Caracas: como é chegar, sair, trocar dinheiro e pegar táxi

50 bolívares fuertes

Brasileiro costuma tirar de letra qualquer lugar com fama de inseguro — afinal, estamos acostumados com insegurança em nas nossas grandes cidades. Mas em Caracas vale a pena uma dose extra de precaução. Não precisa entrar em pânico; basta seguir os conselhos mais papai-mamãe.

–> CHEGANDO EM CARACAS

–> O aeroporto

O aeroporto de Maiquetía fica a 30 km do centro de Caracas (entre 50 minutos e 1h30 de trajeto, dependendo do trânsito). Tem dois terminais, o internacional (remodelado) e o nacional (velhinho). Apesar de relativamente distantes entre si (pense aí nuns quinze minutos de caminhada), os dois terminais são unidos por um corredor interno. Não é preciso (= não é recomendável) sair do prédio para ir a pé de um aeroporto a outro.

–> Desembarque internacional

A ala de desembarque foi recentemente reformada e funciona como você está acostumado. Passe pela imigração, retire sua bagagem.

–>Desembarque doméstico

Se você vem de Los Roques e vai pegar o vôo de volta para o Brasil no mesmo dia (os vôos da Gol partem às 19h35; da TAM, às 21h45), não saia para o saguão de desembarque. Vire à direita no corredor que há antes da saída e siga em frente, que você vai dar no aeroporto internacional sem precisar sair do prédio. (Mas atenção: se você sair desse corredor para o saguão de desembarque, vai ter que fazer o caminho por fora do prédio.)

–> Trocando dinheiro

No câmbio paralelo, que é ilegal porém de uso generalizado, 1 dólar vale 10 vezes mais que a cotação oficial. Em todo lugar que atenda o turista você vai encontrar cambistas. Basta perguntar discretamente na recepção do hotel, por exemplo.

Um jeito de correr menos riscos é trocar com um contato previamente arranjado pela pousada ou pela agência que esteja à sua espera.

Assim que você emerge no saguão de desembarque será abordado por um exército de tiozinhos de crachá. Todos vão oferecer transporte (recuse: no, gracias) e câmbio.

Caso você realmente precise trocar dinheiro, atravesse o saguão para um canto mais discreto e aguarde as abordagens. Negocie antes. Deixe separada UMA nota de 100 dólares no bolso; assim você evita mostrar quanto dinheiro tem. (E com menos de 100 dólares a cotação já não seria interessante.)

Mas o melhor mesmo é não trocar nada, combinando um traslado com o seu hotel. (Caso seja apenas o pernoite para seguir no dia seguinte a Los Roques, há dois hotéis que oferecem traslado: o Eurobuilding e o Marriott. Leia mais adiante.)

–> Pegando táxi

Como eu expliquei no parágrafo anterior, ao aparecer no saguão de desembarque, cansado da sua viagem e arrastando sua mala de rodinhas, você vai ser abordado por senhores distintos de crachá que vão oferecer transporte (e, num segundo momento, câmbio). Nunca aceite transporte dessas pessoas. Existe uma quadrilha de bandidos atuando como taxistas piratas. Pegar um desses táxis é correr o risco de ser assaltado pelo caminho.

–> Leia mais: Anna, a policial brasileira assaltada num táxi pirata em Caracas

A boa notícia é: os caras são insistentes, mas não há nada que eles possam fazer ante um “no, gracias”. Cruze o saguão. Um pouco antes da calçada exterior você encontrará, bem sinalizado, o guichê do táxi oficial.

Guichê do táxi oficial

Uma corrida até os bairros nobres de Caracas sai o equivalente a 30 dólares no câmbio que o turista consegue obter. Eu não tentei pagar com dólar (já tinha trocado dinheiro), mas não custa perguntar. Se aceitarem, maravilha, porque você se livra de fazer uma operação ilegal a descoberto num lugar perigoso.

Caso você vá para algum hotel da região do aeroporto, a corrida deve baixar para a metade (esqueci de ver a tabela oficial). Mas lembre-se de que os hotéis Eurobulding Express e Marriott Playa Grande oferecem traslado.

