi oficial.

Guichê do táxi oficial

Uma corrida até os bairros nobres de Caracas sai o equivalente a 30 dólares no câmbio que o turista consegue obter. Eu não tentei pagar com dólar (já tinha trocado dinheiro), mas não custa perguntar. Se aceitarem, maravilha, porque você se livra de fazer uma operação ilegal a descoberto num lugar perigoso.

Caso você vá para algum hotel da região do aeroporto, a corrida deve baixar para a metade (esqueci de ver a tabela oficial). Mas lembre-se de que os hotéis Eurobulding Express e Marriott Playa Grande oferecem traslado.

Mais uma vez vale desaconselhar chegar a Caracas à noite (vindo, por exemplo, do Caribe), quando você e sua bagagem ficam mais vulneráveis no trajeto aeroporto-cidade.

–> Los Roques sem pernoite em Caracas

Atualmente, a única maneira de não pernoitar em Caracas nem na ida, nem na volta, é voando Gol. (Informação de julho de 2014.)

Corredor entre os aeroportos

–> SAINDO DE CARACAS

–> Táxi para o aeroporto

Reserve o táxi com o seu hotel com antecedência; na hora pode não haver táxi especial disponível. Desde Caracas, espere pagar o equivalnte entre 30 e 40 dólares (do câmbio negro) pela tabela do hotel.

Estando na Caracas central, saia do seu hotel 4 horas antes do embarque do seu vôo. Sim, eu escrevi 4 horas antes do embarque do seu vôo. Eu já perdi um vôo em Caracas saindo com uma antecedência de três horas.

–> Taxa de embarque

Desde agosto de 2011, as taxas de embarque já vêm embutidas nas passagens. Não é mais necessário pagar a taxa no guichê, em bolívares.

Taxa de embarque nacional, 38 bolívares fuertes

–> Saindo de Los Roques para seguir viagem no mesmo dia para o Brasil

Venha no vôo da manhã. Eu sei, você vai perder um dia perfeito de praia. E vai amargar uma tarde inteira no aeroporto de Caracas. Mas não é bom depender do último vôo nem vir com tempo exíguo demais entre vôos.

–> Usando Caracas como base para ir a Aruba e Curaçao

Na grande boa? Faz isso não, camaradinha. Tem vôo direto do Brasil. Dá pra ir por Bogotá. Dá pra ir pelo Panamá. Para que se arrumar todo esse perrengue?

Leia também:

Caracas: onde ficar

Passeando: um dia em Caracas

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

111 comentários

Pessoal,

Fui pra Los Roques no carnaval deste ano. Um paraíso!!! Mas, para chegar lá, é preciso passar pelo aeroporto de Caracas. No meu caso, na ida, meu voo chegava de madrugada e o voo para Los Roques era as 9 da manha. Acabou nao valendo a pena pegar um hotel, e fiquei no proprio aeroporto com mais tres amigos. Foi bem tranquilo e passei do aeroporto internacional pro nacional pelo corredor interno q ja falaram aqui (pelo menos ate fev 2012 ainda existia!). Só uma dica: levem casaco! O aeroporto de Caracas é uma geladeira! Nunca passei tanto frio num aeroporto!
Troquei meus dolares pela cotação de 8.5! Mas quase me passaram a perna. ainda bem que eu estava atento e tinha lido bastante sobre o assunto em blogs e por aqui. A melhor dica que eu tenho pra dar é: tire foto das notas que vc vai trocar e preste bem atenção nelas! Qdo fui tirar as fotos, acabei decorando o inicio do numero de serie delas e como eu tenho a mania de guardar dinheiro no bolso, minhas notas (q eram novas) ficaram dobradas em 4 partes. Em menos de 2 segundos apos trocar, o cambista me mostrou um rasgo pequeno na nota e pediu para que eu trocasse a nota por outra. Na hora percebi o golpe, pois a nota tinha outro numero de serie e estava dobrada apenas no meio… ou seja, estava querendo me passar uma nota falsa. Se for trocar com cambista tem q estar bem atento! O meu amigo, que estava na hora comigo, nem percebeu nada.
O intuito de tirar as fotos é justamente lembrar como era a sua nota e o numero de serie dela.
Coloquei o relato deste dia e de toda a troca de dinheiro, bem como da viagem a Los roques, aqui: https://expressoprooriente.blogspot.com.br/2012/03/dia-02-1902-chegada-em-los-roques.html

Olá! Acabei de comprar as passagens para Los Roques no vôo da Gol (chega em Caracas às 14h30). A pessoa da pousada informou que podemos pegar o vôo para Los Roques às 15h30. É verdade? Estou vendo em vários lugares que teríamos que dormir em Caracas e só voar para Los Roques no dia seguinte! Qual é a verdade?

    Olá, Natália! Uma hora é tempo apertadíssimo de conexão. Durma perto do aeroporto e saia no primeiro vôo no dia seguinte.

Olá,

A postagem da cotação é de fevereiro, vi no twiter que hoje esta U$ 1 X Bsf 9,3 no paralelo, esta correto?
Consigo trocar na recepção do hotel catimar? Consigo trocar em Los Roques?
Estou em dúvida de onde devo fazer a troca, o post não conseguiu resolver! ;(

Obrigado.

    Olá, Danielle! Em Los Roques é fácil fazer a troca. Normalmente também dá para fazer nos hotéis, fale com discrição.

Olá,

É necessário tomar alguma vacina?! É preciso passaporte?!

    Olá, Tatiana! Certificado internacional de febre amarela. A Venezuela só será membro efetivo do Mercosul em 31 de julho deste ano. Mas sempre recomendamos viajar com passaporte.

Olá

Estou com 1.576,00 Bolívares Fuertes que sobraram da minha viagem.
Alguém tem interesse em trocar por US$? Isto evita o stress da primeira troca em Caracas!
Moro em Curitiba.
Contato: [email protected]
Eduardo.

Afinal, quais taxas devo pagar? A do aeroporto nacional e a taxa da ilha, é isso? A taxa da volta ao Brasil já está incluída nas taxas que eu paguei pra emitir o bilhete?

    Olá, Renata! Em princípio, as taxas já estão incoporadas a todas as passagens.

Olá, moro em Caracas e queria apenas fazer uma correção: não há ligação interna entre o terminal doméstico e o terminal internacional do aeroporto. Infelizmente, é necessário ir por fora. Por isso recomendo que o trajeto não seja feito à noite. No mais, apesar de todos os problemas de Caracas, deixo aqui meu testemunho: de todos os lugares do Caribe que já visitei, Los Roques é, de longe, o mais bonito deles.

    Olá, Alexandre! Só se fecharam esse caminho recentemente… em junho de 2011 estava lá 😀

Alguém tem ideia como funciona o cambio euro x bolivares? Eles aceitam bem euros na Isla Margarita? Ou seria melhor levar dólar?
Obrigada!! 🙂

    Olá, Carina! Há mercado paralelo para euros também, mas o dólar é mais valorizado.

    Tem certeza de que você quer ir à Ilha Margarita? O mar não é lá muito caribenho. É azul marinho como no Brasil.

Nao li em nenhum lugar a possibilidade de fazer saque em dinheiro com cartao, seja crédito ou débito, em algum caixa automático no aeroporto de Caracas. Existe esta possibilidade?

    Olá, Carina! Deve existir, mas ao fazer qualquer transação com cartão você obterá cotação oficial, que é 50% mais baixa do que a do paralelo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito