Chicago pra Keka

(foto: ExploreChicago.org)

A Keka vai agorinha pra Chicago e bateu aqui em busca de informações, na esperança de haver algum trip como a Maryanne ou a Marcie que mantivesse um blog sobre a cidade.

Vasculhei os bastidores, e tudo o que achei foi um comentário pedaçudo da Karinissima, de julho de 2007, a propósito de um papo que degringolou no meio de um post sobre… pousadinhas de Noronha (!).

Resolvi então abrir um post, para criar um verbete de Chicago no menu e ficar fácil de todo mundo dar suas dicas.

Estive em Chicago por três dias, há mais de 10 anos, para participar de um júri de um festival de publicidade, e passei praticamente o tempo todo fechado numa sala de exibição. Se voltasse hoje, mal saberia me orientar.

Mas começaria minhas pesquisas pelo bom site da cidade, o ExploreChicago.org — que tem o básico bem explicadinho. (E uma curiosidade: os lugares favoritos do presidente Obama.)

Depois pesquisaria na seção de viagem do New York Times, que dificilmente me desaponta. A respeito de Chicago, encontrei quatro ótimos artigos:

36 horas em Chicago — um pouco antigo, de 2006

Frugal Traveler em Chicago — dicas espertas do mão-fechada Matt Gross

A onda das microcervejarias — roteiro recentíssimo, de junho

Chicago alternativa: Pilsen, o bairro latino — o lugar que está acontecendo

À beira do lago Michigan, Chicago tem uma ligação especial com a água, mas a sua praia mesmo é a arquitetura. Não se deve sair da cidade sem fazer um dos inúmeros tours da Chicago Architecture Foundation. E até 20 de novembro tem uma exposição gratuita muito bacaninha: uma megamaquete da cidade, a Chicago Model City.

Fãs de arquiteturismo batem ponto em dois marcos da arquitetura modernista nos arredores de Chicago: a Fansworth House, de Mies van der Rohe, e a casa-estúdio de Frank Lloyd Wright.

Finalmente, uma das coisas que eu não deixaria de fazer em Chicago é ir a um show de blues; o Chicago Blues Guide dá uma boa mãozinha.

Bom, fiz a minha parte. Agora é com vocês. Dicas de Chicago, experiências recentes, links úteis — já pra caixa de comentários, please!

Leia mais:

Todas de Chicago no Viaje na Viagem

101 comentários

Pessoal, quantos dias em Chicago (1ª vez), São Francisco (1ª vez) e NY (3ª vez)?

Terei 16 dias inteiros para este roteiro, sendo que 1 de NY utilizarei para um bate-volta para Filadélfia.

Naturalmente o período em NY não precisa ser tão grande como se fosse a 1ª vez, mas também não sei quanto ficar em São Francisco e Chicago. Nestas cidades há opção de compras melhor que a de New Jersey, junto a NY!?

Qual seria o melhor local para compras?

Grato

    Olá, Bruno! Com 5 dias inteiros em cada cidade você faz uma viagem super relax. Sempre haverá o que ver, não se preocupe.

    O melhor local para compras é o último destino do seu roteiro, seja ele qual for.

Estarei em Chicago no dia 3/09, feriado do dia do trabalhador, gostaria de saber o que ficar aberto em Chicago, por causa do feriado.

    Olá, Tania! Nos Estados Unidos o comércio não fecha por causa de feriado. As lojas de departamento fecham no domingo de Páscoa, no dia de Ação de Graças, no dia 25 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Lojas menores abrem à tarde mesmo nos feriados mais respeitados. Museus costumam fechar no dia de Ação de Graças, 25 de dezembro e 1º de dezembro. Note, porém, que na segunda-feira muitos museus fecham de todo jeito. Confira no site das atrações se na segunda dia 9 estarão funcionando.

Olá, boa noite! Estou indo para o Japão e tenho uma conexão de 5hs em Chicago, gostaria de saber se consigo dar uma voltinha, fazer umas comprinhas próximo ao aeroporto! Obrigada!

Caras blogueiras

Estou indo para Chicago no próximo mês de março/2014 para passar dois meses fazendo um curso de inglês. Ficarei muito grato se vcs puderem me indicar opções de moradia para essa temporada. Preciso apenas de um studio para um casal com aluguel não superior a $700.

Atenciosamente

Júlio Jorge

    Olá, Julio! O seu curso é o melhor canal para indicar hospedagem.

Pessoal, boa tarde!
Eu e minha familia vamos para Chicago em Maio de 2014 e estamos iniciando o planejamento da viagem, por isso, preciso da orientação de vocês. Quero alugar um carro em Chicago, já que vamos fazer o trecho da “route 66” até Springfield, mas, também gostaria de rodar por Chicago, isso é possível ou vou ficar louco porque não existem vagas para estacionar? Dirigir pelas ruas e avenidas de Chicago é prazeroso ou o transito é infernal? Os hotéis oferecem estacionamento ou é como Nova York? Vocês tem alguma dica sobre a rota 66 até Springfield?
Aguardo o retorno.