Mais uma vez vale desaconselhar chegar a Caracas à noite (vindo, por exemplo, do Caribe), quando você e sua bagagem ficam mais vulneráveis no trajeto aeroporto-cidade.

–> Los Roques sem pernoite em Caracas

Atualmente, a única maneira de não pernoitar em Caracas nem na ida, nem na volta, é voando Gol. (Informação de julho de 2014.)

Corredor entre os aeroportos

–> SAINDO DE CARACAS

–> Táxi para o aeroporto

Reserve o táxi com o seu hotel com antecedência; na hora pode não haver táxi especial disponível. Desde Caracas, espere pagar o equivalnte entre 30 e 40 dólares (do câmbio negro) pela tabela do hotel.

Estando na Caracas central, saia do seu hotel 4 horas antes do embarque do seu vôo. Sim, eu escrevi 4 horas antes do embarque do seu vôo. Eu já perdi um vôo em Caracas saindo com uma antecedência de três horas.

–> Taxa de embarque

Desde agosto de 2011, as taxas de embarque já vêm embutidas nas passagens. Não é mais necessário pagar a taxa no guichê, em bolívares.

Taxa de embarque nacional, 38 bolívares fuertes

–> Saindo de Los Roques para seguir viagem no mesmo dia para o Brasil

Venha no vôo da manhã. Eu sei, você vai perder um dia perfeito de praia. E vai amargar uma tarde inteira no aeroporto de Caracas. Mas não é bom depender do último vôo nem vir com tempo exíguo demais entre vôos.

–> Usando Caracas como base para ir a Aruba e Curaçao

Na grande boa? Faz isso não, camaradinha. Tem vôo direto do Brasil. Dá pra ir por Bogotá. Dá pra ir pelo Panamá. Para que se arrumar todo esse perrengue?

Leia também:

Caracas: onde ficar

Passeando: um dia em Caracas

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

111 comentários

Mas tem casa de cambio odicial no aeroporto?

    Olá, Dionisio! Tem. Prepare-se, porém, para muita burocracia. Quando foi em 2003, o Ricardo Freire usou a casa de câmbio oficial. O funcionário estava dormindo durante o expediente e precisou ser acordado.

    Pois fiquei pensando: se a recomendação para quem vai a Los Roques é trocar poucos dólares no aeroporto de Caracas, “perde-se” muito pouco dinheiro optando-se pelo câmbio oficial. Acredito que valha a pena, é como pagar para não se incomodar, ou pagar para não ceder a abordagens hostis, para não ter medo de ser preso, pra não ter que cambiar dentro do banheiro etc.

    Sua ideia é boa Dionísio. Porém, se o viajante já tem o transfer combinado previamente – o que recomendo MUITO -, normalmente a pessoa que o está aguardando indica alguém confiável para cambiar. De qq modo, acho desnecessário trocar mais do que 100 dólares no aeroporto, pois usará menos que isso para pagar todas as taxas para ir e/ou entrar em Los Roques.
    Uma vez naquele paraíso, aí o viajante pode cambiar na pousada ou cacifar outro local que ofereça a melhor cotação – sem todo aquele perrengue do aeroporto.
    Abraços!

    De maneiras que talvez não seja tão necessário assim se submeter aos cambistas na chegada a Caracas…

Se eu entendi bem, em Los Roques o ideal (mais em conta $$$) é fazer câmbio paralelo lá mesmo e pagar a pousada com bolivares furtes? É isso? Obrigado pelas dicas!

    Olá, Dionisio! É mais tranqüilo fazer câmbio na ilha, porque você pode fazer com segurança na pousada ou no doleiro indicado pelo pousadeiro.

    Dito isso, a maioria das pousadas cobra em dólar. Caso a sua pousada cobre em bolívares, você pode fazer o câmbio na ilha.

    Então vai depender muito da quantidade de bolivares que a pousada cobrar. De repente, nem valerá fazer a pena cambiar moeda para pagar.