Um abraço a todos e obrigado!

Carlos Salla

    Olá, Carlos Roberto! Infelizmente não temos conteúdo sobre Rota 66, mas basta googlar que você vai encontrar bastante coisa.

    Não é recomendável usar carro em metrópoles que você não conheça. Dá mais dor de cabeça do que prazer. Use o transporte público, que é bom em Chicago.

    Concordo com a Bóia.

    Eu não alugaria um carro em Chicago. Você consegue aproveitar muito bem a cidade usando o transporte público e ainda não precisa se preocupar com estacionamento de hotel ou onde vai parar o carro perto de atração X ou Y =)

    O Fred já escreveu umas dicas legais sobre o metrô da cidade:

    http://sundaycooks.com/2011/05/20/sem-misterios-metro-de-chicago/

    Espero que ajude 😉

    Obrigado A Bóia e a Natalie pelas dicas, vou repensar o que fazer, já que tenho que conhecer a rota 66 de qualquer jeito. Talvez alugue o carro apenas para fazer a rota 66 e devolvo no dia seguinte.

    Valeu e um abraço a vocês.

    Carlos Salla

Gente! preciso de dicas de hotéis baratinhos (pode ser um pouco afastado de downtown) desde que tenha ônibus, metra, ou metrô. O que tem de bacana prá conhecer em Illinois e nos estados vizinhos já que vou ficar 18 dias e alugar um carro.
apreciarei as respostas!

    Márcia

    Primeiramente, “barato” é muito relativo, depende do bolso da pessoa não? As duas vezes que precisei de hotel em Chicago fui pelo Hotwire e me dei bem, sempre procurei por hoteis 4 estrelas no loop ou no Magnificent Mile e fiquei na primeira vez no Hilton Palmer House por us $60 e a segunda vez no otimo Burnham. Das excelentes dicas dos sites que a bóia deixou, eu adicionaria apenas que se você vai subir apenas em uma das torres, vá no Hancock Center, e não vá (eu repito não vá) ao observatório. Vá no Signature Room que é o restaurante um andar abaixo e se o bolso permitir (não é ultra caro) faça uma refeição lá (se puder reserve o almoço com vista para o lago ou para as praias do norte), ou então vá no bar para tomar um drink no final da tarde.

    Viagens por perto: Chicago é meio que uma ilha, e não tem muita coisa “perto”, mas há algumas opções:

    Evanston: vá atá lá e conheça a Northwestern University, super bonita, e a segunda melhor universidade da área depois da Universidade de Chicago 😀 (eu estudei na UofC por isto a piada)

    Galena: uma cidade bonitinha nas margens do do rio Mississipi

    Milwaukee: a cidade mais estranha do mundo 😀 mas que se você gosta de museus,o Milwaukee Art Museum (MAM http://store.mam.org/16/Home.htm) projetada pelo Santiago Calatrava) já vale a visita

    Pictured Rocks: No peninsula superior de Michigan e um pouco longe, esta na minha lista pessoal há algum tempo, meus amigos americanos dizem que é dos lugares mais “under-rated” do mundo. http://en.wikipedia.org/wiki/Pictured_Rocks_National_Lakeshore

    Se gosta de arquitetura, a Farnsworth House do Mies Van der Rohe pode ser visitada junto de uma passagem ao Premium Outlet em Aurora.

    18 dias, parece que você está indo a trabalho ou estudo, é isto? Caso precise de apartamento, e dependendo da época, me avisa, que conheço muita gente que vive lá.

    Com este tempo todo, não deixe de ir para Wicker Park, Bucktown, Lincoln Parl, Wrigley Ville e as praias, Ah as praias de Chiacago, quanta saudade! Oak Park, onde o Hemingway nasceu (apesar que ele não gostava de lá) e com várias obras do Frank Lloyd Wright – no outono o bairro é o máximo total!

    Peço desculpas por não dar mais dicas, mas já deixei algumas aqui:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/11/dois-superguias-de-chicago-um-do-philipp-outro-do-wazari/

    Se precisar de alguma dica mais específica avisa, que tenho muitos amigos que vivem lá! Você vai adorar a Windy City!

    Obrigada pelas dicas Phillip, estou indo para Chicago sozinha em uma semana e acho que vou amar!! Preciso de dicas de night life… única coisa que nunca encontro nos posts! bjs e obrigada

Como eu não encontrei esse site antes? Excelentes dicas de Chicago…
Estou indo para lá agora em Abril, vou passar 3 meses e essas dicas vão ser muito úteis…
Criei um blog para ir contando sobre a minha viagem, (longe de mim querer concorrer com o ViajeNaViagem)…quem quiser me acompanhar é só acessar: http://filipineves.wordpress.com … Vou citar lá as dicas que usar daqui!!!
Parabéns pelo site!!!
Abs!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.