Tem dois hotéis ECONÔMICOS que já fiquei quando tive que esperar voo pro dia seguinte em Caracas, eles ficam em Catia La Mar, são SIMPLES, mas com ar condicionado (não sei se tem café da manhã, pois sempre saí antes), dá pra reservar daqui do Brasil pela internet sem pagamento antecipado (leve a reserva impressa). São eles: Hotel Catimar (fica mais longe, esse reservei pela internet)e Hotel La Parada (esse peguei na hora por duas vezes, fica mais perto do aeroporto, se assemelha a um pousada). Eles fazem o transfer de graça do aeroporto-hotel-aeroporto, é só combinar antes.

Evite a Venezuela na semana santa, a semana toda mesmo.
Desde a sexta-feira anterior ao domingo de ramos.
O aeroporto nacional e os terminais rodoviários ficam uma loucura!
Tipo cartazes dizendo que eles não fazem lista de espera e a funcionária com uma lista de espera enorme nas mãos!
Agora se for só uma escala no aeroporto internacional, aí não tem problema.

fui pra margarita saindo de manaus do dia desessete de janeiro a trinta de janeiro e quero ajudar alguem que precise de informacoes que eu tenha…
abracos

    Oi, Cláudia!

    Estou querendo ir pra Isla Margarita agora no fim de setembro pra passar umas 4 noites. O que vc achou de lá? Vale à pena? Que outras cidades vc conheceu na Venezuela? Vc tb foi à Los Roques? Em que hotel vc ficou em Margarita? O que tem pra fazer lá? Como vc chegou lá? Passou por Caracas? Foi de avião ou de ferry?

    Se possível, gostaria que vc me respondesse tb por e-mail: [email protected]

    Desde já agradeço pela atenção

Vou para Los Roques em fevereiro. Alguém sabe quanto está a cotação atual do dólar no cambio negro no aeroporto ? E em los roques?

    Olá, Ana Carolina! Parece que o paralelo está em torno de 17 bolívares fuertes. No aeroporto estão pagando 12.

Olá! viajei muitas vezes para Venezuela em Caracas! Fui abordada muito bem por eles. tive ajuda de muitos por não saber falar espanhol muito bem. tenho òtimas lembranças e considero Caracas e outras cidades vizinhas como: barquisimeto, carora muito lindas! Consegui muitos amigos, apesar de acharem que eu era do Rio de Janeiro por ser mulata. Adoro Venezuela!

Ola

Li muito suas respostas, me ecclareceram muita coisa!!!
Moro em manaus, e vou para venezuela de onibus! O trecho que vou fazer eh Manaus – Boa vista – Puerto la cruz – margarita
Porem de margarita nao consigo achar as respostas que procuro.

Segue minhas dúvidas, desculpe se nao vi alguma resposta parecida!! rs
1. Quero muito conhecer Los roques saindo de margarita, quanto custa em media a passagem para lá? quero procurar hospedagem la…
2. Ja sei que nao preciso de passaporte para margarita, mas e quanto a los roques? é necessario?? ( nao tirei ainda)
3. Essa pra mim eh a pergunta mais dificil…mas assim, para passar uns 10 dias sem luxo mas com conforto incluindo as passagens de ida e volta para los roques, quanto vc acha que eh necessario em R$ para levar?? sei que isso eh relativo mas tenho medo de levar pouco e ficar presa la srrsrs
4. Devo trocar R$ aki por dolar? ou eles trocam R$ por bls?

Olha Agradeco a qualquer resposta que voce puder me esclarecer. 🙂

    Olá, Giskele! Infelizmente não temos informações sobre Puerto La Cruz e Margarita. Mas o câmbio não deve ser diferente: deve-se levar dólar e procurar o cãmbio negro.

    Los Roques, assim como Margarita, fica na Venezuela. Não há requerimentos diferentes quanto à identidade.

    Não sabemos de ligações entre Los Roques e Margarita; pode ser que a Aerotuy faça a linha aérea. Caso contrário, é necessário ir a Caracas.

    Não temos idéia de quanto custa estar em Margarita. Para Los Roques, consulte o post de pousadas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito